[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Fui ver as especificações do meu ubiquiti. Em tese, como você falou, deveria funcionar né
  • Características:
    • Tecnologia 802.11ac Wave 2 com 4 Fluxos
    • Banda de 5 GHz 4x4 MU-MIMO 4x4 com Taxas de até 1733 Mbps
    • Banda de 2.4 GHz 2x2 MIMO com Taxas de até 300 Mbps
    • Suporta 200+ Usuários Simultâneos
    • Alimentado via PoE (acompanha injetor PoE no pacote unitário)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vi o x86, mas fico com receio de ser taxado.
Vi no ML por 2,3k, um absurdo. E na China eu tenho MUITO receio de ser taxado e o valor não compensar.
eu fui taxado em 145 reais. Teve gente aqui que tomou taxa ridicula de alta porque o china nao declarou um valor baixo.

Via de regra se você pedir pro china ele declara 25 dolares e passa sem taxa.
Pra rede gigabit e que você vai apenas usar como firewall / SQM um nanopi é mais que suficiente.

eu fui taxado em 145 reais. Teve gente aqui que tomou taxa ridicula de alta porque o china nao declarou um valor baixo.

Via de regra se você pedir pro china ele declara 25 dolares e passa sem taxa.
Pra rede gigabit e que você vai apenas usar como firewall / SQM um nanopi é mais que suficiente.
É o nanopi tem menor chance de ser taxado porque a caixa é pequenininha e mais leve, porém, eu esperaria sair o Nanopi R6S se for para pegar um NanoPi agora.

testei no Iphone 13
Testei com o notebook tb e nada
distancia de uns 30cm do Ubiquiti
Nao sei se é pq o Ubiquiti nao é wi-fi 6, ele só fornece até AC, nao rola AX nele.. Será que seria essa a causa?
Aqui o iPhone 13 chega a 580 em wi-fi 5 e 720 em wi-fi 6 com um roteador Xiaomi AX6s.

Edit: suporta mais de 200 usuários simultâneos? Só se for 200 conectados e só alguns usando. Essa Ubiquiti tem um marketing bem sacana, na minha opinião.

Na teoria esse teu ubiquiti era para entregar mais no wifi pois ele é mimo 4x4 no 5Ghz.

A tua limitação deve ser configuração do ubiquiti, o cliente que vc está usando, distancia e barreiras entre o cliente -> AP e etc...

Em qual cliente\aparelho vc está pegando apenas 500mb?
Mesmo sendo mimo 4x4 o AP, o celular também tem que ser 4x4 (a maioria é 2x2 ou 1x1).

No wifi 6 com U6LR conectado 2x2 eu pego 800mb em teste interno na rede com S20FE
No meu Redmi Note 8 Pro no wifi 5 1x1 eu pegava 300~400mb no máximo, pois 1x1 é 433mb.

Última edição:
Mesmo sendo mimo 4x4 o AP, o celular também tem que ser 4x4 (a maioria é 2x2 ou 1x1).

No wifi 6 com U6LR conectado 2x2 eu pego 800mb em teste interno na rede com S20FE
Realmente! A questão do cliente ser também é verdade, eu que assumi que um Iphone atual seria? Não é? Putz.

Realmente! A questão do cliente ser também é verdade, eu que assumi que um Iphone atual seria? Não é? Putz.
Iphone 13 PRO MAX
Wi‑Fi 6 (802.11ax) with 2x2 MIMO

Se não me engano conecta a 1.2Gbps 2x2 AX

O ponto positivo de AP 4x4 Wifi 6 é que você pode criar rede MESH sem fio entre eles usando 1.2gb Teórico pra interconexão e 1.2gbs Teorico para os clientes.

Mas o nanopi R6S é menos performatico que o R86S ou é superior??
O nomes são parecidos por coincidência, são aparelhos completamente diferentes e de fabricantes diferentes! Um usa CPU ARM(R6S) e o outro usa CPU x86(R86S). O R86S é mais forte pois a CPU x86 dele é mais forte.

No meu Redmi Note 8 Pro no wifi 5 1x1 eu pegava 300~400mb no máximo, pois 1x1 é 433mb.
De fato, fui olhar agora e vi q em 802.11ax ele é MIMO 2x2
Wi‑Fi 6 (802.11ax) com MIMO 2x2
Então acredito que em 802.11ac ele n ao terá MIMO4x4, ne

De fato, fui olhar agora e vi q em 802.11ax ele é MIMO 2x2
Wi‑Fi 6 (802.11ax) com MIMO 2x2
Então acredito que em 802.11ac ele n ao terá MIMO4x4, ne

Esse é a velocidade máxima teórica que um 2x2 irá entregar em 20mhz, 40mhz e 80mhz de largura de banda, tanto no wifi 5 quanto no 6.

Dessa forma, um celular wifi 6 como o Iphone novo conectado a um Nano Hd que é wifi 5 estará limitado à velocidade máxima teórica do wifi 5.

Considerando uma conexão 2x2 você terá 866mb máximos, que na prática deve dar em torno de 600mb com pouca interferência dos vizinhos no canal 5ghz.

Com um AP wifi 6 é esperado entre 700~900mb nas mesmas condições

wifi-channel-bandwidth-1024x575.png

Esse é a velocidade máxima teórica que um 2x2 irá entregar em 20mhz, 40mhz e 80mhz de largura de banda, tanto no wifi 5 quanto no 6.

Dessa forma, um celular wifi 6 como o Iphone novo conectado a um Nano Hd que é wifi 5 estará limitado à velocidade máxima teórica do wifi 5.

Considerando uma conexão 2x2 você terá 866mb máximos, que na prática deve dar em torno de 600mb com pouca interferência dos vizinhos no canal 5ghz.

Com um AP wifi 6 é esperado entre 700~900mb nas mesmas condições

wifi-channel-bandwidth-1024x575.png
Como é MIMO 2x2 nao usa o canal de 160MHz nao, ne???

Como é um celular, não acho que valha a pena comprar um Ubiquiti(ou algo similar) WiFi6, dado que a diferença seriam apenas 300mb (600mb do ac contra 900mb do ax)
Agora vou testar com o notebook.
O que fiz no Ubiquiti foi aumentar a largura do canal de 80 para 160MHz

Como é MIMO 2x2 nao usa o canal de 160MHz nao, ne???

Como é um celular, não acho que valha a pena comprar um Ubiquiti(ou algo similar) WiFi6, dado que a diferença seriam apenas 300mb (600mb do ac contra 900mb do ax)
Agora vou testar com o notebook.
O que fiz no Ubiquiti foi aumentar a largura do canal de 80 para 160MHz
Pode usar sim o canal de 160mhz, embora não seja recomendável, pois quanto maior a largura do canal também será maior a interferência.
Não sei se o nano HD tem 160mhz, mas o u6 LR tem.
De qualquer forma 2x2 80mhz já chega perto do limite da rede gigabit do AP, então nao faz muito sentido usar 160mhz ou 4x4 MIMO em celulares.

Pode usar sim o canal de 160mhz, embora não seja recomendável, pois quanto maior a largura do canal também será maior a interferência.
Não sei se o nano HD tem 160mhz, mas o u6 LR tem.
De qualquer forma 2x2 80mhz já chega perto do limite da rede gigabit do AP, então nao faz muito sentido usar 160mhz ou 4x4 MIMO em celulares.
O Nano HD tem 160mhz.
O que está me tirando o sono é o fato de no iPhone só dar 530mbps. Isso tem me chateado bastante

O Nano HD tem 160mhz.
O que está me tirando o sono é o fato de no iPhone só dar 530mbps. Isso tem me chateado bastante
Sinceramente, para que vc precisa de mais de 500 mb no iphone? Além de fazer speeds test?

Agora se de qualquer forma vc quer ter mais do que 500 mb no iphone e depois de atualizar o firmware do NanoHD, ajustar a largura de banda para mais alta, testar vários canais do 5Ghz para ver se tem algum que te trás mais velocidade e etc, e mesmo assim não estiver passando de 500 mb, então o jeito é partir para um AP wifi 6 mesmo.

Sinceramente, para que vc precisa de mais de 500 mb no iphone? Além de fazer speeds test?

Agora se de qualquer forma vc quer ter mais do que 500 mb no iphone e depois de atualizar o firmware do NanoHD, ajustar a largura de banda para mais alta, testar vários canais do 5Ghz para ver se tem algum que te trás mais velocidade e etc, e mesmo assim não estiver passando de 500 mb, então o jeito é partir para um AP wifi 6 mesmo.
rsrsrsrsr
De fato, no Iphone, como falei, não tem necessidade, a nao ser speed test :limo:
Porém no notebook eu gostaria de ao menos uns 900Mbps, do contrário nem seria interessante pagar 1Gbps e só usar 500Mbps, entende??

rsrsrsrsr
De fato, no Iphone, como falei, não tem necessidade, a nao ser speed test :limo:
Porém no notebook eu gostaria de ao menos uns 900Mbps, do contrário nem seria interessante pagar 1Gbps e só usar 500Mbps, entende??
Se tu quer isso tudo de velocidade no notebook, então tu vai ter que pegar um AP wifi 6 bom e verificar se o seu notebook tem um placa de rede wifi capaz de te entregar isso. Qual que é o notebook e a placa de rede dele?

rsrsrsrsr
Tem várias opções de router chinês, como o ax6000, que irão entregar uma boa performance wifi.
Se quiser da ubiquiti só o U6LR, U6 pro e o U6 Enterprise (chuto 2k na loja BR em breve).

Se tu quer isso tudo de velocidade no notebook, então tu vai ter que pegar um AP wifi 6 bom e verificar se o seu notebook tem um placa de rede wifi capaz de te entregar isso. Qual que é o notebook e a placa de rede dele?
A placa do note é Intel wi-fi 6 AX201 160MHz
Note é um Dell
Portatil Dell Inspiron 15 5510
Core i7-11390H, GeForce MX450, RAM 16GB, SSD 512GB, Core i7-11390H, GeForce MX450, RAM 16GB, SSD 512GB, Wifi AX201, Display FHD

Última edição:
A placa do note é Intel wi-fi 6 AX201 160MHz
Note é um Dell
Portatil Dell Inspiron 15 5510
Core i7-11390H, GeForce MX450, RAM 16GB, SSD 512GB, Core i7-11390H, GeForce MX450, RAM 16GB, SSD 512GB, Wifi AX201, Display FHD
Essa placa é 2x2 também, então no wifi 6 AX vai chegar naquela faixa que o @Arris disse, ou seja:

700~900mb + ou -.

Essa placa é 2x2 também, então no wifi 6 AX vai chegar naquela faixa que o @Arris disse, ou seja:

700~900mb + ou -.
isso daí é com 80mhz de largura de banda, com 160 aumenta e vai topar o cabo gigabit sim. Mas é aquilo, maior chance de interferencias na rede dele.

isso daí é com 80mhz de largura de banda, com 160 aumenta e vai topar o cabo gigabit sim. Mas é aquilo, maior chance de interferencias na rede dele.
Sim, por isso que eu coloquei + ou -, vai saber se interferência ou algum outro fator vai prevenir ele de topar a velocidade sim ou não rsrsrs

Eu "acho" q a interferência seria mínima, aqui tem poucos rádios de 5ghz e o notebook fica com visada direta para o AP a uma distancia de 1 metro

Então nesse Nano HD que tenho, não há muito o que fazer, né, pois nao é Wi-Fi 6, corrreto???

Eu "acho" q a interferência seria mínima, aqui tem poucos rádios de 5ghz e o notebook fica com visada direta para o AP a uma distancia de 1 metro

Então nesse Nano HD que tenho, não há muito o que fazer, né, pois nao é Wi-Fi 6, corrreto???
Esse teu Nano é wifi 5, wifi 6 como eu falei são esses modelos:

n68Unzf.png

Sendo que o Lite não vale a pena.

Explicando novamente:

"Depois de atualizar o firmware do NanoHD, ajustar a largura de banda para mais alta, testar vários canais do 5Ghz para ver se tem algum que te trás mais velocidade e etc, e mesmo assim não estiver passando de 500 mb no notebook\iphone, então o jeito é partir para um AP wifi 6 mesmo."

Você já fez esses processos?

n68Unzf.png

É, to ligado, vou ver o q faço, o ideal seria vender esse nano e pegar o Enterprise pq tem 2,5G, mas acredito q o máximo que vou poder pegar é o Pro. Isso se vender o Nano HD...
:limo:
Mas de toda forma fico imensamente agradecido a voces todos pela grande ajuda que recebi. Muito obrigado mesmo.

Na verdade acho que o Enterprise ainda não está disponível no Brasil.

n68Unzf.png

Explicando novamente:

"Depois de atualizar o firmware do NanoHD, ajustar a largura de banda para mais alta, testar vários canais do 5Ghz para ver se tem algum que te trás mais velocidade e etc, e mesmo assim não estiver passando de 500 mb no notebook\iphone, então o jeito é partir para um AP wifi 6 mesmo."

Você já fez esses processos?
A única coisa que não fiz foi udar de canal, deixei no auto, mas farei isso ;)

É, to ligado, vou ver o q faço, o ideal seria vender esse nano e pegar o Enterprise pq tem 2,5G, mas acredito q o máximo que vou poder pegar é o Pro. Isso se vender o Nano HD...
:limo:
Mas de toda forma fico imensamente agradecido a voces todos pela grande ajuda que recebi. Muito obrigado mesmo.

Na verdade acho que o Enterprise ainda não está disponível no Brasil.

A única coisa que não fiz foi udar de canal, deixei no auto, mas farei isso ;)
Acho o enterprise desnecessário, a não ser que a porta 2.5Gbe seja algo importante para vc. O Pro seria mais do que o suficiente.

Users who are viewing this thread

Voltar