• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Aqui ainda estou com o NanoPi R4S, da época que todo mundo do tópico estava pegando ele.
O que tem de bom custo x benefício de x86 em dia?
Infelizmente hj em dia os x86 via AliExpress não estão mais compensando por conta da taxação
Eu recomendaria thinkcentres M920 com Core i5 pra cima, pois eles possuem entrada PCIe e tem como vc comprar um NIC dedicado à ele

OBS: Vc precisará de um adaptador pq a entrada PCIe do mini PC é proprietária da Lenovo, mas ele é relativamente barato
 
Última edição:
- como monitorar uso de cpu e memoria?
top/htop, grafana, zabbix, prometheus, collectd, etc etc. Tem uma porrada de opçoes, vai do seu gosto.
- como resolver kernel incompativel em pacote? queria instalar um controle de banda mas dá esse aviso - tentei pegar o luci-app-sqm.

The installed version of package kernel is not compatible, require 6.1.86~d9dbb4ef…-r1 while 5.15.145-1-a189338a… is installed.

aqui ta assim
Firmware VersionOpenWrt SNAPSHOT r0-f19bf67 / LuCI Master git-23.357.52396-5355b7b
Kernel Version5.15.145

to em duvida onde pego o mais recente para esse xiaomi!
Aparentemente vc instalou uma versão snapshot, e ela atualizou o kernel. Até onde sei, vc tem as seguintes opções (me corrijam se eu estiver falando besteira):
- atualiza sua instalação pra o snapshot mais recente
- builda esse pacote na mão pro seu sistema
- instala alguma versão estável do openwrt (sem ser snapshot)

Aqui ainda estou com o NanoPi R4S, da época que todo mundo do tópico estava pegando ele.
O que tem de bom custo x benefício de x86 em dia?
E tem algo que tá dando falta no seu? Meu R5S tá bem de boas aqui, acho que só trocaria caso fosse fazer load balancing de 2x1Gbit, com 2x500Mbps tá ok (maneirando no SQM, obviamente).
 
top/htop, grafana, zabbix, prometheus, collectd, etc etc. Tem uma porrada de opçoes, vai do seu gosto.

Aparentemente vc instalou uma versão snapshot, e ela atualizou o kernel. Até onde sei, vc tem as seguintes opções (me corrijam se eu estiver falando besteira):
- atualiza sua instalação pra o snapshot mais recente
- builda esse pacote na mão pro seu sistema
- instala alguma versão estável do openwrt (sem ser snapshot)


E tem algo que tá dando falta no seu? Meu R5S tá bem de boas aqui, acho que só trocaria caso fosse fazer load balancing de 2x1Gbit, com 2x500Mbps tá ok (maneirando no SQM, obviamente).

Quero colocar mais máquinas virtuais e migrar para sistema x86.

Achei esse interessante pelo n100 e ddr5:

 
- instala alguma versão estável do openwrt (sem ser snapshot)
entao, minha duvida é se pode qualquer uma, ou especifica para o roteador AX3000T.
por exemplo, nessa pagina aqui se seleciono o roteador, só aparece a snapshot pra ele, as outras não.



EDIT:
achei a remittor's builds 23.05 para esse roteador - posso instalar via luci mesmo ne?
 
Última edição:
entao, minha duvida é se pode qualquer uma, ou especifica para o roteador AX3000T.
por exemplo, nessa pagina aqui se seleciono o roteador, só aparece a snapshot pra ele, as outras não.



EDIT:
achei a remittor's builds 23.05 para esse roteador - posso instalar via luci mesmo ne?
Se não tem versão oficial ainda então é pq nenhuma das versões anteriores suporta seu roteador de forma oficial mesmo.

Pode tentar essa build de terceiro aí e instalar via luci sim.
 
entao, minha duvida é se pode qualquer uma, ou especifica para o roteador AX3000T.
por exemplo, nessa pagina aqui se seleciono o roteador, só aparece a snapshot pra ele, as outras não.



EDIT:
achei a remittor's builds 23.05 para esse roteador - posso instalar via luci mesmo ne?
Se não tem versão oficial ainda então é pq nenhuma das versões anteriores suporta seu roteador de forma oficial mesmo.

Pode tentar essa build de terceiro aí e instalar via luci sim.
tecnicamente falando, a versão snapshot ae do openwrt é oficial.
só que é uma versão de desenvolvimento.
sabendo aonde vai estar se metendo, prefiro usar versão snapshot do openwrt, do que esses fw fork dele com suporte ao hardware, nunca se sabe o que qui foi alterado :limo:

inclusive, deve ser bem capaz desse remittor ter feito o upstream do suporte para o openwrt original, só que como deus sabe-se la quando sai a proxima versão, só tem snapshot no momento.

da pra usar, mas tem que ter conscienciosa que é uma versão em desenvolvimento, e a versão final só quando começar o processo RC da 24.xx, e a versão final 24.xx deus sabe-se la quando vai sair.

da pra usar a versão snapshot de boa, mas sabendo que alguma coisa simplesmente pode não estar funcionando direito, e que a instalação dela por padrão vem sem luci, sendo necessário instalar via ssh.

eu msm fiquei uns 6 meses em versão snapshot no redmi AX6000 sem alterar o particionamento dele(em outras palavras a partição de bk fw da xiomi que tem copia do fw dela)., antes de começarem a lançar as RC da versão 23.05, e quando saiu a primeira RC meti o loko e dei wipe na partição da xiomi e estou com FW de bk ainda na RC1 da 23.05 por preguiça de mexer com isso pra atualizar, e a partição principal esta na ultima versão estavel.
 
(...)
sabendo aonde vai estar se metendo, prefiro usar versão snapshot do openwrt, do que esses fw fork dele com suporte ao hardware, nunca se sabe o que qui foi alterado
(...)
Corroboro essa sugestão. Eu mesmo estou usando o OpenWrt snapshot no AX3000T e tá rodando de boa!
 
Onde você baixou o patch 1.5 pra parar de dar crash? Aquele link do dropbox morreu.

Se não tem versão oficial ainda então é pq nenhuma das versões anteriores suporta seu roteador de forma oficial mesmo.

Pode tentar essa build de terceiro aí e instalar via luci sim.

tecnicamente falando, a versão snapshot ae do openwrt é oficial.
só que é uma versão de desenvolvimento.
sabendo aonde vai estar se metendo, prefiro usar versão snapshot do openwrt, do que esses fw fork dele com suporte ao hardware, nunca se sabe o que qui foi alterado :limo:

inclusive, deve ser bem capaz desse remittor ter feito o upstream do suporte para o openwrt original, só que como deus sabe-se la quando sai a proxima versão, só tem snapshot no momento.

da pra usar, mas tem que ter conscienciosa que é uma versão em desenvolvimento, e a versão final só quando começar o processo RC da 24.xx, e a versão final 24.xx deus sabe-se la quando vai sair.

da pra usar a versão snapshot de boa, mas sabendo que alguma coisa simplesmente pode não estar funcionando direito, e que a instalação dela por padrão vem sem luci, sendo necessário instalar via ssh.

eu msm fiquei uns 6 meses em versão snapshot no redmi AX6000 sem alterar o particionamento dele(em outras palavras a partição de bk fw da xiomi que tem copia do fw dela)., antes de começarem a lançar as RC da versão 23.05, e quando saiu a primeira RC meti o loko e dei wipe na partição da xiomi e estou com FW de bk ainda na RC1 da 23.05 por preguiça de mexer com isso pra atualizar, e a partição principal esta na ultima versão estavel.

Corroboro essa sugestão. Eu mesmo estou usando o OpenWrt snapshot no AX3000T e tá rodando de boa!

então melhorando minha questão, como controlar a banda de uma rede convidado? pois tentei o luci-app-sqm mas pede kernel superior. tem outra opção?
ou tem como limitar a banda geral, e deixar ilimitada apenas para determinado mac address?
ainda acho que o ideal seria limitar por rede wifi, assim teria a pricipal e a de convidados.
enfim, é isso!
 
então melhorando minha questão, como controlar a banda de uma rede convidado? pois tentei o luci-app-sqm mas pede kernel superior. tem outra opção?
ou tem como limitar a banda geral, e deixar ilimitada apenas para determinado mac address?
ainda acho que o ideal seria limitar por rede wifi, assim teria a pricipal e a de convidados.
enfim, é isso!
É via o sqm que faz essa limitação.
Atualiza teu sistema ae.

Ou vê se tem o pacote antigo de qos do openwrt, talvez ele pode ser instalado ae.
 
então melhorando minha questão, como controlar a banda de uma rede convidado? pois tentei o luci-app-sqm mas pede kernel superior. tem outra opção?
ou tem como limitar a banda geral, e deixar ilimitada apenas para determinado mac address?
ainda acho que o ideal seria limitar por rede wifi, assim teria a pricipal e a de convidados.
enfim, é isso!
Os builds snapshots podem ter problemas na instalação de pacotes adicionais justamente por isso.

Você pode fazer um build customizado e já incluir o luci-app-sqm direto na imagem de upgrade. Dá uma olhada no link abaixo para fazer teu build customizado e adicione os pacotes que quiser usando a opção "Customize installed packages and/or first boot script" para adicionar o pacote uci-app-sqm:

 
Eu preciso de algum mini roteador ou coisa do tipo para usar como cliente torrent mas que tenha o menor consumo possivel, não precisa ter wifi nem nada do tipo, apenas que funcione via cabo de rede e tenha entrada para cartão de memoria ou pendrive (não vou usar hd externo)
 
Eu preciso de algum mini roteador ou coisa do tipo para usar como cliente torrent mas que tenha o menor consumo possivel, não precisa ter wifi nem nada do tipo, apenas que funcione via cabo de rede e tenha entrada para cartão de memoria ou pendrive (não vou usar hd externo)

Eu tenho um nanopi R4SE sobrando, não estou usando mais.
 
Meu R5S tá bem de boas aqui, acho que só trocaria caso fosse fazer load balancing de 2x1Gbit, com 2x500Mbps tá ok (maneirando no SQM, obviamente).

Pessoal bom dia, aproveitando a promoção da Vivo e pra tirar o R5S que tenho na gaveta aqui quero usar a rede com o provedor local que tenho hoje + o Vivo, seriam 600mb (PPPoE e IP Fixo) e 300mb Vivo.

Poderiam me indicar o que preciso ver/estudar para montar a rede aqui? Não sou nenhum iniciante mas openwrt especificamente nunca utilizei, muito menos o R5S que está parado desde que comprei de um user aqui.
 
Pessoal bom dia, aproveitando a promoção da Vivo e pra tirar o R5S que tenho na gaveta aqui quero usar a rede com o provedor local que tenho hoje + o Vivo, seriam 600mb (PPPoE e IP Fixo) e 300mb Vivo.

Poderiam me indicar o que preciso ver/estudar para montar a rede aqui? Não sou nenhum iniciante mas openwrt especificamente nunca utilizei, muito menos o R5S que está parado desde que comprei de um user aqui.
Só instalar o OpenWRT, instalar o MWAN3 e seguir a página de documentação dele, acho ela bem prática:
 
Oi senhores, boa tarde.

Estou tentando fazer o setup de Wireguard no OPNSense, mas não consigo fazer funcionar. Segui vários guias, a Vivo aqui não tem CGNAT (tenho outras portas abertas), mas simplesmente não funciona. Quando tento me conectar através do meu celular, consigo ver a conexão sendo bloqueada, mas eu tenho uma regra pra liberar isso. Alguma luz?

Regra da WAN:
hxjstRw.png


Regra da interface WG1:


lxDnJSA.png


E uma regra adicional pra permitir o acesso à rede interna pelos clientes conectados via WG:

pwBVsWd.png
 
Oi senhores, boa tarde.

Estou tentando fazer o setup de Wireguard no OPNSense, mas não consigo fazer funcionar. Segui vários guias, a Vivo aqui não tem CGNAT (tenho outras portas abertas), mas simplesmente não funciona. Quando tento me conectar através do meu celular, consigo ver a conexão sendo bloqueada, mas eu tenho uma regra pra liberar isso. Alguma luz?

Regra da WAN:
hxjstRw.png


Regra da interface WG1:


lxDnJSA.png


E uma regra adicional pra permitir o acesso à rede interna pelos clientes conectados via WG:

pwBVsWd.png
a porta do wireguard está sendo aberta na tabela do firewall?
 
Oi senhores, boa tarde.

Estou tentando fazer o setup de Wireguard no OPNSense, mas não consigo fazer funcionar. Segui vários guias, a Vivo aqui não tem CGNAT (tenho outras portas abertas), mas simplesmente não funciona. Quando tento me conectar através do meu celular, consigo ver a conexão sendo bloqueada, mas eu tenho uma regra pra liberar isso. Alguma luz?

Regra da WAN:
hxjstRw.png


Regra da interface WG1:


lxDnJSA.png


E uma regra adicional pra permitir o acesso à rede interna pelos clientes conectados via WG:

pwBVsWd.png

Dos prints que mandou eu peguei uma diferença com relação ao setup que fiz aqui, no segundo print na regra na interface WG1 o que eu usei como source o WG1 net e não any como está no seu print.

Um outro detalhe é que pra permitir o acesso a rede interna eu usei um NAT Outbound.

Eu segui o tutorial do link abaixo, foi 100% com ele e deu certo, tenta dar uma olhada.


Por fim quando eu faço alterações no Wireguard aqui eu preciso restartar o serviço para elas serem efetivamente aplicadas, só aplicar pelo botão do apply não funciona no meu setup.
 
sua WG está operando em UDP mesmo?

tenta jogar uma porta mais baixa pra testar... seu equipamento está discando PPPoE da Vivo ou está com DMZ na HGU?

Sim, testei na rede local e funcionou o Wireguard. O meu firewall estava discando PPPoE. Nem sabia que havia outro modo de fazer isso.

Dos prints que mandou eu peguei uma diferença com relação ao setup que fiz aqui, no segundo print na regra na interface WG1 o que eu usei como source o WG1 net e não any como está no seu print.

Um outro detalhe é que pra permitir o acesso a rede interna eu usei um NAT Outbound.

Ah sim, esse é só um dos setups que tentei. Tentei vários, incluindo o oficial. Então algumas regras mudaram algumas vezes pra testar, mas no final, o que está sendo bloqueado a conexão de fora, então só a regra da WAN deveria importar. De qualquer forma, larguei meu OPNSense por hora. Reiniciei ontem e por algum motivo só funcionava o Google, todo o resto não. Restaurei do backup e não resolveu, como já era umas 21h e não queria deixar a esposa sem internet, resetei o modem da Vivo. Acho que vou mover a placa de rede pro meu Proxmox e fazer o setup lá posteriormente.
E detalhe, depois que movi pra de volta pro modem da Vivo, o Wireguard funcionou. :pensa:
 
Sim, testei na rede local e funcionou o Wireguard. O meu firewall estava discando PPPoE. Nem sabia que havia outro modo de fazer isso.



Ah sim, esse é só um dos setups que tentei. Tentei vários, incluindo o oficial. Então algumas regras mudaram algumas vezes pra testar, mas no final, o que está sendo bloqueado a conexão de fora, então só a regra da WAN deveria importar. De qualquer forma, larguei meu OPNSense por hora. Reiniciei ontem e por algum motivo só funcionava o Google, todo o resto não. Restaurei do backup e não resolveu, como já era umas 21h e não queria deixar a esposa sem internet, resetei o modem da Vivo. Acho que vou mover a placa de rede pro meu Proxmox e fazer o setup lá posteriormente.
E detalhe, depois que movi pra de volta pro modem da Vivo, o Wireguard funcionou. :pensa:
OPNSense é bem chatinho de configurar. Isso de navegar só no google, precisa mudar o mtu do pppoe, tive o mesmo problema quando tava testando. Hoje em dia uso openwrt.
 
Eu usei OPNsense nos primeiros meses de minipc aqui, achei legal, mas realmente algumas coisas são incômodas de configurar. Depois migrei pro RouterOS, comprei a licença dele e nunca mais me incomodei. Para uso doméstico é perfeito.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo