[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

A build desse cara é bem limpa, é 100% limpa igual a snapshot? Não vem com alguns pacotes já instalados como banip, adblock, acme e etc.

Porém, só clonar o repositório dele, editar os arquivos .seed = https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds/tree/main/openwrt-21.02/seed

E depois ir no github actions no seu repositório clonado e rodar o workflow e pronto, sai a build com os pacotes que vc quer já instalados e atualizados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por falar nisso, estou rodando uma build agora rsrsrs:
PwMZlXI.png

A build dele vem sem PPP, ai lasca, eu uso PPPoE.
 
Vocês podem me ajudar no OpenWRT? Tenho um Archer C60 com o link da Claro, e queria configurar ele melhor.
Fiz somente o básico, configurei a LAN e o Wi-Fi e só.
Queria saber sobre o Adblock primeiramente.
 
A build desse cara é bem limpa, é 100% limpa igual a snapshot? Não vem com alguns pacotes já instalados como banip, adblock, acme e etc.

Porém, só clonar o repositório dele, editar os arquivos .seed = https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds/tree/main/openwrt-21.02/seed

E depois ir no github actions no seu repositório clonado e rodar o workflow e pronto, sai a build com os pacotes que vc quer já instalados e atualizados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por falar nisso, estou rodando uma build agora rsrsrs:
PwMZlXI.png
Mais de 2 horas pra fazer uma build? Eu teria paciência pra isso não, preferiria rodar na minha máquina mesmo e ter pronto em menos de 20 minutos kkkkkk
 
Mais de 2 horas pra fazer uma build? Eu teria paciência pra isso não, preferiria rodar na minha máquina mesmo e ter pronto em menos de 20 minutos kkkkkk

Ensina ae :bem:
 
Mais de 2 horas pra fazer uma build? Eu teria paciência pra isso não, preferiria rodar na minha máquina mesmo e ter pronto em menos de 20 minutos kkkkkk
Tenho pressa não, assim é bom que economiza luz kkkkkkkkkk É apertar um botão lá e esquecer, daqui a pouco chega a notificação que está pronto e é isso ai.

Fora que o meu CPU é um I7-7700k e dando 4 núcleos para maquina virtual, ainda sim demora mais ou menos isso ai, fora que o CPU fica super saturado praticamente o tempo todo do build.
 
Tenho pressa não, assim é bom que economiza luz kkkkkkkkkk É apertar um botão lá e esquecer, daqui a pouco chega a notificação que está pronto e é isso ai.

Fora que o meu CPU é um I7-7700k e dando 4 núcleos para maquina virtual, ainda sim demora mais ou menos isso ai, fora que o CPU fica super saturado praticamente o tempo todo do build.
Só lembra que em contas free o github actions tem um limite de ~30 horas/mês
 
Que generosa essa Microsoft deixando fazer builds de graça na infra deles. :hmm:
Acho que todos os hyperscalers oferecem uma certa quantidade de infra gratuita por mês. A oracle mesmo fornece VPS arm com 4 cores e 24gb de graça
 
Vocês podem me ajudar no OpenWRT? Tenho um Archer C60 com o link da Claro, e queria configurar ele melhor.
Fiz somente o básico, configurei a LAN e o Wi-Fi e só.
Queria saber sobre o Adblock primeiramente.
Como é um C60, melhor instalar o adblock normal do openwrt que é mais leve...

Só ir no gerenciador de pacote e instalar o luci-app-adblock e pronto, ai vai services que vai estar la.
 
A build desse cara é bem limpa, é 100% limpa igual a snapshot? Não vem com alguns pacotes já instalados como banip, adblock, acme e etc.

Porém, só clonar o repositório dele, editar os arquivos .seed = https://github.com/anaelorlinski/OpenWrt-NanoPi-R2S-R4S-Builds/tree/main/openwrt-21.02/seed

E depois ir no github actions no seu repositório clonado e rodar o workflow e pronto, sai a build com os pacotes que vc quer já instalados e atualizados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por falar nisso, estou rodando uma build agora rsrsrs:
PwMZlXI.png
Saberia qual valor usar em CONFIG_TARGET_ROOTFS_PARTSIZE=1024 para usar todo o espaço do cartão e não apenas 1024?
 
Acho que todos os hyperscalers oferecem uma certa quantidade de infra gratuita por mês. A oracle mesmo fornece VPS arm com 4 cores e 24gb de graça
Estou usando essa arm da Oracle...vou tentar fazer uma réplica do meu raspberry pi na nuvem .

:olha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse valor ai é em MB, ou seja, se colocar 2048 vai usar 2gb e assim por diante.
Sim, mas digamos que eu queira aproveitar todo o espaço do cartão de memória.
 
Estou usando essa arm da Oracle...vou tentar fazer uma réplica do meu raspberry pi na nuvem .

:olha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Sim, mas digamos que eu queira aproveitar todo o espaço do cartão de memória.
Ai basta colocar o valor do tamanho do seu cartão em MB, só que o ideal não é isso e sim usar um script igual o friendly wrt tem que expande a partição durante o primeiro boot e usa o cartão todo.
 
O NanoPi R4S funciona com hardware offloading ou só software offloading?
 
Muito satisfeito com o NanoPi R4S por enquanto.

No DIR-882 o teste de velocidade começava com 700Mbps e ia caindo, algumas vezes para cerca de 450~500Mbps.

No NanoPi o teste começa com 1Gbps e termina com 650~700Mbps.

Minha internet é a Vivo Fibra 600/300. Amanhã farei testes tirando o HGU Askey RTF8115VW e colocando a ONT TP-Link TX-6610.
 
Vocês usam ext4 ou squashfs?

Na wiki do openwrt diz que squashfs é otimizado pra memória flash.
Recomendo usar squashfs para o cartão microsd e ext4 em numa participação separada em um pendrive...
 
Até agora o adatapdor UE300 tem se mostrado bem mais estável no RPi4.
Também pesquisei access points legais USB para conectar no RPi4 (só para separar as redes de IoT) e me deparei com esse site:


Ele fala a respeito dos melhores chips pra Linux, e pra ser usar no OpenWRT. Acabei pegando um com chip mediatek no Aliexpress.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz o pedido desse CF-WU782AC com chipset Mediatek mt7921u:


 
Última edição:
Até agora o adatapdor UE300 tem se mostrado bem mais estável no RPi4.
Também pesquisei access points legais USB para conectar no RPi4 (só para separar as redes de IoT) e me deparei com esse site:


Ele fala a respeito dos melhores chips pra Linux, e pra ser usar no OpenWRT. Acabei pegando um com chip mediatek no Aliexpress.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz o pedido desse CF-WU782AC com chipset Mediatek mt7921u:



Dá pra fazer com 1 único Acess Point, se você usar vlan.
 
Dá pra fazer com 1 único Acess Point, se você usar vlan.
Mas pra isso o access point precisa ser um pouco mais gerenciável não? Por exemplo um Ubiquiti ou algo rodando OpenWRT, não?
O meu hoje é bem "dumb", poucas opções de configuração.
 
Até agora o adatapdor UE300 tem se mostrado bem mais estável no RPi4.
Também pesquisei access points legais USB para conectar no RPi4 (só para separar as redes de IoT) e me deparei com esse site:


Ele fala a respeito dos melhores chips pra Linux, e pra ser usar no OpenWRT. Acabei pegando um com chip mediatek no Aliexpress.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz o pedido desse CF-WU782AC com chipset Mediatek mt7921u:


Os que tem Chips mediatek se dão melhor que o openwrt
 
Mas pra isso o roteador precisa ser um pouco mais gerenciável não? Por exemplo um Ubiquiti ou algo rodando OpenWRT, não?
O meu hoje é bem "dumb", poucas opções de configuração.

Sim.

O roteador e o ponto de acesso precisaria ter duas interfaces, uma pra sua rede normal e outra pra rede IOT.

A diferença é que a rede IOT estaria usando a mesma vlan nos dois aparelhos, ex: eth0.3 (vlan 3 neste exemplo).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo