Pessoal, alguma alma bondosa poderia me indicar algum roteiro para (retardado) colocar openwrt em um mini pc (ryzen 5600u)???
Pessoal, alguma alma bondosa poderia me indicar algum roteiro para (retardado) colocar openwrt em um mini pc (ryzen 5600u)???
obviamente vc vai utilizar as versões mais recentes do openwrt.Pessoal, alguma alma bondosa poderia me indicar algum roteiro para (retardado) colocar openwrt em um mini pc (ryzen 5600u)???
obviamente vc vai utilizar as versões mais recentes do openwrt.
Foi taxado em quanto?Chegou o brinquedinho novo:
Achei que iriam enviar sem a bateria da BIOS mas veio com ela.![]()
![]()
![]()
![]()
Passou liso pela RF. Era o item mais caro que comprei (R$919,78) e não foi taxado. Já o KIT Xeon (R$492,46) e uma placa de rede de 2.5Gb (R$124,95) foram taxados em R118,17 e R$72,08 . Vai entender.Foi taxado em quanto?
To querendo fazer algo muito parecido com você, adicionando um home assistant. Mas querendo pegar algo mais barato, com N100 (mas enviaram um link aqui com i3-1115G4 pouca coisa a mais, me coçando, só que é dissipação passiva). Colocar o modem em Bridge e nesse SBC deixar rodando tudo. Tenho só um desktop, 2 celulares e TV, e internet de 300Mb, nada pesado.Estou usando um i3-N305 ( 2 x NVMe 2 TB cada + 32GB DDR5 ) há mais de 1 semana como produção da rede de casa:
- Proxmox
- pfSense + pfBlockerNG
- jellyfin
- Zabbix + Grafana
- OMV (Ainda estudando uma outra solução para NAS)
Tudo rodando muito bem e zero problemas de travamentos ou temperatura. Confesso que a configuração da rede deixando o pfSense como Firewall foi muito fácil e tranquila.
No final das contas aposentei três equipamentos aqui: NAS Synology ds214se (Durou mais de 12 anos), nanopi r4s e um Raspberry dedicado com PiHole.
verifique se o contato do case com o cpu é um bloco de cobre ou alumínio e se o case é daquele bojudo ou slim. Se for slim é quase impossível rodar passivo.dissipação passiva
Acho que vou pegar esse do link abaixo mesmo, N100 por R$700 com memória e SSD. É simplão, mas melhor que uma Rasp e pra quem ta começando nesse mundo dá mais tranquilidade de ficar mexendo e gastando pouco. No máximo no futuro colocaria um SSD melhor e maior.verifique se o contato do case com o cpu é um bloco de cobre ou alumínio e se o case é daquele bojudo ou slim. Se for slim é quase impossível rodar passivo.
Problema desse q só tem 2 lans mas vc pode comprar um adaptador USB pra ethernet gigabit ou 2.5gbAcho que vou pegar esse do link abaixo mesmo, N100 por R$700 com memória e SSD. É simplão, mas melhor que uma Rasp e pra quem ta começando nesse mundo dá mais tranquilidade de ficar mexendo e gastando pouco. No máximo no futuro colocaria um SSD melhor e maior.
Aqui em casa tem só um Desktop, então uma LAN viria do modem em Bridge e a outra vai pro PC. Não achei algum com N100 e 4 Lans e cooler abaixo de R$850 com RAM e SSD inclusos.Problema desse q só tem 2 lans mas vc pode comprar um adaptador USB pra ethernet gigabit ou 2.5gb
To querendo fazer algo muito parecido com você, adicionando um home assistant. Mas querendo pegar algo mais barato, com N100 (mas enviaram um link aqui com i3-1115G4 pouca coisa a mais, me coçando, só que é dissipação passiva). Colocar o modem em Bridge e nesse SBC deixar rodando tudo. Tenho só um desktop, 2 celulares e TV, e internet de 300Mb, nada pesado.
Cabo Cat6 entre os 2.UIse ethtool no linux para ver a real velocidade sincronizada.
É um cabo cat5e ( ou melhor ) entre o mini pc e a Gigabyte ? nãp tem switch certo
root@proxmox:~# ethtool enp3s0
Settings for enp3s0:
Supported ports: [ ]
Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
100baseT/Half 100baseT/Full
1000baseT/Full
2500baseT/Full
Supported pause frame use: Symmetric
Supports auto-negotiation: Yes
Supported FEC modes: Not reported
Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
1000baseT/Full
2500baseT/Full
Advertised pause frame use: Symmetric
Advertised auto-negotiation: Yes
Advertised FEC modes: Not reported
Speed: 1000Mb/s
Duplex: Full
Auto-negotiation: on
Port: Twisted Pair
PHYAD: 0
Transceiver: internal
MDI-X: off (auto)
Supports Wake-on: pumbg
Wake-on: g
Current message level: 0x00000007 (7)
drv probe link
Link detected: yes
A picture mostra corretamente o suporte a todas as velociddes.Cabo Cat6 entre os 2.
E sim, conexão direta sem switch.
Verifiquei pelo Proxmox (conectado a um switch, só pra testar, pq só vou conseguir deixar esse mini pc como roteador amanhã):
Código:root@proxmox:~# ethtool enp3s0 Settings for enp3s0: Supported ports: [ ] Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full 1000baseT/Full 2500baseT/Full Supported pause frame use: Symmetric Supports auto-negotiation: Yes Supported FEC modes: Not reported Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full 1000baseT/Full 2500baseT/Full Advertised pause frame use: Symmetric Advertised auto-negotiation: Yes Advertised FEC modes: Not reported Speed: 1000Mb/s Duplex: Full Auto-negotiation: on Port: Twisted Pair PHYAD: 0 Transceiver: internal MDI-X: off (auto) Supports Wake-on: pumbg Wake-on: g Current message level: 0x00000007 (7) drv probe link Link detected: yes
Em tese pelo Proxmox ele reconhece que vai até 2.5GbE, menos mal.
Só preciso agora saber onde preciso mexer pro meu PC conectar a 2.5GbE nele.
Vou testar amanhã outras coisas.
SimA picture mostra corretamente o suporte a todas as velociddes.
Não entendi uma coisa.
No windows tu fixou a velocidade em 2.5Gb/s e ele mesmo assim sincronizou em 1000Mb/s ???
Já experimentou com outro cabo ?
root@proxmox:~# ethtool enp4s0
Settings for enp4s0:
Supported ports: [ ]
Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
1000baseT/Full
2500baseT/Full
Supported pause frame use: Symmetric
Supports auto-negotiation: Yes
Supported FEC modes: Not reported
Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
1000baseT/Full
2500baseT/Full
Advertised pause frame use: Symmetric
Advertised auto-negotiation: Yes
Advertised FEC modes: Not reported
Speed: 2500Mb/s
Duplex: Full
Auto-negotiation: on
Port: Twisted Pair
PHYAD: 0
Transceiver: internal
MDI-X: off (auto)
Supports Wake-on: pumbg
Wake-on: g
Current message level: 0x00000007 (7)
drv probe link
Link detected: yes
Tem alguma condição do J4105 rodarEstou usando um i3-N305 ( 2 x NVMe 2 TB cada + 32GB DDR5 ) há mais de 1 semana como produção da rede de casa:
- Proxmox
- pfSense + pfBlockerNG
- jellyfin
- Zabbix + Grafana
- OMV (Ainda estudando uma outra solução para NAS)
Tudo rodando muito bem e zero problemas de travamentos ou temperatura. Confesso que a configuração da rede deixando o pfSense como Firewall foi muito fácil e tranquila.
No final das contas aposentei três equipamentos aqui: NAS Synology ds214se (Durou mais de 12 anos), nanopi r4s e um Raspberry dedicado com PiHole.
Esse da troca do cabo, está sendo um grande aprendizado.Sim
E ainda não testei com outro cabo, mas esse é Cat6, não faz sentido ser ele.
Mas vou pegar um Cat5e que tenho sobrando por aqui e vou testar dps.
EDIT---
Coloquei um patch cable de Cat5 (nem Cat5e) de 1 metro e tu acredita que deu certo?
![]()
Código:root@proxmox:~# ethtool enp4s0 Settings for enp4s0: Supported ports: [ ] Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full 1000baseT/Full 2500baseT/Full Supported pause frame use: Symmetric Supports auto-negotiation: Yes Supported FEC modes: Not reported Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full 1000baseT/Full 2500baseT/Full Advertised pause frame use: Symmetric Advertised auto-negotiation: Yes Advertised FEC modes: Not reported Speed: 2500Mb/s Duplex: Full Auto-negotiation: on Port: Twisted Pair PHYAD: 0 Transceiver: internal MDI-X: off (auto) Supports Wake-on: pumbg Wake-on: g Current message level: 0x00000007 (7) drv probe link Link detected: yes
Vou precisar comprar novos conectores Cat6, os que comprei não estão legais.
se não usar software transcode no jellyfin e não usar QoS/SQM no PFsense dá tranquilo pra rodar tudo isso e acho q ainda sobra.Tem alguma condição do J4105 rodarquasetudo isso?![]()
N5105 é cerca de 28% mais rápido.se não usar software transcode no jellyfin e não usar QoS/SQM no PFsense dá tranquilo pra rodar tudo isso e acho q ainda sobra.
No 5105 que eu usava aqui ia de boa até com SQM a 600mb + diversos outros serviços.
Eu já usei 2x memórias fury 2666 de 16GB cada e agora uso 2x 32 GB 2666,Liguei o MiniPC hoje para ver se estava tudo OK:
![]()
![]()
![]()
![]()
E ele iniciou normalmente com as memórias Hyper Impact que o vendedor da Topton havia dito para não usar no MiniPC. Vou rodar depois o Memtest para ver se esta tudo OK com os pentes de memória.
Logo vou me aventurar no Proxmox como vocês fazem, até para o pc ter mais utilidades que apenas uma coisa.
O meu está com o Open Media Vault no pen drive.
Me tirem a dúvida, eu consigo virtualizar o meu sistema OMV existente sem precisar refazer tudo novamente?
Tenho 3hd´s em raid.