[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Pelo visto no V3 eles colocaram dissipador no chips intel também?

OKDLI3p.jpeg

25GN0NC.jpeg

62Xt7pb.jpeg

Edit:

É isso mesmo pelo visto rsrsrs.

Última edição:
Configura os dois em HA.

:bem:
Pensa... Ia ficar bem bacana kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

OKDLI3p.jpeg

25GN0NC.jpeg

62Xt7pb.jpeg

Edit:

Interessante... Então o arrefecimento dele tá bem mais equilibrado.
Onde tu pega essas infos manolo?

OKDLI3p.jpeg

25GN0NC.jpeg

62Xt7pb.jpeg

Edit:

Pelo que vi, essa versão parece ser diferente da minha...
A que eu comprei, possui 2 slots nvme... Esse foi um dos motivos de eu ter pego essa versão hehe
Além do resfriamento que é mais robusto.
Já vendi o X86 que tá chegando aqui hehehe

Última edição:
Pensa... Ia ficar bem bacana kkkkk

Interessante... Então o arrefecimento dele tá bem mais equilibrado.
Onde tu pega essas infos manolo?

Pelo que vi, essa versão parece ser diferente da minha...
A que eu comprei, possui 2 slots nvme... Esse foi um dos motivos de eu ter pego essa versão hehe
Além do resfriamento que é mais robusto.
Já vendi o X86 que tá chegando aqui hehehe
É mesma coisa, a segunda porta nvme é via adaptador só que na foto ai do gringo está sem ele :D, foto mais clara mostrando como é:

1654611552822604.png

Ta vendo, um ssd nvme vai na porta nativa e outro no adaptador que conecta na porta de "placa wifi de notebook".

Pegando daqui:

Segundo post desse gringo que pegou a v3 com mais fotos:

E mais um post dele com mais fotos:

Site do fabricante da V3:

Bios para todos os x86 que eles fazem:

Bios para o v3:

Changelog da bios nova para o v3:

ugYYxGP.png

Maneiro que eles falam para entrar em contato com eles caso alguém tenha alguma sugestão, tipo usuários avançados que manjam de bios ou será qualquer tipo de sugestão?

Última edição:
É mesma coisa, a segunda porta nvme é via adaptador só que na foto ai do gringo está sem ele :D, foto mais clara mostrando como é:

1654611552822604.png

Ta vendo, um ssd nvme vai na porta nativa e outro no adaptador que conecta na porta de "placa wifi de notebook".

Pegando daqui:

Segundo post desse gringo que pegou a v3 com mais fotos:

E mais um post dele com mais fotos:

Site do fabricante da V3:

Bios para todos os x86 que eles fazem:

Bios para o v3:

Changelog da bios nova para o v3:

ugYYxGP.png

Maneiro que eles falam para entrar em contato com eles caso alguém tenha alguma sugestão, tipo usuários avançados que manjam de bios ou será qualquer tipo de sugestão?
Acabei de ver essa publicação lá no fórum.
Fiz meu registro e vou acompanhar lá... Fiquei preocupado com o fato de alguns X86 virem com versões ES dos processadores.
Será que os N5105 correm esse risco também?!
Mandei mensagem lá pros china e vou pegar esse adaptador também. Achei que já vinha incluso.

Acabei de ver essa publicação lá no fórum.
Fiz meu registro e vou acompanhar lá... Fiquei preocupado com o fato de alguns X86 virem com versões ES dos processadores.
Será que os N5105 correm esse risco também?!
Mandei mensagem lá pros china e vou pegar esse adaptador também. Achei que já vinha incluso.
Eu ia comentar sobre essa questão dos ES no meu post anterior...

Porém, vc não precisa se preocupar pois isso só aconteceu com os n6005 e só com algumas pessoas! Já os n5105, todas as pessoas que receberam seus x86 do v1 ao v3, receberam CPU's retail ;)

Quanto a adaptador, ele é vendido a parte como está escrito no anuncio:

Wc3t8LL.png

Porém, vc não precisa se preocupar pois isso só aconteceu com os n6005 e só com algumas pessoas! Já os n5105, todas as pessoas que receberam seus x86 do v1 ao v3, receberam CPU's retail ;)

Wc3t8LL.png

Ahh, se a versão 5105 foram retail, então tá ótimo... Fiquei preocupado com essa observação.
Consegue me passar o link (esse que tá em vermelho)
Aqui não aparece ele nem a pau... Fiz o pagamento num link (que fica na parte de baixo do anúncio) mas tô com receio de dar errado kkkk
O link que paguei foi esse: https://pt.aliexpress.com/item/32738298207.html

Achei esse tópico ontem as 21:00, fiquei lendo e quando vi eram 2 da manhã, cara muita info útil, abriu meus olhos.

Até eu que não manjo porra nenhuma fiquei com vontade de montar uma parada dessa só por causa do entusiasmo da galera.

Quem sabe 11.11 não entra em promo uma caixa x86 dessa e eu não me jogo nessa ideia e aprenda na raça fazer funcionar.🤣

Parabéns a todos aí, ótimo tópico.👍

Wc3t8LL.png
Vi teus comentários no forum do servethehome no tópico destes appliances com 4 LAN 2.5Gb/s. Se os montadores destes equipamentos levarem a sério o feedback dos usuários, vão reduzir e muito as reclamações e assim faturar mais ...
O problema é que o povo lá no forum Servethehome sofre de "chinofobia". Não sei como o Patrick aguenta a turma ...

Vi teus comentários no forum do servethehome no tópico destes appliances com 4 LAN 2.5Gb/s. Se os montadores destes equipamentos levarem a sério o feedback dos usuários, vão reduzir e muito as reclamações e assim faturar mais ...
O problema é que o povo lá no forum Servethehome sofre de "chinofobia". Não sei como o Patrick aguenta a turma ...
Parece que está evoluindo :D, só ver pelo V3 ai que já ouve melhoras!

Porque sinceramente esses x86 do ali como foi falado la no forum do sth, ocupam uma lacuna no mercado que ninguém mais ocupa para ser sincero! Ou seja, entusiastas e outros que querem roteadores x86, roteadores com portas 2.5gbe+, rotadores x86 small form factor, uma boa relação Custo x Beneficio x Performance e etc.

Porque tirando esses x86 do ali aonde tu encontra essas configs por esses valores? E x86 ainda, que te permite utilizar uma infinidade de sistemas diferentes? Mikrotik teoricamente entrega uma coisa quase parecida só que é cara e que não é x86, como a RB5009 que custa facilmente mais do que o dobro desse v3 do ali n5105 só que com uma cpu bem mais fraca, só uma porta 2.5gbe, vc fica preso ao routeros e etc.

Pelo que eu vi a unica coisa preocupante desses x86 do ali até o momento foi as unidades n6005 que vieram com CPU ES, de resto é só um pouco de DiY para melhorar a solução térmica, ou seja, troca a pasta térmica por uma melhor tipo aquela viscosa k5 pro indicada pelo site alemão ou uma kryonaut da vida, dar uma lapidada de leve naquele bloco de cobre que faz contato com o cpu caso a superfície do mesmo venha áspera e não lisinha, ajustar a bios para diminuir o consumo de energia e o calor gerado, colocar um fan se necessário e etc.

Chegou meu R5S. A princípio vou manter o R4S como roteador em função de ter uma CPU melhor.

Planejo vou usar o R5S com Ubuntu para substituir um Odroid C2 (always-on) que uso para testes diversos (monitor de internet, servidor IPERF3, etc).

Última edição:
Fala pessoal.
To começando a me aventurar pelo OpenWRT para uso em casa.
Tenho conhecimento no RouterOS, e de OpenWRT, há muito tempo, na época do fork do LEDE, usei este firmware.
Meu problema esta sendo entregar ipv6 pros dispositivos.
Confesso que sou leigo no assunto ipv6.

Utilizando um RPI4, montei o seguinte cenário:
HGU Askey Vivo Fibra em Bridge
Interface Gigabit USB3.0 como WAN
RPI4 Discando PPPoE (Quando autentica, cria uma interface dinamica "DHCPv6 client" recebendo /64)
Interface Ethernet onboard do RPI4 como LAN
Switch Giga que distribui para os dispositivos e APs.

Ja dei uma busca aqui nesse tópico e pela internet no geral, mas não encontrei nenhuma informação que fizesse entregar os ipv6.

Na interface LAN, ja coloquei o RA-Service como Server, relay e Hybrid, e o DHCPv6 nas mesmas situações.
Ainda assim, não obtive o resultado.

Alguma orientação ou tutorial para essa configuração?

Fala pessoal.
To começando a me aventurar pelo OpenWRT para uso em casa.
Tenho conhecimento no RouterOS, e de OpenWRT, há muito tempo, na época do fork do LEDE, usei este firmware.
Meu problema esta sendo entregar ipv6 pros dispositivos.
Confesso que sou leigo no assunto ipv6.

Utilizando um RPI4, montei o seguinte cenário:
HGU Askey Vivo Fibra em Bridge
Interface Gigabit USB3.0 como WAN
RPI4 Discando PPPoE (Quando autentica, cria uma interface dinamica "DHCPv6 client" recebendo /64)
Interface Ethernet onboard do RPI4 como LAN
Switch Giga que distribui para os dispositivos e APs.

Ja dei uma busca aqui nesse tópico e pela internet no geral, mas não encontrei nenhuma informação que fizesse entregar os ipv6.

Na interface LAN, ja coloquei o RA-Service como Server, relay e Hybrid, e o DHCPv6 nas mesmas situações.
Ainda assim, não obtive o resultado.

Alguma orientação ou tutorial para essa configuração?
Deu uma olhada aqui:

Tem bastante coisa ai!

Aqui eu não uso ipv6(desativei), porém, por padrão já vem funcionando nas builds para o nanopi r4s inclusive as que eu compilo(coisa que eu vou mudar :D assim que sair a estável do 22.03).

Users who are viewing this thread

Voltar