[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Vc diz que fez isso no friendlywrt? Obvio que não afetar os containers rsrsrs, é separado.
Sim, mas eu não digo horário de containers, falo em relação mesmo ao sistema operacional.

Falei hoje que tinha apagado a luz da wan (só a de cima) tinha voltado depois de uns. E hoje ela apagou de novo.
43-A3-DD73-8-B99-429-E-8539-B5-D20-A10-E534.jpg

Mas já volto depois de umas horas, mas agora a luz da Lan apagou tanto a de cima como aquelas que ficam na entrada do cabo de rede. Mas tá funcionando Lan de boa.

será que isso já é sinal que esse roteador quer me abandonar :bem:

Sim, mas eu não digo horário de containers, falo em relação mesmo ao sistema operacional.

Falei hoje que tinha apagado a luz da wan (só a de cima) tinha voltado depois de uns. E hoje ela apagou de novo.
43-A3-DD73-8-B99-429-E-8539-B5-D20-A10-E534.jpg

Mas já volto depois de umas horas, mas agora a luz da Lan apagou tanto a de cima como aquelas que ficam na entrada do cabo de rede. Mas tá funcionando Lan de boa.

será que isso já é sinal que esse roteador quer me abandonar :bem:
Mais isso tu pode ajustar pela pagina do system...

Quanto a led, eu não fico olhando para ele não... Porém, acho que é bug do friendlywrt. Pois lembro desse comportamento em um release deles.
Já tem alguma versão do OPENWRT que não seja essa modificada da FriendlyWrt?
Sim, como já foi falando aqui no tópico...

Melhor opção alternativa no momento: https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds

/\ Inclusive é super fácil de clonar esse repositório, alterar o arquivo .seed\.config e fazer uma build personalizada com os pacotes que vc usa, já que esse repositório usa o github actions para compilar a build, em outras palavras é basicamente ir no github e apertar um botão e esperar a build ser feita kkk.

e

/\ Esse segundo link é as snapshots direto do master do openwrt oficial, porém, para funcionar 100% tem que remover os pacotes do nftables e voltar com os antigos iptables pois as snapshots atuais é a transição do openwrt 21.02 para o 22.03 que vai ser lançado logo e na nova versão do openwrt eles estão migrando o firewall do 3 iptables para o 4 nftables. E é na versão 22.03 que o nanopi r4s finalmente vai receber a estável oficial do openwrt.

Ou seja, tem que reverter esses pacotes aqui:

Parou de funcionar a Lan :scare::scare::bem:. Já tirei coloquei o cabo e nada. Testei o meu pc em outro roteador e funcionou a entrada rj45 dele.

Parou de funcionar a Lan :scare::scare::bem:. Já tirei coloquei o cabo e nada. Testei o meu pc em outro roteador e funcionou a entrada rj45 dele.
Acho melhor você formatar o SD do zero, configurar só o básico pro dia a dia e no outro SD você faz as gambiarras e testes e, quando der certo, bota no outro SD pra uso diário .
Eu também não sei muito mexer e vou fazer isso pra evitar ficar me estressando quando não conseguir e fuder a internet

Volto a funcionar. Tirei da Energia e coloque de volta. Parece que normalizou, mas acredito que seja essa fonte de 5v 4A que comprei no aliexpress com indicação do @xShARkx . Foi essa que comprei https://pt.aliexpress.com/item/1005...o2bra&spm=a2g0o.order_list.0.0.21efcaa4XcmH2N

ela é muito leve… mais leve que um carregador de celular… não me passa muito confiança. E outro problema que só tem plug para padrão americano… Foto dele:

F26314-B1-A754-4-F5-D-A7-DE-624542-B72743.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho melhor você formatar o SD do zero, configurar só o básico pro dia a dia e no outro SD você faz as gambiarras e testes e, quando der certo, bota no outro SD pra uso diário .
Eu também não sei muito mexer e vou fazer isso pra evitar ficar me estressando quando não conseguir e fuder a internet
Mas é isso que estou fazendo, estou só testando aqui com um cartão de entrada, para depois passar para um cartão top de linha o sistema redondo ou próximo disso.

Volto a funcionar. Tirei da Energia e coloque de volta. Parece que normalizou, mas acredito que seja essa fonte de 5v 4A que comprei no aliexpress com indicação do @xShARkx . Foi essa que comprei https://pt.aliexpress.com/item/1005...o2bra&spm=a2g0o.order_list.0.0.21efcaa4XcmH2N

ela é muito leve… mais leve que um carregador de celular… não me passa muito confiança. E outro problema que só tem plug para padrão americano… Foto dele:

F26314-B1-A754-4-F5-D-A7-DE-624542-B72743.jpg

Mas é isso que estou fazendo, estou só testando aqui com um cartão de entrada, para depois passar para um cartão top de linha o sistema redondo ou próximo disso.

Não acho que seja fonte, pois a fonte 5v 3a que veio no meu tbm é muito leve... O led é bug do friendlywrt mesmo, eu lembro de ter visto algo igual o que vc relatou quando o nano chegou e eu fiquei futucando com ele em cima da mesa do meu lado, nos primeiros dias ele ficou assim ai deu para notar esse bug do led... Como eu não fico olhando para os leds dele já que fica dentro de uma prateleira customizada, eu nunca me importei com isso kkk

Mais esse bug só acontece no friendlywrt, na snapshot do openwrt ou nessa build que eu sugeri do github não acontece.

Outra coisa é que eu não lembro nada de recomendar fonte, apenas lembro de ter postado um link para essa fonte ai dizendo que da para achar fonte 5v 4a no aliexpress... Agora recomendar e falar que essa ai era boa ou confiável ai não.

Última edição:
Troquei o adaptador do RPi4 por um UE300 com um chip da Realtek que segundo os foruns é melhor.
Vou ver como ele vai se comportar, tem muitos relatos de gente usando ele com estabilidade por meses.

Se não ficar bom, importo o R4S mesmo.

Aproveitando, alguém aqui está utilizando o unbound?

Eu percebi que se ativar o DNSEC e não ativar nenhum forwarding server, ou seja, utilizar ele só com os roots servers (na forma de Authoritative), por vezes ele retorna SERVFAIL e não consegue buscar o caminho inteiro dos root dns servers. Se eu tentar de novo, eventualmente ele vai, ou as vezes só reiniciando o unbound.

Última edição:
Sim, mas pode rodar um script no cron.... No script põe o que quiser.
Então, se for pra complicar assim é mais fácil só criar um serviço mesmo

Persoal,

Algo alem do software offload + Packet Steering + ppp kernel module que possa ajudar na performance (diminuir uso de CPU) para WAN que use PPPOE?

Chegou meu NanoPi R4S 4GB.

Jaja começo a brincar.

Persoal,

Algo alem do software offload + Packet Steering + ppp kernel module que possa ajudar na performance (diminuir uso de CPU) para WAN que use PPPOE?

Pergunta extremamente relevante pra mim que uso PPPoE na Vivo Fibra.

@xShARkx

Qual sua sugestão de configuração de afinidade dos núcleos do NanoPi R4S no OpenWRT?

Chegou meu NanoPi R4S 4GB.

Jaja começo a brincar.

Pergunta extremamente relevante pra mim que uso PPPoE na Vivo Fibra.

@xShARkx

Qual sua sugestão de configuração de afinidade dos núcleos do NanoPi R4S no OpenWRT?
No caso é testar o ver o que vc vai fazer...

Aqui o meu esquema é 4 núcleos para gerenciamento da rede e 2 núcleos para o docker aonde fica o monitoramento de qualidade da conexão.

Sinceramente eu acho que ainda da para melhorar mais ainda essa questão de afinidade do cpu, e é isso que eu estou estudando atualmente... Porque parece que o esquema desse cara aqui - https://forum.openwrt.org/t/can-we-load-balance-cores-more-efficiently/92108/24 - é melhor

No caso é testar o ver o que vc vai fazer...

Aqui o meu esquema é 4 núcleos para gerenciamento da rede e 2 núcleos para o docker aonde fica o monitoramento de qualidade da conexão.

Sinceramente eu acho que ainda da para melhorar mais ainda essa questão de afinidade do cpu, e é isso que eu estou estudando atualmente... Porque parece que o esquema desse cara aqui - https://forum.openwrt.org/t/can-we-load-balance-cores-more-efficiently/92108/24 - é melhor

Vocês usam ext4 ou squashfs?

Na wiki do openwrt diz que squashfs é otimizado pra memória flash.

Boa!

Deu certo, agora esperar o pessoal dormir.

Configurar o DIR-882 de router para dumb AP... Colocar o NanoPi R4S como roteador.

lnoAiq8.png
Usando snapshot? Só toma cuidado com o que eu falei na parte final desse post:

Usando snapshot? Só toma cuidado com o que eu falei na parte final desse post:

Pow vou trocar então, esqueci da mudança do fw3 pro fw4. Deve estar tudo cagado.

Vou usar a indicada lá

Pow vou trocar então, esqueci da mudança do fw3 pro fw4. Deve estar tudo cagado.

Vou usar a indicada lá

Sim, é só tu ver aqui:

Vários pacotes muito usados ainda não são compatíveis:

Sim, é só tu ver aqui:

Vários pacotes muito usados ainda não são compatíveis:

No repositório que tu mandou, a build "mini" é tipo a snapshot, só o essêncial sem luci?

No repositório que tu mandou, a build "mini" é tipo a snapshot, só o essêncial sem luci?
Na mini build do frances lá vem isso aqui:

Pelo que da para ver, vem com os mesmos pacotes da build full, mais sem Luci.

Na mini build do frances lá vem isso aqui:

Pelo que da para ver, vem com os mesmos pacotes da build full, mais sem Luci.

Vou usar essa mesmo então, gosto de manter a build o mais clean possível e ir instalando conforme necessidade.

Vou usar essa mesmo então, gosto de manter a build o mais clean possível e ir instalando conforme necessidade.
A build desse cara é bem limpa, é 100% limpa igual a snapshot? Não vem com alguns pacotes já instalados como banip, adblock, acme e etc.

Porém, só clonar o repositório dele, editar os arquivos .seed = https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds/tree/main/openwrt-21.02/seed

E depois ir no github actions no seu repositório clonado e rodar o workflow e pronto, sai a build com os pacotes que vc quer já instalados e atualizados.

Por falar nisso, estou rodando uma build agora rsrsrs:
PwMZlXI.png

Users who are viewing this thread

Voltar