[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda aqui... não sei o que é estou quebrando a cabeça... e não consigo resolver...

Depois de alguns testes e tudo mais, consegui identificar que o NanoPI R5S, está limitando a velocidade entre 320 a 380/400 mbps.

Tenho 500 mbps da Claro Coaxial, um modem F@st 3895, que está em modo BRIDGE e o R5S com FriendlyWRT fazendo a autenticação do IP dinamico.

Pois bem, depois de alguns testes, coloquei o modem f@st diretamente ligado na minha placa de rede do PC , DHCP automático tudo padrão, e Voila...
Bateu os 700mbps que deveriam sempre bater... e ai ao voltar pro NanoPi R5S, limita em 320/350~400 mbps....

Já troquei os cabos de rede sem sucesso.
Redefini todas configurações do R5S, ficou um pouco melhorzinho, passou horas já voltou na mesma.
Mudei de placa de rede sem sucesso também
Tentei colocar as CPU do R5S em máxima performance pensando que poderia ser algum problema de processamento e nada.
Ativei/desativei SQM/QOS nada.

Segue as prints

#Teste Iperf meu computador e R5S
HsBBwsp.png

#Modem f@st ligado em Bridge direto no meu pc
HsBBOqN.png

#Modem F@st ligado no NanoPI R5S, e r5s ligado no meu PC (ai já tem perda de mais de 300mbps)
HsBCS6B.png

#Consumo de CPU/RAM R5s durante os testes.
HsBBe1I.png

Não sei mais o que fazer... Alguém tem alguma dica?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

#Com SQM Ativado
HsBz0H7.png

#Sem SQM Ativado
HsBz1R9.png

Última edição:
Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda aqui... não sei o que é estou quebrando a cabeça... e não consigo resolver...

Depois de alguns testes e tudo mais, consegui identificar que o NanoPI R5S, está limitando a velocidade entre 320 a 380/400 mbps.

Tenho 500 mbps da Claro Coaxial, um modem F@st 3895, que está em modo BRIDGE e o R5S com FriendlyWRT fazendo a autenticação do IP dinamico.

Pois bem, depois de alguns testes, coloquei o modem f@st diretamente ligado na minha placa de rede do PC , DHCP automático tudo padrão, e Voila...
Bateu os 700mbps que deveriam sempre bater... e ai ao voltar pro NanoPi R5S, limita em 320/350~400 mbps....

Já troquei os cabos de rede sem sucesso.
Redefini todas configurações do R5S, ficou um pouco melhorzinho, passou horas já voltou na mesma.
Mudei de placa de rede sem sucesso também
Tentei colocar as CPU do R5S em máxima performance pensando que poderia ser algum problema de processamento e nada.
Ativei/desativei SQM/QOS nada.

Segue as prints

#Teste Iperf meu computador e R5S
HsBBwsp.png

#Modem f@st ligado em Bridge direto no meu pc
HsBBOqN.png

#Modem F@st ligado no NanoPI R5S, e r5s ligado no meu PC (ai já tem perda de mais de 300mbps)
HsBCS6B.png

#Consumo de CPU/RAM R5s durante os testes.
HsBBe1I.png

Não sei mais o que fazer... Alguém tem alguma dica?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

#Com SQM Ativado
HsBz0H7.png

#Sem SQM Ativado
HsBz1R9.png
Posso dar algumas idéias, espero que ajude.
testa sem sqm ligando o hardware offloading, verificar se o MTU ta igual no seu pc e no r5s.

Última edição:
testa sem sqm ligando o hardware offloading, verificar se o MTU ta igual no seu pc e no r5s.

SQM desligado, e Hardware e Software offloading ligado
Deu uma melhoradinha, bateu seus 650 a 700mbps...
Fiz o teste pelo Iperf entre rede, e não passa mais que 700 mbps... , não deveria passar pelo menos 900 a 950 mbps que é o limite da placa lan gigabyte...

O que não faz sentido é o seguinte, ele tá passando via rede 700mbps, e o uso da CPU dele não está em 50 %... então estaria sobrando... pra passar 950mbps...

recurso-firewall.png

ultimo-teste.png

Sobre o MTU

mtu-2.png

mtu-teste.png

Teria que trocar ? não entendi, padrão não é 1500? no R5S tá setado em 1500..

EDIT: parece que passou uns minutos de novo... começa a limitar a 320 a 350 mbps os testes de internet...
SQM Desabilitado
Somente as 2 opções de aceleração ativadas (hardware e software), MTU está igual tá muito estranho rs.... testei no celular também, não passa mais que 320~350 mbps

Última edição:
Sobre o MTU

mtu-2.png

mtu-teste.png

Teria que trocar ? não entendi, padrão não é 1500? no R5S tá setado em 1500..

EDIT: parece que passou uns minutos de novo... começa a limitar a 320 a 350 mbps os testes de internet...
SQM Desabilitado
Somente as 2 opções de aceleração ativadas (hardware e software), MTU está igual tá muito estranho rs.... testei no celular também, não passa mais que 320~350 mbps

Sugiro baixar o Speedtest CLI e rodar direto no R5S só para testar.

No R5S executar os seguintes comandos para instalar o Speedtest CLI:

Código:
cd /tmp
wget https://install.speedtest.net/app/cli/ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
tar xzvf ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
mv speedtest /usr/bin

Depois disso é só rodar o comando 'speedtest' direto no R5S.

Sugiro baixar o Speedtest CLI e rodar direto no R5S só para testar.

No R5S executar os seguintes comandos para instalar o Speedtest CLI:

Código:
cd /tmp
wget https://install.speedtest.net/app/cli/ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
tar xzvf ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
mv speedtest /usr/bin

Depois disso é só rodar o comando 'speedtest' direto no R5S.

Mesma coisa , chegando 350 mbps, e se eu ligo o modem direto bate 700

teste-direto.png

Edit:

Repeti o teste, pegou outro servidor e deu os 700mbps

Pelo PC no APP speedtest mesmo servidor deu 620mbps

Alguma perda parece ao passar do NanoPI para a rede... (já testei um cabo ligado direto na saida LAN do Nanopi e direto na porta de rede do meu pc)

Edit:

Mais uns testes agora e mantendo o mesmo servidor, a velocidade baixou para os 320/330 mbps

14965406600.png

E estava com o cabo de rede ligado LAN nanopi -> Lan PC, direto, sem Switch nem nada, testei 2 portas de rede do pc, e a mesma coisa....
Engraçado que até pelo celular da esses bugs... de bater 320/330 mbps , medi usando o WIFI 5ghz

Sei lá que loucura é, se é alguma configuração na porta de LAN do nanopi, alguma coisa , mas que não é a CLARO não é kkkkk, já fiz os caras trocarem o modem, achando que era o modem... kkkk

Última edição:
Mesma coisa , chegando 350 mbps, e se eu ligo o modem direto bate 700

teste-direto.png

Edit:

Repeti o teste, pegou outro servidor e deu os 700mbps

Pelo PC no APP speedtest mesmo servidor deu 620mbps

Alguma perda parece ao passar do NanoPI para a rede... (já testei um cabo ligado direto na saida LAN do Nanopi e direto na porta de rede do meu pc)

Edit:

Mais uns testes agora e mantendo o mesmo servidor, a velocidade baixou para os 320/330 mbps

14965406600.png

E estava com o cabo de rede ligado LAN nanopi -> Lan PC, direto, sem Switch nem nada, testei 2 portas de rede do pc, e a mesma coisa....
Engraçado que até pelo celular da esses bugs... de bater 320/330 mbps , medi usando o WIFI 5ghz

Sei lá que loucura é, se é alguma configuração na porta de LAN do nanopi, alguma coisa , mas que não é a CLARO não é kkkkk, já fiz os caras trocarem o modem, achando que era o modem... kkkk
Já tentou instalar alguma outra versão do friendlywrt, ou então o próprio openwrt?

Já tentou instalar alguma outra versão do friendlywrt, ou então o próprio openwrt?
Boa noite, to na última versão a 22
OpenWrt 22.03.2 r19803-9a599fee93 / LuCI branch git-22.299.08826-9d5107e

Agora fui ali em interfaces, troquei a porta de LAN dele, tava usando uma de 1gbps (eth2), troquei pra uma de 2.5gbps (eth1), inicialmente parece que ficou bacana, batendo ali no celular e no pc 600 e tantos mbps, ai passou uns 2/3 minutos, voltou a limitar em 320/330 mbps.
Já fiz reset default o R5S, que coisa do capiroto isso.
Tem como colocar OPENWRT direto, sem ser esse Friendly ai?

Bom algumas coisas já sabemos.
1- Não é o modem da Claro e nem a operadora.
2- Fazendo o teste diretamente no NanoPi pelo SpeedTest a velocidade é Full 700mbps
3- Já troquei da porta eth2 para eth1, resolveu por 2/3 minutos depois voltou a limitar
4- Já troquei todos cabos de rede possível, atualmente estou usando cat7
5- Já testei em 2 placas de rede do computador acontece a mesma coisa.
6- No celular também ela limita da mesma forma em 320/340 mbps (conectando LAN -> AP via cabo direto) Roteador que tenho é um Ax5400 , então passa bem mais que 320mbps...

Obrigado por enquanto pessoal, agora vou descansar porque a cabeça tá explodindo.

Nao tem como colocar o openwrt no R5S oficial, infelizmente nao eh suportado ainda.
duas semanas atrás entrou esse pull aqui:

então logo deve ter suporte oficial.

Tem uma build que um usuario fez, e alguns outros usuarios reportaram que tava funcionando bem:

link direto:

faz um backup antes se ta tudo funcionando e testa essa versão se quiser.

Última edição:

Essa bridge do docker (docket0) ta anexado a ql interface? Experimenta sair removendo TUDO e deixa so o basico msm, interface para WAN e para a LAN. Experimenta desabilita ro synflood tb la na tela do firewall. Apos realizar todas essas mudancas da config, reinicia o openwrt.

Outra coisa, se vc tiver com 2 pcs ai, liga um na WAN e configura a placa de rede dele como 192.168.123.10/24, e na WAN do openwrt vc configura 192.168.123.20/24. Dai nesse pc q ta na WAN vc pode usar o sofrware de servidor do openspeedtest e fazer o speedtest via navegador msm em algum pc q esteja ligado na interface LAN do openwrt.

Experimenta tb trocar a interface para WAN e LAN entre as 3 interfaces disponiveis...

Última edição:
Essa bridge do docker (docket0) ta anexado a ql interface? Experimenta sair removendo TUDO e deixa so o basico msm, interface para WAN e para a LAN. Experimenta desabilita ro synflood tb la na tela do firewall. Apos realizar todas essas mudancas da config, reinicia o openwrt.

Outra coisa, se vc tiver com 2 pcs ai, liga um na WAN e configura a placa de rede dele como 192.168.123.10/24, e na WAN do openwrt vc configura 192.168.123.20/24. Dai nesse pc q ta na WAN vc pode usar o sofrware de servidor do openspeedtest e fazer o speedtest via navegador msm em algum pc q esteja ligado na interface LAN do openwrt.

Experimenta tb trocar a interface para WAN e LAN entre as 3 interfaces disponiveis...
Fala seu Danesh!, Como o Dr está?

Desativei todas interfaces, deixei somente eth0, eth1 e eth2 (wan, lan 1 e lan2), desabilitei o synflood no Firewall,
To sem outro pc agora no momento para fazer o teste via servidor local SpeedTest, mas fiz alguns outros testes, e a velocidade melhora um pouco mas... passa seus 480~520/530 mbps...
Troquei as portas de rede no R5S também.

Vou fazer aquele teste da Firmware dele, tentar colocar aquela beta que o colega acima sugeriu...
Mas tava vendo uns vídeos dele no Youtube, parece que ele perde desempenho mesmo, depois de 2/3 testes seguidos.... e o teste do Iperf-3 parece que ele da entre 550 a 650 mbps... pelo que vi...

Sei lá

Fala seu Danesh!, Como o Dr está?

Desativei todas interfaces, deixei somente eth0, eth1 e eth2 (wan, lan 1 e lan2), desabilitei o synflood no Firewall,
To sem outro pc agora no momento para fazer o teste via servidor local SpeedTest, mas fiz alguns outros testes, e a velocidade melhora um pouco mas... passa seus 480~520/530 mbps...
Troquei as portas de rede no R5S também.

Vou fazer aquele teste da Firmware dele, tentar colocar aquela beta que o colega acima sugeriu...
Mas tava vendo uns vídeos dele no Youtube, parece que ele perde desempenho mesmo, depois de 2/3 testes seguidos.... e o teste do Iperf-3 parece que ele da entre 550 a 650 mbps... pelo que vi...

Sei lá

Opa... to bao... agora sou habitante do pais mais burocratico do mundo (Italia) rsrsrs

bizarro vc estar com essas velocidades baixas... pq nesse video aki o cara consegue 2 gibas facilmente

Pensei aki, sera q o CPU nao esta com temp alta nao? loga no wrt via ssh e roda o comando "sensors". Talvez precisa instalar esse pacote... ve tb se a frequencia do cpu nao esta baixando...
E quanto a fonte, ta usando ql? (voltagem e amperagem)

SQM desligado, e Hardware e Software offloading ligado
Deu uma melhoradinha, bateu seus 650 a 700mbps...
Fiz o teste pelo Iperf entre rede, e não passa mais que 700 mbps... , não deveria passar pelo menos 900 a 950 mbps que é o limite da placa lan gigabyte...

O que não faz sentido é o seguinte, ele tá passando via rede 700mbps, e o uso da CPU dele não está em 50 %... então estaria sobrando... pra passar 950mbps...

recurso-firewall.png

ultimo-teste.png
cara, será q naum é esse sistema naum? mete o openwrt ae

Quando eu usava meu R5S não tinha problema nenhum. No iperf3 eu conseguia ˜950Mbps (ou seja, praticamente enchia a conexão 1Gbps). E na WAN conseguia também o máximo da minha internet (600/300). Tem algo estranho aí...

Aliás, eu usava um build "vanilla" do OpenWrt (ao invés do FriendlyWrt que acho bem "bloated") que eu mesmo fazia do repositório https://github.com/mj22226/openwrt (usava a branch linux-6.1).

estamos falando de qual velocidade dos links?
vai querer somar eles e usar em simultâneo?
vai querer só failover?
vai querer administração completa da rede interna?
qual o $$$ que pretende gastar?
usa rede ethernet 1Gb u 2.5Gb internamente?

de um panorama do que pretende, pq vou falar a real, esse tópico aqui o céu é o limite :limo:
UMA NOVA RESPOSTA

Eu estou lendo sobre o Mikrotik e gostaria de entender se ele faz o balanceamento de carga tendo e links de 500 MEGA cada.
Notei que ele tem configurações para firewall e VPN. Se ele for me atender, eu vi no Allexpress por 398,00 com frete grátis. @dudu1505 o que me diz?

Mikrotik!?!?!?!?! :bem: :bem: :bem: :bem: :eca::eca::eca::eca::eca::eca:
não recomendo de jeito nem um usar mikrotik, parada é pra ser utilizada como router, firewall nele é coisa horrível de se mexer.

Mikrotik!?!?!?!?! :bem: :bem: :bem: :bem: :eca::eca::eca::eca::eca::eca:
não recomendo de jeito nem um usar mikrotik, parada é pra ser utilizada como router, firewall nele é coisa horrível de se mexer.
Então, voltemos as vacas magras... e vamos ampliar o assunto sobre balanceamento de carga com 2 links de BL e falar um pouco sobre o TP-Link ER605. Quem se habilita me dar uma força?

Depende do teu uso, se vc for utilizar só uma internet vai de r4s.

se vc utlizar duas wan que somando dê uns 600 vai de r5s, se for usar duas que somando dê mais, vai de r6s.
E esse R6S é fácil de configurar? Basta procurar ajuda no YouTube ou tem "user's" que podem ajudar? Os meu links somados dão 700 e 900 = 1.5Gb.

Users who are viewing this thread

Voltar