[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Eu faria o ajuste manual do irq e das queues, botar cada coisa em um núcleo.

Vcs? Ele né kkkkkkk

Ta doido, eu nunca meteria um regra de firewall de "10 anos atrás" que eu nem lembro o que faz em um sistema diferente kkkkk

Para mim a logica é assim:

Instala as coisas de acordo com a documentação na config default, não gostou de algo da config default ou ela não te atende ou vc acha que esta errado? Ai vai la e ajusta o necessário kkk
A27HBJL.jpg

Enquanto não chega o adaptador UE300, desenterrei um Dell Dock Station aqui que tinha porta ethernet e fiz a configuração do RPi4 pra OpenWRT.
Aparentemente está funcionando bem. Já ativei o adguard e o irq.

Boa tarde amigo. Como conseguiu balancear a carga nos cores? Tenho 1gb e nao consigo fazer esse balance direitinho (assin, nao conseguindo a velo maxima)
. Poderia explicar? Tá usando qual img? Obrigado.
Provavelmente ele fez o ajuste manual como eu sugeri.

Como vocês estão configurando o overhead e MPU do SQM?
Conforme a documentação do openwrt, ou seja, ethernet com o Per Packet Overhead setado em 44.

5o5Rgcx.png

Boa tarde amigo. Como conseguiu balancear a carga nos cores? Tenho 1gb e nao consigo fazer esse balance direitinho (assin, nao conseguindo a velo maxima)
. Poderia explicar? Tá usando qual img? Obrigado.
to usando a img que a orange oferece
so instalei o pacote irqbalance
e fui no terminal digitei isto
uci set irqbalance.irqbalance.enabled='1'
uci set network.globals.packet_steering='1'
uci commit irqbalance
uci commit network
e deu reboot

tentei usar /etc/config/irqbalance so que não fui da isto "/etc/config/irqbalance: Permission denied" não sei se é este comando so tenho salvo no bloco de notas
vou da uma pesquisada

Provavelmente ele fez o ajuste manual como eu sugeri.

Conforme a documentação do openwrt, ou seja, ethernet com o Per Packet Overhead setado em 44.

5o5Rgcx.png
Eu vi algumas informações conflitantes na documentação.
Alguns lugares falando para 44, outros falando em 18 ou 22 para modens DOCSIS (tipo da claro).

Eu vi algumas informações conflitantes na documentação.
Alguns lugares falando para 44, outros falando em 18 ou 22 para modens DOCSIS (tipo da claro).
aHycuwp.png

Seta, testa e qualquer coisa muda rsrsrs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

to usando a img que a orange oferece
so instalei o pacote irqbalance
e fui no terminal digitei isto
uci set irqbalance.irqbalance.enabled='1'
uci set network.globals.packet_steering='1'
uci commit irqbalance
uci commit network
e deu reboot

tentei usar /etc/config/irqbalance so que não fui da isto "/etc/config/irqbalance: Permission denied" não sei se é este comando so tenho salvo no bloco de notas
vou da uma pesquisada
Preferi fazer o ajuste manual do que usar IRQ balance, ele fica fazendo o roteador ficar com ping instável.

aHycuwp.png

Preferi fazer o ajuste manual do que usar IRQ balance, ele fica fazendo o roteador ficar com ping instável.
Eu setei os 2 A72 pra queue. Como é mesmo que coloca o IRQ manual?

aHycuwp.png

Fazer manualmente eu não me lembro como faz, então eu usei o pacote irq
Mais passa aí como faz manualmente

Eu setei os 2 A72 pra queue. Como é mesmo que coloca o IRQ manual?

Fazer manualmente eu não me lembro como faz, então eu usei o pacote irq
Mais passa aí como faz manualmente
Use o comando ''grep eth /proc/interrupts'' para pegar os números do IRQ:

QuUS1Oz.png

Da para ver ai na imagem os números do IRQ e a qual eth eles pertencem.

Ai vamos aos comandos:

## IRQ do eth0 no core 0 ##
echo 1 > /proc/irq/31/smp_affinity

## IRQ do eth1 no core 1 ##
echo 2 > /proc/irq/88/smp_affinity

## Queues do eth0 no core 2 ##
echo 4 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do eth1 no core 3 ##
echo 8 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus

OBS: Não sei se no orange pi tem dois IRQ, ou seja, um para cada eth pois no orange uma das placas é ligada via usb, já no nano r4s uma é ligada direto no chip e a outra é via pcie.

Use o comando ''grep eth /proc/interrupts'' para pegar os números do IRQ:

QuUS1Oz.png

Da para ver ai na imagem os números do IRQ e a qual eth eles pertencem.

Ai vamos aos comandos:

## IRQ do eth0 no core 0 ##
echo 1 > /proc/irq/31/smp_affinity

## IRQ do eth1 no core 1 ##
echo 2 > /proc/irq/88/smp_affinity

## Queues do eth0 no core 2 ##
echo 4 > /sys/class/net/eth0/queues/rx-0/rps_cpus

## Queues do eth1 no core 3 ##
echo 8 > /sys/class/net/eth1/queues/rx-0/rps_cpus

OBS: Não sei se no orange pi tem dois IRQ, ou seja, um para cada eth pois no orange uma das placas é ligada via usb, já no nano r4s uma é ligada direto no chip e a outra é via pcie.
YVzVp9c.jpeg

acho melhor deixa com esta né kkkkk

YVzVp9c.jpeg

acho melhor deixa com esta né kkkkk

Como eu coloquei no OBS, ou seja, porque no orange o segundo eth é via usb ele não tem IRQ. É mesma coisa do nanopi r2s e r2c, segue um teste do gringo fazendo ajustes manuais na afinidade do cpu do r2c que é = ao r1 plus lts:

Como eu coloquei no OBS, ou seja, porque no orange o segundo eth é via usb ele não tem IRQ. É mesma coisa do nanopi r2s e r2c, segue um teste do gringo fazendo ajustes manuais na afinidade do cpu do r2c que é = ao r1 plus lts:

fiz isto só que eu não desinstalei o pacote irqbalance depois faço o teste sem o irqbalance

EBTeHyR.jpeg

testei ficou meio mais ou menos

dLkDmJr.png
eKUfOAo.jpeg
qrjF7Z0.jpeg

acho que tava melhor com o pacote irqbalance

Última edição:
SD Sandisk Extreme 64gb testado no leitor 3.0 da Ugreen.
jMjYovJ.png

Não vou testar o Extreme pro 32gb agora pois o mesmo está rodando no nanopi. Em breve quem sabe.

não ficou bom
vou ver se reverto isto
vzWuWEx.jpeg

ficou assim o uso do cpu
vou ver se melhoro isto

AfbFk4Q.png

Última edição:
consegui melhora
quando o núcleo 3 pega ate 95% mais divide a carga para o núcleo 2 e 1

V8tnAzH.png

consegui melhora
quando o núcleo 3 pega ate 95% mais divide a carga para o núcleo 2 e 1

V8tnAzH.png
O melhor é dividir certinho a carga
Mais acho que não tem como sempre vai ter um que vai bater os 90%

Última edição:
Muita treta essa parada de divisao das cargas.
Nao sei o que rola.. se é o orange com essa ethernet via usb, se sao as configs de irq ou soft_irq
Meti o ax3000 chines aqui no modem e foi 1gb de primeira. Acredito que o hardware do orange seja melhor que o ax3000.
Valeu

Muita treta essa parada de divisao das cargas.
Nao sei o que rola.. se é o orange com essa ethernet via usb, se sao as configs de irq ou soft_irq
Meti o ax3000 chines aqui no modem e foi 1gb de primeira. Acredito que o hardware do orange seja melhor que o ax3000.
Valeu
Depende para ser sincero, porque como da para ver aqui existem várias opções para fazer o balanceamento de carga, tanto no automático com packet steering + pacote irqbalance ou fazer manualmente.

O problema do orange é essa placa usb que provavelmente existe uma outra maneira de conseguir ajustar corretamente o balanceamento de carga dela, eu não sei qual é pois eu não pesquisei sobre isso no fórum do openwrt já que eu não possuo um aparelho desse! Assim como nano r4s, o orange tem um tópico só sobre ele la e te garanto que la vai ter algo quanto a balancear a carga corretamente! Assim como eu, discutindo com um gringo fomos verificando o balanceamento de carga no r4s para quem quer usar docker + sqm.

Tu conseguiu trocar para o sistema do fabricante? Ou ainda está em snapshot da vida?

Amigo tenho um apliance x86 com um atom quad core, você conseguiria me ajudar a fazer o balanceamento de cargas, vi que você tinha ajudado o nosso outro colega porem ao digitar o comando aparecem mais do 2 no caso 4 aí fiquei com medo de mexer e piorar kkk, tenho 500/150 uso ppoe para autenticação e junto do sqm satura muito um núcleo

Amigo tenho um apliance x86 com um atom quad core, você conseguiria me ajudar a fazer o balanceamento de cargas, vi que você tinha ajudado o nosso outro colega porem ao digitar o comando aparecem mais do 2 no caso 4 aí fiquei com medo de mexer e piorar kkk, tenho 500/150 uso ppoe para autenticação e junto do sqm satura muito um núcleo
Como assim 4? 4 o que? 4 irq? Tem quantas portas ethernet no seu x86? Tira um print!

Users who are viewing this thread

Voltar