• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Que zika.

Esse é o FriendlyWrt?
Fiquei perdido agora, você instalou agora o Openwrt ou outra versão do Friendly?
última versão do FriendlyWRT, baixei no próprio site do nanopi

Antes tinha a 21 e agora a 23, porém o problema está acontecendo em ambas.

É alguma configuração de Firewall e Nat, porém o que? já tentei deixar tudo permitido no Firewall , ele até funciona , mas ai se eu reiniciar o nanopi, já eras.
 
última versão do FriendlyWRT, baixei no próprio site do nanopi

Antes tinha a 21 e agora a 23, porém o problema está acontecendo em ambas.

É alguma configuração de Firewall e Nat, porém o que? já tentei deixar tudo permitido no Firewall , ele até funciona , mas ai se eu reiniciar o nanopi, já eras.
Tem como colocar o Open?
Já que está tentando de tudo tem que testar. :bem:

Primeira coisa que me veio a cabeça que teve alguns users premiados que a Vivo fibra não funciona nem com reza braba em bridge, mas não parece ser o seu caso, que funcionou com o ax3000.
 
Tem como colocar o Open?
Já que está tentando de tudo tem que testar. :bem:

Primeira coisa que me veio a cabeça que teve alguns users premiados que a Vivo fibra não funciona nem com reza braba em bridge, mas não parece ser o seu caso, que funcionou com o ax3000.
Pois é, funcionou e ele chega a funcionar no NanoPI, acessando via SSH ele, consigo pingar, fazer downloads, tudo certo.

É algum problema alguma config que tá bloqueando a internet pra distribuir via LAN

No Redmi Ax3000, só plugar e colocar PPPOE user e pass, conecta na hora funciona maravilha.

Não sei se da, eu tentei colocar uma última versão 64 bits do Openwrt direto do site deles, porém acho que não consegui instalar a interface Luci gráfica, e acabei voltando pro FriendlyWRT baixado diretamente do site do nanopi, testei 2 versões 21 e 23, acredito que não seja isso e sim alguma configuração.
 
Pois é, funcionou e ele chega a funcionar no NanoPI, acessando via SSH ele, consigo pingar, fazer downloads, tudo certo.

É algum problema alguma config que tá bloqueando a internet pra distribuir via LAN

No Redmi Ax3000, só plugar e colocar PPPOE user e pass, conecta na hora funciona maravilha.

Não sei se da, eu tentei colocar uma última versão 64 bits do Openwrt direto do site deles, porém acho que não consegui instalar a interface Luci gráfica, e acabei voltando pro FriendlyWRT baixado diretamente do site do nanopi, testei 2 versões 21 e 23, acredito que não seja isso e sim alguma configuração.
Roda um "ip r" e posta o resultado aqui, por favor.

Me diz direitinho também quais as interfaces que tão sendo usadas pra cada coisa. Tipo, eth2 é a que tá indo pro modem? eth1 pro switch? eth0 tá só sem uso mesmo?

A sua br-lan tá com dhcp ligado? Os dispositivos conseguem pingar uns aos outros? Eles também conseguem pingar o roteador em si?

Pq sua wan tá com zona de firewall junto com a sua lan?
Como tá a zona de firewall pra sua lan?
 
Pessoal, boa tarde!

Estou quebrando a cabeça aqui a 2 dias e não consigo fazer funcionar, estou com um modem Askey da Vivo em BRIDGE com um NanoPI R5S, rodando OpenWRT friendlywrt-21.02.

A questão é, fiz todo procedimento de autenticação via PPPOE, ele disca, adquiri o IP, Gateway e DNS.
Porém ao tentar navegar nos dispositivos da LAN (meu pc e outros) ele não Pinga nem navega.
Porém, dentro do NanoPI R5S, ele navega, pinga, tudo certo na velocidade contratada.

Tentei alterar configurações de IPV6 (desabilitando ele) no openwrt, Firewall Liberando tudo e nada.

Curiosamente peguei um Redmi ax3000 que tinha aqui parado, e coloquei ele para discar, Voila! funcionou, distribuiu para lan e navegou 100 %, claro ele só adquiriu IPV4 (não seria problema), mas navegou 100%.

Vou deixar algumas prints das configurações, pois não sei mais o que fazer, se algum conseguir me dar uma luz, agradecerei eternamente, pois já perdi até os cabelos com isso kkk.

Lembrando to usando a ETH2 (modem vivo) e ETH1 distribuindo via LAN.

JVnt7R9.png


JVntaDu.png


JVntlob.png


Achei engraçado o mesmo MAC está na BR-LAN ETH1 e ETH2

JVntYNe.png


JVnt0Vj.png


JVnt1ix.png


JVntMlV.png


JVntGKQ.png


JVntXHP.png


JVnthR1.png



Desculpa tantas imagens, não sei como copiar e colar via shell as configurações

Obrigado a todos.
Cara essa parada ai de quando reinicia para de navegar. Passei por isso na primeira vez que instalei o openwrt no proxmox. Tipo eu uso as porta em passthrough nele, adicionava normal elas e depois criava um virtual para as vm. Quando reiniciava por algum motivo o eth0 digamos que era porta 1 do router eth1 porta 2 e eth3 3 a virtual no proxmox. Ai quando reiniciava a porta virtual virava eth0 kkk não sei como e em nano pi mas já é uma dica do que pode ser o problema
 
Roda um "ip r" e posta o resultado aqui, por favor.

Me diz direitinho também quais as interfaces que tão sendo usadas pra cada coisa. Tipo, eth2 é a que tá indo pro modem? eth1 pro switch? eth0 tá só sem uso mesmo?

A sua br-lan tá com dhcp ligado? Os dispositivos conseguem pingar uns aos outros? Eles também conseguem pingar o roteador em si?

Pq sua wan tá com zona de firewall junto com a sua lan?
Como tá a zona de firewall pra sua lan?

root@FriendlyWrt:~# ip r
default via 187.115.211.232 dev pppoe-WANVIVO proto static metric 20
187.115.211.232 dev pppoe-WANVIVO proto kernel scope link src 177.97.80.157
192.168.0.0/24 dev br-lan proto kernel scope link src 192.168.0.1

eth1 (Vai pro SWITCH seria uma LAN digamos)
eth2 (link da vivo fibra em pppoe)

A eth0 está sem uso

br-lan DHCP ativado do 192.168.0.100 até 192.168.0.254
Sim pingam um aos outros e conseguem pingar o roteador

Pq sua wan tá com zona de firewall junto com a sua lan?
Não sei te dizer
O firewall está assim as configs

JVT1MP4.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

root@FriendlyWrt:~# ip r
default via 187.115.211.232 dev pppoe-WANVIVO proto static metric 20
187.115.211.232 dev pppoe-WANVIVO proto kernel scope link src 177.97.80.157
192.168.0.0/24 dev br-lan proto kernel scope link src 192.168.0.1

eth1 (Vai pro SWITCH seria uma LAN digamos)
eth2 (link da vivo fibra em pppoe)

A eth0 está sem uso

br-lan DHCP ativado do 192.168.0.100 até 192.168.0.254
Sim pingam um aos outros e conseguem pingar o roteador

Pq sua wan tá com zona de firewall junto com a sua lan?
Não sei te dizer
O firewall está assim as configs

JVT1MP4.png
To achando engraçado o seguinte, se eu clico em reiniciar no PPPOE ele volta a funcionar , mas se eu reiniciar o roteador, ele conecta mas não passa internet para a lan, e só fica no roteador
Forçando ela a reconectar tipo reinciando o pppoe, ele as vezes funciona, começa a passar internet para a lan.
 
Última edição:
To achando engraçado o seguinte, se eu clico em reiniciar no PPPOE ele volta a funcionar , mas se eu reiniciar o roteador, ele conecta mas não passa internet para a lan, e só fica no roteador
Forçando ela a reconectar tipo reinciando o pppoe, ele as vezes funciona, começa a passar internet para a lan.
Ah, teve alguém com um problema parecido, se não me engano ele só fez uma gambiarra pra reiniciar a interface depois do boot e ficou nisso mesmo, acho que nunca chegou a descobrir o pq desse problema.
 
root@FriendlyWrt:~# ip r
default via 187.115.211.232 dev pppoe-WANVIVO proto static metric 20
187.115.211.232 dev pppoe-WANVIVO proto kernel scope link src 177.97.80.157
192.168.0.0/24 dev br-lan proto kernel scope link src 192.168.0.1

eth1 (Vai pro SWITCH seria uma LAN digamos)
eth2 (link da vivo fibra em pppoe)

A eth0 está sem uso

br-lan DHCP ativado do 192.168.0.100 até 192.168.0.254
Sim pingam um aos outros e conseguem pingar o roteador

Pq sua wan tá com zona de firewall junto com a sua lan?
Não sei te dizer
O firewall está assim as configs

JVT1MP4.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


To achando engraçado o seguinte, se eu clico em reiniciar no PPPOE ele volta a funcionar , mas se eu reiniciar o roteador, ele conecta mas não passa internet para a lan, e só fica no roteador
Forçando ela a reconectar tipo reinciando o pppoe, ele as vezes funciona, começa a passar internet para a lan.
O que achei estranho é no seu ip r a conexao pppoe estar metric 20 sendo que ela é principal. Cara tenta isso, no eth0 nas configuração desmarca a opção "use roteador padrao" e na parte configuração de firewall deixa como unspecified não sei como como ta ai mas é a primeira opção. Na inferface wanvivo, la em configurações de firewall desmarca o WANVIVO e deixa só wan. Salva e aplica reinicia o router vê se ta navegando
 
O que achei estranho é no seu ip r a conexao pppoe estar metric 20 sendo que ela é principal. Cara tenta isso, no eth0 nas configuração desmarca a opção "use roteador padrao" e na parte configuração de firewall deixa como unspecified não sei como como ta ai mas é a primeira opção. Na inferface wanvivo, la em configurações de firewall desmarca o WANVIVO e deixa só wan. Salva e aplica reinicia o router vê se ta navegando
Tentei fazer , removi a metric 20 do PPPOE (eth2) , desmarquei no eth0 roteador padrão (apesar que não uso essa porta, tentei alterar o firewall para não especificado na eth1 e eth2

nada... tudo igual

Engraçado que se eu deixo uns 30/40 minutos desligado o nanopi e ligo ele navega, ai se for reiniciar ele da pau e não navega...

JVuxZuV.png


JVuxs8x.png


JVuxDZP.png


JVuxtwB.png


Não sei mais o que fazer , só me resta chamar um padre.

Aproveitando
A nível de curiosidade, da pra rodar OPENWRT puro no NanoPI R5S? tentei instalar um pelo navegador mesmo, fazendo upload da img, mas depois não consegui acessar a interface grafica dele.

Dai tive que voltar pro Friendly

Ou daria pra por um Pfsense? ou algum outro?
Tenho pouquíssima experiência com esses nanopi.
 
Aproveitando
A nível de curiosidade, da pra rodar OPENWRT puro no NanoPI R5S? tentei instalar um pelo navegador mesmo, fazendo upload da img, mas depois não consegui acessar a interface grafica dele.
Sim, todo o openwrt puro no meu, porém fiz minha própria build pq o r5s ainda não tava no upstream.
Acho que agora tem ele nas versões snapshot.
 
Tentei fazer , removi a metric 20 do PPPOE (eth2) , desmarquei no eth0 roteador padrão (apesar que não uso essa porta, tentei alterar o firewall para não especificado na eth1 e eth2

nada... tudo igual

Engraçado que se eu deixo uns 30/40 minutos desligado o nanopi e ligo ele navega, ai se for reiniciar ele da pau e não navega...

JVuxZuV.png


JVuxs8x.png


JVuxDZP.png


JVuxtwB.png


Não sei mais o que fazer , só me resta chamar um padre.

Aproveitando
A nível de curiosidade, da pra rodar OPENWRT puro no NanoPI R5S? tentei instalar um pelo navegador mesmo, fazendo upload da img, mas depois não consegui acessar a interface grafica dele.

Dai tive que voltar pro Friendly

Ou daria pra por um Pfsense? ou algum outro?
Tenho pouquíssima experiência com esses nanopi.
Na wanvivo você deixa assim
Screenshots-2024-03-06-04-52-27.png

Ai voce vai em network> firewall e coloca assim
Screenshots-2024-03-06-04-53-08.png

Screenshots-2024-03-06-04-54-41.png


Screenshots-2024-03-06-04-55-07.png

Cara por algum motivo teu openwrt ta tendo algum conflito. Em ultimo caso você instala o pacote policy based route luci-app-pbr, você coloca o ip do seu pc e marca sua wan pppoe para forçar a conexão e no seu pc coloca manualmente algum dns. Se o seu switch for gerenciavel confere as config dele também, primeiramente eu testaria cabo direto do router para o pc.
Screenshots-2024-03-06-05-15-01.png

Foda que estou sem pc no momento se não te ajudava melhor, pelo cel é osso
 
Última edição:
To achando engraçado o seguinte, se eu clico em reiniciar no PPPOE ele volta a funcionar , mas se eu reiniciar o roteador, ele conecta mas não passa internet para a lan, e só fica no roteador
Forçando ela a reconectar tipo reinciando o pppoe, ele as vezes funciona, começa a passar internet para a lan.
Por acaso tua internet é Vivo Fibra? Se sim tive um problema similar (mas um pouco diferente) com o PPPoE do OpenWrt não conectar na reinicialização do Mitrastar em modo bridge quando eu tive Vivo ano passado (ver o relato do meu problema aqui). Consegui resolver, ver detalhes da minha solução nesse meu post aqui (mas em resumo, era alguma coisa no Mitrastar da Vivo).
 
Por acaso tua internet é Vivo Fibra? Se sim tive um problema similar (mas um pouco diferente) com o PPPoE do OpenWrt não conectar na reinicialização do Mitrastar em modo bridge quando eu tive Vivo ano passado (ver o relato do meu problema aqui). Consegui resolver, ver detalhes da minha solução nesse meu post aqui (mas em resumo, era alguma coisa no Mitrastar da Vivo).
Em umas das postagem ele falou que só a lan para de navegar, mas o router ainda continua pingando. Deve ser alguma config que está bugando ou não salva kkk mas como nunca usei nano pi não sei kkk
 
Em umas das postagem ele falou que só a lan para de navegar, mas o router ainda continua pingando. Deve ser alguma config que está bugando ou não salva kkk mas como nunca usei nano pi não sei kkk
Positivo, é alguma configuração certamente, porque no roteador ela continua navegando, pingando, velocidade cheia , tudo certo.
Só que ela para de transmitir pra LAN.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda acho melhor ele tentar instalar o OpenWrt antes de explodir a cabeça de vez. rsrsrs
Será que consigo baixar ele no site oficial? e os drivers do NanoPI será que vem tudo junto? entendo quase nada disso rsrs.
 
Na wanvivo você deixa assim
Screenshots-2024-03-06-04-52-27.png

Ai voce vai em network> firewall e coloca assim
Screenshots-2024-03-06-04-53-08.png

Screenshots-2024-03-06-04-54-41.png


Screenshots-2024-03-06-04-55-07.png

Cara por algum motivo teu openwrt ta tendo algum conflito. Em ultimo caso você instala o pacote policy based route luci-app-pbr, você coloca o ip do seu pc e marca sua wan pppoe para forçar a conexão e no seu pc coloca manualmente algum dns. Se o seu switch for gerenciavel confere as config dele também, primeiramente eu testaria cabo direto do router para o pc.
Screenshots-2024-03-06-05-15-01.png

Foda que estou sem pc no momento se não te ajudava melhor, pelo cel é osso
Vou tentar , esse seu é Openwrt versão pura? oficial?

vou tentar instalar de novo a versão oem.
 
Vou tentar , esse seu é Openwrt versão pura? oficial?

vou tentar instalar de novo a versão oem.
Use custom DNS servers usa em lan e não na wan, pois quem repassa o DHCP e a lan.
O servidor DHCP é a lan quem faz
 
Vou tentar , esse seu é Openwrt versão pura? oficial?

vou tentar instalar de novo a versão oem.
Feito essa config, e nada resultou, ele funciona na hora tudo certo, e depois se eu reinicio ele para...

mas no router continua funcionando... sei lá o que fazer, o problema é no openwrt, tentei fazer tudo que é configuração de Firewall, allow all, fiz do jeito que você mandou, conferi um por um, desativei, e ativei IPV6 , incrível nada funciona

E no roteador, reiniciei , deu 10 segundos ele conecta PPPOE e tem internet dentro dele, pinga, wget, speedtest tudo perfeito.

Já tentei resetar, e fazer tudo do 0, acontece a mesma coisa, tentei com 2 versões diferentes de Imagem 21 e 23.

Não tentei instalar o OpenWRT puro, pois não sou tão entendido, mas vou dar uma olhada na possibilidade e fazer isso...

Realmente se eu não precisasse desse nanopi r5s + o openwrt, já tinha abandonado e ido pra um roteador FRIENDLY de verdade TP-Link Friendly kkkkkk, porque ai esse Friendly deveria se chamar EnemyWRT

O Problema que tenho quase 100 dispositivos (iot) casa inteligente, cameras ips, Dvr, tv box etc, e tudo está definido por IP fixo atrelado a MAC no openwrt...

Porque um roteador normal (TP-Link, Xiaomi, D-Link etc) não aguentam tantos devices conectados, e nem tem capacidade de gerenciamento de tantos IPs Fixos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Use custom DNS servers usa em lan e não na wan, pois quem repassa o DHCP e a lan.
O servidor DHCP é a lan quem faz
Fiz isso e nada mudou!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ae pessoal!, Consegui instalar o OPENWRT puro, interface luci e tal, fiz a config e deu certo, era a m**** do friendlywrt bugado/bixado, agora vou fazer as configs de novo

Obrigado a todos time. Em especial ao.

_Piccini_

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda acho melhor ele tentar instalar o OpenWrt antes de explodir a cabeça de vez. rsrsrs
Deu certo, instalei aqui, deu tudo certo, era o Enemywrt bugado.

Muito obrigado.
 
Última edição:
Pra quem quiser se aventurar com o OPNsense nos ARMs da vida: reparei que o yrzr.tk, site que mantinha builds não-oficiais, saiu do ar.

Consegui falar com o dev pelo GitHub. Aparentemente é algum problema com a hospedagem e o domínio dele. O site caiu e dificilmente voltará logo, segundo ele.

Enquanto isso, os builds continuam sendo disponibilizados aqui: https://github.com/yrzr/opnsense-tools/releases.



Mudando de assunto. Testei o Tailscale pela primeira vez aqui. É surreal como conseguiram implementar o WireGuard de uma maneira tão simples e elegante. Exposição de hosts com DDNS + redirecionamento de porta nunca mais! Funciona perfeitamente no OpenWrt. Configurando o subnet router no OpenWrt, consigo ter acesso à minha rede doméstica inteira, mesmo não estando em casa. A configuração não levou nem 20 minutos.

Fica a dica: https://openwrt.org/docs/guide-user/services/vpn/tailscale/start.
 
Pra quem quiser se aventurar com o OPNsense nos ARMs da vida: reparei que o yrzr.tk, site que mantinha builds não-oficiais, saiu do ar.

Consegui falar com o dev pelo GitHub. Aparentemente é algum problema com a hospedagem e o domínio dele. O site caiu e dificilmente voltará logo, segundo ele.

Enquanto isso, os builds continuam sendo disponibilizados aqui: https://github.com/yrzr/opnsense-tools/releases.



Mudando de assunto. Testei o Tailscale pela primeira vez aqui. É surreal como conseguiram implementar o WireGuard de uma maneira tão simples e elegante. Exposição de hosts com DDNS + redirecionamento de porta nunca mais! Funciona perfeitamente no OpenWrt. Configurando o subnet router no OpenWrt, consigo ter acesso à minha rede doméstica inteira, mesmo não estando em casa. A configuração não levou nem 20 minutos.

Fica a dica: https://openwrt.org/docs/guide-user/services/vpn/tailscale/start.
Uso o tailscale há uns anos já, realmente é um excelente serviço.
 
Feito essa config, e nada resultou, ele funciona na hora tudo certo, e depois se eu reinicio ele para...

mas no router continua funcionando... sei lá o que fazer, o problema é no openwrt, tentei fazer tudo que é configuração de Firewall, allow all, fiz do jeito que você mandou, conferi um por um, desativei, e ativei IPV6 , incrível nada funciona

E no roteador, reiniciei , deu 10 segundos ele conecta PPPOE e tem internet dentro dele, pinga, wget, speedtest tudo perfeito.

Já tentei resetar, e fazer tudo do 0, acontece a mesma coisa, tentei com 2 versões diferentes de Imagem 21 e 23.

Não tentei instalar o OpenWRT puro, pois não sou tão entendido, mas vou dar uma olhada na possibilidade e fazer isso...

Realmente se eu não precisasse desse nanopi r5s + o openwrt, já tinha abandonado e ido pra um roteador FRIENDLY de verdade TP-Link Friendly kkkkkk, porque ai esse Friendly deveria se chamar EnemyWRT

O Problema que tenho quase 100 dispositivos (iot) casa inteligente, cameras ips, Dvr, tv box etc, e tudo está definido por IP fixo atrelado a MAC no openwrt...

Porque um roteador normal (TP-Link, Xiaomi, D-Link etc) não aguentam tantos devices conectados, e nem tem capacidade de gerenciamento de tantos IPs Fixos...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fiz isso e nada mudou!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ae pessoal!, Consegui instalar o OPENWRT puro, interface luci e tal, fiz a config e deu certo, era a m**** do friendlywrt bugado/bixado, agora vou fazer as configs de novo

Obrigado a todos time. Em especial ao.

_Piccini_

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Deu certo, instalei aqui, deu tudo certo, era o Enemywrt bugado.

Muito obrigado.
Shooow :yeah:
 
então, to na duvida daonde postar esse video aqui na area de redes, tecnicamente é sobre "alta performance" :limo::limo::limo::limo::limo:
 
então, to na duvida daonde postar esse video aqui na area de redes, tecnicamente é sobre "alta performance" :limo::limo::limo::limo::limo:

Caramba, kkkkk, sim hoje qualquer Roteador é Dual Core 1 ghz com 128 ou 256 mb de ram rsrsrs

Época boa era os D-link DI-524 com 4mb de ram kkkkk ou os famosos Linksys wrt54g, que rodavam dd-wrt com seus 8 ou 16 mb de ram....

Hoje em dia, tem roteador Wifi6e com 2gb de ram e arm quad core 2 ghz... kkkkkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo