[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
montar um setup para NAS com uma placa dessas é um sonho, mas o consumo de energia não será mais os 6W de um nanopi ou pi. Daí já estamos falando de 20W ou mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mais da metade dos pacotes que eu uso ainda não são compatíveis com o fw4 segundo esse site.
rip-coffin.gif

O jeito é esperar.

não será mais os 6W de um nanopi ou pi. Daí já estamos falando de 20W ou mais
Mas se o propósito for baixo consumo você pode limitar na BIOS a energia do cpu. Não tem como comparar essa placa com um nanopi, são propostas bem diferentes.

É essa placa é alimentado via atx mesmo e ela tem formato itx.

Se tu resolver algo ai, conta para gente :rub1:

É realmente o openwrt 22.03 já estava bem estável, o problema mesmo é alguns pacotes que ainda não são compatíveis como o novo fw4:

E tem alguns bem usados pelo povo ai né, tipo banip, vpn-policy-routing, docker e etc.
Poxa, eu assumi que tinham consertado essas incompatibilidades com o release novo, especialmente com o docker :(

montar um setup para NAS com uma placa dessas é um sonho, mas o consumo de energia não será mais os 6W de um nanopi ou pi. Daí já estamos falando de 20W ou mais.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

mais da metade dos pacotes que eu uso ainda não são compatíveis com o fw4 segundo esse site.
Eu tava me coçando pra comprar um microserver gen8, em comparação com isso uma placa dessas vai consumir bem menos, então ainda saio no lucro :haha:

E uma ideia doida que eu tava tendo era uma NAS só com SSDs de 2.5", daria pra ficar bem pequeno e rápido, mas não faço nem ideia de qual sistema raid usaria, talvez btrfs com raid5 que fica relativamente fácil de expandir, mesmo com todas as ressalvas por cima dele, não sei de nenhum outro FS que ofereça uma expansão tão fácil com stripping+parity.

Poxa, eu assumi que tinham consertado essas incompatibilidades com o release novo, especialmente com o docker :(

Eu tava me coçando pra comprar um microserver gen8, em comparação com isso uma placa dessas vai consumir bem menos, então ainda saio no lucro :haha:

E uma ideia doida que eu tava tendo era uma NAS só com SSDs de 2.5", daria pra ficar bem pequeno e rápido, mas não faço nem ideia de qual sistema raid usaria, talvez btrfs com raid5 que fica relativamente fácil de expandir, mesmo com todas as ressalvas por cima dele, não sei de nenhum outro FS que ofereça uma expansão tão fácil com stripping+parity.
foruns "gringos" sempre recomendam unraid, mas é pago. É comum ver comentários, em inglês, do tipo "paguei somente 500 dólares pra montar meu setup com peças usadas e SSDs NVME [Samsung EVO] que eu tinha jogado por aí sem uso, really cheap"

Quero ver com a crise de energia elétrica assolando a europa agora se eles irão continuar com essa mentalidade.

:lol2:
:bwahaha:

Peguei um desses também... Vou migrar do V3 pra ele.
Quando o V4 chegar, vou encostar o V3 hehe
O meu já tá vindo com fan, perguntei a CWWK quando seria para colocar um fan, eles me deram de brinde.

0R23R6J.jpg

9YUU3Ux.jpg

O atendimento da CWWK é sem igual! Com certeza vai destruir com a Topton e Kingnoy

Acho que vou abraçar um desse o ZimaBoard ainda não foi enviado.

foruns "gringos" sempre recomendam unraid, mas é pago. É comum ver comentários, em inglês, do tipo "paguei somente 500 dólares pra montar meu setup com peças usadas e SSDs NVME [Samsung EVO] que eu tinha jogado por aí sem uso, really cheap"

Quero ver com a crise de energia elétrica assolando a europa agora se eles irão continuar com essa mentalidade.

:lol2:
:bwahaha:
Nunca tive interesse no unraid por ser bem proprietário. Se a maioria das coisas deles fosse pelo menos open source de forma comercial (vc paga pra ter acesso ao código), ainda acharia ok, mas ter tudo muito fechado assim fica sem graça pra mim, prefiro ir com algum outro linux mais padrão mesmo.

Nunca tive interesse no unraid por ser bem proprietário. Se a maioria das coisas deles fosse pelo menos open source de forma comercial (vc paga pra ter acesso ao código), ainda acharia ok, mas ter tudo muito fechado assim fica sem graça pra mim, prefiro ir com algum outro linux mais padrão mesmo.
eu vou montar um "NAS" com dois HDs de 4TB usando OpenmediaVault6.
Sistema está bem mais bonito que os anteriores e com muitos plugins.

eu vou montar um "NAS" com dois HDs de 4TB usando OpenmediaVault6.
Sistema está bem mais bonito que os anteriores e com muitos plugins.
Já usei o OMV há um tempão atrás, curtia bastante.

Gostei muito dessa placa, porém precisa alimentar com uma fonte ATX :(

Eu tava pensando em pegar alguma SBC (ou até mesmo a rasp CM4) e montar uma baseboard com saídas sata ou pcie pra poder ir colocando discos ao longo do tempo.
Não sei se o empecilho pra você em relação à fonte é o custo ou o tamanho, se for questão de dimensão física talvez aquelas PICO-PSU seja uma alternativa.
rBVa4F-i5tyAQR0hAAquvtDXWFk509.jpg

Não sei se o empecilho pra você em relação à fonte é o custo ou o tamanho, se for questão de dimensão física talvez aquelas PICO-PSU seja uma alternativa.
rBVa4F-i5tyAQR0hAAquvtDXWFk509.jpg
Tamanho mesmo e praticidade, uma USB-C posso usar qualquer carregador, até aqueles de mesa que já uso pra ligar outras plaquinhas, além de ter um range de entrada bem maior.

E o free nas? Não seria uma boa opção também?
Já pensei muito nele também, mas na época era apenas baseado em FreeBSD, e eu precisava de muita coisa no linux mesmo. Agora com o TrueNAS Scale (baseado em linux) preciso dar uma olhada melhor.

Mas pessoalmente eu tava pensando em só usar um Fedora CoreOS mesmo e meter um k8s por cima.

É recomendável usar a fan no minipc como Intake ou Exhaust?
Eu testei em ambos os casos e como intake tem melhores temperaturas, porém não sei em relação à poeira.

É recomendável usar a fan no minipc como Intake ou Exhaust?
Eu testei em ambos os casos e como intake tem melhores temperaturas, porém não sei em relação à poeira.
Acho que vai depender da temperatura alvo que vc prefere e também a neura pessoal em relação a poeira, ou seja, se vc se preocupa muito com poeira ou não.

De qualquer forma vai entrar poeira tanto usando como exaustor como ventilador, pois a case slim tem aberturas nas laterais por onde o ar vai sair ao usar o fan com ventilador ou entrar com o fan como exaustor, claro que a tendencia é entrar menos poeira usando como exaustor.

Como ficou suas temps? Sem fan vs com fan como ventilador vs com fan como exaustor?

Acho que vai depender da temperatura alvo que vc prefere e também a neura pessoal em relação a poeira, ou seja, se vc se preocupa muito com poeira ou não.

De qualquer forma vai entrar poeira tanto usando como exaustor como ventilador, pois a case slim tem aberturas nas laterais por onde o ar vai sair ao usar o fan com ventilador ou entrar com o fan como exaustor, claro que a tendencia é entrar menos poeira usando como exaustor.

Como ficou suas temps? Sem fan vs com fan como ventilador vs com fan como exaustor?
Não prestei muito atenção na temperatura usando o windows server, mas de cara já sei que é melhor que no proxmox. O gerenciamento de cpu no windows é outro patamar...
Atualmente em idle está 30~35 graus CPU e 38 graus o SSD nvme usando a fan como ventilador direto na placa mãe. Rodando benchmark do cpuz multicore está pegando uns 45 graus.

@Arris Se não me falha a memória foi você que comprou módulos crucial no aliexpress, não foi ? Não me recordo em que página foi, mas se puder me enviar o link do vendedor e anexar novamente uma foto das memórias pra eu dar uma olhada. Lembro que você estava receoso sobre falsificação, o que achou sobre o produto ? Comprei dois módulos so-dimm, mas foram da HyperX.

@Arris Se não me falha a memória foi você que comprou módulos crucial no aliexpress, não foi ? Não me recordo em que página foi, mas se puder me enviar o link do vendedor e anexar novamente uma foto das memórias pra eu dar uma olhada. Lembro que você estava receoso sobre falsificação, o que achou sobre o produto ? Comprei dois módulos so-dimm, mas foram da HyperX.
crucial eu comprei no brasil e coloquei a 3800 cl 16. No aliexpress eu comprei asgard samsung b-die e coloquei a 3600 c14

Ah cara, só agora que eu fui entender o que vc estava perguntando.
Sim eu comprei memória crucial 3200 ddr4 pro minipc no Aliexpress.

Eu achei q eu tinha respondido no topico do AM4 kkkkk

Peguei desse aqui por 3200. Acredito que seja crucial mesmo, original. Veio muito bem embalada e lacrada.
Não sei porque na foto está essa memória diferente aí, mas o que eu e vários compradores recebemos foi da crucial

Peguei desse aqui por 3200. Acredito que seja crucial mesmo, original. Veio muito bem embalada e lacrada.
Não sei porque na foto está essa memória diferente aí, mas o que eu e vários compradores recebemos foi da crucial
Acredito que tenha acabado o estoque, esse anúncio estava na minha wishlist e as memórias que estavam anunciadas eram crucial. :joia:

A plaquinha ITX da changwang deve chegar hoje, to torcendo pro Unraid reconhecer as nic's i226. :scare:

Qual os timmings da memo?

Uma duvida, meu amigo comprou um roteador da Gl.Inet e hoje foi instalar na casa dele mas não funcionou, ae o provedor que ele usa (aqui da minha cidade) mandou ele colocar o cabo de rede que sai do modem da Fiberhome na porte LAN e não na WAN, achei curioso isso ae alguem saberia me dizer o motivo ? Geralmente se conecta o cabo de rede na porta WAN

Users who are viewing this thread

Voltar