Sim! Tô buildando no meu desktop antigo headless que deixo 24x7 para essas coisas. Está com Windows 10 e uso WSL2 para buildar OpenWrt. Agora estou rodando Ubuntu no Hyper-V para buildar o FriendlyWrt. Porém o SSD de boot é de apenas 256GB, acabei de instalar um segundo SSD spare de 256GB só para as VMs.
Agora comecei tudo de novo, 8GB de RAM e 128GB de disco para a VM! Vou deixar rodando o build de noite, espero que desssa vez dê certo! (como diz a expressão em inglês, "third time's a charm!" )
Apenas alinhando os conceitos (sei que aqui a maioria são usuários avançados mas só para garantir): mesh implica que cada ponto de acesso está conectado via wifi um no outro (sem cabo), e no caso do OpenWrt geralmente implica em configurar e usar o batman-adv.
Nesse caso *não* estou usando mesh nem o batman-adv. Cada AX6S está atuando como um Access Point regular conectado na rede via Ethernet cabeada. Os dispositivos fazem roaming automático de um AP para outro, todos configurados com mesmos SSIDs e senhas, porém canais diferentes que não se sobrepõe (tentei configurar 802.11r mas no final o roaming funciona melhor sem 802.11r, assunto para outro momento). Uso um build especial que eu faço do OpenWrt para os access points (basicamente removo os pacotes dnsmasq/dhcpd/firewall, instalo uma versão mais leve do LuCI e algumas outras coisas).
Em relacão à potência acho boa (melhor que os Archer C6v3.2 que usava antes tbém com OpenWrt) , porém não tenho como comparar o AX6S com o FW original pois assim que recebi os mesmos instalei o OpenWrt direto (usei o firmware original apenas para um teste de 802.11ax). O que posso dizer é que o suporte ao 802.11ax no OpenWrt ainda está com problemas. Tanto é que estou com os AX6S operando em 802.11ac. Mais detalhes num tópico que criei sobre esse problema em específico no forum oficial aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Sobre o build do FriendlyWrt para o R5S: mesmo usando Ubuntu 18.04 e seguindo todos os passos da Wiki o build quebra (ver abaixo). Se alguém por acaso no futuro conseguir buildar o FriendlyWrt para o R5S por favor avisar!
Código:
(...)
make[3] -C feeds/packages/kernel/mdio-netlink clean-build
make[3] -C feeds/packages/kernel/mdio-netlink compile
make[3] -C feeds/packages/kernel/mtd-rw clean-build
make[3] -C feeds/packages/kernel/mtd-rw compile
make[3] -C feeds/packages/admin/netatop clean-build
make[3] -C feeds/packages/admin/netatop compile
make[3] -C feeds/packages/libs/libpam clean-build
make[3] -C feeds/packages/libs/libpam compile
ERROR: package/feeds/packages/golang [host] failed to build.
ERROR: package/feeds/packages/libpam failed to build.
make -r world: build failed. Please re-run make with -j1 V=s or V=sc for a higher verbosity level to see what's going on
/home/dsouza/friendlywrt-rk3568/friendlywrt/include/toplevel.mk:228: recipe for target 'world' failed
make: *** [world] Error 1
Command exited with non-zero status 2
you take 2:10:16 to build friendlywrt
dsouza@vmubuntu:~/friendlywrt-rk3568$
Eu estava usando em mesh sem o batman-adv ou qualquer outro. Apenas 802.11s e o wpad-basic-wolfssl e estava normal. Agora estão todos com cabo e em canais diferentes sem sobrepor, mas estou usando 802.11r e às vezes noto uns bugs do tipo chegar bem perto do outro ap e continuar conectado no antigo. Quando puder compartilhe o modo de roaming que está usando
Boas as dicas sobre os pacotes a remover. Eu estava apenas desativando depois de instalado, mas na próxima build vou remover.
Sobre o firmware original eu testei o 802.11ax e também a potência. No modo ax acho que os testes deram uns 800Mbps perto do ap e não teve aquela perda absurda por causa de qualquer obstáculo (aqui basta ficar atrás de uma porta que o upload morre). A potência foi um pouco acima, mas com o OpenWrt não é ruim. Só essa parte do ax que ainda deixa a desejar, então devo ter visto o teu post e estou usando no modo ac também.
Agora foi! Build do FriendlyWrt para o R5S completado com sucesso!
Vou precisar agora descobrir como alterar os pacotes do OpenWrt incluidos nesse build (make menuconfig e arquivo .config do OpenWrt) para eu poder fazer minhas customizações.
Eu estava usando em mesh sem o batman-adv ou qualquer outro. Apenas 802.11s e o wpad-basic-wolfssl e estava normal. Agora estão todos com cabo e em canais diferentes sem sobrepor, mas estou usando 802.11r e às vezes noto uns bugs do tipo chegar bem perto do outro ap e continuar conectado no antigo. Quando puder compartilhe o modo de roaming que está usando
Boas as dicas sobre os pacotes a remover. Eu estava apenas desativando depois de instalado, mas na próxima build vou remover.
Sobre o firmware original eu testei o 802.11ax e também a potência. No modo ax acho que os testes deram uns 800Mbps perto do ap e não teve aquela perda absurda por causa de qualquer obstáculo (aqui basta ficar atrás de uma porta que o upload morre). A potência foi um pouco acima, mas com o OpenWrt não é ruim. Só essa parte do ax que ainda deixa a desejar, então devo ter visto o teu post e estou usando no modo ac também.
Vc chegou a analisar os logs? Entendo que só 802.11s possa não ser suficiente, tem que ter o 802.11r. Só que para variar tive problemas com 802.11r e dispositivos Apple. Longa discussão, ver tópico que criei no fórum oficial.
Tava mexendo no build do friendlywrt, e que nojo é aquele build process dele. Acho que a maior bronca que vcs tiveram usando fora do ambiente que eles recomendam é pq os scripts são em python 2 e não rodam com o python 3.
Agora foi! Build do FriendlyWrt para o R5S completado com sucesso!
Vou precisar agora descobrir como alterar os pacotes do OpenWrt incluidos nesse build (make menuconfig e arquivo .config do OpenWrt) para eu poder fazer minhas customizações.
Vc chegou a analisar os logs? Entendo que só 802.11s possa não ser suficiente, tem que ter o 802.11r. Só que para variar tive problemas com 802.11r e dispositivos Apple. Longa discussão, ver tópico que criei no fórum oficial.
Só usei 802.11s quando precisei colocar dois AX6S em mesh porque faltava chegar cabo em um deles, então tinha o 802.11r junto. Hoje só uso 802.11r e tem funcionado bem. Ao analisar os logs normalmente não tem o handshake completo, só o connect. O problema de às vezes não conectar no ap mais próximo acontece justamente com um iPhone 13 Pro, mas é raro e não chega a incomodar tanto. Meu cenário hoje é idêntico ao seu com um ap a mais. Lá no tópico eu vi que você testou o firmware original versão 1.0.28 que é a que tem o telnet aberto. Eu testei com ela e com a 1.0.37 e essa última tem o desempenho muito melhor.
Sim, pelo visto eles atualizaram o firmware selector(image builder hospedado na web).
O aparcar(dev do openwrt) fez esse novo firmware selector e tinha hospedado o mesmo ele próprio, porém, agora pelo visto eles tornaram esse novo firmware selector que ele fez o oficial! E esse que ele fez permite customizar os pacotes facilmente para quem não sabe buildar openwrt.
Única diferença é que está faltando o campo para executar comandos durante o primeiro boot, que no firmware selector que estava hospedado pelo aparcar tinha -> https://asu.aparcar.org/ <- e nesse ai não tem.
Hi, for the last year I've been working on a server which allows two things: Devices check online for new versions or package upgrades Easily create custom images without setting up a build environment. This is done by a back-end which automatically sets up ImageBuilders and parses available...
estava olhando aquela versao atualizada com usb C postada anteriormente, ela possui uma abertura no chassi para passar os cabos para fora. Mas esta versao custa a partir de 1.100.
estava olhando aquela versao atualizada com usb C postada anteriormente, ela possui uma abertura no chassi para passar os cabos para fora. Mas esta versao custa a partir de 1.100.
Sim, pelo visto eles atualizaram o firmware selector(image builder hospedado na web).
O aparcar(dev do openwrt) fez esse novo firmware selector e tinha hospedado o mesmo ele próprio, porém, agora pelo visto eles tornaram esse novo firmware selector que ele fez o oficial! E esse que ele fez permite customizar os pacotes facilmente para quem não sabe buildar openwrt.
Única diferença é que está faltando o campo para executar comandos durante o primeiro boot, que no firmware selector que estava hospedado pelo aparcar tinha -> https://asu.aparcar.org/ <- e nesse ai não tem.
Hi, for the last year I've been working on a server which allows two things: Devices check online for new versions or package upgrades Easily create custom images without setting up a build environment. This is done by a back-end which automatically sets up ImageBuilders and parses available...
Já tive vontade de comprar outros também, mas por enquanto tá bom. Comprei por último aquele router GL.iNet Slate AX e acho que chega
Uma dica para quem comprou x86 com i225. Falei que na versão estável 21.02.3 a bridge não funciona e fica limitado a uma porta. Se isso for problema para alguém (como era o meu caso) tem como fazer uma build incluindo o port do driver i225 do kernel 5.15 que o pessoal do immortalwrt usou na versão 21.x deles:
Liguei o computador diretamente no router ao invés do switch e está funcionando perfeitamente. E por falar em switch, estou usando o TP-Link TL-SH1008 comprado no Ali e foi taxado. Pelo menos até agora nenhum problema.
Pior hehehe então por enquanto apenas 1 x86 J4125 estabilidade incrível ja passei mais de 100 dias em uptime reiniciei apenas para testes, temperatura, sistema em si perfeito, aguenta meus dois links de 600/600 e 600/300 com os pés nas costas não perde nada em desempenho e tenho varias aplicações instaladas adguard,adblock,banip, transmission, docker etc , muita coisa mesmo memoria ram não usa mais que 108mb, CPU com carga máxima chega 40% mais ou menos é isso, abraço a todos.
Ahh saquei.
Dei mole, podia ter pego essa versão logo, essa que postei, foi a que eu comprei... Já está chegando aqui pra mim. Acredito que semana que vem eu esteja com ela em mãos.
Tem muita diferença dessa V2 para a V3?
Ahh saquei.
Dei mole, podia ter pego essa versão logo, essa que postei, foi a que eu comprei... Já está chegando aqui pra mim. Acredito que semana que vem eu esteja com ela em mãos.
Tem muita diferença dessa V2 para a V3?
Como router a maioria aqui tem usado OpenWrt. Como AP eu comprei 4 Redmi AX6s e estou rodando OpenWrt também neles e estão funcionando bem. O firmware original dos Redmi fica "discando" muito pra China, pelo menos os que não são modelos globais, que foi o meu caso. Ah, saquei. Aí o Openwrt...
Como router a maioria aqui tem usado OpenWrt. Como AP eu comprei 4 Redmi AX6s e estou rodando OpenWrt também neles e estão funcionando bem. O firmware original dos Redmi fica "discando" muito pra China, pelo menos os que não são modelos globais, que foi o meu caso. Ah, saquei. Aí o Openwrt...
Ahhh, saquei.
A única coisa que não curti, foi a forma de colocar a bateria do CMOS.
Achar esse tipo de bateria aqui no Brasil é FODA.
Pelo menos no V2 é igual uma placa mãe normal kkk
Ahhh, saquei.
A única coisa que não curti, foi a forma de colocar a bateria do CMOS.
Achar esse tipo de bateria aqui no Brasil é FODA.
Pelo menos no V2 é igual uma placa mãe normal kkk
Bateria de cmos dura bastante, a da minha placa mãe z270 extreme 4 é a mesma desde de 2017 rsrsrs
Eu estava no celular então postei rápido, agora acredito que os principais upgrades da v3 em relação a v2 são:
1 - As portas 2.5 GBe com filtro embutido que faz com que elas cheguem realmente em 2.5 GBe ao invés de chegar "apenas" em 2.37 GBe + ou -.
2 - Carcaça já preparada para um fan de 40 mm caso a pessoa queira colocar e aquele slot para passagem de fios.
3 - USB C
4 - Botão externo para resetar a bios
5 - Fonte de alimentação melhor, porém, isso tu pode comprar para o seu V2 também
6 - E o adaptador para a segunda porta NVME, deixando vc usar um segundo SSD NVME se quiser.
Depois de quase 1 ano tentando migrar da Claro (HFC 350/35) para Vivo (Fibra 600/300), finalmente hoje consegui. Por enquanto o NanoPi R4S está dando conta do recado do upgrade e não está criando nenhum gargalo, como era esperado (abaixo, sem SQM, software flow offlloading e packet steering habilitados, mais AdGuardHome instalado e rodando).
No passado precisei usar SQM para dar conta do buffer bloat da Claro/Net, porém faz mais de 1 ano que o bufferbloat não dava mais tantos problemas e estava usando sem SQM (na fibra aparentemente não existe ou pelo menos eu não percebi nenhum buffer bloat, que dá para ver abaixo com pings de 10ms e 13ms durante download e upload, respectivamente).
Depois de quase 1 ano tentando migrar da Claro (HFC 350/35) para Vivo (Fibra 600/300), finalmente hoje consegui. Por enquanto o NanoPi R4S está dando conta do recado do upgrade e não está criando nenhum gargalo, como era esperado (abaixo, sem SQM, software flow offlloading e packet steering habilitados, mais AdGuardHome instalado e rodando).
No passado precisei usar SQM para dar conta do buffer bloat da Claro/Net, porém faz mais de 1 ano que o bufferbloat não dava mais tantos problemas e estava usando sem SQM (na fibra aparentemente não existe ou pelo menos eu não percebi nenhum buffer bloat, que dá para ver abaixo com pings de 10ms e 13ms durante download e upload, respectivamente).
Só esqueceu de mostrar a frequência do cpu rsrs , digo isso porque tu fez build própria né? Vai ter gente achando que o uso do cpu está alto rsrsrs, porém, é que no openwrt oficial, o mesmo tem a tendencia de segurar a frequencia mais baixa a não ser que realmente precise subir ela! Aposto que ta uns 600 mhz apenas rsrs, enquanto maioria aqui que está usando o nano usa o frienlywrt que sobe para o clock máximo bem mais facilmente e com isso a porcentagem de uso do CPU fica menor quanto maior a frequência.
Quanto a buffer bloat, existe na fibra sim!
Exemplo da boi:
Isso vai depender de provedor para provedor, a BOI não trata buffer bloat ela apenas trata uso de banda, ou seja, não é possível fazer download e upload no talo na boi fibra ao mesmo tempo! É um ou outro, se tu tentar os dois eles ficam brigando por banda.