Eu discordo, acho que o armazenamento sendo removível traz mais muito mais vantagens do que desvantagens.
Como eu já falei aqui, vc tendo mais de um cartão SD o que não é grandes coisas devido ao preço que tu consegue comprar um classe 10... Vc sempre vai ter um backup do roteador configurado na palma da mão que vc pode fazer o swap a qualquer momento e é um backup garantido! Já que sabemos muito bem que os arquivos de configuração tem vezes que não restauram corretamente. Lembro do
@Arris falando no tópico da mikrotik que a RB dele tinha dado alguma zica e que mesmo restaurando os arquivos de configuração, não adiantava e ele teve que reconfigurar do zero? Se não me falha a memória foi isso mesmo.
Outro bom motivo é capacidade de vc testar mais de um sistema, build, configuração e etc(o que for), facilmente sem afetar a sua configuração estável! Ao exemplo meu mesmo, aonde eu voltei com o meu cartão principal e estava tudo 100% do jeito que eu havia deixado alguns dias atrás, sendo que até ontem eu estava com um cartão secundário testando uma build nova que eu fiz do friendlywrt removendo os drivers de adaptadores usb, e instalando o unbound + adguard home no lugar do adblock do openwrt + https-dns-proxy...
E hoje pretendo fazer uma build do github do francês para verificar umas diferenças e como eu estou entusiasmado em futucar com o openwrt, esse sistema de armazenamento removível é perfeito para quem está apreendendo ou para quem tem interesse em aprender outras ferramentas, configs, possibilidades e etc.
Outro bom motivo, é que um chip de memória interna tem sempre chance de morrer o que seria um porre para arrumar, agora se o cartão sd morrer? Facilmente vc trocar por outro.
A questão do post acima é um cartão SD de classe muito inferior sendo utilizado, o que o fabricante do nano diz não ser o correto, ou seja, um cartão SD que não respeita os requisitos.
De qualquer forma o ultimo nanopi feito pela friendlyelec, eles adicionaram armazenamento eMMC interno:
NanoPi R2C Plus,Rockchip RK3328,Quad-core Cortex-A53
www.friendlyelec.com