[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Aí sim. Conecta na USB 3.0.
Já antecipo que pode dar problema de desconexão aleatória dependendo do chip controlador que a case usa e do sistema operacional que pretende usar.
Tive muitos problemas desse tipo com a RPi4 rodando Ubuntu. Pelo que li no fórum era um problema comum por causa do chipset.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Achei um case 3.5 bem interessante da UGREEN no Ali. Vou aguardar outra época com promoções pra pegar ele.
Será que tem alguma diferença de desempenho pra conexão SATA original?
Sinceramente depois dos problemas que tive eu faria um furo na case e ligaria o cabo sata diretamente. A energia pegaria de uma fonte externa.

Tive muitos problemas desse tipo com a RPi4 rodando Ubuntu. Pelo que li no fórum era um problema comum por causa do chipset.

Sinceramente depois dos problemas que tive eu faria um furo na case e ligaria o cabo sata diretamente. A energia pegaria de uma fonte externa.
Acho que se comprar uma case descente tipo ugreen, baseus e etc, tem chance de funcionar de boa! Agora aquelas case genérica é complicado mesmo!

E o teste do routerOS, fez?

Acho que se comprar uma case descente tipo ugreen, baseus e etc, tem chance de funcionar de boa! Agora aquelas case genérica é complicado mesmo!

E o teste do routerOS, fez?
As cases que deram problema comigo na rpi4 foram todas ugreen e isso depois de pesquisar pelos modelos mais compatíveis, mas pode ser diferente com esses x86. Hoje uso no m1 uma ugreen (hd de 2.5) e uma orico (hd de 3.5) e não tive mais problemas.

Acabei de testar o routeros versão 7.3.1 e não reconheceu nenhuma interface, portanto ainda não deve ter driver para o i225. Talvez futuramente.

Ontem a Vivo liberou upgrade de 300 para 600Mbps aqui e fiz testes com o 4125 e 6005. A cpu do 4125 claramente não segura o balanceamento de 600 + 500Mbps + sqm, pois 1 ou 2 cores saturam na hora do teste e as velocidades não batem. Talvez setando manualmente o balanceamento dos cores resolva isso, mas como vem por padrão o desempenho é ruim. Já o 6005 até em 1GHz roda de boa. Em 3.3 o uso dos cores fica no máximo em 25% cada. O 5105 chuto que deva ser bem próximo disso também.

As cases que deram problema comigo na rpi4 foram todas ugreen e isso depois de pesquisar pelos modelos mais compatíveis, mas pode ser diferente com esses x86. Hoje uso no m1 uma ugreen (hd de 2.5) e uma orico (hd de 3.5) e não tive mais problemas.

Acabei de testar o routeros versão 7.3.1 e não reconheceu nenhuma interface, portanto ainda não deve ter driver para o i225. Talvez futuramente.

Ontem a Vivo liberou upgrade de 300 para 600Mbps aqui e fiz testes com o 4125 e 6005. A cpu do 4125 claramente não segura o balanceamento de 600 + 500Mbps + sqm, pois 1 ou 2 cores saturam na hora do teste e as velocidades não batem. Talvez setando manualmente o balanceamento dos cores resolva isso, mas como vem por padrão o desempenho é ruim. Já o 6005 até em 1GHz roda de boa. Em 3.3 o uso dos cores fica no máximo em 25% cada. O 5105 chuto que deva ser bem próximo disso também.
e as temperaturas do 6005?

É questão de ajuste mesmo tenho certeza, afinal de contas ta usando só 1 ou 2 cores como tu falou... Só ajustar direitinho que vai de boa.

e as temperaturas do 6005?
Não mudou nada. Em idle agora com temperatura ambiente de 28° fica variando entre 45 e 50°. Deixei rodando o stress por 5 minutos e chegou a 66°.
Acho que isso só vai mudar quando trocar o thermal pad, mas como uso somente como router acho que não teria problema mesmo sem trocar nada.
Já quem quer rodar aplicações pesadas é bom melhorar a capacidade de dissipação. Eu queria ver esses números do 5105. Será que roda muito mais frio do que o 6005?

Quando vocês compraram esses x86 com o 6005 ou n5105, qual config de memoria e ssd vocês escolheram? E o plug eh sempre EUA ne? Eu vendi minha RB4011 por 900 bagatelas e futuramente vou começar a brincar disso ai também haha o universo eh muito mais vasto do que um RouterOS

Um gringo que ta usando um n5105 só que é aquele V3 que eu postei e não aquele com placa mãe blue case que a galera comprou, postou isso:

GJjP92C.png

Prints que ele postou de uso normal:

tSzSLV8.png

Stress test rodando por várias horas:

oeigOlK.png

Ele relata também que as temps usando windows são mais altas do que usando linux e etc:

gm2q8Zk.png

Quando vocês compraram esses x86 com o 6005 ou n5105, qual config de memoria e ssd vocês escolheram? E o plug eh sempre EUA ne? Eu vendi minha RB4011 por 900 bagatelas e futuramente vou começar a brincar disso ai também haha o universo eh muito mais vasto do que um RouterOS
A memória usada é DDR4 SODIMM, é só ver na pagina de venda do x86 e respeitar as specs... Acredito que qualquer memória de qualidade como crucial, samsung e afins vai funcionar de boa! Pelos menos até o momento de relatos gringos essas marcas funcionam 100%, e SSD qualquer um que tu escolher seja ele nvme PCI-E 3.0 ou sata vai funcionar.

Quanto a plugue geralmente se pega o EU, porém, eu avisaria ao vendedor que eu sou do BR que ai eles já sabem o plugue!

Estou com pouco tempo, estava umas 15 páginas de leitura atrasada aqui no tópico (olho o forum do OpenWrt com mais frequência). Fiz leitura dinâmica, então desculpem se eu deixei passar algum post.

Peguei um R5S para brincar, aguardando a entrega. A princípio vou deixar o R4S rodando como roteador por causa da CPU melhor (e até pq nesse momento não tenho nenhum dispositivo 2.5Gbps para testar).

Assim que chegar compartilho as impressões. Como ainda não tem OpenWrt para o R5S, estou aqui "brigando" para tentar buildar o FriendlyWrt.

Aliás, até então sempre buildei o OpenWrt no WSL2/Ubuntu. Build bem organizado. Já o build do FriendlyElec é uma zona. Instala um monte de "porcaria" (até ferramentas para build do Android), resolvi criar uma VM Ubuntu para salvar um snapshot só para garantir.

Então as perguntas:

1) Alguém por aqui já tem um R5S em mãos?
2) Em caso afirmativo, alguém já conseguiu buildar o FriendlyElec?
3) Estão instalando o OS na eMMC ou direto do SD?

Value! 👍👍

Update: que m... depois de horas o build do FriendlyElec falhou. Vou tentar mais uma fez, restaurar o snapshot da VM e começar de novo. Tomara que o OpenWrt passe a suportar o R5S logo. Senão por enquando a solução é usar as imagens prontas do FriendlyElec...

Estou com pouco tempo, estava umas 15 páginas de leitura atrasada aqui no tópico (olho o forum do OpenWrt com mais frequência). Fiz leitura dinâmica, então desculpem se eu deixei passar algum post.

Peguei um R5S para brincar, aguardando a entrega. A princípio vou deixar o R4S rodando como roteador por causa da CPU melhor (e até pq nesse momento não tenho nenhum dispositivo 2.5Gbps para testar).

Assim que chegar compartilho as impressões. Como ainda não tem OpenWrt para o R5S, estou aqui "brigando" para tentar buildar o FriendlyWrt.

Aliás, até então sempre buildei o OpenWrt no WSL2/Ubuntu. Build bem organizado. Já o build do FriendlyElec é uma zona. Instala um monte de "porcaria" (até ferramentas para build do Android), resolvi criar uma VM Ubuntu para salvar um snapshot só para garantir.

Então as perguntas:

Value! 👍👍
Estou no R4S, a build do Friendly e meio chatinho mesmo de buildar devido as limitações do próprio desenvolvedor, porque você vai precisa usar o Ubuntu 18 se quiser que compile sem erros.
Quanto aos pacotes desnecessários, tem um arquivo que agora não vou me lembrar que possui pré configurado com vários pacotes, basta você editar esse arquivo e remover tudo que não queira mais.
E estou usando o OpenWRT no SD, formatado em ext4.

Então as perguntas:

Value! 👍👍

Update: que m... depois de horas o build do FriendlyElec falhou. Vou tentar mais uma fez, restaurar o snapshot da VM e começar de novo. Tomara que o OpenWrt passe a suportar o R5S logo. Senão por enquando a solução é usar as imagens prontas do FriendlyElec...
Ta seguindo a wiki deles?

Como foi falado pelo @FelipeSS, tem que usar ubuntu 18.04 para buildar friendlywrt sem ter que ficar quebrando a cabeça e mudando muita coisa e tem que rodar esse comando que vai instalar várias coisas como vc disse rsrs:

Código:
wget -O - https://raw.githubusercontent.com/friendlyarm/build-env-on-ubuntu-bionic/master/install.sh | bash

Depois é só seguir copiando e colando no terminal:

Código:
git clone https://github.com/friendlyarm/repo --depth 1
sudo cp repo/repo /usr/bin/

Código:
mkdir friendlywrt-rk3568
cd friendlywrt-rk3568
repo init -u https://github.com/friendlyarm/friendlywrt_manifests -b master-v21.02 \
        -m rk3568.xml --repo-url=https://github.com/friendlyarm/repo  --no-clone-bundle
repo sync -c  --no-clone-bundle

E por ultimo:

Código:
./build.sh nanopi_r5s.mk

Isso se tu quiser usar os mesmos pacotes que vem por padrão na build que a friendlyelec disponibiliza no google drive deles! Caso não, então antes do ultimo passo é só abrir menuconfig e selecionar os pacotes.

Eu aqui fiz duas maquinas virtuais, uma para compilar friendlywrt e outra para compilar openwrt... Já que openwrt aceita ubuntu 20.04 e é bem mais clean, enquanto o friendlywrt é igual tu falou eles instalam trocentas coisas e precisa usar ubuntu 18.04.

Última edição:

Como foi falado pelo @FelipeSS, tem que usar ubuntu 18.04 para buildar friendlywrt sem ter que ficar quebrando a cabeça e mudando muita coisa e tem que rodar esse comando que vai instalar várias coisas como vc disse rsrs:

Código:
wget -O - https://raw.githubusercontent.com/friendlyarm/build-env-on-ubuntu-bionic/master/install.sh | bash

Código:

Código:
mkdir friendlywrt-rk3568
cd friendlywrt-rk3568
repo init -u https://github.com/friendlyarm/friendlywrt_manifests -b master-v21.02 \

E por ultimo:

Código:
./build.sh nanopi_r5s.mk

Isso se tu quiser usar os mesmos pacotes que vem por padrão na build que a friendlyelec disponibiliza no google drive deles! Caso não é ai antes do ultimo passo é só abrir menuconfig e selecionar os pacotes.

Eu aqui fiz duas maquinas virtuais, uma para compilar friendlywrt e outra para compilar openwrt... Já que openwrt aceita ubuntu 20.04 e é bem mais clean, enquanto o friendlywrt é igual tu falou eles instalam trocentas coisas e precisa usar ubuntu 18.04.
Sabe dizer ao certo qual a bronca da toolchain deles com versões mais novas? Fiquei curioso e vou tentar buildar isso quando estiver em casa

Sabe dizer ao certo qual a bronca da toolchain deles com versões mais novas? Fiquei curioso e vou tentar buildar isso quando estiver em casa
Não sei para ser sincero, eu sei que eu nem tentei nas versões mais novas do ubuntu pois o @FelipeSS tinha tentando antes no ubuntu 20.04 para buildar friendlywrt e só dava bosta de acordo com ele kkkkk, portanto resolvi criar outra maquina virtual com ubuntu 18.04 logo de cara ao invés de perder tempo com o esquema da friendlyelec ou caso acabasse cagando algo na minha maquina ubuntu 20.04 para buildar openwrt oficial.

(...)

Sim, tava seguindo a Wiki deles e estava resolvendo os erros à medida que estavam aparecendo. Mas vc matou a charada - estou com o Ubuntu Server 22.04 na VM. Vou instalar o Ubuntu 18.04!!! 👍

Código:

Código:

Código:
mkdir friendlywrt-rk3568
cd friendlywrt-rk3568

E por ultimo:

Código:
./build.sh nanopi_r5s.mk

Isso se tu quiser usar os mesmos pacotes que vem por padrão na build que a friendlyelec disponibiliza no google drive deles! Caso não, então antes do ultimo passo é só abrir menuconfig e selecionar os pacotes.

O OpenWrt aceita a 22.04 também. Uso ela desde que comecei a criar minhas builds.

Um gringo que ta usando um n5105 só que é aquele V3 que eu postei e não aquele com placa mãe blue case que a galera comprou, postou isso:

GJjP92C.png

Prints que ele postou de uso normal:

tSzSLV8.png

Stress test rodando por várias horas:

oeigOlK.png

Ele relata também que as temps usando windows são mais altas do que usando linux e etc:

gm2q8Zk.png

A memória usada é DDR4 SODIMM, é só ver na pagina de venda do x86 e respeitar as specs... Acredito que qualquer memória de qualidade como crucial, samsung e afins vai funcionar de boa! Pelos menos até o momento de relatos gringos essas marcas funcionam 100%, e SSD qualquer um que tu escolher seja ele nvme PCI-E 3.0 ou sata vai funcionar.

Quanto a plugue geralmente se pega o EU, porém, eu avisaria ao vendedor que eu sou do BR que ai eles já sabem o plugue!
Obrigado @xShARkx! Vou configurar a bios dessa forma que ele fala aí porque aqui é idêntico ao que ele colocou nesse primeiro print. É uma pena ele não dizer a temperatura ambiente pra gente ter uma base melhor. Teria sido bom se ele tivesse testado também antes de modificar a parte térmica pra gente saber a diferença, mas parece que vou fazer isso antes.

Engraçada essa parte: so is clear one more that windows is full of shit processes thar never let the cpu idle.
Quando eu usava windows tinha que sair desativando tanta coisa na mão que era um saco. Eu acompanhava um fórum que tinha um tópico só para remoção de lixo do windows e outro para remoção de telemetria. Hoje uso só por causa da steam, então quando estou lá não me preocupo mais com isso.

Eu vi esses dias e ainda não posso usar por causa dos pacotes incompatíveis. E até posso, mas abrindo mão de algumas funcionalidades. O pior é que essa parte está lenta porque em alguns casos só uma pessoa mantém aquele pacote. O cara do banip pediu ajuda, mas até agora nada.

Última edição:
Já atualizei na sexta-feira (NanoPI + 3 AX6S)! Até agora tudo OK! 👍 Uso meus próprios builds pois facilita as atualizações, todos os pacotes que uso já estão configurados e a atualização não demora mais que 1 minuto por dispositivo! :)

Os seus AX6S estão fazendo mesh com OpenWRT? Como está a potência do sinal em relação ao firmware original?

Os seus AX6S estão fazendo mesh com OpenWRT? Como está a potência do sinal em relação ao firmware original?
Eu tenho 4 AX6S e estão na rc5. Até poucos dias atrás dois deles estavam em modo mesh porque não tinha cabo até um dos pontos e estava funcionando bem. A potência parece ser mais baixa do que o original e o modo AX ainda não está legal. Eu fiz só alguns testes com o firmware original e funcionou perfeitamente o modo AX, então acho que é algo no próprio OpenWrt que não está bem maduro para esse dispositivo.

Apenas alinhando os conceitos (sei que aqui a maioria são usuários avançados mas só para garantir): mesh implica que cada ponto de acesso está conectado via wifi um no outro (sem cabo), e no caso do OpenWrt geralmente implica em configurar e usar o batman-adv.

Nesse caso *não* estou usando mesh nem o batman-adv. Cada AX6S está atuando como um Access Point regular conectado na rede via Ethernet cabeada. Os dispositivos fazem roaming automático de um AP para outro, todos configurados com mesmos SSIDs e senhas, porém canais diferentes que não se sobrepõe (tentei configurar 802.11r mas no final o roaming funciona melhor sem 802.11r, assunto para outro momento). Uso um build especial que eu faço do OpenWrt para os access points (basicamente removo os pacotes dnsmasq/dhcpd/firewall, instalo uma versão mais leve do LuCI e algumas outras coisas).

Em relacão à potência acho boa (melhor que os Archer C6v3.2 que usava antes tbém com OpenWrt) , porém não tenho como comparar o AX6S com o FW original pois assim que recebi os mesmos instalei o OpenWrt direto (usei o firmware original apenas para um teste de 802.11ax). O que posso dizer é que o suporte ao 802.11ax no OpenWrt ainda está com problemas. Tanto é que estou com os AX6S operando em 802.11ac. Mais detalhes num tópico que criei sobre esse problema em específico no forum oficial aqui.

👍

Sobre o build do FriendlyWrt para o R5S: mesmo usando Ubuntu 18.04 e seguindo todos os passos da Wiki o build quebra (ver abaixo). Se alguém por acaso no futuro conseguir buildar o FriendlyWrt para o R5S por favor avisar! 👍

Código:
 (...)
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mdio-netlink clean-build
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mdio-netlink compile
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mtd-rw clean-build
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mtd-rw compile
 make[3] -C feeds/packages/admin/netatop clean-build
 make[3] -C feeds/packages/admin/netatop compile
 make[3] -C feeds/packages/libs/libpam clean-build
 make[3] -C feeds/packages/libs/libpam compile
    ERROR: package/feeds/packages/golang [host] failed to build.
    ERROR: package/feeds/packages/libpam failed to build.
make -r world: build failed. Please re-run make with -j1 V=s or V=sc for a higher verbosity level to see what's going on
/home/dsouza/friendlywrt-rk3568/friendlywrt/include/toplevel.mk:228: recipe for target 'world' failed
make: *** [world] Error 1
Command exited with non-zero status 2
you take 2:10:16 to build friendlywrt
dsouza@vmubuntu:~/friendlywrt-rk3568$

Última edição:
Apenas alinhando os conceitos (sei que aqui a maioria são usuários avançados mas só para garantir): mesh implica que cada ponto de acesso está conectado via wifi um no outro (sem cabo), e no caso do OpenWrt geralmente implica em configurar e usar o batman-adv.

Nesse caso *não* estou usando mesh nem o batman-adv. Cada AX6S está atuando como um Access Point regular conectado na rede via Ethernet cabeada. Os dispositivos fazem roaming automático de um AP para outro, todos configurados com mesmos SSIDs e senhas, porém canais diferentes que não se sobrepõe (tentei configurar 802.11r mas no final o roaming funciona melhor sem 802.11r, assunto para outro momento). Uso um build especial que eu faço do OpenWrt para os access points (basicamente removo os pacotes dnsmasq/dhcpd/firewall, instalo uma versão mais leve do LuCI e algumas outras coisas).

Em relacão à potência acho boa (melhor que os Archer C6v3.2 que usava antes tbém com OpenWrt) , porém não tenho como comparar o AX6S com o FW original pois assim que recebi os mesmos instalei o OpenWrt direto (usei o firmware original apenas para um teste de 802.11ax). O que posso dizer é que o suporte ao 802.11ax no OpenWrt ainda está com problemas. Tanto é que estou com os AX6S operando em 802.11ac. Mais detalhes num tópico que criei sobre esse problema em específico no forum oficial aqui.

👍

Sobre o build do FriendlyWrt para o R5S: mesmo usando Ubuntu 18.04 e seguindo todos os passos da Wiki o build quebra (ver abaixo). Se alguém por acaso no futuro conseguir buildar o FriendlyWrt para o R5S por favor avisar! 👍

Código:
 (...)
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mdio-netlink clean-build
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mdio-netlink compile
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mtd-rw clean-build
 make[3] -C feeds/packages/kernel/mtd-rw compile
 make[3] -C feeds/packages/admin/netatop clean-build
 make[3] -C feeds/packages/admin/netatop compile
 make[3] -C feeds/packages/libs/libpam clean-build
 make[3] -C feeds/packages/libs/libpam compile
    ERROR: package/feeds/packages/golang [host] failed to build.
    ERROR: package/feeds/packages/libpam failed to build.
make -r world: build failed. Please re-run make with -j1 V=s or V=sc for a higher verbosity level to see what's going on
/home/dsouza/friendlywrt-rk3568/friendlywrt/include/toplevel.mk:228: recipe for target 'world' failed
make: *** [world] Error 1
Command exited with non-zero status 2
you take 2:10:16 to build friendlywrt
dsouza@vmubuntu:~/friendlywrt-rk3568$
Tentou aumentar o verbosity level para ver quais são os erros dos pacotes?

Tentou aumentar o verbosity level para ver quais são os erros dos pacotes?

O build do FriendlyWrt é executado pelo comando abaixo (faz várias outras coisas além de buildar o OpenWrt):

Código:
./build.sh nanopi_r5s.mk

Não fui atrás para tentar entender esse makefile. Mas vi que parte da estrutura gerada tem um diretório friendlywrt (padrão OpenWrt). Entrei dentro desse diretório e dei um make V=sc para ver o que acontece...

EDITADO: user error, minha culpa. Criei a VM com um disco virtual de 30GB, foi insuficiente para o build. Pior é que criei a VM sem LVM, agora mais fácil é recriar a VM...

O build do FriendlyWrt é executado pelo comando abaixo (faz várias outras coisas além de buildar o OpenWrt):

Código:
./build.sh nanopi_r5s.mk

Não fui atrás para tentar entender esse makefile. Mas vi que parte da estrutura gerada tem um diretório friendlywrt. Entrei dentro desse diretório e dei um make V=sc para ver o que acontece...
Esse arquivo build.sh chama um outro arquivo dentro de outra pasta e esse arquivo executa o make, no final dele tem até o make e embaixo tem o make V=s ou V=sc comentado!

Código:
./build.sh nanopi_r5s.mk

Não fui atrás para tentar entender esse makefile. Mas vi que parte da estrutura gerada tem um diretório friendlywrt (padrão OpenWrt). Entrei dentro desse diretório e dei um make V=sc para ver o que acontece...

EDITADO: user error, minha culpa. Criei a VM com um disco virtual de 30GB, foi insuficiente para o build. Pior é que criei a VM sem LVM, agora mais fácil é recriar a VM...
eu boto logo 100gb e 8gb de ram para não ter zica rsrs

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar