[Review] Asus X550LN-BRA - geforce 840m - Vale a pena comprar?

Gente, vamos tentar não poluir o tópico fazendo, constantemente, as mesmas perguntas!

Tentar ser o mais claro possível, os drives antigos funcionam de maneira satisfatória para quase todos, ou seja, sem queda de clock´s, esses drives são: 332.85, 337.50, 342.50 ou 344.75. Os drives mais novos, aparentemente a partir do 347,88, ocorre a queda dos clock´s por uma falha na BIOS do notebook, um erro de leitura de uma entrada digamos assim.
Quando o notebook verifica que precisa dar mais desempenho à GPU ele erroneamente lê o clock do boost (somente 135), ao invés de aumenta-lo conjuntamente com o clock normal da GPU (1029), fazendo com que a GPU trabalhe unicamente com o clock boost (135), o que torna qualquer jogabilidade nula.
Esse "erro" pode ser remediado com uma modificação na BIOS do notebook, conforme se verifica nesse post: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...lucao-das-quedas-de-fps-asus-x550ln-840m.html.
Para aqueles que preferem aguardar uma solução da própria Asus, basta ficar nesses drives acima citados que não haverá a queda de clock´s, mas também não se beneficiará do grande aumento de FPS em quase todos os jogos que o drive 350,12 proporciona.

Abraço.
 
Gente, vamos tentar não poluir o tópico fazendo, constantemente, as mesmas perguntas!

Tentar ser o mais claro possível, os drives antigos funcionam de maneira satisfatória para quase todos, ou seja, sem queda de clock´s, esses drives são: 332.85, 337.50, 342.50 ou 344.75. Os drives mais novos, aparentemente a partir do 347,88, ocorre a queda dos clock´s por uma falha na BIOS do notebook, um erro de leitura de uma entrada digamos assim.
Quando o notebook verifica que precisa dar mais desempenho à GPU ele erroneamente lê o clock do boost (somente 135), ao invés de aumenta-lo conjuntamente com o clock normal da GPU (1029), fazendo com que a GPU trabalhe unicamente com o clock boost (135), o que torna qualquer jogabilidade nula.
Esse "erro" pode ser remediado com uma modificação na BIOS do notebook, conforme se verifica nesse post: http://adrenaline.uol.com.br/forum/...lucao-das-quedas-de-fps-asus-x550ln-840m.html.
Para aqueles que preferem aguardar uma solução da própria Asus, basta ficar nesses drives acima citados que não haverá a queda de clock´s, mas também não se beneficiará do grande aumento de FPS em quase todos os jogos que o drive 350,12 proporciona.

Abraço.

Exatamente, a dica é ficar nos drivers baixos e aguardar, com o drive de fábrica eu jogava RTW2 em 1600x900 quase tudo no HIGH com 25~30 fps dai atualizai pro 345.2 e ficou em 30~35 uma grande melhora e vou deixar assim até que uma solução própria da Asus seja feita.
 
o touchpad do meu note começou a "falhar" e fica tremendo o ponteiro na tela quando seguro, será que mando pra garantia? pra clicar eh preciso apertar o botão :feelbad:
e o microfone ainda não ta funcionando helpp tem que configurar alguma coisa, instalar drive??
 
É esse mesmo o problema. O mouse wireless fica fazendo um "contato" com o receptor, e isso conta como atividade, fazendo o vídeo religar. Não chega a ser exatamente um defeito...
------------
Alguém testou o driver novo? 352.86WHQL, saiu hoje...
http://www.nvidia.com.br/download/driverResults.aspx/85129/br
Estou baixando pra testar. Se alguém já testou, conta aí, e quem não testou, acho que vale a pena testar...

Comprei 2 notebook deste modelo, um para mim e outro para minha mulher.

O problema só ocorre no meu (que fiz formatação do zero). Testei o mouse no notebook dela e o monitor desliga após o período de inatividade. Só no meu que está com esse problema...

Testei com um outro mouse, sem o nano receptor e o video desligou como esperado. Alguma coisa muito específica está fazendo meu computador despertar...
 
instalei esse 352.86 que a nvidia disponibilizo.

Em 10 minutos de Skyrim...baixo o clock pra 10 de fps...e não subiu mais. (eu tava no 345.20 e não tinha problemas).

Porém como sou cri cri...e gosto de mexe....resolvi fazer agora pouco o tutorial do amigo...sobre biosmod...

rodando por 30 minutos, não caiu mais o clock do jogo...então acredito que com o biosmod resolve a parada...deixei igual do amigo...1124.0 nas configurações no biosmod.

O pessoal que ta com receio de fazer, já digo...é super simples de fazer, o amigo disponibilizo o video...tutoral no word...não tem como errar.

e além disso..o primeiro item a ser feito..é backup da bios original...qualquer coisa é so dar flash na bios original e já era...volta como antes....

então façam e acaba com essa zuera de drive...e de queda de fps....

Agora vo instala o 350.12 pra ver como fica o FPS...se tem diferença desse novo...pro 350.12

Abraços
 
Comprei 2 notebook deste modelo, um para mim e outro para minha mulher.

O problema só ocorre no meu (que fiz formatação do zero). Testei o mouse no notebook dela e o monitor desliga após o período de inatividade. Só no meu que está com esse problema...

Testei com um outro mouse, sem o nano receptor e o video desligou como esperado. Alguma coisa muito específica está fazendo meu computador despertar...

hum... aí a coisa muda!
1 - Tenta baixar driver direto da microsoft pro modelo do teu mouse;
2 - Baixa os drivers da asus relacionados a usb e, PRINCIPALMENTE, o driver mais atuas da VGA INTEL disponível no site da ASUS, que tem à ver com a tela também...
Espero que isso possa ajudar...
 
Fica no 352.86, rende aproximadamente 10% a mais que o 350.12.

Fiz o mod BIOS e valeu a pena, muito simples e o tutorial com o vídeo, não tem como errar.
 
Fica no 352.86, rende aproximadamente 10% a mais que o 350.12.

Fiz o mod BIOS e valeu a pena, muito simples e o tutorial com o vídeo, não tem como errar.

Sim...voltei para o 352.86....skyrim rodando a 60 fps fixo....:awesome:

ate agora nao tive gargalos...quedas...picos....nada...mas estou monitorando pra ver...

mas por hora....o biosmod......pra mim ta 100%....:lol2::fovhappy::bwahaha::megusta:
 
hum... aí a coisa muda!
1 - Tenta baixar driver direto da microsoft pro modelo do teu mouse;
2 - Baixa os drivers da asus relacionados a usb e, PRINCIPALMENTE, o driver mais atuas da VGA INTEL disponível no site da ASUS, que tem à ver com a tela também...
Espero que isso possa ajudar...

Instalei todos os drivers do site da ASUS;

Desmarquei a opção de "permitir este dispositivo desperte o computador"

Mas o que "resolveu" foi colocar uma proteção de tela junto. Sem a proteção de tela, o computador não desliga o vídeo. Colocando uma proteção de tela, o vídeo desliga... não é a melhor solução, mas como dá na mesma, me dei por satisfeito...
 
Pessoal, recebi o meu hoje e estou com dúvidas:

Testei pelo CrystalDiskInfo o meu HD e ele indica que foi ligado 33 vezes e usado por 15 hs. Isso indica que ele foi usado e devolvido ou é normal pelos testes de fábrica?
Outra dúvida: não consigo rodar vídeos em 4K do Youtube, a execução trava muito. O de vcs roda liso? Se sim, o que posso fazer para o meu rodar liso também?
 
Galera, fiz o BIOS MOD aqui (setei o clock pra a1150MHz) e instalei o driver 352.86. Resultado: FICOU UMA MARAVILHA!!!
O mod acaba com as quedas de clock MESMO! Vale a pena fazer o mod só pra atualizar o driver? MUITO!!!
Melhorou perceptivelmente a performance em todos os jogos que testei: GTA 5, Mortal Kombat X e Ultra Street Fighter IV, sendo que no Street aumentou de 60 para 90fps lisinho e constante!!!! Nos outros não fiz comparação de fps, mas nota-se que o jogo está bem mais suave.
Se alguém quer fazer e está com medo, leia o tutorial com atenção, veja e reveja o vídeo, faça com calma, acompanhando pelo vídeo mesmo ( foi o que eu fiz!), pois é bem simples, é só seguir a risca, e o resultado é incrível.

Obrigado ao autor do post!
 
ninguém testou a versão mais nova da bios?

Já foi testada mas o problema persiste na versão 306 da BIOS. O problema, ao que parece, está relacionado com alguma falha no processamento do nVidia GPU Boost 2.0 com a Bios da Asus, por isso o problema dá a partir dos drivers posteriores ao 345.20. O Bios mod "anula" essa falha. Provavelmente a ASUS deve lançar uma versão da Bios corrigindo a falha e funcionando corretamente, mas enquanto isso não acontece, a galera (inclusive eu) tá fazendo o BIOS MOD, que anula o GPU Boost e seta o clock padrão da placa para a velocidade do boost.
Na prática nada muda. A placa trabalha no clock que deveria quando precisa, tudo normal, só que sem a função boost, que era onde estava o problema. Há alguma falha na bios que faz com que o boost busque a informação do clock no lugar errado, pegando 135MHz ao invez dos 1124 que deveria. O mod desabilita o boost e seta o clock padrão (900 MHz) para os 1124MHz, fazendo ela trabalhar em clock alto sem boost.
O procedimento é simples e dá resultado satisfatório. Enquanto a ASUS não lança um versão corrigida da BIOS, vale a pena fazer o MOD, que não tem nada de radical, perigoso nem arriscado...
 
Já foi testada mas o problema persiste na versão 306 da BIOS. O problema, ao que parece, está relacionado com alguma falha no processamento do nVidia GPU Boost 2.0 com a Bios da Asus, por isso o problema dá a partir dos drivers posteriores ao 345.20. O Bios mod "anula" essa falha. Provavelmente a ASUS deve lançar uma versão da Bios corrigindo a falha e funcionando corretamente, mas enquanto isso não acontece, a galera (inclusive eu) tá fazendo o BIOS MOD, que anula o GPU Boost e seta o clock padrão da placa para a velocidade do boost.
Na prática nada muda. A placa trabalha no clock que deveria quando precisa, tudo normal, só que sem a função boost, que era onde estava o problema. Há alguma falha na bios que faz com que o boost busque a informação do clock no lugar errado, pegando 135MHz ao invez dos 1124 que deveria. O mod desabilita o boost e seta o clock padrão (900 MHz) para os 1124MHz, fazendo ela trabalhar em clock alto sem boost.
O procedimento é simples e dá resultado satisfatório. Enquanto a ASUS não lança um versão corrigida da BIOS, vale a pena fazer o MOD, que não tem nada de radical, perigoso nem arriscado...

"Forçar" a placa a trabalhar o tempo todo como se estivesse em boost (esses 100 e poucos a mais de clock) não diminui a vida útil dela ou algo do tipo?
 
Já foi testada mas o problema persiste na versão 306 da BIOS. O problema, ao que parece, está relacionado com alguma falha no processamento do nVidia GPU Boost 2.0 com a Bios da Asus, por isso o problema dá a partir dos drivers posteriores ao 345.20. O Bios mod "anula" essa falha. Provavelmente a ASUS deve lançar uma versão da Bios corrigindo a falha e funcionando corretamente, mas enquanto isso não acontece, a galera (inclusive eu) tá fazendo o BIOS MOD, que anula o GPU Boost e seta o clock padrão da placa para a velocidade do boost.
Na prática nada muda. A placa trabalha no clock que deveria quando precisa, tudo normal, só que sem a função boost, que era onde estava o problema. Há alguma falha na bios que faz com que o boost busque a informação do clock no lugar errado, pegando 135MHz ao invez dos 1124 que deveria. O mod desabilita o boost e seta o clock padrão (900 MHz) para os 1124MHz, fazendo ela trabalhar em clock alto sem boost.
O procedimento é simples e dá resultado satisfatório. Enquanto a ASUS não lança um versão corrigida da BIOS, vale a pena fazer o MOD, que não tem nada de radical, perigoso nem arriscado...
boa explicação, mas ainda vou esperar a asus porque ainda to sem quedas com o novo driver:awesome:
 
"Forçar" a placa a trabalhar o tempo todo como se estivesse em boost (esses 100 e poucos a mais de clock) não diminui a vida útil dela ou algo do tipo?

Na verdade não força...
O clock continua variando de acordo com a demanda, como pode ser visto com o GPU-Z.
A placa não vai trabalhar "forçada" no limite o tempo todo. Ela só vai ao máximo quando precisa, normalmente em qualquer jogo, e o boost "ultrapassa" seu limite quando ainda há demanda para tal.
Na prática, na minha opinião, o boost é uma bobagem! O que acontece com o mod é que o limite passa a ser o clock do boost, e não tem mais boost (Entendeu? acho que ficou meio confuso, mas é isso...).
O que importa saber é o seguinte:
O valor limite REAL estipulado pelo fabricante para o placa é 1124MHz, afinal de contas se funcionasse corretamente, ela trabalharia nesse clock praticamente o tempo todo em jogos. O mod elimina esse boost e joga o clock padrão para cima, chegando ao nosso limite de 1124, mas não significa que esse vai ser o clock o tempo todo. Ele só é alcançado quando há demanda. Por isso acho esse boost uma besteira...
Na prática, mesmo com o boost desabilitado, a placa vai chegar aos 1124 de clock QUANDO NECESSÁRIO, não o tempo todo. Sendo assim, não interfere no "stress" nem na vida útil dos componentes.
 
Na verdade não força...
O clock continua variando de acordo com a demanda, como pode ser visto com o GPU-Z.
A placa não vai trabalhar "forçada" no limite o tempo todo. Ela só vai ao máximo quando precisa, normalmente em qualquer jogo, e o boost "ultrapassa" seu limite quando ainda há demanda para tal.
Na prática, na minha opinião, o boost é uma bobagem! O que acontece com o mod é que o limite passa a ser o clock do boost, e não tem mais boost (Entendeu? acho que ficou meio confuso, mas é isso...).
O que importa saber é o seguinte:
O valor limite REAL estipulado pelo fabricante para o placa é 1124MHz, afinal de contas se funcionasse corretamente, ela trabalharia nesse clock praticamente o tempo todo em jogos. O mod elimina esse boost e joga o clock padrão para cima, chegando ao nosso limite de 1124, mas não significa que esse vai ser o clock o tempo todo. Ele só é alcançado quando há demanda. Por isso acho esse boost uma besteira...
Na prática, mesmo com o boost desabilitado, a placa vai chegar aos 1124 de clock QUANDO NECESSÁRIO, não o tempo todo. Sendo assim, não interfere no "stress" nem na vida útil dos componentes.

Entendi. Então parece ser uma ótima solução para todo esse problema.
Vou ler o tópico todo lá do tutorial, mas como ainda estou decidindo se faço ou não o mod, só queria saber se preciso fazer backup de dados, reinstalar tudo depois e etc...
 
Entendi. Então parece ser uma ótima solução para todo esse problema.
Vou ler o tópico todo lá do tutorial, mas como ainda estou decidindo se faço ou não o mod, só queria saber se preciso fazer backup de dados, reinstalar tudo depois e etc...

Não precisa se preocupar com backup de dados. Não vai perder nada, mas ATENÇÃO: siga o tutorial à risca, é bem simples, não tenha medo, mas preencha tudo bem direitinho para não dar erro, faça com a bateria carregada e conectado no carregador para garantir que não vai ter nenhum problema. Bem tranquilo...
No primeiro passo você vai salvar a sua BIOS. Salve cópias dela em mais de um lugar, para não ter perigo de perder ela, e salve uma cópia na sua área de trabalho para trabalhar nas alterações, assim fica mais prático, e se você quiser retornar a original, vocês terá cópias intactas em outro lugares que você salvou no passo 1.

Mais uma dica: Faça com o vídeo aberto e vá acompanhando os passos e pausando o vídeo enquanto faz, assim vc não vai esquecer de nada nem fazer nada de errado. Facinho, facinho...
Outra coisa... no vídeo/tutorial o cara seta os clcks para 1202MHz. Eu aconselho (na verdade ele também aconselha depois, nas postagens) a setar para 1124MHz, que é o clock "padrão" da placa em modo boost, sendo então mais apropriado para ela.

Faça com calma e sem medo, não tem erro...
Boa sorte (mas nem vai precisar...)!
 
Na verdade não força...
O clock continua variando de acordo com a demanda, como pode ser visto com o GPU-Z.
A placa não vai trabalhar "forçada" no limite o tempo todo. Ela só vai ao máximo quando precisa, normalmente em qualquer jogo, e o boost "ultrapassa" seu limite quando ainda há demanda para tal.
Na prática, na minha opinião, o boost é uma bobagem! O que acontece com o mod é que o limite passa a ser o clock do boost, e não tem mais boost (Entendeu? acho que ficou meio confuso, mas é isso...).
O que importa saber é o seguinte:
O valor limite REAL estipulado pelo fabricante para o placa é 1124MHz, afinal de contas se funcionasse corretamente, ela trabalharia nesse clock praticamente o tempo todo em jogos. O mod elimina esse boost e joga o clock padrão para cima, chegando ao nosso limite de 1124, mas não significa que esse vai ser o clock o tempo todo. Ele só é alcançado quando há demanda. Por isso acho esse boost uma besteira...
Na prática, mesmo com o boost desabilitado, a placa vai chegar aos 1124 de clock QUANDO NECESSÁRIO, não o tempo todo. Sendo assim, não interfere no "stress" nem na vida útil dos componentes.

Uma dúvida, feito o MOD da BIOS, qual valor devo colocar como clock: 1202 ou 1124 ??
 
Uma dúvida, feito o MOD da BIOS, qual valor devo colocar como clock: 1202 ou 1124 ??

Teoricamente ela suporta ATÉ 1306,5 se não me engano, mas o MAIS INDICADO é 1124, que é o clock que o fabricante estabeleceu como limite mais seguro no boost.

Então, 1124MHz é o mais seguro/indicado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo