RYZEN 9 5900X - Placa mãe a320m-HD asrock

afonsokillua

Member
Registrado
Boa noite turma, estou com uma pequena duvida e preciso do auxilio de vocês

Ganhei um ryzen 9 5900x de presente,
Meu pc atual é o seguinte
Ryzen 5 3600
Placa Mãe a320m-hd asrock
16gb memoria 3000hz
fonte evga 500w 80plus
gtx 1060 ti 6gb

Gostaria de saber se essa minha placa mãe aguenta rodar esse ryzen sem sufoco, e se não, qual placa mãe vocês recomendam, a mais barata possível que consiga rodar ele sem gargalo
e por ultimo, uma ultima duvida, essa minha fonte aguenta esse meu pc tranquilo ainda ou já está na hora de pegar uma mais parruda?

Muito obrigado pela atenção.
 
nops, muitas b450 não aguenta imagina essa ai, umas b550 pra frente com dissipadores nos mosfet já deve aguenta.
 
Tenho um PC aqui com uma a320mk-br que está com o 5900x. Funciona.
Não sei se tua mãe tem suporte a esse CPU na última atualização de BIOS, mas acredito que sim.
Na vdd tenho 2.
Uns outros 4 tem o 5800x.
Uns 20 receberam up do 1400x para o 5600.
 
Minha dica pra mobo é comprar a que tenha o chipset top da geração, e que caiba no seu bolso, claro. Muda muito, desde a construção do PCB até a durabilidade dos componentes.
 
Todo problema não é o Chipset em si mas o vrm dessas placas. Uma placa com vrm incapaz de segurar o 5900x vai ter queda de frequência. Acho uma loucura pegar uma A320 para por um 5900x
Mas cada um faz o que quiser
Eu tinha uma Asrock B450 Steel legend, o vrm dela em um certo ponto arrega e a frequência cai. Tem até um vídeo no YouTube
Novamente eu falo, não é Chipset e sim o vrm da placa. Tanto faz qual Chipset mas que aguente. Vou achar aqui a listagem com as placas mãe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
O cara tem um 3600 e uma 1060 ele roda games, não é um renderizador benchmarker do cinebench.
Cara vc vai conseguir usar a CPU sem problemas de queda de frequência sim, a menos que eu esteja errado e vc seja um renderizador benchmarker de cinebench, nesse caso vc precisa ir de X570.
 
Minha dica pra mobo é comprar a que tenha o chipset top da geração, e que caiba no seu bolso, claro. Muda muito, desde a construção do PCB até a durabilidade dos componentes.

Essa dica aí ajuda a fugir de placas muito básicas, mas o problema dela é que você pode acabar gastando mais por causa do chipset do que pela construção da placa em si, podendo deixar de comprar uma excelente B550 para comprar uma X570 mediana por exemplo.
 
O cara tem um 3600 e uma 1060 ele roda games, não é um renderizador benchmarker do cinebench.
Cara vc vai conseguir usar a CPU sem problemas de queda de frequência sim, a menos que eu esteja errado e vc seja um renderizador benchmarker de cinebench, nesse caso vc precisa ir de X570.
Primeiro eu acho que voce nem foi ver a placa pra perceber que nem dissipador tem no VRM

E não foi ver no site da Asrock que não tem suporte a nenhuma CPU acima de 65W pois justamente é uma MOBO de entrada:


Todo mundo sabe que o povo é exagerado...
Mas uma placa que tenha um VRM descente, com dissipador e uma boa refrigeração no gabinete da conta
Botar uma CPU dessa numa placa de vrm fraco, sem dissipador e sem ventilação vai fritar o VRM certamente quando exigido
 
O cara tem um 3600 e uma 1060 ele roda games, não é um renderizador benchmarker do cinebench.
Cara vc vai conseguir usar a CPU sem problemas de queda de frequência sim, a menos que eu esteja errado e vc seja um renderizador benchmarker de cinebench, nesse caso vc precisa ir de X570.
Então cara, pior que eu uso o computador realmente para trabalho!, eu jogo bastante, mas a maior parte do tempo, pelo menos 8 horas por dia, estou trabalhando com photoshop, illustrator e o que me da mais problema: after effects/render, com meu setup atual (ryzen 5 5600, gtx1060, 2x8 memoria 3000hz, a320m-hz, e um monitor 2k resolução q puxou mais do pc e me ocasionou em um pouco mais de lentidão no pc) tenho tido um pouco de dor de cabeça, principalmente porque normalmente uso 2 a 3 programas desses aberto simultaneamente, junto a pastas, navegadores e etc, n ta mais fluindo liso, por isso estou estou indo pro 9 5900x, na verdade ganhei ele para poder trabalhar com mais eficácia e rapidez.

após ler as dicas de vocês estou pensando em ir numa 550 ou em uma x570, gostei dos modelos da tuf, estou de olho neles, estou querendo economizar ao maximo, pois provavelmente vou ter que comprar um water cooler tb, já que não tenho, uso o cooler padrão da ryze.

vcs acham que uma 550 aguenta tranquilo ou é melhor gastar um pouco mais e ir na segura x570?
 
Eu sei porque tu tava falando de render:




Final desse vídeo
Beleza... Mas essa B450 Steel legend tem um VRM superior, tava aberto e com um cooler ventilando já abriu o bico
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então cara, pior que eu uso o computador realmente para trabalho!, eu jogo bastante, mas a maior parte do tempo, pelo menos 8 horas por dia, estou trabalhando com photoshop, illustrator e o que me da mais problema: after effects/render, com meu setup atual (ryzen 5 5600, gtx1060, 2x8 memoria 3000hz, a320m-hz, e um monitor 2k resolução q puxou mais do pc e me ocasionou em um pouco mais de lentidão no pc) tenho tido um pouco de dor de cabeça, principalmente porque normalmente uso 2 a 3 programas desses aberto simultaneamente, junto a pastas, navegadores e etc, n ta mais fluindo liso, por isso estou estou indo pro 9 5900x, na verdade ganhei ele para poder trabalhar com mais eficácia e rapidez.

após ler as dicas de vocês estou pensando em ir numa 550 ou em uma x570, gostei dos modelos da tuf, estou de olho neles, estou querendo economizar ao maximo, pois provavelmente vou ter que comprar um water cooler tb, já que não tenho, uso o cooler padrão da ryze.

vcs acham que uma 550 aguenta tranquilo ou é melhor gastar um pouco mais e ir na segura x570?

Leia!

B550 ou X570 te atende, mas VEJA A CONSTRUÇAO da placa
Novamente não é chipset amigo

veja a tabela que mandei, tem vários modelos
 
após ler as dicas de vocês estou pensando em ir numa 550 ou em uma x570, gostei dos modelos da tuf, estou de olho neles, estou querendo economizar ao maximo, pois provavelmente vou ter que comprar um water cooler tb, já que não tenho, uso o cooler padrão da ryze.

vcs acham que uma 550 aguenta tranquilo ou é melhor gastar um pouco mais e ir na segura x570?
Tem B450M e B550M que aguenta mesmo um 5950x com OC assim como tem X570 meia boca (ainda que mais raro, obviamente), não dá pra confiar só pelo chipset, minha recomendação seria a TUF GAMING B550M-PLUS, aparece com frequência por 900~ em promo mas agora parece que deu uma subida, se não se importar com o chipset B450 tem a TUF Gaming B450M-Pro II disponível na Kabum por 780, pessoalmente acho besteira gastar o dobro em placa-mãe sem necessidade real, muitas vezes seria melhor investido num upgrade de ram ou similar, não sei se você se beneficiaria de 32gb ao invés de 16gb por exemplo, e considerando os preços de agora da B550 por 1100-1200 e a B450 por menos de 800, iria de B450 sem pensar duas vezes

Quanto à refrigeração do 5900x se for usar em stock não é tão difícil refrigerar não, se não tiver memórias muito altas e o gabinete comportar eu recomendaria o AK620
que está ficando nessa faixa de 400~ reais e dá conta tranquilamente mesmo se fizer OC, sem correr risco de bomba morrendo ou vazamentos e se o fan morrer tem 3 anos de garantia, ou simplesmente faz a substituição do fan com 40-50 reais lá na frente
 
Então cara, pior que eu uso o computador realmente para trabalho!, eu jogo bastante, mas a maior parte do tempo, pelo menos 8 horas por dia, estou trabalhando com photoshop, illustrator e o que me da mais problema: after effects/render, com meu setup atual (ryzen 5 5600, gtx1060, 2x8 memoria 3000hz, a320m-hz, e um monitor 2k resolução q puxou mais do pc e me ocasionou em um pouco mais de lentidão no pc) tenho tido um pouco de dor de cabeça, principalmente porque normalmente uso 2 a 3 programas desses aberto simultaneamente, junto a pastas, navegadores e etc, n ta mais fluindo liso, por isso estou estou indo pro 9 5900x, na verdade ganhei ele para poder trabalhar com mais eficácia e rapidez.

após ler as dicas de vocês estou pensando em ir numa 550 ou em uma x570, gostei dos modelos da tuf, estou de olho neles, estou querendo economizar ao maximo, pois provavelmente vou ter que comprar um water cooler tb, já que não tenho, uso o cooler padrão da ryze.

vcs acham que uma 550 aguenta tranquilo ou é melhor gastar um pouco mais e ir na segura x570?
Se vc vai usar para render, busque por vrm's de qualidade, isso vc só acha nas 450/550 topo de linha ou 470/570 de gama média.
 
Essa questão do chipset é que normalmente uma X470/X570 por ser um chip mais caro tende a ter uma construção melhor
Mas nem sempre é...
Meu primo tem uma X570 que eu não lembro o modelo mas acho que é a Gigabyte X570 UD (Olhei na net e acho que melhoraram ela um pouco) que é uma versão bem simplificada e não me inspira nenhuma confiança
E pelo preço dela cerca de 1500 reais e eu paguei numa Asus Rog B550-f menos que isso e a placa é muito melhor
 
Então cara, pior que eu uso o computador realmente para trabalho!, eu jogo bastante, mas a maior parte do tempo, pelo menos 8 horas por dia, estou trabalhando com photoshop, illustrator e o que me da mais problema: after effects/render, com meu setup atual (ryzen 5 5600, gtx1060, 2x8 memoria 3000hz, a320m-hz, e um monitor 2k resolução q puxou mais do pc e me ocasionou em um pouco mais de lentidão no pc) tenho tido um pouco de dor de cabeça, principalmente porque normalmente uso 2 a 3 programas desses aberto simultaneamente, junto a pastas, navegadores e etc, n ta mais fluindo liso, por isso estou estou indo pro 9 5900x, na verdade ganhei ele para poder trabalhar com mais eficácia e rapidez.

após ler as dicas de vocês estou pensando em ir numa 550 ou em uma x570, gostei dos modelos da tuf, estou de olho neles, estou querendo economizar ao maximo, pois provavelmente vou ter que comprar um water cooler tb, já que não tenho, uso o cooler padrão da ryze.

vcs acham que uma 550 aguenta tranquilo ou é melhor gastar um pouco mais e ir na segura x570?
Tenho um setup parecido, estou há alguns meses com um 5900x numa placa mãe b550. Como utilizo majoritariamente para trabalho com renderização 3D, fiquei pesquisando reviews pela internet e por fim optei por pegar a asus rog strix b550-e gaming mesmo sendo mais cara e me atendeu perfeitamente, sem dificuldades para oc de memória e processador. Da até para deixar no automático que ele sobe o clock conforme necessidade. Me atentaria se possível a ter um gabinete que ajudasse no fluxo de ar para poder manter a temperatura sempre baixa, minha sugestão é um montech sky one, que por sinal é muito bem ventilado e bonito, cabe um watercooler 360 no topo e ainda tem apoio/suporte para ajudar segurar a placa de vídeo.
 
Boa noite turma, estou com uma pequena duvida e preciso do auxilio de vocês

Ganhei um ryzen 9 5900x de presente,
Meu pc atual é o seguinte
Ryzen 5 3600
Placa Mãe a320m-hd asrock
16gb memoria 3000hz
fonte evga 500w 80plus
gtx 1060 ti 6gb

Gostaria de saber se essa minha placa mãe aguenta rodar esse ryzen sem sufoco, e se não, qual placa mãe vocês recomendam, a mais barata possível que consiga rodar ele sem gargalo
e por ultimo, uma ultima duvida, essa minha fonte aguenta esse meu pc tranquilo ainda ou já está na hora de pegar uma mais parruda?

Muito obrigado pela atenção.
Funcionar funciona, mas ele vai fazer Thermal Throttling, quando não tiver corrente e voltagem, vai acabar rodando igual seu 3600 no final das contas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo