[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Putz pesquisando mais a fundo aqui, pior que a questão do cache é essa mesmo...

Intel pisando na bola feio com infos erradas nas próprias paginas deles, PQP.

De qualquer forma ainda sim acho que não vale a pena ir nesses dois cpus da 12 geração:

Além do desempenho ser praticamente a mesma coisa ou até pior que o n5105 ou n6005, os x86 com esses cpu de 12 geração saem mais caro e esses cpus também não suportam nvme sendo apenas msata, o que é ruim rsrs.

Eu vou esperar um pouco, cancelei a zima, mto enrolado... vou usar um desk velho por enquanto e ficar antenado nas novidades.

nem sei pra q lançou essa bosta

Intel né, mudança de socket/bga, cobrar um pouco mais...

Caí meio de paraquedas nesse tópico. Sempre tive vontade de ter esses mini PCs como um servidor caseiro. Mas pelo tópico, eles também servem como um roteador? Quais as vantagens de usar eles com essa função?
E sobre o J6413, interessante, achei que por serem 12a geração seriam bem melhores, uma pena não serem. Tem alternativas AMD comparáveis?
Da uma olhada no OP, no final da pagina! Pois coloquei la algumas razões o porque alguns não usam roteadores tudo em um e preferem algo mais avançado.

Tem aqueles minipc da beelink que custam 4 mil reais com ryzen 5900hx + duas portas 2.5 Gbe rsrsrs

Se for pra pegar um desses prefiro os thinkcentre ou os da HP pela confiabilidade e BIOS decente.
Difícil com tdp de 10w
Que nada, tem Ryzen que consome isso fora os modelos Embedded.

Se for pra pegar um desses prefiro os thinkcentre ou os da HP pela confiabilidade e BIOS decente.

Que nada, tem Ryzen que consome isso fora os modelos Embedded.
Ryzen? Cara, acho que não, nem os Atlhon 3000 consomem menos de 35w

O minipc da CWWK chegou ontem... Até o momento, funcionando perfeitamente.
N6005 realmente tem um gás acima do N5105 e diferentemente do relato do pessoal com a unidade da Topton, não esquenta tanto mais que o 5105 hehe

O minipc da CWWK chegou ontem... Até o momento, funcionando perfeitamente.
N6005 realmente tem um gás acima do N5105 e diferentemente do relato do pessoal com a unidade da Topton, não esquenta tanto mais que o 5105 hehe
Te falar que até que gostei dessa plaquinha mini itx com esse cpu N6005, mas infelizmente a transcodificação por hardware no Plex usando Quick Sync não funciona direito com os Jasper Lake.

Você chegou a testar se isso funciona no seu sistema ?

Te falar que até que gostei dessa plaquinha mini itx com esse cpu N6005, mas infelizmente a transcodificação por hardware no Plex usando Quick Sync não funciona direito com os Jasper Lake.

Tem algum tutorial que explique como fazer isso? Terei o maior prazer em testar... Lembrando que uso o Proxmox, então minhas máquinas são VM

vc precisa tanto assim de transcode?
Aqui eu rodo tudo em mkv 4k HDR dolby vision na minha oled sem transcode

Tem algum tutorial que explique como fazer isso? Terei o maior prazer em testar... Lembrando que uso o Proxmox, então minhas máquinas são VM
Pensei que você já usasse o Plex, por isso perguntei. hehehe
Existem vários tutoriais sobre isso, porém, no caso do Plex ou Emby o transcoding por hardware é um recurso pago, logo, você teria que assinar pelo menos um mês destes serviços pra poder testar. Caso queira dar uma brincada sem precisar pagar assinatura tem o Jellyfin, que não tem uma interface tão polida como a do Plex, mas entrega uma boa experiência de uso.

Com relação ao problema em si e com as rápidas pesquisas que fiz, isso tem alguma relação com as versões kernel linux usada, um user do plex fórum conseguiu fazer funcionar com o 5.18.0, mas relatou que nas versões posteriores quebrou a aceleração de hw novamente.

Como não é algo tão urgente vou levando isso em banho maria até que se resolva, não to com disposição de ficar trocando kernel e quebrar algo num sistema que está rodando perfeitamente bem...

Se for se aventurar com isso e tiver algum progresso dá um feedback pra gente. :joia:

vc precisa tanto assim de transcode?
Aqui eu rodo tudo em mkv 4k HDR dolby vision na minha oled sem transcode
Eu não preciso desse recurso, meu cenário de uso é igual o seu, dentro da rede local a TV reproduz as mídias de maneira direta, porém, tenho dois familiares com tv full hd que acessam a biblioteca quase que diariamente, e como praticamente 90% do meu acervo de filmes é 4K HDR, a transcodificação acaba sendo inevitável.

Pensei que você já usasse o Plex, por isso perguntei. hehehe
Existem vários tutoriais sobre isso, porém, no caso do Plex ou Emby o transcoding por hardware é um recurso pago, logo, você teria que assinar pelo menos um mês destes serviços pra poder testar. Caso queira dar uma brincada sem precisar pagar assinatura tem o Jellyfin, que não tem uma interface tão polida como a do Plex, mas entrega uma boa experiência de uso.

Com relação ao problema em si e com as rápidas pesquisas que fiz, isso tem alguma relação com as versões kernel linux usada, um user do plex fórum conseguiu fazer funcionar com o 5.18.0, mas relatou que nas versões posteriores quebrou a aceleração de hw novamente.

Como não é algo tão urgente vou levando isso em banho maria até que se resolva, não to com disposição de ficar trocando kernel e quebrar algo num sistema que está rodando perfeitamente bem...

Se for se aventurar com isso e tiver algum progresso dá um feedback pra gente. :joia:

Eu não preciso desse recurso, meu cenário de uso é igual o seu, dentro da rede local a TV reproduz as mídias de maneira direta, porém, tenho dois familiares com tv full hd que acessam a biblioteca quase que diariamente, e como praticamente 90% do meu acervo de filmes é 4K HDR, a transcodificação acaba sendo inevitável.
Rapaz... Eu uso Emby, mas até agora não fiz nenhum transcode, porque minha TV reproduz MKV na alta.
Quero tentar fazer o passtrought da GPU pro servidor e ver se melhora alguma coisa hehe

pedi p/ o vendedor declarar 25us se n me engano mas pelo q entendi ele declarou valor cheio ou o func. da receita que me fudeu mesmo
Esse pessoal da Topton tá muito desleixado, inicialmente eu até iria comprar o x86 neles, porém depois fiquei com um certo incomodo de pensar que os x86 deles pode vim com problema de dissipação, devido a má montagem deles, e também vendo que as pessoas estão sendo taxadas, porque eles parecem esquecer de tirar o valor full, enfim...

Eu logo no outro dia pedi o cancelamento do x86 da Topton, e me atrevi a comprar o x86 da loja oficial CWWK, o @xShARkx até deu uns toques falando que o suporte deles são bem atenciosos, respondem rápido e tals.

De início fiquei com um cagaço na hora de comprar neles devido a falta de avaliações da loja deles, fora ainda que o preço é um pouco mais caro, e ainda cobram o frete da entrega.

No fim de tudo, a minha experiência quando comprei foi muito bom, porque quando eu fui falar no chat com a CWWK, com apenas 5 segundos já me responderam de prontidão, eles mandaram fotos do x86, perguntaram qual a cor eu queria, falei sobre a declaração tudo certinho, e ainda consegui uma Fan de graça, eles deram de cortesia quando mencionei que é quente a região por aqui.

Já a loja Topton, demoraram 4 dias pra me responderem no chat, e ainda ficaram me enrolando na hora de pedir o cancelamento, mas felizmente deu tudo certo e recebi o reembolso, eu não vou falar que a Topton é uma porcaria, porque eu já fiz a compra do NanoPi RS4 e veio tudo direitinho, mas a qualidade dos x86 estão em cheque.

OBS: o x86 ainda tá a caminho nos correios, ainda posso ter o azar da minha compra ser extraviada kk.

Última edição:
Memórias chegaram hoje pro n5105. Agora é só esperar sábado pra tacar Opnsense no bixinho e ver como ele se sai.

EDIT: Uma pergunta pro pessoal: posso usar Samba no Opnsense? Isso era tranquilo no OpenWRT, mas queria aposentar meu R4S com esse novo setup.

Última edição:
Os Embedded pelo que notei de rápido lance consomem em torno de 10W~54W dependendo da versão (de 6 até 8 núcleos) os Embedded V2000.
Pelo visto seu pedido será atendido pela ChangWang:

fs8iDUZ.png

DvnIAsp.png

fs8iDUZ.png

DvnIAsp.png
:thatfeel:

:freddy:
:money:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

fs8iDUZ.png

DvnIAsp.png
Pensei que teríamos uma versão Ryzen Pro com chip de criptografia e compatibilidade com memórias ECC.

Uma coisa eu já posso adiantar, esse meninão vai sair caro e próximos dos 3k fácil, ainda sim seria uma bela máquina para vc fazer praticamente "tudo" sem se preocupar com gargalo. Vamos ver se eles irão lançar uma versão com Ryzen Embedded V2000.

Última edição:
:thatfeel:

:freddy:
:money:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pensei que teríamos uma versão Ryzen Pro com chip de criptografia e compatibilidade com memórias ECC.

Uma coisa eu já posso adiantar, esse meninão vai sair caro e próximos dos 3k fácil, ainda sim seria uma bela máquina para vc fazer praticamente "tudo" sem se preocupar com gargalo. Vamos ver se eles irão lançar uma versão com Ryzen Embedded V2000.

Já tá em pré venda no ali... Meu coração balançou já kkkkkkkk

Porra, tá tentador dms por 2k! Kkkkkkkkkk
Não faz nem 1 semana que meu N6005 V4 chegou... Se eu tivesse visto antes, tinha esperado e pegado esse dai logo kkkkkk

Users who are viewing this thread

Voltar