[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
eu achei a configuração da rede do docker dessa imagem da friendlywrt meio confusa, não mexi em nada pois está funcionando, mas aconteceu com dois containers que ficaram sem comunicação com a rede mesmo usando a bridge do docker, daí eu coloquei esses containers manualmente na rede de outro container e funcionou
:nps2:

vamos esperar pra ver como será essa tão aguardada e sonhada imagem oficial do Openwrt para o R4S.

não me peça pra explicar isso, apenas deixei do jeito que funcionou.
:bem:

para contornar o problema de leitura/escrita que mata o cartaosd, mudei o diretório /opt que o docker usa para um pendrive, assim se o cartao morrer ou precisar trocar, basta mapear novamente e os dados estarão lá.

:naza:

o que era pra ser um roteador já virou um servidor que em breve vai precisar de hardware redundante, se der pau numa coisa dessas vou ficar uma semana pra restaurar tudo.

Tentei usando esse código e não foi, instala tudo, vejo no docker pela interface gráfica e tá tudo lá containers, images, volume. o Portainer rodando:
6-AE39-C09-351-C-4-EBF-AA47-18-A2-A400-B719.jpg

Mas quando vou acessar IP:9000 ou HTTPS://IP:9000 não dá acesso, fica como se tivesse querendo carregar e não carrega. Da o erro ERR_CONNECTION_TIME_OUT.

Tentei fazendo com o código da página Portainer:

Código:
docker run -d -p 8000:8000 -p 9443:9443 --name portainer \
    --restart=always \
    -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock \
    -v portainer_data:/data \
    portainer/portainer-ce:2.9.3
E continua o mesmo erro. Talvez seja esse cartão SD? Não pensei que um serviço exigiria tanta leitura assim, pensei que só escrita que consumia muito.
O UI é na porta 9443, vá em ip:9443.

Não tem nada a ver com o sd

eu achei a configuração da rede do docker dessa imagem da friendlywrt meio confusa, não mexi em nada pois está funcionando, mas aconteceu com dois containers que ficaram sem comunicação com a rede mesmo usando a bridge do docker, daí eu coloquei esses containers manualmente na rede de outro container e funcionou

vamos esperar pra ver como será essa tão aguardada e sonhada imagem oficial do Openwrt para o R4S.

Aqui testando influx + telegraf + grafana para o monitoramento, não tive esse problema de comunicação entre os containers não... Porém, eu usei o docker-compose para subir os containers e a build do friendlywrt que eu uso é uma que eu fiz aonde eu tirei aqueles adaptadores de rede tudo.

eu vou tentar usar o docker também, mas já fico com medo só de ver isso daí :pepe:
Recomendo tentar aprender docker no seu pc primeiro mesmo ao invés de partir pra aprender no openwrt, já que há outras variáveis em jogo.

eu vou tentar usar o docker também, mas já fico com medo só de ver isso daí :pepe:
pra quem usava mikrotik o docker é facinho. :bwahaha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui testando influx + telegraf + grafana para o monitoramento, não tive esse problema de comunicação entre os containers não... Porém, eu usei o docker-compose para subir os containers e a build do friendlywrt que eu uso é uma que eu fiz aonde eu tirei aqueles adaptadores de rede tudo.
pode até ser esses vários drivers de rede não utilizados. Mas só vou dedicar tempo pra arrumar isso quando sair a build oficial.

Eu testei o portainer aqui desde ontem com o mesmo comando que o @capa_da_gaita forneceu e a interface web está na porta 9000:

MDKt8gh.png

UvpwSWx.png

pra quem usava mikrotik o docker é facinho. :bwahaha:

pode até ser esses vários drivers de rede não utilizados. Mas só vou dedicar tempo pra arrumar isso quando sair a build oficial.
Na build oficial nem precisa, já que não vem instalado nada disso! É só no friendlywrt que eles integraram todos so drivers de adaptadores e placas de rede suportados pelo openwrt a fim de atender o mundo todo ao ser plugue em play.

O cartão dele demorou 50 min para instalar o unifi-controller, aqui demorou 2 min e 30 segundos... Com certeza é timeout devido ao cartão sd.

Última edição:
pra quem usava mikrotik o docker é facinho
Po cara, no MK era tudo via interface visual. Eu estou achando bem mais difícil openwrt do que mikrotik.
Mas não me arrependo da troca pro nanopi. O jeito é superar as dificuldades e seguir em frente :joia:

Eu testei o portainer aqui desde ontem com o mesmo comando que o @capa_da_gaita forneceu e a interface web está na porta 9000:
De acordo com a doc oficial, é na porta 9443, com a 9000 sendo pra legacy:
By default, Portainer Server will expose the UI over port 9443 and expose a TCP tunnel server over port 8000. The latter is optional and is only required if you plan to use the Edge compute features with Edge agents.
O cartão dele demorou 50 min para instalar o unifi-controller, aqui demorou 2 min e 30 segundos... Com certeza é timeout devido ao cartão sd.
Mal tem oq ler do cartão com o container já de pé, se o problema fosse no cartão nem a interface do roteador ele estaria abrindo.

Aconteceu algo meio estranho esses dias, deixe o nanopi ligado e sai de casa, quando voltei O led da wan, aquela que fica em cima, não queria ascender mais, tirei o cabo e coloquei de novo e nada. Mas a internet funcionava mesmo assim. Depois de uns 2 dias volto a funcionar de boa

para contornar o problema de leitura/escrita que mata o cartaosd, mudei o diretório /opt que o docker usa para um pendrive, assim se o cartao morrer ou precisar trocar, basta mapear novamente e os dados estarão lá.

:naza:

o que era pra ser um roteador já virou um servidor que em breve vai precisar de hardware redundante, se der pau numa coisa dessas vou ficar uma semana pra restaurar tudo.
Será que não é o mesmo que aconteceu comigo com o Portairner? Não consigo acesso a ele pelas portas 9000 ou 9443.

Já fiz isso amigo, a porta oficial agora é 9443, mas para quem ainda tem precisão da porta 9000 pode configurar ela na hora de instalar, e foi isso que fiz primeiro segui o passo a passo oficial depois segui o passo a passo do capa da gaita. E nem uma porta que fiz funcionar. Mesmo colocando HTTPS.

Acho que é alguma bronca com a configuração da rede que não deixa acessar, vou tentar descobrir como muda ela. Usar a que o Unifi Controller tá usando

Última edição:
Po cara, no MK era tudo via interface visual. Eu estou achando bem mais difícil openwrt do que mikrotik.
Mas não me arrependo da troca pro nanopi. O jeito é superar as dificuldades e seguir em frente :joia:
Ele ta trolando, porque só agora que o mikrotik está recebendo suporte a docker(2 anos depois do openwrt kkk e acho que ainda não chegou na estável do Routeros 7?)

Agora eu aqui a única coisa que eu tive que fazer que não é via interface é o esquema do docker e o ajuste de afinidade do CPU, e isso porque eu estou usando o compose. Agora via portainer é via interface tbm kkk
De acordo com a doc oficial, é na porta 9443, com a 9000 sendo pra legacy:

Mal tem oq ler do cartão com o container já de pé, se o problema fosse no cartão nem a interface do roteador ele estaria abrindo.
Eu continuo achando que é o cartão pois o @FelipeSS também tem um cartão extremamente vagabundo e abaixo dos requisitos e para rodar openwrt vai de boa, agora quando tu vai mexer com docker(containers e afins), ele da problema também lá! Já eu aqui com todos os meus cartões atendendo os requisitos da friendlyelec, tive 0 problemas do tipo.

Senão é o cartão então é alguma config do firewall talvez?

Aconteceu algo meio estranho esses dias, deixe o nanopi ligado e sai de casa, quando voltei O led da wan, aquela que fica em cima, não queria ascender mais, tirei o cabo e coloquei de novo e nada. Mas a internet funcionava mesmo assim. Depois de uns 2 dias volto a funcionar de boa

Será que não é o mesmo que aconteceu comigo com o Portairner? Não consigo acesso a ele pelas portas 9000 ou 9443.

Já fiz isso amigo, a porta oficial agora é 9443, mas para quem ainda tem precisão da porta 9000 pode configurar ela na hora de instalar, e foi isso que fiz primeiro segui o passo a passo oficial depois segui o passo a passo do capa da gaita. E nem uma porta que fiz funcionar. Mesmo colocando HTTPS.

Acho que é alguma bronca com a configuração da rede que não deixa acessar, vou tentar descobrir como muda ela. Usar a que o Unifi Controller tá usando
Então tira as configs de porta e só passa a opção de "--network host", desse jeito a gente vê se é bronca de rede ou firewall.

Eu continuo achando que é o cartão pois o @FelipeSS também tem um cartão extremamente vagabundo e abaixo dos requisitos e para rodar openwrt vai de boa, agora quando tu vai mexer com docker(containers e afins), ele da problema também lá! Já eu aqui com todos os meus cartões atendendo os requisitos da friendlyelec, tive 0 problemas do tipo.

Senão é o cartão então é alguma config do firewall talvez?
Interessante, passei um param pro colega testar e vermos se é bronca de rede

Então tira as configs de porta e só passa a opção de "--network host", desse jeito a gente vê se é bronca de rede ou firewall.

Agora tá assim
38-F955-DB-6-B41-419-F-B45-B-F7-F649792-F92.jpg

E agora?

Passando só pra te dizer. Mesmo você ainda não respondendo. Que testei agora de novo acessar IP:9443 e deu aquele erro dizendo que precisa ser um conexao TLC. Mudei para HTTPS e funcionou.
FEF34-D2-D-AC7-C-41-A0-A031-C112-C6-ECA303.jpg

tu é o cara cachorro.!

Agora tá assim
38-F955-DB-6-B41-419-F-B45-B-F7-F649792-F92.jpg

E agora?

Passando só pra te dizer. Mesmo você ainda não respondendo. Que testei agora de novo acessar IP:9443 e deu aquele erro dizendo que precisa ser um conexao TLC. Mudei para HTTPS e funcionou.
FEF34-D2-D-AC7-C-41-A0-A031-C112-C6-ECA303.jpg

tu é o cara cachorro.!
Então era um problema de rede mesmo? Tem que deixar assim? Não fica inseguro sem configurar porta?

Última edição:
Sim, não sei se alguma configuração no seu docker ou firewall pra coisas locais.

Se não quiser ter dor de cabeça, sim

O container vai ter acesso a toda sua rede e vice versa, porém por ser algo local não exposto a internet eu não me preocuparia tanto.
No meu atualmente tem todas essas redes no docker como faço para eliminar essas Umas que não deixa selecionar? Alguma linha de comando?
172-B56-DC-6650-4-C57-A3-A1-3-A9-EE55-C3522.jpg

Unifi Controler usa a rede docker_default. Tem algum problema deixar todos containers usarem ela? Ou o ideal cada um usar a sua rede?

No meu atualmente tem todas essas redes no docker como faço para eliminar essas Umas que não deixa selecionar? Alguma linha de comando?
172-B56-DC-6650-4-C57-A3-A1-3-A9-EE55-C3522.jpg

Unifi Controler usa a rede docker_default. Tem algum problema deixar todos containers usarem ela? Ou o ideal cada um usar a sua rede?
Não vejo pq vc deletaria alguma rede, não faz muita diferença deixar elas aí.

Se quiser apagar mesmo assim, é só dar um docker network rm ID_DA_REDE

Eu deixo cada um com a sua, geralmente elas são apagadas quando vc apaga a imagem que faz uso dessa rede.

Não vejo pq vc deletaria alguma rede, não faz muita diferença deixar elas aí.

Se quiser apagar mesmo assim, é só dar um docker network rm ID_DA_REDE

Eu deixo cada um com a sua, geralmente elas são apagadas quando vc apaga a imagem que faz uso dessa rede.
Aqui não ta apagando. Aquela host que foi criada ainda pouco. Não apagou quando eu apaguei os containers, imagem, volume anteriormente criados.

Aqui não ta apagando. Aquela host que foi criada ainda pouco. Não apagou quando eu apaguei os containers, imagem, volume anteriormente criados.
Qual o erro que dá ao tentar apagar?

Qual o erro que dá ao tentar apagar?
Esse erro:
Error response from daemon: bridge is a pre-defined network and cannot be removed

Acontece em todas as redes que não dá para selecionar quando acesso pela interface gráfica. Pelo que pesquisei, algum container usando essas redes (mas só tenho o Unifi Controller).

Eu peguei o código original da Portainer. E modifiquei ele adicionando esse comando --network. Ficou assim:

Código:
docker run -d --network docker_default -p 8000:8000 -p 9443:9443 --name portainer \
    --restart=always \
    -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock \
    -v portainer_data:/data \
    portainer/portainer-ce
coloquei a rede docker_default que é uma rede que funciona para me.

Ficou operante via IP meu Portainer

D08-B8-D00-8-CB9-49-B5-9-D5-C-1894013974-F3.jpg

Então vou deixar essa dica ai para mudar a rede que tá o container caso ele não esteja acessível, mesmo estando iniciado. Só acrescentar esse comando --network NOME_da_rede (substitua NOME_da_rede por uma rede que esteja funcionando em seu docker sem problemas)

Esse erro:
Error response from daemon: bridge is a pre-defined network and cannot be removed

Acontece em todas as redes que não dá para selecionar quando acesso pela interface gráfica. Pelo que pesquisei, algum container usando essas redes (mas só tenho o Unifi Controller).
Bem, o erro tá bem descritivo, são redes do próprio docker que não dá pra remover.

coloquei a rede docker_default que é uma rede que funciona para me.
Boa! Só se liga que tudo que estiver nessa rede poderá se comunicar entre si

Como faz a regra pra forçar o DNS request para ser executado no nanopi?

Até testei aqui uma regra que eu fiz em port foward mas parece que ela só se aplica em ipv4

Bem, o erro tá bem descritivo, são redes do próprio docker que não dá pra remover.

Boa! Só se liga que tudo que estiver nessa rede poderá se comunicar entre si
Mesmo estando, com IP diferente? Um pega ip local 172.18.0.3 e outro 172.18.0.2

E como faço para sincronizar o horário com o nosso?

Mesmo estando, com IP diferente? Um pega ip local 172.18.0.3 e outro 172.18.0.2

E como faço para sincronizar o horário com o nosso?
Veja que estão na mesma subnet (172.18.0.x), mas cada um tem um ip próprio por serem "máquinas" distintas na mesma rede.

Sobre o horário, não é alguma configuração de timezone?

Veja que estão na mesma subnet (172.18.0.x), mas cada um tem um ip próprio por serem "máquinas" distintas na mesma rede.

Sobre o horário, não é alguma configuração de timezone?
Pelo que vi era pra ser, editei o arquivo system que fica em /etc/config/ e coloquei BRT3BRST,M10.3.0/0,M2.3.0/0 no lugar de UTC, mas nada adiantou.

Users who are viewing this thread

Voltar