[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Acho o enterprise desnecessário, a não ser que a porta 2.5Gbe seja algo importante para vc. O Pro seria mais do que o suficiente.
De fato... Pensando bem, é melhor mesmo.
Mais uma vez muito obrigado pessoal. Aprendi muito com as dicas de vocês. Sou bastante grato.

De fato... Pensando bem, é melhor mesmo.
Mais uma vez muito obrigado pessoal. Aprendi muito com as dicas de vocês. Sou bastante grato.
Teste do u6 LR com AX200 em 160mhz, 80mhz...
ubiquiti-u6-lr-wifi-6-ap-1-768x477.jpg

Velocidade X Força do Sinal
ubiquiti-u6-lr-wifi-6-ap-2-768x474.jpg

Podemos concluir que o 160mhz só ajuda se vc estiver colado no AP, nos demais casos como ali em 46 dB (que é normal ou até forte também) fica na mesma a velocidade.
Acho que não compensa 100mb de rede VS interferência extra dos canais em 160mhz.

"When the signal dropped to -88dB (at about 70 feet), the throughput was barely usable (14Mbps up and 1.4Mbps downstream). Switching to the 80MHz channel bandwidth, but keeping everything else intact, showed a slight decrease near the access point (compared to the 160MHz), but the throughput does look a bit better after passing 30feet (the signal strength also didn’t differ that much from the test using the 160MHz channel bandwidth)."

mais de R$ 200,00 mais caro pelo case fat.
:bem:
Acho que é uma diferença irrisória se considerar que é um produto para servir durante 3~5 anos.
No meu caso aqui eu me arrependi de não ter pego a fat. Ela tem bem mais área de metal para dissipar o calor do chip.

mais de R$ 200,00 mais caro pelo case fat.
:bem:
É literalmente o preço do fan noctua + dissipador para NVME se tu for usar NVME.

Sinceramente case slim é tranquila de temperatura já que o N5105 não é um cpu que requer muito coisa para resfriar ele, os problemas desses x86 do ali são:

1 - Contato ruim entre DIE do CPU e GPU e o bloco de cobre ou alumínio, ou seja, tem um espaço entre eles, portanto se remover esse espaço com folhas finas de cobre por exemplo as temps melhoram absurdamente.
2 - Pasta térmica ruim de fabrica
3 - Aplicação mal feita de pasta térmica.
4 - Usar SSD NVME de alta performance.

Principal motivo mesmo é o 1! Por isso que a gente vê usuários reportando a temperatura idle normal, ou seja, na faixa dos 30-40 graus, porém, quando a pessoa estressa o cpu vai para 95 graus instantaneamente. E isso acontece com a fat tbm, afinal de contas temos vários relatos la no forum STH de pessoas com a fat com a mesma situação! Enquanto outros usuários tem temperaturas normais como o @Arris e etc, fora os relatos dos usuários que viram esse "gap" entre o die e o bloco de cobre\alumínio e eles então colocaram folhas de cobre finas para preencher esse espaço e voilá temperaturas caíram absurdamente, fora aquele relato la do site alemão aonde ele usou uma pasta térmica mais viscosa(k5-pro) e conseguiu dropar + de 20 graus só com isso.

Tu disse que tu vai usar fan correto? Eu já expliquei diversas vezes o porque da slim ser superior a fat quando se usa um fan. A fat com um fan segura o ar quente do NVME, memória e etc dentro dela, já a slim não.

Última edição:
É literalmente o preço do fan noctua + dissipador para NVME se tu for usar NVME.

Sinceramente case slim é tranquila de temperatura já que o N5105 não é um cpu que requer muito coisa para resfriar ele, os problemas desses x86 do ali são:

1 - Contato ruim entre DIE do CPU e GPU e o bloco de cobre ou alumínio, ou seja, tem um espaço entre eles, portanto é necessário remover esse espaço com folhas finas de cobre por exemplo.
2 - Pasta térmica ruim de fabrica
3 - Aplicação mal feita de pasta térmica.
4 - Usar SSD NVME de alta performance.

Principal motivo mesmo é o 1! Por isso que a gente vê usuários reportando a temperatura idle normal, ou seja, na faixa dos 30-40 graus, porém, quando a pessoa estressa o cpu vai para 95 graus instantaneamente. E isso acontece com a fat tbm, afinal de contas temos vários relatos la no forum STH de pessoas com a fat com a mesma situação! Enquanto outros usuários tem temperaturas normais como o @Arris e etc, fora os relatos dos usuários que viram esse "gap" entre o die e o bloco de cobre\alumínio e eles então colocaram folhas de cobre finas para preencher esse espaço e voilá temperaturas caíram absurdamente, fora aquele relato la do site alemão aonde ele usou uma pasta térmica mais viscosa(k5-pro) e conseguiu dropar + de 20 graus só com isso.

Tu disse que tu vai usar fan correto? Eu já expliquei diversas vezes o porque da slim ser superior a fat quando se usa um fan. A fat com um fan segura o ar quente dentro dela, já a slim não.
a fan que tem que usar e fazer a gambiarra na v2 é 5 volts né?
Tem link de novo daquela gambiarra pra mim?

a fan que tem que usar e fazer a gambiarra na v2 é 5 volts né?
Tem link de novo daquela gambiarra pra mim?
Se tu pegar o notcua de 12v, tu pode escolher tanto ligar em 12v ou em 5v, já que o cabo sata fornece energia tanto em 5v como em 12v. O @Hemerson Silva acredito que ligou no 5v, já os gringos ligaram em 12v.

Nas waz é o mais barato pelo que eu sei:

se amanha nao aparecer um cupom decente de 150,00 na shopee, acho que vou pegar no ali esse mesmo
R$ 761,00 a versao barebone.
@Arris @xShARkx Algum problema muito sério nesse modelo?

Pensando seriamente em pegar, pois tem 1 x m.2 2280 nvme (pcie 3.0x2) que me permite ligar uma controladora Sata com 4 (JMB585) ou 6 (ASM1166) portas pra usar como NAS.
Os outros modelos que vi o NVME é x1, o que dá pouco banda pra 4 HDDs Sata..

Pensando seriamente em pegar, pois tem 1 x m.2 2280 nvme (pcie 3.0x2) que me permite ligar uma controladora Sata com 4 (JMB585) ou 6 (ASM1166) portas pra usar como NAS.
Uhm, se esse é realmente x2 ou não, eu não sei! Realmente de acordo com o anuncio é x2 agora eu confirmaria com o vendedor antes!

Até o momento o único problema desses x86 do ali são as temperaturas, ou seja, pode ser que vc precise ou não fazer algumas coisas para melhorar as temperaturas, aqui no tópico eu criei uma listinha de 5 passos a serem tomados que irão melhorar as temps consideravelmente.

De qualquer forma a changwang lançou uma placa mais especifica para nas:

UPahFZU.png

Saiu ontem, essa não seria melhor no seu caso?

Eu vi esse detalhe também, colocaram USB C mas mudaram o pcie para x1.

Vou acompanhar pra ver se aparece a venda no Ali.
Gostei dessa placa Nas que tem 2x NVME x1. Da pra espetar adaptadores pra PCI-E x1 se quiser usar alguma outra placa.

Daquela placa/router V2, gosto da ideia de poder transformar o slot NVME x2 em PCI-E x2 pra espetar alguma outra coisa além de controladora SATA (uma placa de vídeo dedicada?, uma placa de rede SFP?, ..).

Na real que to encucado com o real desempenho desse N5105 (comparado aos Intel de 4a geração que ainda tenho em uso aqui por casa). Penso em usar como PC secundário, outro como NAS, gosto também da ideia de ter rede de 2.5Gb..

Uhm, se esse é realmente x2 ou não, eu não sei! Realmente de acordo com o anuncio é x2 agora eu confirmaria com o vendedor antes!

Até o momento o único problema desses x86 do ali são as temperaturas, ou seja, pode ser que vc precise ou não fazer algumas coisas para melhorar as temperaturas, aqui no tópico eu criei uma listinha de 5 passos a serem tomados que irão melhorar as temps consideravelmente.

UPahFZU.png

Pelo que vi este hardware não trabalha com memórias ECC, certo?

estou com vontade de arriscar nesse daqui:
foi o menor preço que achei do n6005 com a última versão da placa mãe e i226.
será que tem alguma pegadinha?
Como assim pegadinha? Essa é apenas mais uma das várias lojas da topton.

Agora se vc está falando sobre vir com chip ES, ai não tem como prever... Porém, um gringo la no forum sth comprou o v4 com 6005 e veio com chip retail pelo visto:

UPahFZU.png

Plaquinha interessante, mas ao menos pro meu uso esse processador e igpu deixa a desejar. Se futuramente lançarem algo com Pentium Gold 8500/8505 cogito a ideia de um downgrade em prol de silêncio e eficiência energética.

Mais um relato que acaba de sair la no forum STH, que corrobora com o que eu falei, ou seja, o contato ruim entre o DIE e bloco de cobre ou alumínio é o principal vilão por temperatura ruim do CPU:

MlcSkYW.png

É simples, em idle a temp fica boa? E ao estressar o cpu, a temp logo chega nos 80-90 graus ou mais rapidamente? Então o culpado esse contato ruim!

OBS: Esse gringo ai está usando a V2 slim.

Portanto é só fazer aqueles 5 passos que eu já citei no tópico que qualquer x86 desses do ali ficam com temps boas, independente se é case slim ou fat! E continuo afirmando que quando se coloca um fan, a slim vai se sair bem melhor do que fat! Porque a slim consegue circular e expulsar o ar quente, enquanto a fat na parte inferior(aonde fica NVME e memórias) o ar quente fica preso. Fora que a diferença de preço da slim para fat = 1 fan noctua + 1 dissipador para o ssd.

É pelo visto vale a mais a pena comprar direto da loja da ChangWang(que é quem fabrica as placas V3 e V4), ao invés de comprar na loja da topton, kingnovy e afins(que são os intermediários).

Relato do gringo:

Ele comprou no mesmo dia que eu, mais o dele já chegou e pelo visto a ChangWang envia rápido enquanto a Topton demorou 8 dias para enviar o meu! Fora isso temos algumas grandes vantagens sobre pagar mais um pouquinho(50-100 reais + ou -) e comprar diretamente com a ChangWang:

1 - O mais importante, é que pelo visto não existe esse problema que eu venho comentando sobre o acabamento aonde o contato do die do cpu\gpu é ruim com o bloco de cobre\alumínio, ou seja, os da ChangWang parecem vir corretos nesse quesito e tem um bom contato, conforme a imagem:

DDACC068-992-F-4615-9-A98-9-B2-F5-DE13-C3-A.png

2 - É que ele já vem com o adaptador para se usar dois NVME, ou seja, não precisa comprar separado como é no caso da topton

WP8OXDL.jpeg

Só para comparar com um topton da vida, que alguns vem dessa maneira abaixo:

nVC5tgV.jpeg

PvK51Wb.jpeg

Ou seja, um belo de um espaço entre o DIE e o bloco de cobre\alumínio! Porém, nem tudo está perdido, pois já que existem diversas formas de arrumar isso! Como verificar o que está impedindo de fazer o contato corretamente e arrumar o problema, como esses pés aonde vão os parafusos, o problema pode ser eles ai é só dar uma lixada ou algo do tipo para abaixar eles e etc...

Última edição:
É pelo visto vale a mais a pena comprar direto da loja da ChangWang(que é quem fabrica as placas V3 e V4), ao invés de comprar na loja da topton, kingnovy e afins(que são os intermediários).

Relato do gringo:

Ele comprou no mesmo dia que eu, mais o dele já chegou e pelo visto a ChangWang envia rápido enquanto a Topton demorou 8 dias para enviar o meu! Fora isso temos algumas grandes vantagens sobre pagar mais um pouquinho(50-100 reais + ou -) e comprar diretamente com a ChangWang:

1 - O mais importante, é que pelo visto não existe esse problema que eu venho comentando sobre o acabamento aonde o contato do die do cpu\gpu é ruim com o bloco de cobre\alumínio, ou seja, os da ChangWang parecem vir corretos nesse quesito e tem um bom contato, conforme a imagem:

DDACC068-992-F-4615-9-A98-9-B2-F5-DE13-C3-A.png

2 - É que ele já vem com o adaptador para se usar dois NVME, ou seja, não precisa comprar separado como é no caso da topton

WP8OXDL.jpeg

Só para comparar com um topton da vida, que alguns vem dessa maneira abaixo:

nVC5tgV.jpeg

PvK51Wb.jpeg

Ou seja, um belo de um espaço entre o DIE e o bloco de cobre\alumínio! Porém, nem tudo está perdido, pois já que existem diversas formar de arrumar isso! Como verificar o que está impedindo de fazer o contato corretamente e arrumar o problema, como esses pés aonde vão os parafusos, o problema pode ser eles ai é só dar uma lixada ou algo do tipo para abaixar eles e etc...
se não me engano o meu não tem esses pés.

Users who are viewing this thread

Voltar