[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos xShARkx
  • Data de Início Data de Início
Depois de quase 1 ano tentando migrar da Claro (HFC 350/35) para Vivo (Fibra 600/300), finalmente hoje consegui. Por enquanto o NanoPi R4S está dando conta do recado do upgrade e não está criando nenhum gargalo, como era esperado (abaixo, sem SQM, software flow offlloading e packet steering habilitados, mais AdGuardHome instalado e rodando).

No passado precisei usar SQM para dar conta do buffer bloat da Claro/Net, porém faz mais de 1 ano que o bufferbloat não dava mais tantos problemas e estava usando sem SQM (na fibra aparentemente não existe ou pelo menos eu não percebi nenhum buffer bloat, que dá para ver abaixo com pings de 10ms e 13ms durante download e upload, respectivamente).

Até uns 900 deve aguentar de boas, eu estou usando 2 links no LB 150+500 somando uma velocidade de 675 mega sem ficar no gargalo já a uns meses.
Aqui no provedor local não tenho problemas com bufferbloat, ao contrário da BOI que como o @xShARkx disse na página anterior, a latência sobe que é uma beleza.

VENPE65.png

13412428131.png

Última edição:
Achei q o clock ficava fixo. Qual opção do htop para mostrar o clock? Amanhã testo de novo!

Achei q o clock ficava fixo. Qual opção do htop para mostrar o clock? Amanhã testo de novo!
Aperta F2 -> Display Options -> Also Show CPU frequency -> F10 para fechar.

Quanto a clock fixo, não por padrão não fica fixo! Pois depende do ''scaling_governor'' que por padrão vem setado em ''schedutil'', porém, se tu setar ele para ''performance'' ai sim o clock vai ficar fixo no clock máximo.

Usa esse comando para ver o status do scaling_governor:

cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor

E para setar ele:

echo performance > /sys/devices/system/cpu/cpufreq/policy0/scaling_governor
echo performance > /sys/devices/system/cpu/cpufreq/policy4/scaling_governor

É policy 0 e 4, senão me falha a memória devido aos dois tipos de cores diferentes.

Aperta F2 -> Display Options -> Also Show CPU frequency -> F10 para fechar.

Quanto a clock fixo, não por padrão não fica fixo! Pois depende do ''scaling_governor'' que por padrão vem setado em ''schedutil'', porém, se tu setar ele para ''performance'' ai sim o clock vai ficar fixo no clock máximo.

Usa esse comando para ver o status do scaling_governor:

cat /sys/devices/system/cpu/cpu*/cpufreq/scaling_governor

E para setar ele:

echo performance > /sys/devices/system/cpu/cpufreq/policy0/scaling_governor
echo performance > /sys/devices/system/cpu/cpufreq/policy4/scaling_governor

É policy 0 e 4, senão me falha a memória devido aos dois tipos de cores diferentes.

Bingo! É isso mesmo, muito obrigado pela informação, sabia que o ARM tinha scaling de CPU clock, mas por minha ignorância achei que seria somente aplicado quando o dispositivo estivesse sendo alimentado por bateria. Também obrigado por compartilhar essa informação do htop. Já tinha passado diversas vezes por essa página de configurações e nunca tinha visto essa opção.

Refiz o teste, e de fato durante o SpeedTest o clock vai ao máximo em 600Mhz, e ainda assim entrega toda banda sem problemas e isso que agora estou fora de casa acessando a rede via Wireguard, também rodando no NanoPi! Ou seja, tem CPU de sobra!

Aliás, de fato o scaling governor está com schedutil. Vou ler um pouco sobre o assunto para ver se deixo assim (possivelmente para menor consumo de energia e por consequência menor aquecimento) ou se mudo para performance.

Obrigado!! 👍👍

Até agora o x86 não saiu da china wtf

Meu R5S demorou 10 dias só para ser enviado (entre eu comprar e aparecer o rastreio). Já estava quase vencendo o prazo da Aliexpress cancelar o pedido automaticamente por não-envio... Agora está a caminho (chegou no Brasil ontem).

Não sei se aqui é o lugar ideal pra perguntar, mas estou muito interessado em usar a fw Openwrt no meu Mi Router AC2100. Acho o app wifi da xiaomi bem ruinzinho e não estou tão satisfeito com esse roteador.
Alguem sabe me dizer se vale a pena a troca de fw? Não encontro tantas info sobre openwrt mas fiquei curioso em usar

Não sei se aqui é o lugar ideal pra perguntar, mas estou muito interessado em usar a fw Openwrt no meu Mi Router AC2100. Acho o app wifi da xiaomi bem ruinzinho e não estou tão satisfeito com esse roteador.
Alguem sabe me dizer se vale a pena a troca de fw? Não encontro tantas info sobre openwrt mas fiquei curioso em usar
Se o teu for um desses dois aqui:

rm2100-vs-r2100.jpg

Então sim, tem suporte a openwrt.

Boa!

Só esqueceu de mostrar a frequência do cpu rsrs :D, digo isso porque tu fez build própria né? Vai ter gente achando que o uso do cpu está alto rsrsrs, porém, é que no openwrt oficial, o mesmo tem a tendencia de segurar a frequencia mais baixa a não ser que realmente precise subir ela! Aposto que ta uns 600 mhz apenas rsrs, enquanto maioria aqui que está usando o nano usa o frienlywrt que sobe para o clock máximo bem mais facilmente e com isso a porcentagem de uso do CPU fica menor quanto maior a frequência.

dHmGzOU.png

Quanto a buffer bloat, existe na fibra sim!

Exemplo da boi:

13412361186.png

Isso vai depender de provedor para provedor, a BOI não trata buffer bloat ela apenas trata uso de banda, ou seja, não é possível fazer download e upload no talo na boi fibra ao mesmo tempo! É um ou outro, se tu tentar os dois eles ficam brigando por banda.

Já outros provedores tratam do buffer bloat.
Ativei essa parte da temperatura no htop ontem e também configurei para ficar dessa forma aí, mas removi essa linha Swp porque não tem swap mesmo. Onde mostra a frequência e temperatura por mim não precisaria mostrar MHz nem o C. Quando acesso pelo celular fica meio congestionado.

Quem tem x86 aí e for comprar memórias, compartilhe o link por favor

2666 ta bom? no site da intel o 5105 aguenta so ate 2933
Sim, está bom!

A não ser que tu pretende usar alguma aplicação no qual 267 mhz de clock na memória vai fazer falta o que eu acho bem difícil? Digo isso pois de acordo com relatos dos gringos os módulos de 3200 mhz funcionam também, só que o clock vai ficar limitado a 2933 mhz conforme as specs do x86 que é 2933 mhz o máximo do clock da memória.

Resumindo se tu comprar a 2666 mhz ela vai rodar a 2666 mhz, agora se tu comprar a de 3200 mhz, ela vai rodar a 2933 mhz! Essa diferença de 267 mhz vai fazer falta para vc? Vale a pena pagar mais caro por 267 mhz a mais na memória? Ai quem tem que ver é vc :D

Estou verificando possibilidades de upgrade no meu Infoblox B1-105 ( Celeron J1900, 8GB ram, SSD 60GB, 2 lan intel gigabit ).
1º problema é ausencia total de documentação
2º problema é que nem no google se acha algo

Temos o SSD ligado na porta SATA e 1 slot CF ( compact flash , alguém lembra disso ? ) e 1 mini PCIe com suporte para SIM card.

Estou pensando em adicionar esta placa dual 2.5Gb/s no mini pcie

Alguém tem conhecimento de alguma limitação ou incompatibilidade nos slots mini pcie ?

Edit. Achei um manual de um appliance quase idêntico ao meu.

Última edição:
Estou verificando possibilidades de upgrade no meu Infoblox B1-105 ( Celeron J1900, 8GB ram, SSD 60GB, 2 lan intel gigabit ).
1º problema é ausencia total de documentação
2º problema é que nem no google se acha algo

Temos o SSD ligado na porta SATA e 1 slot CF ( compact flash , alguém lembra disso ? ) e 1 mini PCIe com suporte para SIM card.

Estou pensando em adicionar esta placa dual 2.5Gb/s no mini pcie

Alguém tem conhecimento de alguma limitação ou incompatibilidade nos slots mini pcie ?

Edit. Achei um manual de um appliance quase idêntico ao meu.
eu coloquei uma placa mini pci-e wifi ax em um notebook de 2011 e funcionou.
Mas como a taxa do mini pcie é x1, entao nao sei se vc irá conseguir usufruir de rede 2.5Gbps na prática.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Até agora o x86 não saiu da china wtf
ansioso tb
quem sabe na BF eu compre um também.
:isso:

Mas como a taxa do mini pcie é x1, entao nao sei se vc irá conseguir usufruir de rede 2.5Gbps na prática.
Se o mini pcie é x1, e considerando que o pcie do j1900 é 2.0, a banda deve ser de 5GT/s ou seja 4Gb/s na prática.
Colocar a placa dual de 2.5 Gb/s vai dar gargalo se for preciso usar as duas portas no máximo ... :(
Se for usar uma placa 2.5Gb/s simples não deve dar problema.

2666 ta bom? no site da intel o 5105 aguenta so ate 2933
vai colocar quantos GB?

Se o mini pcie é x1, e considerando que o pcie do j1900 é 2.0, a banda deve ser de 5GT/s ou seja 4Gb/s na prática.
Colocar a placa dual de 2.5 Gb/s vai dar gargalo se for preciso usar as duas portas no máximo ... :(
Se for usar uma placa 2.5Gb/s simples não deve dar problema.
se tiver um NAS ou load balance de links WAN que somem 2G ou mais, vai sentir esse limitador.
bom que no aliexpress temos adaptadores de praticamente tudo.
:haha3:

ansioso tb
quem sabe na BF eu compre um também.
:isso:
Se quiser comprar o meu, te vendo kkkkkk

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar