[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
veja se está rodando em processos o irqbalance, aqui eu só consegui ativar via ssh.

nano /etc/config/irqbalance

e altere para:

option enable '1'

Eu segui esse tutorial
Esse vinicius paes ta aqui no forum ?

To vendo que ele fez varios artigos de openwrt e aparentemente ta tudo muito bem explicado.

Meu R5S com Openwrt só tem as opções de powersave, performance e schedutil, vou lembrar de habilitar os outros governos quando for fazer upgrade, obg por lembrar disso.
Eu deixei o meu aqui em 1608 mhz a frequencia mínima e os 2000 mhz em máxima, modo conservador...
A temperatura se mantem na casa dos 34 a 37 ºc, nunca passou de 41/42 ºc, então está dentro dos padrões

Senti que com o clock mais alto a velocidade flui melhor, então, se não tá esquentando deixa que trabalhe no clock mais alto, até porque a fonte pouco consome... 5, 6 watts, que seja 10 watts, não é nada....
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tenho claro hfc, até que a internet é boa e já sofri muito com a vivo. O jeito é esperar o r4s chegar e dar uma chance, o meu roteador wdr4300 tem 10 anos.

testes em carga:
arris:
Estatísticas do Ping para 8.8.8.8:
Pacotes: Enviados = 17, Recebidos = 17, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 20ms, Máximo = 118ms, Média = 63ms

wdr4300
Estatísticas do Ping para 8.8.8.8:
Pacotes: Enviados = 18, Recebidos = 18, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 21ms, Máximo = 263ms, Média = 96ms
Claro HFC 500mbps @ nanopi R5S com SQM e e packet ativos.

Conheço muito bem o mk, e repito ele como firewall é horrível.

Propósito do routeros é ser um roteador de rede não um firewall.

Idem pfsense/opensense, eles são concebidos para serem firewall de rede e não roteadores.

A propósitos diferentes e cada um se sai melhor no seu propósito.
E falar que o pfsense é confuso de se configurar mas que o mk é mais fácil, realmente cada pessoa acha uma coisa, n vou entrar nessa discussão pq rapaz mexo com coisa pior pra configurar de vez em quando que se chama openwrt :limo:
Já tive pfsense e mikrotik. Posso ser bem honesto em falar que quando conhecemos o OpenWRT e vemos que da pra configurar do nosso jeito, sem ficar amarrado a nada... é outro mundo... Sem falar no SQM sem precisar fazer hardware offload... é outra coisa!!! Atualmente tenho um Redmi ax6000 com OpenWRT na versão 23.05rc2 e dá conta da casa inteira, com 30 clientes, entre dispositivos inteligentes, celulares e pcs...

Já tive pfsense e mikrotik. Posso ser bem honesto em falar que quando conhecemos o OpenWRT e vemos que da pra configurar do nosso jeito, sem ficar amarrado a nada... é outro mundo... Sem falar no SQM sem precisar fazer hardware offload... é outra coisa!!! Atualmente tenho um Redmi ax6000 com OpenWRT na versão 23.05rc2 e dá conta da casa inteira, com 30 clientes, entre dispositivos inteligentes, celulares e pcs...
Mas... pf/OPNsense dá pra configurar do seu jeito também kkkkk
Não fez muito sentido seu comentário mano... Mas, entendo que o OpenWRT é "mais simples" de usar do que um firewall mesmo.
Aí que entra aquele pensamento: O que você quer na sua rede? Quer um firewall funcionando e protegendo sua rede, ou quer apenas acessar a internet e que se lasque a segurança da rede?
Porque sinceramente? Mikrotik (RouterOS) e OpenWRT não são nem de longe, em firewall. A área abrangente dos dois é somente roteamento.

Não fez muito sentido seu comentário mano... Mas, entendo que o OpenWRT é "mais simples" de usar do que um firewall mesmo.
Aí que entra aquele pensamento: O que você quer na sua rede? Quer um firewall funcionando e protegendo sua rede, ou quer apenas acessar a internet e que se lasque a segurança da rede?
Porque sinceramente? Mikrotik (RouterOS) e OpenWRT não são nem de longe, em firewall. A área abrangente dos dois é somente roteamento.
routerOS tem firewall stateful. Não sei da onde vc diz que não tem firewall. Ele tem tudo relacionado a rede, coisas que nem os xSENSE ou xWRT da vida tem.

O que me fez querer estudar um pouco do openwrt no lugar dos Sense e mikrotik foi simplesmente o SQM que chegou primeiro e melhor la.

fora que eu acho que tem altos pacotinho legal que eh ate facil instalar.

nao sei pq tanta neura com firewall, pelo menos pra ambiente domestico e pequena empresa é o suficiente.

se tem algum problema de firewall pra coisa maior ai eu já não sei.

Openwrt tem firewall, faz roteamento... tem tudo o que o pf/opnsense tem. Mas a diferença entre eles é que o Openwrt pensa fora da caixa. Esse é o diferencial. Por isso que serviços como sqm e hw offload chegam primeiro por lá.

Cada um tem seus prós e contras, não tem jeito.
Tem que avaliar o ambiente que se encontra e qual software é o melhor nessa situação.
Aqui eu optei por openwrt porque tem peculiaridades na minha rede que só ele resolve.

routerOS tem firewall stateful. Não sei da onde vc diz que não tem firewall. Ele tem tudo relacionado a rede, coisas que nem os xSENSE ou xWRT da vida tem.
Ele faz filtro de conteúdo? Web Filter? AV? Bloqueio de Botnet? Controle de Aplicação? IPS/IDS?
O firewall do Mikrotik (RouterOS) é básico igual o firewall do Windows por exemplo.
É como eu falei... Cada macaco no seu galho. Pra roteamento ele com certeza é soberano, mas pra firewall, não presta infelizmente.

Não existe bala de prata. Todos tem vantagens e desvantagens. Mas nenhum deles são "ruins", você só prefere outra ferramenta, simples.
pFsense com hardware moderno (NIC's intel i226 por exemplo) são excelentes para ALTQ em PRIQ. Bufferbloat A+ em todas nossas instancias.
A melhor ferramenta é aquela que sabemos usar.

OpenWRT é linux ué, dá pra instalar oq quiser pra aplicações de firewall nele sem broncas.

RouterOS não sei dizer pq não tenho experiência.

Ele faz filtro de conteúdo? Web Filter? AV? Bloqueio de Botnet? Controle de Aplicação? IPS/IDS?
O firewall do Mikrotik (RouterOS) é básico igual o firewall do Windows por exemplo.
É como eu falei... Cada macaco no seu galho. Pra roteamento ele com certeza é soberano, mas pra firewall, não presta infelizmente.
Tem filtros na camada 7, mas eu nunca usei e se bobear nunca irei usar. Em casa único filtro que faço é de ADs no pi-hole mesmo.

Concordo com os dois ali em cima com opiniões diferentes mas na prática sabemos que 95% da população ou até mais que usa internet no Brasil sequer preocupa com algo do tipo então um Mikrotik com regras basic/advanced de IPv4 implementado redondo em uma rede vai fazer uma imensa diferença mas eu entendo o posicionamento do @Snk B mas ai já vejo para alguém que tem home-office e as vezes trabalha com coisa sensível ou até é um investidor nato de bolsa e etc ou obviamente para casos de micro empresas até grandes empresas. Hoje nessa esfera corporativa a empresa que não investir em algum NGFW é só questão de tempo para tomar um RaaS ou outra coisa do tipo.

Pessoal estou pensando em pegar esse modelo com I5 1235u, é de boa usar ele como PC com Windows 11 e rodar o OpenWRT virtualizado? Meu objetivo e fazer um load balance entre dois links e rodar uma VM no PC. Segue o Link: https://pt.aliexpress.com/item/1005005346029074.html?spm=a2g0o.store_pc_groupList.8148356.1.343974aeflJhfr&pdp_npi=3@dis!BRL!R$ 1.732,76!R$ 1.108,95!!!!!@2101f4a116896035667404633e72d0!12000032698846917!sh!BR!123704242
É melhor evitar processadores com E cores e Pcores pois o sistema pode não jogar a carga certa no núcleo certo.
Em algum momento nym futuro não tão distante os virtualizadores devem conseguir identificar cada tipo de núcleo pra vc configurar qual deseja usar.
Além disso, o w11 padrão tem muito lixo rodando no fundo. O ideal seria proxmox ou windows server

É melhor evitar processadores com E cores e Pcores pois o sistema pode não jogar a carga certa no núcleo certo.
Em algum momento nym futuro não tão distante os virtualizadores devem conseguir identificar cada tipo de núcleo pra vc configurar qual deseja usar.
Além disso, o w11 padrão tem muito lixo rodando no fundo. O ideal seria proxmox ou windows server
Então seria melhor pegar um Ryzen 5800/5825u?

Então seria melhor pegar um Ryzen 5800/5825u?
sim, apenas se atente que podem taxar esse minipc. O meu mesmo está esperando comprovação de valor/taxa ja faz 4 meses na receita.

Concordo com os dois ali em cima com opiniões diferentes mas na prática sabemos que 95% da população ou até mais que usa internet no Brasil sequer preocupa com algo do tipo então um Mikrotik com regras basic/advanced de IPv4 implementado redondo em uma rede vai fazer uma imensa diferença mas eu entendo o posicionamento do @Snk B mas ai já vejo para alguém que tem home-office e as vezes trabalha com coisa sensível ou até é um investidor nato de bolsa e etc ou obviamente para casos de micro empresas até grandes empresas. Hoje nessa esfera corporativa a empresa que não investir em algum NGFW é só questão de tempo para tomar um RaaS ou outra coisa do tipo.
Exatamente... Acho que pelo fato de trabalhar com cybersegurança, eu acabei ficando meio "paranóico" com esse lance de segurança na rede interna kkkkkk

Pessoal estou pensando em pegar esse modelo com I5 1235u, é de boa usar ele como PC com Windows 11 e rodar o OpenWRT virtualizado? Meu objetivo e fazer um load balance entre dois links e rodar uma VM no PC. Segue o Link: https://pt.aliexpress.com/item/1005005346029074.html?spm=a2g0o.store_pc_groupList.8148356.1.343974aeflJhfr&pdp_npi=3@dis!BRL!R$ 1.732,76!R$ 1.108,95!!!!!@2101f4a116896035667404633e72d0!12000032698846917!sh!BR!123704242
Comprei esse da Wintel Store, modelo I7-1265u PfSense bare-metal e te digo: É uma bala! Mas cuidado, é bem sensível com os pentes de memória. Porque digo isso?
Comprei junto com o appliance um kit crucial do aliexpress, 2x8gb 3200mhz, testei no notebook do trabalho, funcionou de boa, perfeito.
Mas quando o appliance chegou não bootava. Conversando com o suporte, o cara me sugeriu testar outra memória e peguei os pentes do notebook do trabalho, 2x4gb 2666 e funcionaram!
Deu boot numa boa. O cara do suporte me disse que eu posso até reportar o vendedor por fraude, que as memórias eram falsas, mesmo funcionando no notebook.
Então, fica de olho. Acabei comprando um kit aqui no brasil mesmo, 2x8 3200mhz da Adata com a Dell, e to usando no appliance.
E quanto aos P-Cores e E-Cores, eu simplesmente desliguei os E-Cores ma bios. PfSense com tudo que tenho direito, Firewall, PfBlockerNG, Snort, Wireguard, QoS em PRIQ, e ele satura minha conexao 800/400mb sem nenhum esforço, rodando a WAN em PPPOE.

Comprei esse da Wintel Store, modelo I7-1265u PfSense bare-metal e te digo: É uma bala! Mas cuidado, é bem sensível com os pentes de memória. Porque digo isso?
Comprei junto com o appliance um kit crucial do aliexpress, 2x8gb 3200mhz, testei no notebook do trabalho, funcionou de boa, perfeito.
Mas quando o appliance chegou não bootava. Conversando com o suporte, o cara me sugeriu testar outra memória e peguei os pentes do notebook do trabalho, 2x4gb 2666 e funcionaram!
Deu boot numa boa. O cara do suporte me disse que eu posso até reportar o vendedor por fraude, que as memórias eram falsas, mesmo funcionando no notebook.
Então, fica de olho. Acabei comprando um kit aqui no brasil mesmo, 2x8 3200mhz da Adata com a Dell, e to usando no appliance.
E quanto aos P-Cores e E-Cores, eu simplesmente desliguei os E-Cores ma bios. PfSense com tudo que tenho direito, Firewall, PfBlockerNG, Snort, Wireguard, QoS em PRIQ, e ele satura minha conexao 800/400mb sem nenhum esforço, rodando a WAN em PPPOE.
Mas se for pra deixar os E-Cores desligado acho melhor pegar o Ryzen, que irá ter mais desempenho né?

Mas se for pra deixar os E-Cores desligado acho melhor pegar o Ryzen, que irá ter mais desempenho né?
Depende do que você quer fazer. Como você quer virtualizar, suporte aos E-Cores não tem nada a ver com o Hypervisor em si, pois é feito em nível do kernel. Segundo o pessoal do Proxmox, desde o kernel 6.1.xx, ambientes linux já interagem bem com núcleos híbridos. Não posso falar pelo VmWare nem Hyper-V, pois não os utilizo.
No Proxmox, muitas gente tem deixado VM's importantes e que precisam de performance 'pinadas' nos P-Cores, e Vm's secundárias configuradas para utilizar apenas os e-cores.
Enfim, em termos de performance bruta, o 5825u e o 1235u são muito similares, creio que ambos funcionem pro que voce quer.

Vale a pena assistir:

Última edição:
Depende do que você quer fazer. Como você quer virtualizar, suporte aos E-Cores não tem nada a ver com o Hypervisor em si, pois é feito em nível do kernel. Segundo o pessoal do Proxmox, desde o kernel 6.1.xx, ambientes linux já interagem bem com núcleos híbridos. Não posso falar pelo VmWare nem Hyper-V, pois não os utilizo.
No Proxmox, muitas gente tem deixado VM's importantes e que precisam de performance 'pinadas' nos P-Cores, e Vm's secundárias configuradas para utilizar apenas os e-cores.
Enfim, em termos de performance bruta, o 5825u e o 1235u são muito similares, creio que ambos funcionem pro que voce quer.

Vale a pena assistir:

Beleza vou dar uma olhada e pesquisar um pouco mais, final de semana devo fazer o pedido.

MiniPC passou sem taxa pela RF:
2023-07-18-20-41-08-Rastreamento-Mozilla-Firefox.png

:freddy:
O SSD e os pentes de memória que irei usar no MiniPC também passaram sem taxa.

Mas nem tudo é alegria. Tive que pagar taxa no Kit Xeon e na placa de rede de 2.5Gb que irei usar para montar o NAS.
:pepe:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei caro pelo que oferece.

Users who are viewing this thread

Voltar