[TÓPICO OFICIAL] S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl

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Karay. Vocês já foram até essa anomalia?

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😮

Saí dela com um souvenir. :olha:

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Última edição:
Acabei galera, um daqueles que vou sentir muita saudade. Mesmo com vários problemas, algumas situações que me irritaram muito, esse já figura entre os games que mais gostei. Longe, muito longe mesmo, de estar entre os melhores que joguei, mas me pegou demais.

Daqui um tempinho certamente vou jogar novamente. Uma vez na zona, sempre na zona!
 
O que tem dado uma salvada grande aqui são os mods. Tem muita coisa boa. Dá pra ir invertendo a jogabilidade do jeito que quiser.

Ontem mesmo coloquei um de viagem rápida e fui para Pripyat. Detalhe: nesta play não estou nem na metade da história principal.

Fiquei vagando pela cidade, peguei um monte de exoesqueletos. Peguei até uma chave que vai ser usada numa missão lá na parte final. Pode até ser que lá na frente o fato de eu ter pego essa chave vai dar merda e vou ficar preso sem progredir. Mesmo assim vai valer a diversão.

Outro mod que gostei muito foi o FUBAR. Consertou demais a balística do jogo. Recomendo bastante.

E o peso? Será que vou ter que me arrastar de pesado?

Captura-de-tela-2024-12-31-164450.png
 
Não é bug não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Baixei o mod FUBAR. Ele tem que estar em último na pasta ~mods pra funcionar? Lembro que na versão anterior do mod precisava. Ele iniciava com "Zzz", pra ser carregado por último, mas agora tá como "Zee"...então depois dele tenho mais 3 mods, aquele Maklane better gunfights, 1 de melhorar a textura e forma geral do sangue e 1 de melhorar a textura e forma geral das marcas de bala, todos os 3 iniciando com "zz".
 
Última edição:
Não é bug não.
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Baixei o mod FUBAR. Ele tem que estar em último na pasta ~mods pra funcionar? Lembro que na versão anterior do mod precisava. Ele iniciava com "Zzz", pra ser carregado por último, mas agora tá como "Zee"...então depois dele tenho mais 3 mods, aquele Maklane better gunfights, 1 de melhorar a textura e forma geral do sangue e 1 de melhorar a textura e forma geral das marcas de bala, todos os 3 iniciando com "zz".
Recomendo fazer mesclagem de mods: https://www.nexusmods.com/stalker2heartofchornobyl/mods/326

Tem muitos mods que mexem nos mesmos arquivos, então melhor fundir as configurações.

Essa ferramenta tem funcionado bem pra mim. Basta seguir as instruções dela e de cada mod.
 
Eu dei de cara com isso uns dez dias atrás. Helicóptero que não gira as hélices. Deve ser algo próprio da zona. :limo:
Verdade , zona tá bagunçada, sabe um mod câmera lenta igual fear , seria irado nesse game , Aquele gore explodindo após tiro de 12 ,rastros das balas.
 
Não é bug não.
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Baixei o mod FUBAR. Ele tem que estar em último na pasta ~mods pra funcionar? Lembro que na versão anterior do mod precisava. Ele iniciava com "Zzz", pra ser carregado por último, mas agora tá como "Zee"...então depois dele tenho mais 3 mods, aquele Maklane better gunfights, 1 de melhorar a textura e forma geral do sangue e 1 de melhorar a textura e forma geral das marcas de bala, todos os 3 iniciando com "zz".
Esse Marklane better gunfights ou náo funcionou ou era uma merda. Gostei náo.

Agora o FUBAR acho quase impossível jogar sem ele. Outro jogo.

Quanto aos mods, mto provável que o FUBAR tenha alguma merda com outros mods que mexam em qualquer coisa das armas ou balísticas.

Quanto ao heli, acho que é bug porque já passei por essa parte na primeira run e nao acontecia isso. Depois aconteceu. Então parece que o efeito não é intencional não.
Acabei galera, um daqueles que vou sentir muita saudade. Mesmo com vários problemas, algumas situações que me irritaram muito, esse já figura entre os games que mais gostei. Longe, muito longe mesmo, de estar entre os melhores que joguei, mas me pegou demais.

Daqui um tempinho certamente vou jogar novamente. Uma vez na zona, sempre na zona!
O que me irrita no Stalker é isso. Sempre foi meio que assim e, no final das contas, vc se apaixona pela budega do jogo.
 
Esse Marklane better gunfights ou náo funcionou ou era uma merda. Gostei náo.

Agora o FUBAR acho quase impossível jogar sem ele. Outro jogo.

Quanto aos mods, mto provável que o FUBAR tenha alguma merda com outros mods que mexam em qualquer coisa das armas ou balísticas.

Quanto ao heli, acho que é bug porque já passei por essa parte na primeira run e nao acontecia isso. Depois aconteceu. Então parece que o efeito não é intencional não.

O que me irrita no Stalker é isso. Sempre foi meio que assim e, no final das contas, vc se apaixona pela budega do jogo.
O ambiente sombrio do game com local abandonado , ficou fantástico na ut5 , uns locais que vc para e fica observando. Ele e silent Hill tão fodas .
 
O ambiente sombrio do game com local abandonado , ficou fantástico na ut5 , uns locais que vc para e fica observando. Ele e silent Hill tão fodas .
Sim, a vibe toda do Stalker me encanta.

Lembro que joguei pela primeira vez o SoC assim que lançou. Achei um lixo. Mas era meio emocionado por gráficos, era o que me encantava mais com os jogos. Hj já prefiro ambientação, jogabilidade, progressão, animações e IA. E isso o Stalker, mesmo os atnigos, sempre entregou.

E esse, mesmo com os inúmeros problemas, entrega também. Tanto é que to indo pra minha segunda run e meia aqui ainda empolgado e jogando sem grandes modificações. Só mesmo a lanterna, que já melhora MUITO a gunfight (coloquei pra ir bem mais distante e focar mais no centro, mas ainda assim iluminar o ambiente que vc tá).

Mas o que eu queria era um overhaul na economia, tornando ela mais dura, overhaul do sistema de reparo de armas (copiar o Gamma, basicamente) e overhaul nos artefatos, que estão basicamente quase que totalmente inúteis e com funcionamento dull demais. Nada a ver com os antigos Stalker.




Agora uma coisa me incomodou demais nesse Stalker 2. Além dos dialógos e personagens infantolóides com motivações ainda mais infantolóides muitas vezes (Scar e Ricther principalmente), o personagem principal não tem uma motivação verossímil. Digo, sua primeira motivação é boa, bate e faz sentido. É um bom lugar de início para uma história. Mas depois não para de pé. O alinhamento dele com qualquer membro e a própria Zona funcionar MAGISTRALMENTE mal. Esse meio não foi construído apropriadamente. Parece que contrataram um roteirista D de Hollywood pra plugar o protagonista no plot. Horrível.
 
Última edição:
Sim, a vibe toda do Stalker me encanta.

Lembro que joguei pela primeira vez o SoC assim que lançou. Achei um lixo. Mas era meio emocionado por gráficos, era o que me encantava mais com os jogos. Hj já prefiro ambientação, jogabilidade, progressão, animações e IA. E isso o Stalker, mesmo os atnigos, sempre entregou.

E esse, mesmo com os inúmeros problemas, entrega também. Tanto é que to indo pra minha segunda run e meia aqui ainda empolgado e jogando sem grandes modificações. Só mesmo a lanterna, que já melhora MUITO a gunfight (coloquei pra ir bem mais distante e focar mais no centro, mas ainda assim iluminar o ambiente que vc tá).

Mas o que eu queria era um overhaul na economia, tornando ela mais dura, overhaul do sistema de reparo de armas (copiar o Gamma, basicamente) e overhaul nos artefatos, que estão basicamente quase que totalmente inúteis e com funcionamento dull demais. Nada a ver com os antigos Stalker.




Agora uma coisa me incomodou demais nesse Stalker 2. Além dos dialógos e personagens infantolóides com motivações ainda mais infantolóides muitas vezes (Scar e Ricther principalmente), o personagem principal não tem uma motivação verossímil. Digo, sua primeira motivação é boa, bate e faz sentido. É um bom lugar de início para uma história. Mas depois não para de pé. O alinhamento dele com qualquer membro e a própria Zona funcionar MAGISTRALMENTE mal. Esse meio não foi construído apropriadamente. Parece que contrataram um roteirista D de Hollywood pra plugar o protagonista no plot. Horrível.
Eu também joguei SOC logo que foi lançado na época e os gráficos não eram feios não. Logicamente não era a coisa mais linda do mundo, mas eram bem legais, eu de cara já me apaixonei pela franquia. A fidelidade aos locais reais que conseguiram colocar no jogo foi foda demais na época, igual fizeram agora nesse 2.
E detalhe, eu sempre fui de reclamar de jogo com gráfico feio, hoje mesmo eu não jogaria Stalker 2 se tivesse com gráfico capado, hoje pra mim o jogo precisa ser bom e bonito, não dá pra jogar algo lindo e que não presta e nem jogar algo horrível que é muito bom, chegamos em um nível que o jogo precisa ser bom e lindão.
 
Esse Marklane better gunfights ou náo funcionou ou era uma merda. Gostei náo.

Agora o FUBAR acho quase impossível jogar sem ele. Outro jogo.

Quanto aos mods, mto provável que o FUBAR tenha alguma merda com outros mods que mexam em qualquer coisa das armas ou balísticas.
O próprio autor do FUBAR recomenda o Marklane better gunfights. Tô usando aqui e de fato melhora a mira telescópica dos npcs kkkkkkkkkk, deles te darem HS a 5km de distância.
 
O próprio autor do FUBAR recomenda o Marklane better gunfights. Tô usando aqui e de fato melhora a mira telescópica dos npcs kkkkkkkkkk, deles te darem HS a 5km de distância.
Eu uso os dois sem problemas aqui. Só fazer a mesclagem dos mods que dá tudo certo.


Sobre o game, é insólito que um game com zilhões de stashes para lootear tenha tão pouco espaço de inventário e penalidade de peso tão severa.

Estou indo em todos os locais de stash no mapa, e vou te falar: a quantidade de locais de saque e de puzzles para acessar (códigos de porta, escaladas, quebrar cabeça para ver como chega no local de saque, matar monstros etc) é de impressionar. :mother: Os caras dedicaram um bom tempo bolando todas as localizações.

Até eu que gosto de mundo aberto e de visitar/saquear tudo quanto é lugar já estou cansando. :haha:

Botei até um mod para melhorar um pouco o loot das stashes para incentivar, pois quebrar cabeça para encontrar munição + vodka é dose. :limo:
 
O próprio autor do FUBAR recomenda o Marklane better gunfights. Tô usando aqui e de fato melhora a mira telescópica dos npcs kkkkkkkkkk, deles te darem HS a 5km de distância.
Lembro de ter lido isso lá.

Eu não tenho tido problemas com a mira dos NPCs depois dos últimos updates. Acho que tá ok. Mas vamos ver mid game pra frente, que é quando as balas começam a machucar seriamente rs.

Mas a impressão que tive é que o Marklane foi superado com os updates recentes e, na verdade, piora o jogo. Foi o que achei depois de testar recentemente.
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Eu também joguei SOC logo que foi lançado na época e os gráficos não eram feios não. Logicamente não era a coisa mais linda do mundo, mas eram bem legais, eu de cara já me apaixonei pela franquia. A fidelidade aos locais reais que conseguiram colocar no jogo foi foda demais na época, igual fizeram agora nesse 2.
E detalhe, eu sempre fui de reclamar de jogo com gráfico feio, hoje mesmo eu não jogaria Stalker 2 se tivesse com gráfico capado, hoje pra mim o jogo precisa ser bom e bonito, não dá pra jogar algo lindo e que não presta e nem jogar algo horrível que é muito bom, chegamos em um nível que o jogo precisa ser bom e lindão.
Po, lembro de jogar Crysis e Stalker ao mesmo tempo. Dentro da minha concepção daquele momento, Stalker e suas texturas e iluminação DX7 eram inviáveis. De bom só a sombra dinâmica mesmo. Obviamente me importo mto pouco com isso, mas na época era algo que incomodava muito rs. Mas nem foi por isso que larguei, assim como muitos aqui, eu demorei pra entender e me adaptar ao conceito do jogo. Jogava querendo mudar o jogo, e não o contrário. Com o tempo percebi que estava errado e ai foi só amor rs.
 
Lembro de ter lido isso lá.

Eu não tenho tido problemas com a mira dos NPCs depois dos últimos updates. Acho que tá ok. Mas vamos ver mid game pra frente, que é quando as balas começam a machucar seriamente rs.

Mas a impressão que tive é que o Marklane foi superado com os updates recentes e, na verdade, piora o jogo. Foi o que achei depois de testar recentemente.
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Po, lembro de jogar Crysis e Stalker ao mesmo tempo. Dentro da minha concepção daquele momento, Stalker e suas texturas e iluminação DX7 eram inviáveis. De bom só a sombra dinâmica mesmo. Obviamente me importo mto pouco com isso, mas na época era algo que incomodava muito rs. Mas nem foi por isso que larguei, assim como muitos aqui, eu demorei pra entender e me adaptar ao conceito do jogo. Jogava querendo mudar o jogo, e não o contrário. Com o tempo percebi que estava errado e ai foi só amor rs.
Mas ai tú pegou pesado rsrsr, perto de Crysis qualquer outro jogo da época era feio rsrsrs.
Crysis foi um divisor de águas, eu nem me lembro se são jogos da mesma época mas Crysis foi algo assustador.
Crysis tenho todos aqui em mídia física até hoje de recordação. :wub:
 
Lembro de ter lido isso lá.

Eu não tenho tido problemas com a mira dos NPCs depois dos últimos updates. Acho que tá ok. Mas vamos ver mid game pra frente, que é quando as balas começam a machucar seriamente rs.

Mas a impressão que tive é que o Marklane foi superado com os updates recentes e, na verdade, piora o jogo. Foi o que achei depois de testar recentemente.
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Po, lembro de jogar Crysis e Stalker ao mesmo tempo. Dentro da minha concepção daquele momento, Stalker e suas texturas e iluminação DX7 eram inviáveis. De bom só a sombra dinâmica mesmo. Obviamente me importo mto pouco com isso, mas na época era algo que incomodava muito rs. Mas nem foi por isso que larguei, assim como muitos aqui, eu demorei pra entender e me adaptar ao conceito do jogo. Jogava querendo mudar o jogo, e não o contrário. Com o tempo percebi que estava errado e ai foi só amor rs.
Os npc são roubados, pô lá da pqp eles atiram .faltou um certo capricho nessa área, mas o game é tão maneiro que agente ignora , eu morri várias , e refazia de novo kkk
 
Já aconteceu com vocês do HUD sumir de repente? Comigo faz um tempo que acontece ocasionalmente, e só volta quando reinicio o jogo. :hmm:
 
Já aconteceu com vocês do HUD sumir de repente? Comigo faz um tempo que acontece ocasionalmente, e só volta quando reinicio o jogo. :hmm:

Aqui nunca sumiu mas ele às vezes buga o brilho.

Por exemplo, como eu uso monitor OLED em HDR eu sempre ajusto o brilho de interface in game (hud) pra ficar bem mais fraco - a fim de evitar algum eventual burn-in, porém, as vezes após alguma cutscene o brilho volta ao Default. Mas aí só preciso dar ESC pra pausar o jogo e depois volta ao normal sozinho.
 
Aqui nunca sumiu mas ele às vezes buga o brilho.

Por exemplo, como eu uso monitor OLED em HDR eu sempre ajusto o brilho de interface in game (hud) pra ficar bem mais fraco - a fim de evitar algum eventual burn-in, porém, as vezes após alguma cutscene o brilho volta ao Default. Mas aí só preciso dar ESC pra pausar o jogo e depois volta ao normal sozinho.
Aqui tem hora que fica 100% sem HUD. Mais cedo ele sumiu no meio de um tiroteio. Daí sem ver saúde etc deu ruim. :haha:

Não sei se é alguma hotkey para sumir o HUD que apertei sem querer (nem sei se existe uma).

É raro, mas já aconteceu comigo algumas vezes. E aí só reiniciando o jogo para ele voltar.
 
Percebi que quando acontece isso, o personagem ficava com stamina infinita. Uma maravilha quando você precisava cobrir uma distância grande a pé estando sobrecarregado de loot :melior2:
Então acontece com você também? Então deve ser mais um bug do jogo.

Aqui acontece a cada 4 dias, mais ou menos. Não é tão frequente, mas é bem chato.


Outra coisa chata: quando fico muito tempo no mercador, técnico, ou no baú do jogador, o game costuma congelar. E aí só reiniciando também.

Sei que como já estou prevenido, fico dando F5 antes de entrar nesses locais, pois se travar não perco muita coisa. Mas é bem chato também.

Tomara que este mês venham patches consistentes, pelo menos para corrigir bugs existentes, que são muitos.
 
Insisto que o problema não é o tamanho do inventário, mas a falta de bases e especialmente guias pelo mapa. Fora que nenhum artefato dá endurance e stamina decentemente como os antigos Stalkers.

Os npc são roubados, pô lá da pqp eles atiram .faltou um certo capricho nessa área, mas o game é tão maneiro que agente ignora , eu morri várias , e refazia de novo kkk
Então, nessa segunda run eu nao to lidando com esse problema não. Eles estão errando bastante de longe. Mas ainda não cheguei nem no meio do jogo, pode ser o tipo de inimigo ou updates, ainda não sei. Só sei que a gunfight está tão boa quanto num Gamma ou Stalker antigo com bons mods. Perfeita agora. Graças ao mod FUBAR tb.

E o mod da lanterna está ajudando a enxerga-los quando estão distantes em lugares internos.
 

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