[TÓPICO OFICIAL] S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Dr. H@st
  • Data de Início Data de Início
Talvez seja algo relacionado a alguma DLC futura. Note que certos pontos tem marcações de estoque mesmo estando cobertos por nuvens na "área proibida".

Possivelmente essas áreas sejam acessíveis no futuro, através de alguma DLC, já que agora são inacessíveis.
Sim, mas essa parte do mapa "Torres de Resfriamento" abriu como parte da história principal, parte final do jogo.
Não custava nada terem deixado livre pra podermos andar na área externa a vontade antes de dar continuidade ao fim do jogo, fiquei louco pra ir nos lugares que tem lá, já as outras 3 ou 4 partes no mapa cobertas por nuvens ok, provavelmente pra receber dlcs.
Achei pisada e o lugar tá lindo pra não poder andar.

Como ativo o HDR no jogo? Aqui ativei no Windows (10) e no monitor, porem no jogo não habilita.

Esse aqui literalmente subiu pelas paredes... :hmm:

Captura-de-Tela-100.png

Captura-de-Tela-99.png

Acho difícil estar mais redondo que agora. Daqui pra frente são apenas pequenas arestas aqui e acolá pra serem adressadas.
Não poderia discordar mais. Acho que esse jogo ainda tem muito chão pra ficar redondo. Se adiassem o lançamento dele em 6 meses ainda seria pouco e acredito que faria muito mais sucesso.

O lançamento dele foi super confuso, com alguns reviews super negativos e vários meia-bomba que jogaram a versão sem o patch do day one. Acredito que daqui 1 ano do lançamento dele ele esteja redondo. Acho que o jogo vai melhorar muito e deve ficar zero bala mesmo quando estiver pra lançar a primeira expansão.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse aqui literalmente subiu pelas paredes... :hmm:

Captura-de-Tela-100.png

Captura-de-Tela-99.png
Isso aqui é feio demais, tá longe de ser uma "pequena aresta". Sinal que o ragdoll, colisão e geometria, coisas básicas, ainda estão bem porcas.

Última edição:
Não poderia discordar mais. Acho que esse jogo ainda tem muito chão pra ficar redondo. Se adiassem o lançamento dele em 6 meses ainda seria pouco e acredito que faria muito mais sucesso.

O lançamento dele foi super confuso, com alguns reviews super negativos e vários meia-bomba que jogaram a versão sem o patch do day one. Acredito que daqui 1 ano do lançamento dele ele esteja redondo. Acho que o jogo vai melhorar muito e deve ficar zero bala mesmo quando estiver pra lançar a primeira expansão.

Isso aqui é feio demais, tá longe de ser uma "pequena aresta". Sinal que o ragdoll, colisão e geometria, coisas básicas, ainda estão bem porcas.
Calculo a mesma coisa. Pra ficar um pouco mais polido, lá pra metade do ano. Pra arredondar tudo (ou quase), um ano.

Isso se pegarem firme nos patches.

Calculo a mesma coisa. Pra ficar um pouco mais polido, lá pra metade do ano. Pra arredondar tudo (ou quase), um ano.

Isso se pegarem firme nos patches.
Como tem 2 DLCs pra vir, acho que vai ter empenho em deixar o jogo o mais liso possível. Provavelmente deve anunciar na "E3" e sair algo no fim do ano, sendo bem otimista.

Infelizmente, nessa geração a gente conta nos dedos de uma mão os grandes lançamentos que sairam realmente redondos. Puxando rapidamente só me lembro de Baldur's Gate 3.

Sei não, acho que vai melhorar praticamente nada mais. Correções muito pequenas que faltam.

Performance totalmente estável já, praticamente nao muda durante o jogo todo. Isso com processador bem defasado que tenho. As missões aparentemente estão funcionando de acordo agora também. Não tem mais pra onde navegar. Pequenos bugs pra lá e pra cá, aprimoramentos e balanceamentos. Mas tudo mínimo sem nenhuma dúvida.

Performance parou, não deve melhorar mais. É isso ai. Se ainda tá rodando mal, paciência, troca a batata rs.

Esses patches que recebemos provavelmente já estavam em produção meses e meses e meses antes da versão de lançamento.

Uma foto só pra resumir o jogo não dá. Isso ai eu não vi uma única vez no jogo todo. Logo posso garantir que não é algo comum. E num jogo de mundo aberto é impossível garantir que esse tipo de coisa não ocorra.

Então quem tá esperando ai pra melhorar algo, senta e fica num lugar confortável. Certamente está quase tudo dentro do produto final que eles estavam esperando.

Sei não, acho que vai melhorar praticamente nada mais. Correções muito pequenas que faltam.

Performance totalmente estável já, praticamente nao muda durante o jogo todo. Isso com processador bem defasado que tenho. As missões aparentemente estão funcionando de acordo agora também. Não tem mais pra onde navegar. Pequenos bugs pra lá e pra cá, aprimoramentos e balanceamentos. Mas tudo mínimo sem nenhuma dúvida.

Performance parou, não deve melhorar mais. É isso ai. Se ainda tá rodando mal, paciência, troca a batata rs.

Esses patches que recebemos provavelmente já estavam em produção meses e meses e meses antes da versão de lançamento.

Uma foto só pra resumir o jogo não dá. Isso ai eu não vi uma única vez no jogo todo. Logo posso garantir que não é algo comum. E num jogo de mundo aberto é impossível garantir que esse tipo de coisa não ocorra.

Então quem tá esperando ai pra melhorar algo, senta e fica num lugar confortável. Certamente está quase tudo dentro do produto final que eles estavam esperando.
Novamente, discordo completamente. O jogo ainda é muito mal otimizado, o pop-in de árvore que já foi frequente tá menor mais ainda continua. Otimização do jogo ainda vai melhorar muito. Pode me cobrar quando o jogo fizer o 1º aniversário. Implementação do ultrawide 21x9 ainda tá ruim, a 32x9 só é possível via mod.

A-Life ainda tá longe, mas LONGE do que é nos outros jogos. Vai no reddit do jogo e vê o tanto de gente presa em main quest, crash, inimigo spawnando do nada, levando do tira da casa do caraio. Falar que o jogo não precisa de ajustes é simplesmente insano.

Não é por quê a sua experência está estável ou a sua tolerância a bugs é baixa que isso se aplica pra todo mundo.

Eu adoro esse pessoal achando que jogo tem que defender igual time de futebol. :sefu:

Eu acho que sou quem mais tem horas jogando o game aqui no tópico e assumo numa boa que está inacabado. Os próprios devs assumiram que não conseguiram adiar mais o lançamento por questões internas da equipe.

E nem são só os bugs. Falta acertarem bastante coisa ainda: balanceamento de inventário/peso (você já sai da base com metade da carga de inventário cheia ( :wat:), a-life, balística, furtividade etc.

"Ah, mas inventário que sobrecarrega logo é mais realista". Num jogo cheio de mutantes e anomalias os caras estão preocupados com peso do inventário ser realista. :rolleyes: Colocam zilhões de loot, e pouquíssima autonomia pro user vagar pelo mapa, pois fica sobrecarregado super rápido.

"Ah, mas tem mods pra isso". Não tem nada a ver. Mod é modificação, e usa quem quer. O jogo tem que ser razoável ao que se propõe. Se é jogo de loot, tem que ter balanceamento razoável nesse sentido.

Outra coisa é a água. Ah, a água. Você passa numa pocinha de água e parece que está com os pés algemados dentro de uma bacia de cimento. Faz a região do pântano que vai ver o que estou falando. O cara é stalker fodão, mas não aguenta água até os tornozelos. :haha:

E mais: tem milhões de mochilas de saque espalhadas pelo mapa com pouca coisa interessante nelas. Estou dando track nesses pontos, e tem mochila em cima de telhado que não acaba. Qual stalker escala telhado de base cheia de soldados inimigos para esconder mochila? Isso faz parte do "realismo" também?

Enfim, gosto muito do jogo. Mas nem por isso consigo dizer que ele está ótimo e não precisa de ajustes. Não gosto de mentira.

Eu adoro esse pessoal achando que jogo tem que defender igual time de futebol. :sefu:

Eu acho que sou quem mais tem horas jogando o game aqui no tópico e assumo numa boa que está inacabado. Os próprios devs assumiram que não conseguiram adiar mais o lançamento por questões internas da equipe.

E nem são só os bugs. Falta acertarem bastante coisa ainda: balanceamento de inventário/peso (você já sai da base com metade da carga de inventário cheia ( :wat:), a-life, balística, furtividade etc.

"Ah, mas inventário que sobrecarrega logo é mais realista". Num jogo cheio de mutantes e anomalias os caras estão preocupados com peso do inventário ser realista. :rolleyes: Colocam zilhões de loot, e pouquíssima autonomia pro user vagar pelo mapa, pois fica sobrecarregado super rápido.

"Ah, mas tem mods pra isso". Não tem nada a ver. Mod é modificação, e usa quem quer. O jogo tem que ser razoável ao que se propõe. Se é jogo de loot, tem que ter balanceamento razoável nesse sentido.

Outra coisa é a água. Ah, a água. Você passa numa pocinha de água e parece que está com os pés algemados dentro de uma bacia de cimento. Faz a região do pântano que vai ver o que estou falando. O cara é stalker fodão, mas não aguenta água até os tornozelos. :haha:

E mais: tem milhões de mochilas de saque espalhadas pelo mapa com pouca coisa interessante nelas. Estou dando track nesses pontos, e tem mochila em cima de telhado que não acaba. Qual stalker escala telhado de base cheia de soldados inimigos para esconder mochila? Isso faz parte do "realismo" também?

Enfim, gosto muito do jogo. Mas nem por isso consigo dizer que ele está ótimo e não precisa de ajustes. Não gosto de mentira.
Perfeito. Se for pegar a porcentagem das pessoas que botam mod pra jogar eu chuto que deve ser abaixo dos 10%.

Socar mod de otimização e que seria equivalente ao quality of life que o jogo ainda tá LONGE de ter é fácil né. Quero ver jogar o vanilla no console e falar que a otimização tá boa :facepalm:

Resumindo, quem não comprou até agora, não compre, o jogo ainda precisa de meses pra ficar aceitável. Acho que foram tantos lançamentos ruins recentes, que o povo começou a abaixar o sarrafo e tolerar jogos em estados risíveis.

Sem falar que pelo histórico da franquia, o suporte dos devs é longo e a cena dos mods vai melhorar ainda mais. Esse jogo só vai parar de melhorar quando tiver uns 5 anos de estrada. Falar que ele não vai melhorar e que tem pouca coisa pra arrumar, mostra um profundo desconhecimento da franquia.

Novamente, discordo completamente. O jogo ainda é muito mal otimizado, o pop-in de árvore que já foi frequente tá menor mais ainda continua. Otimização do jogo ainda vai melhorar muito. Pode me cobrar quando o jogo fizer o 1º aniversário. Implementação do ultrawide 21x9 ainda tá ruim, a 32x9 só é possível via mod.

A-Life ainda tá longe, mas LONGE do que é nos outros jogos. Vai no reddit do jogo e vê o tanto de gente presa em main quest, crash, inimigo spawnando do nada, levando do tira da casa do caraio. Falar que o jogo não precisa de ajustes é simplesmente insano.

Não é por quê a sua experência está estável ou a sua tolerância a bugs é baixa que isso se aplica pra todo mundo.
Popin acho que até pioraram brutalmente, provavelmente pra dar mais performance. Lembro que nas primeiras versões mal tinha, jogo praticamente ficava todo montado já na nossa frente. Agora me sinto no Gran Turismo pra PS1 rs. Não tem o que fazer, é uma das formas de otimizar um jogo de mundo aberto mesmo.

Otimização do jogo sempre vai aprimorando, sendo que normalmente o que vocês chamam de otimização se traduz em reduzir a qualidade sem que se perceba tão claramente. Talvez a sua tolerância pra isso seja baixa e não se aplica pra todo mundo. O visual do jogo, em vários aspectos, agora, é consideravelmente inferior a experiência que tive antes. Mas nem tenho problema com isso, visual tá muito longe de ser o que procuro em jogos (embora não aceite mais jogos dx9 like, tem um limite).

ALife está adequada e muito próxima aquilo que vivi com muito mais de 500 horas jogando todo tipo de Stalker que você possa sonhar em cogitar em imaginar. Certamente veremos ajustes e melhorias, espaço tem e sabemos, mas arestas sendo aparadas no modo offline, spawn, nada que vá alterar a experiência da água pro vinho como já ocorreu.

Minha tolerância para bugs é como de qualquer outro. Zerei o jogo com muitos bugs. Experiência bem ruim nesse sentido. Péssima. Mas até onde estou agora na segunda run, e isso pode mudar, todos eles se foram e estou jogando não só sem nenhum dealbreaker (que existia), mas com a impressão de uma versão completa e adequada do jogo. Bem diferente da primeira run. Novamente é claro que continuarão aprimorando. Mas apenas arestas.

Não disse que o jogo não precisa de ajustes (oposto foi dito, inclusive), embora certamente discordaríamos nessa discussão. Traduzindo o que falei: Não veremos mais nada da água para o vinho. Veremos aprimoramentos do que está lá, pois tudo passou a funcionar supostamente como deveria após o último update. Não acredito que será como Cyberpunk, até porque nem tem tanto fundo nem tanta gente envolvida no projeto.

Quanto a gente presa em bugs, não sabemos qual versão a pessoa está jogando, sequer se é original ou pirata e quantos mods a pessoa habilitou. E certamente quase que a totalidade não começou um jogo novo após o último update de simplesmente quase 150gb né... Mas, sim, ainda podem estar lá. Vou descobrir.

O ponto central é. O jogo não terá outra mudança da água para o vinho. As coisas basicamente já funcionam muito perto daquilo que deveriam. Todas elas. O jogo está pronto para ser jogado.

Perfeito. Se for pegar a porcentagem das pessoas que botam mod pra jogar eu chuto que deve ser abaixo dos 10%.

Socar mod de otimização e que seria equivalente ao quality of life que o jogo ainda tá LONGE de ter é fácil né. Quero ver jogar o vanilla no console e falar que a otimização tá boa :facepalm:

Resumindo, quem não comprou até agora, não compre, o jogo ainda precisa de meses pra ficar aceitável. Acho que foram tantos lançamentos ruins recentes, que o povo começou a abaixar o sarrafo e tolerar jogos em estados risíveis.

Sem falar que pelo histórico da franquia, o suporte dos devs é longo e a cena dos mods vai melhorar ainda mais. Esse jogo só vai parar de melhorar quando tiver uns 5 anos de estrada. Falar que ele não vai melhorar e que tem pouca coisa pra arrumar, mostra um profundo desconhecimento da franquia.
No PC praticamente não existe jogador que não usa mod em jogos como Stalker. Mas ESPECIALMENTE Stalker. 10% é loucura.

Quanto a vanilla de console. Não poderia cagar mais. Stalker é existe por causa de mods. Mas o jogo sem mods aqui mudaria realmente de super relevante só a balística, que é uma bosta igual qualquer Stalker vanilla rs. E isso não vai mudar. É o conceito de merda do jogo mesmo.

E histórico da franquia é oposto. SoC e CS vanilla são quase injogáveis em vários aspectos. Mesmo CoP ainda tem bugs graves que foram corrigidos pela comunidade. A coisa tá melhor que nunca hoje com eles, na verdade rsrs]

Agora uma grande dúvida: quantas horas de HoC você jogou e chegou a começar um save novo depois do último patch? Ou tá fazendo review de reddit?

Última edição:
Finalizado com exatas 99h. :wub:

Abre que o pai tá passando.

Agora é aguardar dlcs e dar uma brincada de vez em quando.

Editado por um moderador:
Hoje tive o primeiro bug de progressão na história principal.

Vou colocar em spoiler para não revelar partes da missão para quem ainda não jogou.

Coloquei em vídeo para demonstrar melhor:

Depois falar com Korshunov na Pilha de Dejetos, apareceu a parte em que eu tenho que falar com o Cicatriz na serraria. Estou jogando desta vez do lado da Ala. Ou seja, não encontrei ainda com o Cicatriz no jogo, seria o primeiro contato.

Quando chego na serraria, a porta não abre e a lanterna apaga sozinha e não liga mais. Isso acontece se eu falar ou não com os NPCs do lado de fora. Aí me afasto um pouco, circulo, e o jogo me joga dentro da construção sem eu fazer nada. Mas Cicatriz não está lá. E mesmo falando com os npcs nada acontece. Se tento sair do local, não consigo.

Vou fazer mais testes aqui, mas acho que bugou pra valer, pelo jeito.

Estou com PDA usado nessa missão no inventário, então não falta item de missão nem nada.

Captura-de-tela-2025-01-09-212941.png

Só falta ter que recomeçar o jogo do zero por conta disso. :tiringa:

Abri um ticket no suporte deles. Vamos ver o que falam.

Última edição:

Vou colocar em spoiler para não revelar partes da missão para quem ainda não jogou.

Depois falar com Korshunov na Pilha de Dejetos, apareceu a parte em que eu tenho que falar com o Cicatriz na serraria. Estou jogando desta vez do lado da Ala. Ou seja, não encontrei ainda com o Cicatriz no jogo, seria o primeiro contato.

Quando chego na serraria, a porta não abre e a lanterna apaga sozinha e não liga mais. Isso acontece se eu falar ou não com os NPCs do lado de fora. Aí me afasto um pouco, circulo, e o jogo me joga dentro da construção sem eu fazer nada. Mas Cicatriz não está lá. E mesmo falando com os npcs nada acontece. Se tento sair do local, não consigo.

Estou com PDA usado nessa missão no inventário, então não falta item de missão nem nada.

Não teria muita esperança deles arrumarem isso não, afinal o jogo já tá bem redondo. :tom:

Hoje decidi baixar novamente, vamos ver se com a nova versão do lossless scaling a gente vê uma mudança na perfomance

Não teria muita esperança deles arrumarem isso não, afinal o jogo já tá bem redondo. :tom:
Responderam o ticket por e-mail, dizendo que já receberam outros reports do tipo, e que deve ser corrigido nos futuros patches.

Acho que vou deixar o jogo um pouco de lado e jogar outras coisas por enquanto. Quando lançarem outro patch testo de novo.

Esses bugs de progressão são meio demais. Você começa de novo do zero e se eu fizer as mesmas escolhas no jogo, quando chegar nesse ponto vai travar de novo a progressão. Melhor esperar consertarem.

Eu parei de jogar porque tive bug de progressão duas vezes. Até consegui resolver, mas é um saco.

Primeiro precisa descobrir o ID da missão que bugou e daí usar um comando de console pra ativar a missão, como se você tivesse pego ela no NPC. Daí faz o que precisa fazer na missão. Provavelmente vai bugar também ao tentar completar ela, daí usa-se outro comando de console pra finalizar a missão.

Enfim, jogo continua cagado a ponto de bloquear progressão na quest principal.

Edit: exemplo clássico de missão bugar: você acha um item de quest e pega ele ANTES de falar com o NPC que dá a missão. Pronto, o NPC não vai mais te dar a missão e o item fica preso no seu inventário.

Pra quem interessar:

Site confiável? (eu não conhecia)
Não conheço, mas acredito que seja.
Esse Prevs faz lives diárias na Twitch e sorteia bastante jogo no X. Acho que ele não iria compartilhar algo furado.

E eu já desinstalei, fica preso no Shader Compilation por um tempo daí ele desiste de carregar e diz que vai deixar o jogo rodar com alguns travamentos e vai fazer a compilação durante o jogo, mas ele pede para apertar qualquer tecla e não acontece nada, já tentei de tudo mas não rola...

Vou esperar mais correções e patches mesmo...

Bom dia primos, preciso de uma armadura pisicica para fazer a questão nos pântanos, onde consigo ela? Tem um mod bom para IA, que não de bug, e para ela não usar shirt,? Tá bem escroto como ela reage , mesmo sendo desafiador ,tem horas que enche saco.

E eu já desinstalei, fica preso no Shader Compilation por um tempo daí ele desiste de carregar e diz que vai deixar o jogo rodar com alguns travamentos e vai fazer a compilação durante o jogo, mas ele pede para apertar qualquer tecla e não acontece nada, já tentei de tudo mas não rola...

Vou esperar mais correções e patches mesmo...
Só editar a CFG, ele passa batido no shader.

Bom dia primos, preciso de uma armadura pisicica para fazer a questão nos pântanos, onde consigo ela? Tem um mod bom para IA, que não de bug, e para ela não usar shirt,? Tá bem escroto como ela reage , mesmo sendo desafiador ,tem horas que enche saco.

Só editar a CFG, ele passa batido no shader.
Pra não usar shirt?

Cara, nessa segunda run eu consegui achar um SEVA muito rápido. Acho que foi perto da base Duty, mas agora não me recordo exatamente onde. Já vem com ótima proteção.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar