[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Por que? Porque eu forneci argumentos válidos? :facepalm:

Aonde que eu falei abobrinha? Em algum momento eu abordei essa questão de licenciamento? Ou só falei que funciona o i226 de cara no plus? Isso é abobrinha por acaso? Isso é mentira?

Vc está tirando conclusões erradas para ser sincero!

Eu entendi a muito tempo que o plus é licenciado, agora i dai? Afinal de contas, tem a licença para uso doméstico e essa licença é gratis! Qual o contra de usar tal licença?

WkKwZo8.png

ajoVrFg.png

Jnsz2aF.png

Os gringos desse post que se esforçaram um pouquinho, instalaram o plus e estão lá usando o mesmo em x86 desse do aliexpress com i226 felizões.

Qual o problema de usar o plus? Tirando claro o trabalho maior em relação a instalação do mesmo em um x86 desse com i226? Honestamente quero saber? Ainda mais sendo que o plus é aonde está o foco da netgate, aonde tem as novidades, melhorias na interface, fixes chegam mais rapido, melhor suporte a hardwares e etc?

E qual o problema de se utilizar outra opção além do pfsense? Como o OPNsense? A galera não migrou entre trocentos sistemas hype visualizadores porque não estavam felizes como estava funcionando do promox?

Não entendo isso? Parece que se não funciona no pfsense CE edição escanteio, o mundo acaba e não tem o que fazer já que é a única opção e não tem saída alguma ou se pode fazer nada.
cara já deu, tu insiste que só pq a versão 22.5 tem suporte que o pfsense tem suporte, sendo que não é a realidade :limo:

quando vc entender que o pfsense são 2 projetos, um da comunidade free e o outro licenciado pela netgate, e que nessa versão licenciada vc não tem acesso a iso de instalação dela, vai entender que esse argumento cai por terra pelo simples motivo, tu vai la e compra um pc que só tem nics i226 e a versão 2.6.0 não tem suporte pra eles, logo a menos que vc faça gambiarra com algum nic usb suportado não vai ter acesso a internet pra converter a instalação pra a versão licenciada e atualizar o sistema pra versão 22.5 que tem o driver.

e tem problema nem um em utilizar outros sistemas, inclusive nem recomendo utilizar o pfsense no bare metal justamente por conta dessas putarias com hardware mais novos, sempre foi assim e sempre será infelizmente, se for querer usar sistema direto no bare metal é melhor ir msm de opensense pelo melhor suporte a hardwares mais novos.

a nem vou usar como mérito, mas vale lembrar de outro problema tb com a versão licenciada do pfsense: pro pessoal que é hardcore open source o pfsense+ é um sistema descartável pq tem códigos proprietários e fechados embarcado, simples assim.
no meu caso de uso isso não é um problema, mas pra quem é o xiita do open source ou tem questões relacionadas a rodar sistemas fechados dentro de uma empresa isso é um pé no saco pra usar o pfsense+ :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um tempo atrás tinha problema de offloading nas interfaces de rede quando se usava pfsense sobre o xen server, mas hoje não sei como está esta questão. Entre o Windows core free e VMware Free, qual será que se sai melhor em um Dell R720?
não cheguei a usar o xen server, mas de experiência de como uso o pfsense a alguns anos já.
no hyper-v, tirando o problema que deu nesses últimos tempos da função nova RCS que a m$ implementou no vswitch, passo trafego 1Gb full entre os nics e vlans aqui no meu pfsense sem problemas.

e não tem como ti dizer qual sistema vai se sair melhor nesse dell, quando se trada de virtualizar o hypervisor fica muito mais por conta de gosto e politica da pessoa/empresa do que qual é o melhor ultimamente.
todos os hypervisor no mercado hj estão extremamente rápidos, escaláveis e com funções equivalentes.

Última edição:
cara já deu, tu insiste que só pq a versão 22.5 tem suporte que o pfsense tem suporte, sendo que não é a realidade :limo:
Quando vc fala por pfsense, se refere a família pfsense como um todo? Porque até agora eu não fiz isso! Se esse é o caso, como é possível se referir a família pfsense no geral? Ou seja, usar a palavra pfsense e incluir tanto a versão CE como a Plus quando elas são diferentes? É preciso especificar e não falar de forma geral. Agora quando se falou que o i226 tem problemas de suporte até momento quem falou isso, falou de forma totalmente GERAL! O que é errado.

Em momento algum eu falei que o i226 estava funcionando na a família pfsense como um todo... Até agora eu fui totalmente especifico sobre qual versão funciona e fui claro ao falar das snaps e do plus conforme o que o cara da netgate falou, não vejo nada de errado nisso! Estou literalmente especificando e separando as coisas para ninguém se confundir! Mais essa tu afirmação ai diz que eu estou fazendo o contrário, quando em momento algum eu fiz isso :shrug:

Então vamos lá, pelo que eu sei existe apenas as versões:

Pfsense CE
Pfsense Plus

E na plus eu falei que suporta conforme o que o próprio cara da netgate falou e na CE eu falei que tem que testar nas snaps novas(novamente conforme o cara da netgate falou) pois na CE 2.6 estável não está funcionando devido a bugs e era para estar. Aonde está o erro aqui? Sendo que eu sempre deixei bem claro sobre qual versão eu estava falando.

quando vc entender que o pfsense são 2 projetos, um da comunidade free e o outro licenciado pela netgate
Eu acho que demonstrei claramente que eu entendo que existem dois projetos do pfsense.

Eu estou lendo o que vc escreve com cuidado para ter certeza de ler tudo, agora vc parece que que simplesmente não lê com cuidado o que os outros postam e tira conclusões precipitadas!

Igual naquele dia no assunto do torrent sobre nat fechado, velocidade, peers, seeds e etc... Aonde vc veio me responder que atrás de trocentos nats vc conseguia velocidade full da internet no torrent, sendo que eu momento algum eu afirmei que não era possível atingir velocidades altas ou a full da conexão atrás de nat fechado em torrent e sim que apenas a tendencia é demorar mais pois fica bem mais limitado quanto ao numero de seed e peers com o qual vc se conecta ao estar com nat fechado em um torrent :shrug:

O mínimo de respeito que um usuário pode ter com o outro do forum, é ler com o cuidado o que foi escrito pelo mesmo, pensar sobre o que acabou de ler e depois tirar conclusões para assim responder.

e que nessa versão licenciada vc não tem acesso a iso de instalação dela, vai entender que esse argumento cai por terra pelo simples motivo, tu vai la e compra um pc que só tem nics i226 e a versão 2.6.0 não tem suporte pra eles, logo a menos que vc faça gambiarra com algum nic usb suportado não vai ter acesso a internet pra converter a instalação pra a versão licenciada e atualizar o sistema pra versão 22.5 que tem o driver.
Sim, precisa ter mais trabalho e é por isso que eu comentei:

"Tirando claro o trabalho maior em relação a instalação do mesmo em um x86 desse com i226? Qual é o o grande impedimento de ser usar o plus?"

Existe algum outro empecilho enorme, lado muito ruim de se usar a plus e etc? Pelo reporte dos dois gringos na no forum da netgate, não vi nada do tipo! Aliás um deles lá parece estar felizão que está funcionando muito bem o i226 com o plus 22.05.

e tem problema nem um em utilizar outros sistemas, inclusive nem recomendo utilizar o pfsense no bare metal justamente por conta dessas putarias com hardware mais novos, sempre foi assim e sempre será infelizmente, se for querer usar sistema direto no bare metal é melhor ir msm de opensense pelo melhor suporte a hardwares mais novos.
E é por isso que eu já ia perguntar que foco é esse pelo pelo pfsense CE aqui nesse tópico e nesse momento? Sendo 95% ou mais das pessoas que tem esses x86 do ali estão usando OPNsense principalmente ou openwrt! Pelo que eu sei tem apenas uma única pessoa usando pfsense aqui com um x86 do ali e ninguém mais... E essa pessoa iria usar incialmente o OPNsense, só que o PPPoE do ISP dele estava de fogo no cu com o OPNsense, ai eu sugeri ele migrar para o pfsense para testar e funcionou bem para ele!

Outra coisa é que eventualmente vai sair a 2.7 do CE e portanto temos uma certa garantia de que o i226 vai funcionar com o CE! Afinal de contas o próprio admin\funcionário da netgate viu o problema, e se ainda sim não funcionar é porque eles não arrumaram o bug! Então isso só prova mais uma vez que a versão CE é uma versão que foi jogada para escanteio pelo netgate.

a nem usar como mérito, mas vale lembrar de outro problema tb com a versão licenciada do pfsense: pro pessoal que é hardcore open source o pfsense+ é um sistema descartável pq tem códigos proprietários e fechados embarcado, simples assim. no meu caso de uso isso não é um problema, mas pra quem é o xiita do open source ou tem questões relacionadas a rodar sistemas fechados dentro de uma empresa isso é um pé no saco pra usar o pfsense+ :haha:
Mais ai é de menos, o povo aqui era tudo baba ovo do RouterOS! Quer sistema mais proprietário do que esse?

Ninguém aqui vai ligar para isso para ser sincero. É aquele famoso ditado "O importante é funcionar!".

Última edição:
Caraio! Fui ali rapidinho buscar meus Donets do café da manhã e quando voltei o tópico tinha virado um campo de batalha!

Me parece as Dorgas x86 fazendo efeito não muito benefício.

:tom:

não vale a pena usar um minipc com firewall instalado no ssd. É desperdício
Melhor colocar um hypervisor que reconheça o nic intel e usar via bridge ou switch virtual e etc.

Caraio! Fui ali rapidinho buscar meus Donets do café da manhã e quando voltei o tópico tinha virado um campo de batalha!

Me parece as Dorgas x86 fazendo efeito não muito benefício.

:tom:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que nada mano kkkk

E aí, já temos um vencedor ? :haha:

Chegou o meu v4 topton:

iTpFq9B.jpeg

X18QBKM.jpeg

E veio sem o problemático espaço entre o cpu e o bloco de cobre:

FfE5vH1.jpeg

Também não tem espaço entre o dissipador de alumínio e os NIC's:

CA8TEO1.jpeg

Mesmo assim desmontei ele e troquei a pasta térmica pela kryonaut:

YEsiMIL.jpeg

Esse thermalpad ai é fininho e basicamente começou a se desfazer depois que eu desmontei tudo, porém, eu já encomendei um novo!

O bloco de cobre veio arranhado:

uIKYOFF.jpeg

Porém, passei o dedo nele e está bem lisa a superfície! Portanto não vou lapidar.

Até agora o n5105 parece ser retail e eu atualizei a bios do x86 antes de fazer qualquer coisa:

LXUF4LZ.png

qN5st5N.png

Estou rodando ele 100% fan less e as temperaturas estão excelentes depois de trocar a pasta térmica e fazer uns ajustes finos na bios(peguei o que os gringos estavam fazendo e brinquei com umas opções a mais e fiz meus próprios ajustes, e ficou top antes disso estava mais quente!):

cMiR2HP.png

4mE7YBr.png

Durante esse teste a temperatura ambiente era de uns 18 °C + ou -.

Instalei o opnsense rapidamente só para testar:

L5jmqF3.png

E funcionou 100% o exótico e malvadão i226, o bicho papão dos que tem pouca coragem :limo:! Porém, eu ainda estou decidindo se vou usar openwrt ou opnsense.

Peguei o da topton porque consegui um preço excelente pela unidade e também porque não pretendo usar dois nvme com esse aparelho(portanto foda-se aquele adaptador), fora que em momento algum eu fiquei com medo de problema relacionado a temperatura pois eu já tinha raciocinado várias soluções possíveis caso a temperatura fosse muito alta, ao contrário de uns derrotados que foram vencidos por isso hehehe

Última edição:
Se eles criarem um x86 com Athlon quad-core será a minha compra certeira! Gostei dms desse dispositivo, mas esse Ahtlon é dual-core. Espero que haja uma revisão desse modelo.

Vi que já tem versão com i7 de laptop e com Ryzen, mas pra ele só tem duas portas 2.5G. Tomara que lancem uma att da versão AMD com quatro portas Ethernet.

é estranho que quando uso a build da tfriendlyelec tem bloqueios de alguns servidores de jogo tipo os da Konami, Efootball

Peguei um desses também... Vou migrar do V3 pra ele.
Quando o V4 chegar, vou encostar o V3 hehe
O meu já tá vindo com fan, perguntei a CWWK quando seria para colocar um fan, eles me deram de brinde.

0R23R6J.jpg

9YUU3Ux.jpg

O atendimento da CWWK é sem igual! Com certeza vai destruir com a Topton e Kingnoy

O meu já tá vindo com fan, perguntei a CWWK quando seria para colocar um fan, eles me deram de brinde.

0R23R6J.jpg

9YUU3Ux.jpg

O atendimento da CWWK é sem igual! Com certeza vai destruir com a Topton e Kingnoy
Eu pedi também a fan e eles prontamente falaram pra eu não me preocupar com a temperatura, e que está enviando ela junto sem custo algum :vai:

0R23R6J.jpg

9YUU3Ux.jpg

Ué????? I226 não é muito mais problemático do que o i225? Ele não está cheio de problema de compatibilidade que é exclusivo dele e que não existe no i225?

john-jonah-jameson-lol.gif

Eu pedi também a fan e eles prontamente falaram pra eu não me preocupar com a temperatura, e que está enviando ela junto sem custo algum :vai:
Rapaz... TODOS os testes que eu pedi pra fazerem, eles fizeram sem reclamar e questionar nada.
Realmente fiquei muito impressionado com o atendimento deles.

Coloquei a fan 40x10 12v pwm da noctua no minipc.
Não tinha serracopo então improvisei fazendo alguns furos.
Imagens em spoiler.
20220905-172328.jpg

Começando com as novidades, aquela placa que eu postei vários dias atrás para NAS que a ChangWang lançou, já está no ali:

Gostei muito dessa placa, porém precisa alimentar com uma fonte ATX :(

Eu tava pensando em pegar alguma SBC (ou até mesmo a rasp CM4) e montar uma baseboard com saídas sata ou pcie pra poder ir colocando discos ao longo do tempo.

In other news:

Eu tava pensando em pegar alguma SBC (ou até mesmo a rasp CM4) e montar uma baseboard com saídas sata ou pcie pra poder ir colocando discos ao longo do tempo.
É essa placa é alimentado via atx mesmo e ela tem formato itx.

Se tu resolver algo ai, conta para gente :rub1:

É realmente o openwrt 22.03 já estava bem estável, o problema mesmo é alguns pacotes que ainda não são compatíveis como o novo fw4:

E tem alguns bem usados pelo povo ai né, tipo banip, vpn-policy-routing, docker e etc.

In other news:
montar um setup para NAS com uma placa dessas é um sonho, mas o consumo de energia não será mais os 6W de um nanopi ou pi. Daí já estamos falando de 20W ou mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É essa placa é alimentado via atx mesmo e ela tem formato itx.

Se tu resolver algo ai, conta para gente :rub1:

É realmente o openwrt 22.03 já estava bem estável, o problema mesmo é alguns pacotes que ainda não são compatíveis como o novo fw4:

E tem alguns bem usados pelo povo ai né, tipo banip, vpn-policy-routing, docker e etc.
mais da metade dos pacotes que eu uso ainda não são compatíveis com o fw4 segundo esse site.

Users who are viewing this thread

Voltar