Tem muito advogado picareta e que abusa de autoridade? Sim, mas não são todos.
Há idiotas em qualquer ramo, inclusive no seu.
Na minha experiência: Quem tem padrão de comportamento com complexo de superioridade e são pedantes são os que fazem
engenharia. Isso vem desde a época do vestibular.
Exemplos não faltam do que escutava: "Somos de exatas, superiores a vocês de humanas"; "Vocês estudam coisas sem nexo"; "Exatas e engenharia fazem o mundo".
Essa visão simplista e míope de como as coisas funcionam é característico desse pessoal de exatas. Realidade: precisa do professor para te ensinar, do jurista para fazer as regulamentações do seu trabalho (não, você não vai ter capacete e proteção sem que a norma mande, o seu patrão não é igreja para caridade), do engenheiro para os projetos, da medicina para a os tratamentos, e assim vai.
Quando chega na faculdade a situação tosca continua, então o pessoal de direito simplesmente começa a viver o seu mundo e escanteava o pessoal de exatas por esse motivo.
Já o pessoal de humanas (Jornalismo, Serviço Social, e afins) tem muito a ver com o conteúdo ensinado e forma de pensar. Eles ficam muito focados em Marx e conflito de classes de forma teórica, enquanto Direito e Economia focam mais nos aspectos práticos da sociedade em si. Sempre que tinha greve eles tentavam barricar a faculdade de direito e economia primeiro, pois sabiam que a greve não teria adesão dos alunos. O ressentimento deles vem daí.
Eu não ligo para essas conjecturas, mas a maioria lida com a situação como se fosse disputa de futebol...
Esqueceu do anel escroto que alguns usam e fazem questão de mostrar.
Trabalho lidando com eles no atendimento (quando tem advogado para despachar) e sei bem como alguns são escrotos.