[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Report do gringo sobre comprar diretamente da ChangWang:

LjWBZuu.png

Ou seja, dessa loja e link -> https://www.aliexpress.com/item/1005004403345225.html

Portanto a ChangWang cobra R$ 82,00 de frete enquanto na topton o frete é gratis, porém, a ChangWang incluiu já o adaptador para usar o segundo M.2 e também incluiu um fan 80x10mm. Única coisa ruim é que na declaração eles declararam o valor cheio, portanto deve ter que falar com eles sobre isso! Ou seja, se eles conseguem declaram valor baixo.

• Curtir
Reações: RiX
Report do gringo sobre comprar diretamente da ChangWang:

LjWBZuu.png

Ou seja, dessa loja e link -> https://www.aliexpress.com/item/1005004403345225.html

Portanto a ChangWang cobra R$ 82,00 de frete enquanto na topton o frete é gratis, porém, a ChangWang incluiu já o adaptador para usar o segundo M.2 e também incluiu um fan 80x10mm. Única coisa ruim é que na declaração eles declararam o valor cheio, portanto deve ter que falar com eles sobre isso! Ou seja, se eles conseguem declaram valor baixo.
será que esse aí é BR?
na shopee vi outro relato de BR tomando R$ 500,00 de taxas com esses mini pc.

Começando com as novidades, aquela placa que eu postei vários dias atrás para NAS que a ChangWang lançou, já está no ali:
No fim acabei comprando essa mobo pra fazer uns testes e ver como se comporta no dia a dia. Meu único receio além da questão de performance em comparação ao sistema que já tenho rodando é a confiabilidade e suporte de bios dessas placas, fora isso, me parece um bom produto.

Peguei o modelo com N6005 por conta do clock de cpu marginalmente maior e das unidades de execução extras do iGPU em relação ao N5105, embora eu acredite que isso não seja o único fator a ser levado em consideração para decoding/transcoding usando Quick Sync, preferi não arriscar.

nica coisa ruim é que na declaração eles declararam o valor cheio, portanto deve ter que falar com eles sobre isso! Ou seja, se eles conseguem declaram valor baixo.
Eu mandei mensagem pro china pedindo pra declarar um valor menor e ele fez isso sem problemas, acho válido reforçar isso no chat após realizar alguma compra com eles. Vendedor foi bem atencioso e inclusive me mandou fotos de alguns testes que estava realizando na placa antes do envio.

A propósito, sabe me dizer como está a compatibilidade de sistemas linux com essa nova nic i226-V ? Se alguma versão de kernel já o suporta nativamente...

S4b89040ef7f14ceb81520963660a6c2dN.jpg

S61e57a7904f149f79ef6fdf9a05b035fW.jpg

No fim acabei comprando essa mobo pra fazer uns testes e ver como se comporta no dia a dia uso. Meu único receio além da questão de performance em comparação com o sistema que já tenho rodando é a confiabilidade e suporte de bios dessas placas, fora isso, me parece um bom produto.

Peguei o modelo com N6005 por conta das unidades de execução extras do iGPU, embora eu acredite que isso não seja o único fator a ser levado em consideração para decoding/transcoding usando Quick Sync, preferi não arriscar.

Eu mandei mensagem pro china pedindo pra declarar um valor menor e ele fez isso sem problemas, acho válido reforçar isso no chat após realizar alguma compra com eles. Vendedor foi bem atencioso e inclusive me mandou fotos de alguns testes que estava realizando na placa antes do envio.

S4b89040ef7f14ceb81520963660a6c2dN.jpg

S61e57a7904f149f79ef6fdf9a05b035fW.jpg
Suporte a bios até o momento podemos dizer que a ChangWang tem se mostrado, Ok? Pelo menos em relação ao V3 e ao V4, pois ela já lançou duas bios para esses modelos... Agora quanto a essa placa realmente não tem como afirmar nada!

Seria maneiro se tivéssemos suporte ao coreboot, talvez isso aconteça futuramente?

No aguardo do teu review dessa placa :D

Suporte a bios até o momento podemos dizer que a ChangWang tem se mostrado, Ok? Pelo menos em relação ao V3 e ao V4, pois ela já lançou duas bios para esses modelos... Agora quanto a essa placa realmente não tem como afirmar nada!

Seria maneiro se tivéssemos suporte ao coreboot, talvez isso aconteça futuramente?

No aguardo do teu review dessa placa :D
Coreboot seria algo muito bom, mas não acredito nessa possibilidade vindo dessas fabricantes. Com relação à mobo, assim que chegar já posto algumas informações preliminares como temperatura, se a cpu é retail ou ES/QS etc..
Eu confirmei com o vendedor se era retail e ele disse que sim, mas isso são cenas para os próximos capítulos, a meta agora é não ser taxado! :limo:

Coreboot seria algo muito bom, mas não acredito nessa possibilidade vindo dessas fabricantes. Com relação à mobo, assim que chegar já posto algumas informações preliminares como temperatura, se a cpu é retail ou ES/QS etc..
Eu confirmei com o vendedor se era retail e ele disse que sim, mas isso são cenas para os próximos capítulos, a meta agora é não ser taxado! :limo:
A sim, por essas empresas chinesas não deve rolar coreboot mesmo, agora tem outras empresas que compram esses x86 da china como a Protectli(https://protectli.com/) mete a marca em cima, adiciona coreboot, dobra ou triplica o valor e revende kkkkk

E com isso esses x86 chineses acabam ganhando suporte para o coreboot, pelo menos alguns?

Exemplo desse report de um gringo:

Comprou um x86 desses na china e meteu bios\coreboot da Protectli.

Inclusive a Protectli acaba de lançar um novo vault deles com portas 2.5 Gbe:

Por incríveis 669,00 € pelo modelo básico(sem ram, sem ssd e etc) kkkkkkkkkkkkkkkk

Última edição:
A sim, por essas empresas chinesas não deve rolar coreboot mesmo, agora tem outras empresas que compram esses x86 da china como a Protectli(https://protectli.com/) mete a marca em cima, adiciona coreboot, dobra ou triplica o valor e revende kkkkk

E com isso esses x86 chineses acabam ganhando suporte para o coreboot, pelo menos alguns?

Por incríveis 669,00 € pelo modelo básico(sem ram, sem ssd e etc) kkkkkkkkkkkkkkkk
Barebone baratinho ( R$ 3000+++ ) para o povo "chinofobo" .
Incrivel a raiva que os usuários do forum servethehome tem da Tplink ....

Acredito que sim, é possível que alguns modelos acabem ganhando suporte a medida que se tornem populares na comunidade. O ideal seria se essa iniciativa partisse diretamente das fabricantes, oferecendo variações desses hardwares com e sem coreboot. Eu não me importaria de pagar um pouco mais pra ter algo mais eficiente e me livrar da dependência dessas fabricantes para atualizar o bios.

Sobre esses mini pcs chineses overpriced da protectlii, cara, pode acreditar, tem mercado pra isso e não deve vender pouco não. É tipo pasta térmica da implastec, todo mundo sabe que não compensa, mas continua vendendo. Capaz que todo mundo que mexa ou mexeu com hardware ao menos uma vez na vida tenha alguma dessa perdida dentro de casa.... :haha:

Relato do gringo em relação ao v4 comprado direto da ChangWang:

5alN8nd.png

Sobre a compatibilidade do novo intel i226 com alguns sistemas, e até agora parece funcionar sem problemas.

Agora o que mais me chamou a atenção foi nas fotos dele:

kUU9J1l.jpeg

zeSRDTc.jpeg

E os gringos acabaram de confirmar que se comprar direto da ChangWang, esses filtros de poeira estão sendo incluídos realmente.

Sobre a compatibilidade do novo intel i226 com alguns sistemas, e até agora parece funcionar sem problemas.
Eu havia feito essa pergunta lá em cima, mas acredito que você já estava respondendo quando fiz a edição do post. Espero que tenha compatibilidade com o Unraid, que atualmente está na versão 5.15.46 do kernel.

Eu havia feito essa pergunta lá em cima, mas acredito que você já estava respondendo quando fiz a edição do post. Espero que tenha compatibilidade com o Unraid, que atualmente está na versão 5.15.46 do kernel.
O Unraid não dá problema se não usar memória com ECC?

Última edição:
Sobre o nic I226v:
- PFsense ainda não é compatível.
- Windows Server (Hyper-V) não é compatível, deve-se usar o driver -LM ou -LV nos adaptadores.
- OPNsense funciona, porém o driver não é oficial da Intel, somente um port da comunidade e não está disponível todas as features do nic.
- Windows 11, tem que baixar todos os drivers manualmente, pois ainda não estão disponiveis via Windows Update e/ou nativamente no sistema.
- ESXi, também não tem driver nativo, pode-se usar o driver de comunidade, porém ainda não é possível o pass through do PCI do host para as VM's, (passagem direta do nic para o PFsense sem usar o vSwitch criado pelo VMware por exemplo)

Sobre o nic I226v:
- Windows Server (Hyper-V) não é compatível, deve-se usar o driver -LM ou -LV nos adaptadores.
- OPNsense funciona, porém o driver não é oficial da Intel, somente um port da comunidade e não está disponível todas as features do nic.
- Windows 11, tem que baixar todos os drivers manualmente, pois ainda não estão disponiveis via Windows Update e/ou nativamente no sistema.
- ESXi, também não tem driver nativo, pode-se usar o driver de comunidade, porém ainda não é possível o pass through do PCI do host para as VM's, (passagem direta do nic para o PFsense sem usar o vSwitch criado pelo VMware por exemplo)
Tem algum que funciona 100%?

Sobre o nic I226v:
Da onde saiu essas infos todas?
Já está disponível nas snapshots:

e

E se tu usar o pfsense plus 22.05 já funciona tbm.

Portanto essa afirmação falando que o pfsense não é compatível, está errada.

Aonde vc viu isso? Fonte? Pesquisando eu não achei nada.

- Windows 11, tem que baixar todos os drivers manualmente, pois ainda não estão disponíveis via Windows Update e/ou nativamente no sistema.
Windows 11 realmente tem que instalar tudo manualmente pois existem vários reports afirmando essa mesma coisa.

Aonde vc viu que não funciona todas as features e quais features não funcionam? Perguntei ao gringo que está usando o i226 com opnsense 22.7, pois na minha pesquisa no forum do opnsense, subreddit do opnsense e etc, eu não achei nada sobre isso de features faltando ou não funcionando com o i226.

Essa situação vale para o i225 também, aonde é necessário vc mesmo integrar o driver da comunidade na imagem do ESXi para ele reconhecer os NIC's. Se a situação do pass through é devido ao driver da comunidade, então essa situação deve valer para o i225 tbm, já que é usado o mesmo driver e portanto é dai que sai essa afirmação? Ou seja, da sua própria experiencia com o seu x86 com i225?

225 b3 funciona no proxmox, esxi e windows server (estou usando)
Nativo ou teve que fazer algo? Por nativo digo de apenas baixar os sistemas e instalar eles sem ter que baixar ou instalar mais nada como os drivers da comunidade ou drivers da intel.

Última edição:
Da onde saiu essas infos todas?

Já está disponível nas snapshots:

e

E se tu usar o pfsense plus 22.05 já funciona tbm.

Portanto essa afirmação falando que o pfsense não é compatível, está errada.

Aonde vc viu isso? Fonte? Pesquisando eu não achei nada.

WIndows 11 realmente tem que instalar tudo manualmente pois existem vários reports afirmando essa mesma coisa.

Aonde vc viu que não funciona todas as features e quais features não funcionam? Perguntei ao gringo que está usando o i226 com opnsense 22.7, pois na minha pesquisa no forum do opnsense, subreddit do opnsense e etc, eu não achei nada sobre isso de features faltando ou não funcionando com o i226.

Essa situação vale para o i225 também, aonde é necessário vc mesmo integrar o driver da comunidade na imagem do ESXi para ele reconhecer os NIC's. Se a situação do pass through é devido ao driver da comunidade, então essa situação deve valer para o i225 tbm, já que é usado o mesmo driver e portanto é dai que sai essa afirmação? Ou seja, da sua própria experiencia com o seu x86 com i225?

Nativo ou teve que fazer algo? Por nativo digo de apenas baixar os sistemas e instalar eles sem ter que baixar ou instalar mais nada como os drivers da comunidade ou drivers da intel.
Nativo só proxmox

Nativo só proxmox
Acho que no Ubuntu também mano. Apesar de não ter testado, mas pelo vídeo que o colega @H1vltg3 postou.
O carinha do vídeo meteu um Ubuntu 20.04 e foi de prima hehe

Apenas passando pra dar o relato do uso atual do minipc
Windows server 2019 rodando com ajuda do mestre @dudu1505 .
VM Ubuntu server com vários container em docker.
Openwrt como firewall principal e pFsense como firewall secundário pra aprendizado.

Sistema estável e com menos consumo de CPU do que no proxmox

Openwrt como firewall principal e pFsense como firewall secundário pra aprendizado.

Usando Hyper-V então?

Acho que sabadão vou replicar o Windows Server 2019 aqui no server também hehe

Acho que sabadão vou replicar o Windows Server 2019 aqui no server também hehe
de novo? :limo:

bora fazer as contas, proxmox x2 ou x3 já, vmware x1, win server hyper-v vai ser x2 então :limo:

Users who are viewing this thread

Voltar