[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
@dasilvaj4 Lembra daquele erro que deu quando tu subiu o ISP-Checker, no shell? Se usar o parâmetro "COMPOSE_HTTP_TIMEOUT=300" antes do comando "docker-compose up -d", aquele erro não acontece, no caso naquele dia tu usou o make file, portanto tem que editar o make file e colocar esse paramento aonde ele chama o comando "docker-compose up -d".
Lembro sim do erro, muito bom então, não sabia que existia esse parâmetro

Azar.... O cabo que me atravessa a casa levando internet pra um dos APs tá com problema.... Tá caindo de 1000Mbps pra 100Mbps, ou as vezes nem estabiliza em 1000Mbps, vai direto pra 100Mbps.

Vou trocar as pontas e orar pra resolver, se precisar trocar o cabo to na merda...

instalei denovo ADH e agora esta iniciando junto com o sistema
levei mais ou menos uns 3 minutos para instala e configura
mais não sei que eu fiz para iniciar junto com o sistema sem problemas

esta é a regra que eu peguei e não sabia que servia
bem ta ai
Para garantir que todo o tráfego de DNS passe pelo seu principal resolução de DNS. Você pode impor isso através de iptables/firewall.
iptables -t nat -A PREROUTING -i br-lan -p tcp --dport 53 -j DNAT --to 192.168.1.1:53
iptables -t nat -A PREROUTING -i br-lan -p udp --dport 53 -j DNAT --to 192.168.1.1:53

na pratica é para redirecionar todo o trafico para a dns que pode ser para AGH ou qualquer outra dns que esteja usando

765OeqS.png
Eu fui exatamente ai. E durante as minhas tentativas não foi criado nada. Só em Network que tem 3 redes criadas lá, mas já estava lá desde que montei esse cartão de memória.

Estava fazendo todo esse processo pela própria página web, vou no caminho: Docker> container > add. La tem uma parte gráfica que faz tudo acontecer, em vez de ter que aprender precisamente a linguagem de programação, mas por algum motivo essa interface gráfica desse docker instalado no FriendlyWrt é bugado.

Cara, tem que parar, ler e ver como funciona... Esse esquema que as pessoas praticam de sair fazendo as coisas que eles nunca fizeram, sem ler e entender o manual(documentação), não funciona em coisas complexas de TI!

Em 5 min lendo o github e outros links que eles fornecem eu fiz funcionar \/

Eu iria aqui:

765OeqS.png

Nessas 3 paginas, e apagaria qualquer coisa que tu fez ai para depois seguir abaixo \/

1 - Primeiro criei peguei o código do docker compose do github, igual eu mostrei no print:

KD4jWaj.png

2 - Salvei ele um arquivo de nome docker-compose.yml:

3 - Editei o caminho aonde ele vai salvar os arquivos dele:

MbK7tZW.png

4 - Subi o arquivo docker-compose.yml para o NanoPi R4S usando o winscp:

seM8sWw.png

5 - Loguei no shell e usei o comando CD para ir para essa pasta aonde está o arquivo docker-compose.yml e rodei o comando: COMPOSE_HTTP_TIMEOUT=300 docker-compose up -d

QM4o9RO.png

6 - Conferi na interface se subiu o container:

QspeTYw.png

7 - Rodando:

EYxRjoo.png

Mais recomendo escolher a pasta aonde vai salvar corretamente, aquele caminho que eu usei no arquivo foi só para testar. Se bobear é até bom usar um pendrive, assim tu não corre o risco de perder os arquivos?

@dasilvaj4 Lembra daquele erro que deu quando tu subiu o ISP-Checker, no shell? Se usar o parâmetro "COMPOSE_HTTP_TIMEOUT=300" antes do comando "docker-compose up -d", aquele erro não acontece, no caso naquele dia tu usou o make file, portanto tem que editar o make file e colocar esse paramento aonde ele chama o comando "docker-compose up -d".

Pois bem, então agora eu fiz exatamente da mesma forma que tu fez, os mesmo caminhos, sem tirar nem uma vírgula do lugar, E agora quando vou acionar aquele último código no shell da o erro: -bash: docker-compose: command not found

Acho que o urubu ca

Eu fui exatamente ai. E durante as minhas tentativas não foi criado nada. Só em Network que tem 3 redes criadas lá, mas já estava lá desde que montei esse cartão de memória.

Estava fazendo todo esse processo pela própria página web, vou no caminho: Docker> container > add. La tem uma parte gráfica que faz tudo acontecer, em vez de ter que aprender precisamente a linguagem de programação, mas por algum motivo essa interface gráfica desse docker instalado no FriendlyWrt é bugado.

Pois bem, então agora eu fiz exatamente da mesma forma que tu fez, os mesmo caminhos, sem tirar nem uma vírgula do lugar, E agora quando vou acionar aquele último código no shell da o erro: -bash: docker-compose: command not found

Acho que o urubu ca
É urubu não, é pressa e falta de atenção...

O que eu falei nesse post? No final?

Tem que instalar o que?

Refiz as pontas do cabo, voltou a linkar em 1000Mbps, acho que um dos plugues estava com defeito.

Meu NanoPi R4S não foi taxado, já foi direcionado de Curitiba aqui para São Paulo, deve chegar na segunda! :vish:

É aquele minipc\roteador x86 do aliexpress, só que vendido nos EUA a um preço bem salgado pelo que deu para ver, quase 400 dólares o de 8gb + 256 gb ssd, na amazon lul

Eu acho que atualmente esse mini pc ai e o nanopi r4s são os melhores custo x beneficio disparados para quem quer um excelente roteador de alta performance e capacidade e que usa bem pouca energia.

É aquele minipc\roteador x86 do aliexpress, só que vendido nos EUA a um preço bem salgado pelo que deu para ver, quase 400 dólares o de 8gb + 256 gb ssd, na amazon lul

Eu acho que atualmente esse mini pc ai e o nanopi r4s são os melhores custo x beneficio disparados para quem quer um excelente roteador de alta performance e capacidade e que usa bem pouca energia.
Pra 1gb o nanopi é show mesmo. Além de bonito é minimalista kkkk

Acredita q até hoje as 2 fontes de 5v4A q eu comprei não chegaram no Brasil? Sei lá oq houve

E o cabo voltou a dar problema, caiu pra 100Mbps.

Usei o testador de cabo e deu problema no pino 5. Pelo que vi esse pino não é usado em 100Mbps, somente 1000Mbps.

Quero ver o role pra trocar esse cabo, atravessa a casa inteira no telhado....

Pra 1gb o nanopi é show mesmo. Além de bonito é minimalista kkkk
Fora que o openwrt é um sistema tão flexível, completo e sempre atualizado com features novas... Enquanto alguns outros sistemas demoram um tempão para trazer features importantes novas e vc fica a mercê dos donos do sistema, enquanto no open source do openwrt tu faz o que vc quiser e da maneira que quiser, apenas limitado pelo seu conhecimento, esforço e etc.

Única coisa que falta para o nanopi ficar perfeito aqui é apenas o release estável 22.0X do openwrt! Ai fica perfeito :D

Coloquei um cooler no Orange

0kUobwD.jpeg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Peguei o cooler de notebook e com ajuda do meu irmão montamos o cooler com um controlado e voltagem para não fica todo o tempo 100% de uso do cooler

Para deixar registrado aqui: não recomendo o uso de adaptadores USB 3.0/ethernet com chipset AX88179 no RPi4.
Bastante instáveis, chegam a reiniciar o dispositivo. No próprio forum do OpenWRT existem vários relatos.

É urubu não, é pressa e falta de atenção...

O que eu falei nesse post? No final?

Tem que instalar o que?
Agora sim eu fiz todo o processo. E tá dando um erro, vejo:
1622-BF72-007-E-4-D13-B34-B-03-E292-B444-D9.jpg

Durante o processo eu observei que ele usou 99% da memória disponivel (3,75Gb). E foi bem demorado, cerca de 40 minutos para fazer todos downloads e extrair, até chegar nessa mensagem de erro.

Demorou assim também quando tu fez? E esse processo normal sugar muitos recursos do roteador?

Faz 10 minutos que terminou o processo e continua com o consumo de 99% de memória.

Durante o processo eu observei que ele usou 99% da memória disponivel (3,75Gb). E foi bem demorado, cerca de 40 minutos para fazer todos downloads e extrair, até chegar nessa mensagem de erro.

Demorou assim também quando tu fez? E esse processo normal sugar muitos recursos do roteador?

Faz 10 minutos que terminou o processo e continua com o consumo de 99% de memória.
O seu cartão SD é muito lento pra ser executado os comandos em 300 segundos, aumente esse tempo pra remover esse erro ;)

40 min? Porra... Aqui não demorou 5 lul

Para ser mais preciso, olha o gif que acabei de fazer, 2 min e 30 segundos o tempo que demorou:

rZE0aOy.gif

Que cartão sd que tu ta usando?

Quando a memória, é só cache do openwrt não uso real:

UNOxsas.png

O seu cartão SD é muito lento pra ser executado os comandos em 300 segundos, aumente esse tempo pra remover esse erro ;)
Obrigado pela dica, estava desconfiando que era ele. Ele é um classe 4. Antes disso fiz um teste de velocidade com minha internet usando ele, para ver se cartão lento (não recomendado pelo NanoPi) interferia na velocidade de transferenci, e bateu toda a velocidade, contrato 400 e recebo uns 420 megas.

Mas então para essas tarefas de descompactar pacotes devem consumir muito do cartão de memória.

O único erro no projeto desse NanoPI foi o dele não vir com um chip de armazenamento já integrado no dispositivo.

O único erro no projeto desse NanoPI foi o dele não vir com um chip de armazenamento já integrado no dispositivo.
Eu discordo, acho que o armazenamento sendo removível traz mais muito mais vantagens do que desvantagens.

Como eu já falei aqui, vc tendo mais de um cartão SD o que não é grandes coisas devido ao preço que tu consegue comprar um classe 10... Vc sempre vai ter um backup do roteador configurado na palma da mão que vc pode fazer o swap a qualquer momento e é um backup garantido! Já que sabemos muito bem que os arquivos de configuração tem vezes que não restauram corretamente. Lembro do @Arris falando no tópico da mikrotik que a RB dele tinha dado alguma zica e que mesmo restaurando os arquivos de configuração, não adiantava e ele teve que reconfigurar do zero? Se não me falha a memória foi isso mesmo.

Outro bom motivo é capacidade de vc testar mais de um sistema, build, configuração e etc(o que for), facilmente sem afetar a sua configuração estável! Ao exemplo meu mesmo, aonde eu voltei com o meu cartão principal e estava tudo 100% do jeito que eu havia deixado alguns dias atrás, sendo que até ontem eu estava com um cartão secundário testando uma build nova que eu fiz do friendlywrt removendo os drivers de adaptadores usb, e instalando o unbound + adguard home no lugar do adblock do openwrt + https-dns-proxy...

E hoje pretendo fazer uma build do github do francês para verificar umas diferenças e como eu estou entusiasmado em futucar com o openwrt, esse sistema de armazenamento removível é perfeito para quem está apreendendo ou para quem tem interesse em aprender outras ferramentas, configs, possibilidades e etc.

Outro bom motivo, é que um chip de memória interna tem sempre chance de morrer o que seria um porre para arrumar, agora se o cartão sd morrer? Facilmente vc trocar por outro.

A questão do post acima é um cartão SD de classe muito inferior sendo utilizado, o que o fabricante do nano diz não ser o correto, ou seja, um cartão SD que não respeita os requisitos.

De qualquer forma o ultimo nanopi feito pela friendlyelec, eles adicionaram armazenamento eMMC interno:

Eu discordo, acho que o armazenamento sendo removível traz mais muito mais vantagens do que desvantagens.

Como eu já falei aqui, vc tendo mais de um cartão SD o que não é grandes coisas devido ao preço que tu consegue comprar um classe 10... Vc sempre vai ter um backup do roteador configurado na palma da mão que vc pode fazer o swap a qualquer momento e é um backup garantido! Já que sabemos muito bem que os arquivos de configuração tem vezes que não restauram corretamente. Lembro do @Arris falando no tópico da mikrotik que a RB dele tinha dado alguma zica e que mesmo restaurando os arquivos de configuração, não adiantava e ele teve que reconfigurar do zero? Se não me falha a memória foi isso mesmo.

Outro bom motivo é capacidade de vc testar mais de um sistema, build, configuração e etc(o que for), facilmente sem afetar a sua configuração estável! Ao exemplo meu mesmo, aonde eu voltei com o meu cartão principal e estava tudo 100% do jeito que eu havia deixado alguns dias atrás, sendo que até ontem eu estava com um cartão secundário testando uma build nova que eu fiz do friendlywrt removendo os drivers de adaptadores usb, e instalando o unbound + adguard home no lugar do adblock do openwrt + https-dns-proxy...

E hoje pretendo fazer uma build do github do francês para verificar umas diferenças e como eu estou entusiasmado em futucar com o openwrt, esse sistema de armazenamento removível é perfeito para quem está apreendendo ou para quem tem interesse em aprender outras ferramentas, configs, possibilidades e etc.

Outro bom motivo, é que um chip de memória interna tem sempre chance de morrer o que seria um porre para arrumar, agora se o cartão sd morrer? Facilmente vc trocar por outro.

A questão do post acima é um cartão SD de classe muito inferior sendo utilizado, o que o fabricante do nano diz não ser o correto, ou seja, um cartão SD que não respeita os requisitos.

De qualquer forma o ultimo nanopi feito pela friendlyelec, eles adicionaram armazenamento eMMC interno:

Acho que as duas coisas não são mutuamente exclusivas, ter a opção de eMMC junto com um sd é perfeito (pra quem não ligar pro custo extra), tem tudo que vc falou + a capacidade de não depender do SD. Ou melhor ainda, pode ter o sistema na eMMC como RO (tipo um squashfs ou overlayfs) e deixar as escritas pra algum externo (o próprio sd ou USB).

40 min? Porra... Aqui não demorou 5 lul

Para ser mais preciso, olha o gif que acabei de fazer, 2 min e 30 segundos o tempo que demorou:

rZE0aOy.gif

Que cartão sd que tu ta usando?

Quando a memória, é só cache do openwrt não uso real:

UNOxsas.png
Aqui é um cartão:

DC2885-B9-1801-4-CBD-9188-5768-D7-BF6-E6-D.jpg

Mas calma que já comprei um cartão melhor, com indicação de um usuário aqui que não me lembro o nome. Já chegou alguns dias para me:
2-C04-AA7-B-6-CEF-4240-BA89-343528-C5-DC36.jpg

Pelo que tudo parece ele é 100% original, todos os detalhes que eu vi em canais do YouTube batem com um cartão original. Comprado na China.

Mas ainda não fiz a mudança para esse cartão. Estava querendo ver qual é desse cartão de memória classe 4. Pelo que vi o problema é somente em uso intenso de escrita. Pq para internet isso não prejudicou.

A respeito da memória ficou assim:
FB76-DDDD-5836-4-F38-B3-E1-00558-B5-EB63-C.jpg

Achei que esse ”used” fosse a memória total usada, quero dizer em uso mesmo

Aqui é um cartão:

DC2885-B9-1801-4-CBD-9188-5768-D7-BF6-E6-D.jpg

Mas calma que já comprei um cartão melhor, com indicação de um usuário aqui que não me lembro o nome. Já chegou alguns dias para me:
2-C04-AA7-B-6-CEF-4240-BA89-343528-C5-DC36.jpg

Pelo que tudo parece ele é 100% original, todos os detalhes que eu vi em canais do YouTube batem com um cartão original. Comprado na China.

Mas ainda não fiz a mudança para esse cartão. Estava querendo ver qual é desse cartão de memória classe 4. Pelo que vi o problema é somente em uso intenso de escrita. Pq para internet isso não prejudicou.

A respeito da memória ficou assim:
FB76-DDDD-5836-4-F38-B3-E1-00558-B5-EB63-C.jpg

Achei que esse ”used” fosse a memória total usada, quero dizer em uso mesmo
Perceba que o "total available" está acima de 90%.

Acho que as duas coisas não são mutuamente exclusivas, ter a opção de eMMC junto com um sd é perfeito (pra quem não ligar pro custo extra), tem tudo que vc falou + a capacidade de não depender do SD. Ou melhor ainda, pode ter o sistema na eMMC como RO (tipo um squashfs ou overlayfs) e deixar as escritas pra algum externo (o próprio sd ou USB).
Eu já acho que se tem duas portas USB além da entrada de cartão, o armazenamento interno então acaba se tornando redundante demais... Além do que eMMC = a cartão SD por assim dizer rsrsrs.

Como eu falei, na minha opinião é muito mais pratico e eficiente esse esquema do cartão... Agora se o aparelho não tem usb ou só tem uma porta, ai sim o armazenamento interno seria ideal de ter.

Última edição:
Prefiro muito mais a praticidade do SD.

Users who are viewing this thread

Voltar