[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Se for pra importar minipc, sugiro ir direto no ryzen.

pegui um tb ... 5600u e 8gb de ram ... vamos ver, ano passado eu consegui passar um sem taxa ...
Nessas últimas semanas tá difícil, cara... Rapaziada do grupo tudo falando que tá sendo taxado em coisinha de 8 dolares, 20 dolares... To quase concordando com o que andam dizendo: "Quem comprou, comprou..."

Nessas últimas semanas tá difícil, cara... Rapaziada do grupo tudo falando que tá sendo taxado em coisinha de 8 dolares, 20 dolares... To quase concordando com o que andam dizendo: "Quem comprou, comprou..."
Continua sendo aleatório.
Início do mês chegaram 7 cosias aqui incluindo mini Pc e ax6000 e todas sem taxa.
Ontem um compressor de ar para pneu também foi liberado sem taxa.

Quero um desses fanless, tipo o N100 2.5 GB para isntalar pfsense e usar o meu router AX6 como acces point. Mas fico na dúvida, será que ele não vai aquecer muito e comprometer a performance, hein? Afinal, ligado 24/7.... Até então, tenho usado a Brume 2 + openwrt, gosto bastante e não sobreaquece, mas fico limitado a 355 Mbps no WireGuard.

Última edição:
Quero um desses fanless, tipo o N100 2.5 GB para isntalar pfsense e usar o meu router AX6 como acces point. Mas fico na dúvida, será que ele não vai aquecer muito e comprometer a performance, hein? Até então, tenho usado a Brume 2 + openwrt, gosto bastante, mas fico limitado a 355 Mbps no WireGuard.
esse case ae vai esquentar, se quiser garantir full fanless procura os minipc com esses case aqui o:

e ainda quando chegar, tem que ficar de olho pq é normal acontecer de ter que refazer a aplicação de pasta termina nesses minipc, vem um samduba de case alumínio + pasta térmica + um pedaço de cobre + pasta térmica + chip cpu, e esse pedaço de cobre é parafusado no case e dependendo do transporte e da boa vontade do china na fabrica, pode soltar esse parafuso como tb podem usar pasta de baixa condutividade térmica.
mas esse caso é unidade por unidade, não tem como falar que vai dar bo garantido.

Alguém aqui usa nobreak em seus dispositivos? Gostaria de recomendações para um setup simples, Onu/x86/AP/Case HD 3.5.
Outra dúvida, eu deveria ligar o nobreak direto na tomada e meu clamper no mesmo ou o clamper direto na tomada e o nobreak no mesmo?
Não manjo nada disso obviamente mas acho que seria redundante nesse caso, certo? Ambos fazem a mesma função de proteger(?).

:genio:

Alguém aqui usa nobreak em seus dispositivos? Gostaria de recomendações para um setup simples, Onu/x86/AP/Case HD 3.5.
Outra dúvida, eu deveria ligar o nobreak direto na tomada e meu clamper no mesmo ou o clamper direto na tomada e o nobreak no mesmo?
Não manjo nada disso obviamente mas acho que seria redundante nesse caso, certo? Ambos fazem a mesma função de proteger(?).

pode ser no clamper ou na tomada

a real, depende do nobreak, mas os da APC e ts shara já tem dps integrado, ae não a necessidade de usar clamper na tomada da parede pra ligar o nobreak.
mas se tu já tem o clamper ae, mal tb não faz em usar, vai ser mais uma proteção.

WTF!
Ta caro assim mesmo só pra manter a internet e o x86 de pé?
:olar:

Eu tenho um da APC de 600VA. É a metade da capacidade do Weg que o @Arris mencionou, mas para rápidas quedas de energia aguenta bem. Só com a HGU, R4S e um Wifi Redmi AX6S aguenta mais de uma hora, e o preço é bem camarada:

Quanto tiver que trocar a bateria (que dura alguns anos) vc pode trocar por uma de 9Ah (a original é de 7Ah) que aumenta ainda mais a autonomia.

Última edição:
tambem tenho um de 600va e é suficiente pra roteador+wifi ap e mini pc, e aguenta bastante tempinho até.

eu queria saber na real se posso usar esse de 1200va com meu pc mesmo ou tem que ser senoidal,

outro dia vi um topico desmentindo esse negocio de que nobreak pra pc tem q ser senoidal.

tambem tenho um de 600va e é suficiente pra roteador+wifi ap e mini pc, e aguenta bastante tempinho até.

eu queria saber na real se posso usar esse de 1200va com meu pc mesmo ou tem que ser senoidal,

outro dia vi um topico desmentindo esse negocio de que nobreak pra pc tem q ser senoidal.
uso apc back-pro 1500va no pc aqui, ele funciona da seguinte forma:
quando tem energia o tipo de onda é a da rede, ele retifica a energia e faz as proteções todas e da bypass na onda pra da rede
quando falta energia entra a onda gerado por ele que é onda senoidal por aproximação, na pratica é uma onda pwm quadrada cheia de escadinha suja

o que pega é, na fonte do meu pc que tem PFC ativo, a real é que nunca tive problema, mas tb raramente falta energia aqui, e quando falta é coisa de 10s e a concessionaria com a rede de media automatizada, isola a area que deu problema e redireciona a energia por outros caminhos e religa tudo, então na pratica quase não entra no modo bateria e sempre recebo a senoide da rede pelo bypass.

se a região sua ae falta muita energia, pega um ts shara que são os mais encontra no mercado com onda senoidal, e são de qualidade tb.

inclusive o weg ae que postaram de 1200va, pagina 6:
Forma de onda
Modo rede: senoidal conforme alimentação;
Modo inversor: senoidal por aproximação PWM

mesma cosia do meu APC aqui a questão da senoide.

acho q está barato até. No minipc 5105 + 2 internets + 1 switch + 1 AP wifi aqui segurou 1h30 de conexão sem energia em casa.
Sendo marca WEG também traz alguma confiança no produto.

Tem essa versão com menos capacidade
Eu tenho um da APC de 600VA. É a metade da capacidade do Weg que o @Arris mencionou, mas para rápidas quedas de energia aguenta bem. Só com a HGU, R4S e um Wifi Redmi AX6S aguenta mais de uma hora, e o preço é bem camarada:

Quanto acabar a bateria vc pode trocar por uma de 9Ah (a original é de 7Ah) que aumenta ainda mais a autonomia.
a real, depende do nobreak, mas os da APC e ts shara já tem dps integrado, ae não a necessidade de usar clamper na tomada da parede pra ligar o nobreak.
mas se tu já tem o clamper ae, mal tb não faz em usar, vai ser mais uma proteção.
Diferença de preço pequena e ainda poderia usar o cupom de aniversário em breve, tendo em vista o nível de qualidade da Weg, acho que vou nele futuramente, conheço a marca desde que era moleque de 20 e poucos anos e trabalhava em industria, muito obrigado pelas recomendações.

quando tem energia o tipo de onda é a da rede, ele retifica a energia e faz as proteções todas e da bypass na onda pra da rede
quando falta energia entra a onda gerado por ele que é onda senoidal por aproximação, na pratica é uma onda pwm quadrada cheia de escadinha suja

o que pega é, na fonte do meu pc que tem PFC ativo, a real é que nunca tive problema, mas tb raramente falta energia aqui, e quando falta é coisa de 10s e a concessionaria com a rede de media automatizada, isola a area que deu problema e redireciona a energia por outros caminhos e religa tudo, então na pratica quase não entra no modo bateria e sempre recebo a senoide da rede pelo bypass.

se a região sua ae falta muita energia, pega um ts shara que são os mais encontra no mercado com onda senoidal, e são de qualidade tb.

Forma de onda

Certamente uma UPS senoidal é sempre preferível, principalmente se for ligar um PC desktop. Mas para ligar roteador/modem/wifi, sinceramente uma UPS com senoidal por aproximação considero suficiente. Aliás, tenho um outro APC desses ligado no meu NAS (Synology) há anos e nunca tive problemas.

Inclusive tenho um script no NAS que fica pingando de 15 em 15 min um ponto de acesso que está fora da UPS. Ou seja, se passar mais que 15min sem energia, meu NAS dá shutodown automaticamente (independente da carga da UPS). Já o modem/HGU/roteador que estão ligados em outra UPS ficam energizados até acabar a bateria da UPS... :)

Última edição:

Forma de onda

Aqui em casa eu uso SMS no modem e JBR no roteador. Vem segurando bem, pelo menos 1h de conexão.

Estou usando um i3-N305 ( 2 x NVMe 2 TB cada + 32GB DDR5 ) há mais de 1 semana como produção da rede de casa:
- Proxmox
- pfSense + pfBlockerNG
- jellyfin
- Zabbix + Grafana
- OMV (Ainda estudando uma outra solução para NAS)

Tudo rodando muito bem e zero problemas de travamentos ou temperatura. Confesso que a configuração da rede deixando o pfSense como Firewall foi muito fácil e tranquila.

No final das contas aposentei três equipamentos aqui: NAS Synology ds214se (Durou mais de 12 anos), nanopi r4s e um Raspberry dedicado com PiHole.

Estou usando um i3-N305 ( 2 x NVMe 2 TB cada + 32GB DDR5 ) há mais de 1 semana como produção da rede de casa:
- Proxmox
- pfSense + pfBlockerNG
- jellyfin
- Zabbix + Grafana
- OMV (Ainda estudando uma outra solução para NAS)

Tudo rodando muito bem e zero problemas de travamentos ou temperatura. Confesso que a configuração da rede deixando o pfSense como Firewall foi muito fácil e tranquila.

No final das contas aposentei três equipamentos aqui: NAS Synology ds214se (Durou mais de 12 anos), nanopi r4s e um Raspberry dedicado com PiHole.
Por curiosidade. Qual marca de memória e SSD você utilizou no seu MiniPC?

Pessoal, alguma alma bondosa poderia me indicar algum roteiro para (retardado) colocar openwrt em um mini pc (ryzen 5600u)???

Users who are viewing this thread

• Voltar