cara já deu, tu insiste que só pq a versão 22.5 tem suporte que o pfsense tem suporte, sendo que não é a realidade
Quando vc fala por pfsense, se refere a família pfsense como um todo? Porque até agora eu não fiz isso! Se esse é o caso, como é possível se referir a família pfsense no geral? Ou seja, usar a palavra pfsense e incluir tanto a versão CE como a Plus quando elas são diferentes? É preciso especificar e não falar de forma geral. Agora quando se falou que o i226 tem problemas de suporte até momento quem falou isso, falou de forma totalmente GERAL! O que é errado.
Em momento algum eu falei que o i226 estava funcionando na a família pfsense como um todo... Até agora eu fui totalmente especifico sobre qual versão funciona e fui claro ao falar das snaps e do plus conforme o que o cara da netgate falou, não vejo nada de errado nisso! Estou literalmente especificando e separando as coisas para ninguém se confundir! Mais essa tu afirmação ai diz que eu estou fazendo o contrário, quando em momento algum eu fiz isso
Então vamos lá, pelo que eu sei existe apenas as versões:
Pfsense CE
Pfsense Plus
E na plus eu falei que suporta conforme o que o próprio cara da netgate falou e na CE eu falei que tem que testar nas snaps novas(novamente conforme o cara da netgate falou) pois na CE 2.6 estável não está funcionando devido a bugs e era para estar. Aonde está o erro aqui? Sendo que eu sempre deixei bem claro sobre qual versão eu estava falando.
quando vc entender que o pfsense são 2 projetos, um da comunidade free e o outro licenciado pela netgate
Eu acho que demonstrei claramente que eu entendo que existem dois projetos do pfsense.
Eu estou lendo o que vc escreve com cuidado para ter certeza de ler tudo, agora vc parece que que simplesmente não lê com cuidado o que os outros postam e tira conclusões precipitadas!
Igual naquele dia no assunto do torrent sobre nat fechado, velocidade, peers, seeds e etc... Aonde vc veio me responder que atrás de trocentos nats vc conseguia velocidade full da internet no torrent, sendo que eu momento algum eu afirmei que não era possível atingir velocidades altas ou a full da conexão atrás de nat fechado em torrent e sim que apenas a tendencia é demorar mais pois fica bem mais limitado quanto ao numero de seed e peers com o qual vc se conecta ao estar com nat fechado em um torrent
O mínimo de respeito que um usuário pode ter com o outro do forum, é ler com o cuidado o que foi escrito pelo mesmo, pensar sobre o que acabou de ler e depois tirar conclusões para assim responder.
e que nessa versão licenciada vc não tem acesso a iso de instalação dela, vai entender que esse argumento cai por terra pelo simples motivo, tu vai la e compra um pc que só tem nics i226 e a versão 2.6.0 não tem suporte pra eles, logo a menos que vc faça gambiarra com algum nic usb suportado não vai ter acesso a internet pra converter a instalação pra a versão licenciada e atualizar o sistema pra versão 22.5 que tem o driver.
Sim, precisa ter mais trabalho e é por isso que eu comentei:
"
Tirando claro o trabalho maior em relação a instalação do mesmo em um x86 desse com i226? Qual é o o grande impedimento de ser usar o plus?"
Existe algum outro empecilho enorme, lado muito ruim de se usar a plus e etc? Pelo reporte dos dois gringos na no forum da netgate, não vi nada do tipo! Aliás um deles lá parece estar felizão que está funcionando muito bem o i226 com o plus 22.05.
e tem problema nem um em utilizar outros sistemas, inclusive nem recomendo utilizar o pfsense no bare metal justamente por conta dessas putarias com hardware mais novos, sempre foi assim e sempre será infelizmente, se for querer usar sistema direto no bare metal é melhor ir msm de opensense pelo melhor suporte a hardwares mais novos.
E é por isso que eu já ia perguntar que foco é esse pelo pelo pfsense CE aqui nesse tópico e nesse momento? Sendo 95% ou mais das pessoas que tem esses x86 do ali estão usando OPNsense principalmente ou openwrt! Pelo que eu sei tem apenas uma única pessoa usando pfsense aqui com um x86 do ali e ninguém mais... E essa pessoa iria usar incialmente o OPNsense, só que o PPPoE do ISP dele estava de fogo no cu com o OPNsense, ai eu sugeri ele migrar para o pfsense para testar e funcionou bem para ele!
Outra coisa é que eventualmente vai sair a 2.7 do CE e portanto temos uma certa garantia de que o i226 vai funcionar com o CE! Afinal de contas o próprio admin\funcionário da netgate viu o problema, e se ainda sim não funcionar é porque eles não arrumaram o bug! Então isso só prova mais uma vez que a versão CE é uma versão que foi jogada para escanteio pelo netgate.
a nem usar como mérito, mas vale lembrar de outro problema tb com a versão licenciada do pfsense: pro pessoal que é hardcore open source o pfsense+ é um sistema descartável pq tem códigos proprietários e fechados embarcado, simples assim. no meu caso de uso isso não é um problema, mas pra quem é o xiita do open source ou tem questões relacionadas a rodar sistemas fechados dentro de uma empresa isso é um pé no saco pra usar o pfsense+
Mais ai é de menos, o povo aqui era tudo baba ovo do RouterOS! Quer sistema mais proprietário do que esse?
Ninguém aqui vai ligar para isso para ser sincero. É aquele famoso ditado "O importante é funcionar!".