[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Isso 4 irqs, são 1 wan e 3 lans.
Vc pode fazer o ajuste automático com packet steering + instalar o pacote irqbalance ou fazer o ajuste manual.

E depois dar os comandos:

uci set irqbalance.irqbalance.enabled='1'
uci set network.globals.packet_steering='1'
uci commit irqbalance
uci commit network

Ou fazer manualmente, que muitos no forum do openwrt afirmam que é vem superior ao pacote irqbalance!

Eu expliquei como funciona a questão de ajuste manual aqui:

A diferença para o seu, e caso vc esteja usando todas as portas é que vc vai multiplicar os comandos... Como aqui é só duas eth são 4 comandos(2 irq e 2 queue, um para cada interface), ai como são quatro são 8 comandos.

Se o seu é só 4 cpus, então os códigos são esses apenas:

00000001 = hex 1 = cpu 0
00000010 = hex 2 = cpu 1
00000100 = hex 4 = cpu 2
00001000 = hex 8 = cpu 3

Tem esse gringo aqui tbm que faz a afinidade de forma diferente com comando diferente e a dele aparece até ser superior:

Só que eu ainda não entendi de onde ele tirou a hex mask, vou tentar entender aqui para testar no nano e ver as diferenças de ajuste! É aquele negócio, depois que vc achar a config ideal é para não ter que mexer nunca mais nisso!

E se der uma olhada, ele post diversos exemplos la como da para ajustar e balancear a carga do jeito que vc quiser no openwrt.

o uso do cpu ficou assim
núcleo 1 e 2 a cada 2 a 5 teste de velocidade pena 80 a 85%
bem é que eu consegui
kBEMOEr.png

clDfPul.png

Pode tentar usar sqm sem limite de velocidade que é bem mais leve, melhora o bufferbloat mas não tanto quanto com limite
eu poderia fazer isto mais entro em um problema que acontece com os roteador doméstico, quando tem 3 pessoas jogando e o celular usando a internet os pacotes fica meio perdido, ja no orange com esta apricação ja não acontece isto, todos os 3 jogando todos estável sem nem um probleminha de instabilidade no jogos

Hoje chegou pro RPi4 um adaptador ethernet com um chipset ax88179, já serviu para trocar a Dell Dock Station enorme que estava sendo usada de porta ethernet.
Ainda está pra chegar o adaptador melhor, que é o UE300 da TP-LINK com outro chipset.

Vou ver como fica a estabilidade, e talvez depois migrar para o R4S.
Pessoal que está usando o R4S, 1gb seria suficiente? Ou a versão de 4gb teria alguma utilidade para utilizar só de router (tirando questões de serviços extra via docker)?

Hoje chegou pro RPi4 um adaptador ethernet com um chipset ax88179, já serviu para trocar a Dell Dock Station enorme que estava sendo usada de porta ethernet.
Ainda está pra chegar o adaptador melhor, que é o UE300 da TP-LINK com outro chipset.

Vou ver como fica a estabilidade, e talvez depois migrar para o R4S.
Pessoal que está usando o R4S, 1gb seria suficiente? Ou a versão de 4gb teria alguma utilidade para utilizar só de router (tirando questões de serviços extra via docker)?
O problema da versão de 1GB do r4s é que a diferença de preço é pequena para a de 4GB e por isso quase ninguém comprou o mesmo! Portanto vc vai ficar preso ao friendlywrt apenas, ou alguma build de terceiros que suporte a versão de 1GB porque no openwrt limpo não tem suporte a versão de 1GB porque precisa ser feito um patch no uboot e até hoje ninguém foi la fazer para a versão de 1GB do r4s para ele ser suportado pelo openwrt.

Com isso vc fica sem conseguir usar o openwrt limpo a não ser que vc estude o patch que a friendlywrt usa e transplantar ele, como algumas pessoas fizeram.

Alguém sabe dizer se o switch MS108G da Mercusys é bom? Pra usar com o R4S quando chegar. Vou numa loja física pegar outra coisa e esse é o único que tem lá, queria aproveitar pra não precisar encomendar um (ele tá por R$125)

Alguém sabe dizer se o switch MS108G da Mercusys é bom? Pra usar com o R4S quando chegar. Vou numa loja física pegar outra coisa e esse é o único que tem lá, queria aproveitar pra não precisar encomendar um (ele tá por R$125)
Acredito que ele vai cumprir o papel sem problemas.

Mercusys = tp-link

Acho difícil alguém errar em um swtich simples rsrs.

Mercusys = tp-link

Valeu, eu tenho roteador da Mercusys mas não sabia que era da TP-Link também. Nunca usei e não conheço nada sobre por isso perguntei sobre os switches, melhor perguntar do que fazer merda e jogar dinheiro fora kkk

Mercusys = tp-link

Difícil quer dizer que é possível? Kkkkkk

Eu tenho esse aqui, no momento uso só 3 portas, mas irei usar todas quando o R4S chegar.

Fiz uma build nova do friendlywrt hoje:

HRB97dY.png

Foram para o saco, metade dos pacotes que viam instalados! Não tem driver de adptador wireless nenhum mais. Tirei o adblock padrão do openwrt + http-dns-proxy e agora nesse cartão SD vou testar unbound + adguard home.

Pacotes atualizados:

g6Ovnea.png

Só esqueci de mudar o script que abre o firewall no friendlywrt antes de buildar kkkk

IFcMrFD.png

Ai tem que fechar ele com os comandos:

uci set firewall.@zone[1].input='REJECT'
uci set firewall.@zone[1].output='ACCEPT'
uci set firewall.@zone[1].forward='REJECT'
uci commit firewall
fw3 reload

Fiz uma build nova do friendlywrt hoje:

HRB97dY.png

Foram para o saco, metade dos pacotes que viam instalados! Não tem driver de adptador wireless nenhum mais. Tirei o adblock padrão do openwrt + http-dns-proxy e agora nesse cartão SD vou testar unbound + adguard home.

Pacotes atualizados:

g6Ovnea.png

Só esqueci de mudar o script que abre o firewall no friendlywrt antes de buildar kkkk

IFcMrFD.png

Ai tem que fechar ele com os comandos:

uci set firewall.@zone[1].input='REJECT'
uci set firewall.@zone[1].output='ACCEPT'
uci set firewall.@zone[1].forward='REJECT'
uci commit firewall
fw3 reload
Tá parecendo eu quando ficava enxugando minhas compilações do Linux, tirando tudo que não precisava, aplicando patches etc :haha:

Tá parecendo eu quando ficava enxugando minhas compilações do Linux, tirando tudo que não precisava, aplicando patches etc :haha:
A meu, eu não entendo porque os caras me fazem uma build cheia de coisa que vai atender o mundo inteiro, porém, com trocentas coisas inutilizadas pelas pessoas individualmente! Era melhor se eles fizessem duas builds, essa com trocentas coisas deles e uma outra limpa!

Estou louco mesmo pelo openwrt estável limpo para o r4s que vai sair agora nesses próximos meses(2-3 meses), ai sim build limpa e totalmente personalizada para o meu gosto.

A meu, eu não entendo porque os caras me fazem uma build cheia de coisa que vai atender o mundo inteiro, porém, com trocentas coisas inutilizadas pelas pessoas individualmente! Era melhor se eles fizessem duas builds, essa com trocentas coisas deles e uma outra limpa!

Estou louco mesmo pelo openwrt estável limpo para o r4s que vai sair agora nesses próximos meses(2-3 meses), ai sim build limpa e totalmente personalizada para o meu gosto.
To so aguardando sair a build openwrt e vc disponibilizar uma personalizada completinha pra eu baixar kkkk

Vou nessa página que tu disse, copiei esse link
HTML:
lscr.io/linuxserver/unifi-controller
e colei no docker do FriendlyWrt na parte “Imagem Docker” e em Nome do Contêiner coloquei Unifi Controller.

E foi só isso que eu fiz, deixei todo o resto como estava nessa página do roteador, e depois cliquei em Enviar. Começou a fazer Download e extrair, mas depois deu erro BAD GATEWAY.

O que fiz de errado?

Vou nessa página que tu disse, copiei esse link
HTML:
lscr.io/linuxserver/unifi-controller
e colei no docker do FriendlyWrt na parte “Imagem Docker” e em Nome do Contêiner coloquei Unifi Controller.

E foi só isso que eu fiz, deixei todo o resto como estava nessa página do roteador, e depois cliquei em Enviar. Começou a fazer Download e extrair, mas depois deu erro BAD GATEWAY.

O que fiz de errado?

Só usar o compose que ele faz tudo para tu:

KD4jWaj.png

Tanto que é a opção recomendada.

Última edição:
Só usar o compose que ele faz tudo para tu:

KD4jWaj.png
Tah e como que usa isso? Pelo que vi o sistema do FriendlyWrt usa CLI. Que é a outra opção, porém eu adiciono essa linha de comando. E continua apresentando o mesmo erro, já tentei mudar a linha de comando mas não dá muito certo. É como se tivesse um tempo de espera para o Frindly WRT executar o comando quando passa disso da esse erra de Gateway.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ele faz todo o download, mas quando começa a extrair ele para no meio do caminho e da esse erro Bad Gateway

Estou desde ontem tentando e nunca vai. Pelo que entendi essas linhas de comando fazem o trabalho que eu teria de adicionar manualmente cada regra dessa.

Eu observei que esse docker do FriendlyWrt ele faz umas marcações. Por exemplo para Exposed Ports ele marca a letra (e), e no codigo daquela linha de comando tem essas letras. Então isso facilitou para me adicionar manualmente cada linha na página do conteiner.

Mesmo obedecendo fielmente não vai. Continua o mesmo erro.

Serio da ódio isso, meu olho esquerdo tá começando a piscar. Dando aquela vontade de arremessar esse pc na parede.

Última edição:
Tah e como que usa isso? Pelo que vi o sistema do FriendlyWrt usa CLI. Que é a outra opção, porém eu adiciono essa linha de comando. E continua apresentando o mesmo erro, já tentei mudar a linha de comando mas não dá muito certo. É como se tivesse um tempo de espera para o Frindly WRT executar o comando quando passa disso da esse erra de Gateway.

Ele faz todo o download, mas quando começa a extrair ele para no meio do caminho e da esse erro Bad Gateway

Estou desde ontem tentando e nunca vai. Pelo que entendi essas linhas de comando fazem o trabalho que eu teria de adicionar manualmente cada regra dessa.

Eu observei que esse docker do FriendlyWrt ele faz umas marcações. Por exemplo para Exposed Ports ele marca a letra (e), e no codigo daquela linha de comando tem essas letras. Então isso facilitou para me adicionar manualmente cada linha na página do conteiner.

Mesmo obedecendo fielmente não vai. Continua o mesmo erro.

Serio da ódio isso, meu olho esquerdo tá começando a piscar. Dando aquela vontade de arremessar esse pc na parede.

Cara, tem que parar, ler e ver como funciona... Esse esquema que as pessoas praticam de sair fazendo as coisas que eles nunca fizeram, sem ler e entender o manual(documentação), não funciona em coisas complexas de TI!

Em 5 min lendo o github e outros links que eles fornecem eu fiz funcionar \/

Eu iria aqui:

765OeqS.png

Nessas 3 paginas, e apagaria qualquer coisa que tu fez ai para depois seguir abaixo \/

1 - Primeiro criei peguei o código do docker compose do github, igual eu mostrei no print:

KD4jWaj.png

2 - Salvei ele um arquivo de nome docker-compose.yml:

3 - Editei o caminho aonde ele vai salvar os arquivos dele:

MbK7tZW.png

4 - Subi o arquivo docker-compose.yml para o NanoPi R4S usando o winscp:

seM8sWw.png

5 - Loguei no shell e usei o comando CD para ir para essa pasta aonde está o arquivo docker-compose.yml e rodei o comando: COMPOSE_HTTP_TIMEOUT=300 docker-compose up -d

QM4o9RO.png

6 - Conferi na interface se subiu o container:

QspeTYw.png

7 - Rodando:

EYxRjoo.png

Mais recomendo escolher a pasta aonde vai salvar corretamente, aquele caminho que eu usei no arquivo foi só para testar. Se bobear é até bom usar um pendrive, assim tu não corre o risco de perder os arquivos?

@dasilvaj4 Lembra daquele erro que deu quando tu subiu o ISP-Checker, no shell? Se usar o parâmetro "COMPOSE_HTTP_TIMEOUT=300" antes do comando "docker-compose up -d", aquele erro não acontece, no caso naquele dia tu usou o make file, portanto tem que editar o make file e colocar esse paramento aonde ele chama o comando "docker-compose up -d".

É chego a conclusão que Unifi Controller Não é compatível com FriendlyWrt. E fiz umas pesquisas antes sobre como instalar no OPENWRT e todos diziam que não era compatível. Mas como aqui no tópico tinha pessoas que afirmavam ser possível, então resolvi arriscar e perder um tempo nisso. Mas sem sucesso.

Como o FriendlyWrt é baseado no OPENWRT, logo ele também não é compatível com unifi controller. Olha uma pena. Triste. Pensei que tivesse a chance de ter ele rodando 24 horas sem precisar gastar muito.

É chego a conclusão que Unifi Controller Não é compatível com FriendlyWrt. E fiz umas pesquisas antes sobre como instalar no OPENWRT e todos diziam que não era compatível. Mas como aqui no tópico tinha pessoas que afirmavam ser possível, então resolvi arriscar e perder um tempo nisso. Mas sem sucesso.

Como o FriendlyWrt é baseado no OPENWRT, logo ele também não é compatível com unifi controller. Olha uma pena. Triste. Pensei que tivesse a chance de ter ele rodando 24 horas sem precisar gastar muito.
Conclusão 100% errada, só olhar meu post acima.

@BolaDeCarvao

Outra coisa que eu esqueci de avisar é que tem que instalar o pacote docker-compose:

78aL2Fb.png

Última edição:
Eu uso o portainer para gerenciar os containers no nanopi. Acho a interface mais amigável e é possível fazer quase tudo por interface gráfica. Acho bom pra quem está começando.

Se é um container docker não importa qual sistema está rodando, apenas a arquitetura do CPU que importa. Se a imagem do Unifi controler é compatível com arquitetura arm então 100% de certeza que irá no nanopi e friendlywrt.

Tem esse fleet do Linuxserver,. conhecido por fazer dezenas de imagens para ARM (nanopi, raspberry pi, qualquer coisa pi )

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar