[TÓPICO OFICIAL] Salário e carreira dos usuários II

Qual o seu salário em reais?

  • Abaixo de 1000

    Votes: 46 4.9%
  • De 1001 a 2000

    Votes: 127 13.6%
  • De 2001 a 3000

    Votes: 92 9.8%
  • De 3001 a 5000

    Votes: 199 21.2%
  • De 5001 a 8000

    Votes: 184 19.6%
  • De 8001 a 10000

    Votes: 62 6.6%
  • De 10001 a 15000

    Votes: 94 10.0%
  • De 15001 a 20000

    Votes: 45 4.8%
  • De 20001 a 30000

    Votes: 44 4.7%
  • Acima de 30000

    Votes: 44 4.7%

  • Total de votos
    937
Pessoal aí de TI, onde recomendam buscar estágio? Linkedin apenas?

Recomendo a Nube, diversas empresas grandes contratam por lá. A que eu trabalho atualmente faz por lá, inclusive.
Quando fiz estágio, consegui por uma empresa de RH que fazia processos seletivos pra empresas aqui da região.
 
Hoje o dia começou mto próspero pra mim. Tinha enviado uma vaga para estágio em TI em uma empresa mais ou menos semana passada e o gestor ligou para conversar sobre mim, meus estudos e sobre a vaga. Uma conversa bem legal e honesta onde ambos foram transparentes (até raro de se ver isso hj em dia). Essa semana irei lá fazer uma outra entrevista com uma prova que, segundo ele, não será eliminatória e sim para medir meus conhecimentos. Sabe quando vc tem uma entrevista e nas entrelinha vc pressente que tá quase conseguindo ela, só precisando não errar e seguir o feijão com arroz? Foi o que pressenti, mas ainda sigo pessimista com qlqr vaga e contato.

Tmb tive agora pouco uma mensagem de outra vaga de TI tmb falando se eu ainda estava interessado em participar no processo seletivo deles e obviamente disse que sim. Eles irão marcar o dia e retornar novamente o contato. Tmb enviei meu CV para um amigo de curso e o msm divulgou para os seus contatos. Não sou aquela pessoa que fica conversando com amigos meio que na cara de pau pedindo vaga ou pra divulgar meu CV para alguma empresa ou contato que ele conheça para conseguir uma vaga. Sei que esse é o ponto mais negativo de mim e estou trabalhando para resolver isso pq entendo que sem indicações de amigos ou conhecidos vc não consegue uma vaga fácil, ainda mais nesse mercado competitivo. Sinto que estou sendo aquele pé no saco fazendo tal ato, mas infelizmente (ou felizmente) é necessário.

Torço para conseguir alguma dessas vagas pq estou ficando "velho" já e necessito entrar logo no mercado msm que seja pra estágio. Eu dou conta pq sei que sou capaz.
Pessoal aí de TI, onde recomendam buscar estágio? Linkedin apenas?
LinkedIn, Vagas, Nube, CIEE, Cia de Talentos, Cia de Estágios...
 
Pessoal aí de TI, onde recomendam buscar estágio? Linkedin apenas?

NUBE. Sou de ADM e recebo muitas vagas e ligações para marcar entrevista por lá. Tenho amigos em Eng. Computação que também tem muitas oportunidades de lá, e tem muita vaga boa, se garimpar bem encontra estágio pagando 1.800/2.000

EDIT: Algumas vagas para ADM/Economia


TI:

O bom também é que os atendentes de lá são bem solicitos, quando eles ligam informando uma vaga, ainda que você não aceite, se solicitar eles tentam ver outra no seu perfil.
 
Última edição:
Queria agradecer as respostas de todos, mas...

Sou muito burro, não sabia que pra estagiar era obrigatório estar matriculado em algum curso técnico, superior, etc. Não é o meu caso.

Estou estudando por conta própria e a ideia já era tentar alguma coisa.

Mas enfim, acho que o rumo é continuar estudando, pegar mais conhecimento pra poder tentar uma vaga de junior ou algo assim.
 
Queria agradecer as respostas de todos, mas...

Sou muito burro, não sabia que pra estagiar era obrigatório estar matriculado em algum curso técnico, superior, etc. Não é o meu caso.

Estou estudando por conta própria e a ideia já era tentar alguma coisa.

Mas enfim, acho que o rumo é continuar estudando, pegar mais conhecimento pra poder tentar uma vaga de junior ou algo assim.
O que você pode fazer é começar a criar um portfólio seu e mandar para as empresas junto com o CV.
 
Joinville é muito bonita, cidade médias/pequenas em SC vale muito a pena, o custo de vida não é tão baixo, mas a qualidade sim, sem transito, ar mais leve, arborizado. Moradia mais barata.
Moro em Curitiba e de repente vejo no instagram um AP em Ponta Grossa +- 100 km da capital, 350 mil, tudo mobiliado com móveis sob medida, no centro, top. Aqui em Curitiba com 350 mil, é um AP pequeno, só no reboco tendo que reformar tudo, mobiliar tudo, e a alguns km do centro...
Caraca, aqui em Joinville pagamos 215k na planta por um AP 64m², região "central" da cidade, perto de tudo, hoje cada unidade pronta custa uns 260~270.
 
Bom, chegou a negativa do seletivo da Iteris. Até imagino o lixão que eu fui na parte de "matemática" pois caiu uma porrada de coisa de volume e área, assuntos que eu vi pela última vez no ensino fundamental, 15 anos atrás.

Isso tbm caiu no seletivo do Boticário, mas em menor quantidade. Já coloquei na lista pra dar uma revisada.
 
Bom, chegou a negativa do seletivo da Iteris. Até imagino o lixão que eu fui na parte de "matemática" pois caiu uma porrada de coisa de volume e área, assuntos que eu vi pela última vez no ensino fundamental, 15 anos atrás.

Isso tbm caiu no seletivo do Boticário, mas em menor quantidade. Já coloquei na lista pra dar uma revisada.
Já eu saí da entrevista que tive hj em uma das empresas que fui chamado. Empresa pequena, porém é daquelas onde senti que vc pode aprender mto e de tudo (não era para o setor que desejo, mas está dentro do TI). O salário é típico de estagiário técnico, mas com efetivação em três meses (provavelmente só acrescentam pouco na CLT).

Amanhã estarei realizando outra entrevista, porém nesta já é para cargo efetivo sem ser estágio. Vou dar uma estudada aqui pq nessa provavelmente vá cair coisas relacionadas à redes. Tomara que eu consiga me sair bem nela.
 
Já eu saí da entrevista que tive hj em uma das empresas que fui chamado. Empresa pequena, porém é daquelas onde senti que vc pode aprender mto e de tudo (não era para o setor que desejo, mas está dentro do TI). O salário é típico de estagiário técnico, mas com efetivação em três meses (provavelmente só acrescentam pouco na CLT).

Amanhã estarei realizando outra entrevista, porém nesta já é para cargo efetivo sem ser estágio. Vou dar uma estudada aqui pq nessa provavelmente vá cair coisas relacionadas à redes. Tomara que eu consiga me sair bem nela.
Que massa, boa sorte pra ti!

Eu ainda estou muito cru e bem enferrujado de estudar, apesar que acho que finalmente achei algo que eu realmente gostei de estudar e entender. Então, vou aqui reforçando as bases enquanto tenho um emprego bom pra me dar suporte e ainda junto mais um dinheiro pra fazer a "transição de carreira" com mais segurança, mesmo que pra ganhar menos (e digo, bem menos).
 
Que massa, boa sorte pra ti!

Eu ainda estou muito cru e bem enferrujado de estudar, apesar que acho que finalmente achei algo que eu realmente gostei de estudar e entender. Então, vou aqui reforçando as bases enquanto tenho um emprego bom pra me dar suporte e ainda junto mais um dinheiro pra fazer a "transição de carreira" com mais segurança, mesmo que pra ganhar menos (e digo, bem menos).
Obrigado! Está estudando para qual área colega? Geralmente o povo daqui ou é programador ou é engenheiro. Eu estou focado em TI na parte de redes e automação.
 
Bom, chegou a negativa do seletivo da Iteris. Até imagino o lixão que eu fui na parte de "matemática" pois caiu uma porrada de coisa de volume e área, assuntos que eu vi pela última vez no ensino fundamental, 15 anos atrás.

Isso tbm caiu no seletivo do Boticário, mas em menor quantidade. Já coloquei na lista pra dar uma revisada.
Também recebi a negativa da Iteris. E consegui uma bolsa pra um bootcamp do Banco Pan com chance de contratação no final.
Vão ensinar Angular e Java com SpringBoot. Começando hoje.
 
Última edição:
Bom, chegou a negativa do seletivo da Iteris. Até imagino o lixão que eu fui na parte de "matemática" pois caiu uma porrada de coisa de volume e área, assuntos que eu vi pela última vez no ensino fundamental, 15 anos atrás.

Isso tbm caiu no seletivo do Boticário, mas em menor quantidade. Já coloquei na lista pra dar uma revisada.

Caraca, isso me assusta bastante, sou Analista SEO e estou querendo migrar pra desenvolvimento mas tenho esse receio por ser horrível em Matemática. Será que essas questões foram mais pontuais por conta de uma necessidade da empresa ou é comum ter essas perguntas nos processos seletivos pra TI?
 
Caraca, isso me assusta bastante, sou Analista SEO e estou querendo migrar pra desenvolvimento mas tenho esse receio por ser horrível em Matemática. Será que essas questões foram mais pontuais por conta de uma necessidade da empresa ou é comum ter essas perguntas nos processos seletivos pra TI?
Nunca fiz nenhum que pediu, mas acho que fazem isso pra não ter de cobrar coisas mais específicas de programação ou tech mesmo.
A entrevista mais difícil que fiz foi uma segunda fase do facebook, caiu uma questão de convex hull e eu só fiquei :bem: (obviamente não passei).
 
Caraca, isso me assusta bastante, sou Analista SEO e estou querendo migrar pra desenvolvimento mas tenho esse receio por ser horrível em Matemática. Será que essas questões foram mais pontuais por conta de uma necessidade da empresa ou é comum ter essas perguntas nos processos seletivos pra TI?
Cara, não era nada de extremamente díficil. Foram umas 20 questões e quase todas do mesmo tipo, sendo algumas envolvendo regra de três e porcentagem e outras envolvendo cálculo de volume e etc. Mas é aquela coisa né, eu sou formado em adm, pós em contabilidade e trabalho num banco. Nos últimos anos eu evolui em soft skills mas essa parte aí ficou meio jogada de lado.

Nunca fiz nenhum que pediu, mas acho que fazem isso pra não ter de cobrar coisas mais específicas de programação ou tech mesmo.
A entrevista mais difícil que fiz foi uma segunda fase do facebook, caiu uma questão de convex hull e eu só fiquei :bem: (obviamente não passei).

Eu fiz um essa semana que tinham vários exercicios de lógica pura e lógica de programação em pseudo-código (que eu resolvi em python haha). Esse tbm tinha que gravar um video que me deixou em pânico durante dias, pois eu tenho uma certa neura com essas coisas de gravar video ou se apresentar. Acho que depois de tanto tempo trabalhando com público, consegui melhorar um pouco isso e nem tinha percebido.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Também recebi a negativa da Iteris. E consegui uma bolsa pra um bootcamp do Banco Pan com chance de contratação no final.
Vão ensinar Angular e Java com SpringBoot. Começando hoje.
Ah me diz que o bootcamp não é naquele DIO. Ganhei o do Santander e não fiz nem 10%, de tão ruim e maçante que era. Achei melhor gastar meu tempo com a Alura, outros conteúdos e prática.
 
Ah me diz que o bootcamp não é naquele DIO. Ganhei o do Santander e não fiz nem 10%, de tão ruim e maçante que era. Achei melhor gastar meu tempo com a Alura, outros conteúdos e prática.
Não. É do IGTI. Esse pelo menos tem um conteúdo melhor. Da DIO é triste mesmo haha
 
Não. É do IGTI. Esse pelo menos tem um conteúdo melhor. Da DIO é triste mesmo haha
Vi que a igti tem um bootcamp chamado “Programador de software iniciante”, custa 150 bonoros de matricula e sem mensalidade, duracao de 2 meses.

Gostou das aulas que teve ate agora? Me atraiu esse aí, pois sei fazer alguma ou outra coisa em python mas não passa disso…
 
Caraca, isso me assusta bastante, sou Analista SEO e estou querendo migrar pra desenvolvimento mas tenho esse receio por ser horrível em Matemática. Será que essas questões foram mais pontuais por conta de uma necessidade da empresa ou é comum ter essas perguntas nos processos seletivos pra TI?
normalmente as empresas usam isso pra peneirar no inicio da carreira pra vaga de menor aprendiz e estagiário quem é bom de matemática/lógica.

Eu sei que tem gente que pode discordar mas lógica e matemática (que ensina a ter lógica) são sim importantes na área de desenvolvimento.
 
Não vejo absolutamente nenhum sentido em exigir bom nível de matemática em 99% das vagas de desenvolvimento.

Pra ser bem sincero, se me pedirem pra fazer uma prova de matemática em um processo seletivo, encerro ali mesmo.
 
Matemática está muito atrelada a capacidade de raciocínio lógico da pessoa, principalmente na hora de desenvolver algoritmos e resolver alguns problemas mais complexos, principalmente pra quem acaba mexendo com backend.

Para um programador iniciante isso pode até não fazer muita diferença, e nem faz sentido exigir isso em um processo seletivo.
Até as provas mais técnicas hoje (tipo whiteboard) estão diminuindo um pouco pois ninguém tem mais saco pra isso (principalmente se é para um cargo senior)
 
Matemática está muito atrelada a capacidade de raciocínio lógico da pessoa, principalmente na hora de desenvolver algoritmos e resolver alguns problemas mais complexos, principalmente pra quem acaba mexendo com backend.

Para um programador iniciante isso pode até não fazer muita diferença, e nem faz sentido exigir isso em um processo seletivo.
Até as provas mais técnicas hoje (tipo whiteboard) estão diminuindo um pouco pois ninguém tem mais saco pra isso (principalmente se é para um cargo senior)
As vagas sr estão abandonando whiteboard mas tão indo para processos de design e arquitetura de código, que na minha opinião faz muito mais sentido para a empresa do que um cara bom em algoritmo.
Nas vagas jr pelo q eu vejo as empresas tão pedindo muitas qualificações, mas se tu ver o currículo da maioria dos jr tem uma lista gigante de linguagens, bds e abstrações que eles não tiveram tempo hábil de aprender profundamente e na hora da entrevista quando pede para fazer algo simples da linguagem q ele falou q ele domina ele treme na base.
Isso gera um problemão pq não dá para saber a verdade das qualificações do candidato e a empresa exige um super homem com medo de ter prejuízo financeiro treinando um cara e ele sair quando ele começar a devolver o lucro para a empresa. Então para minimizar o risco as empresas optam por quem ja fez um um estágio ou tenha uma capacidade analítica mais aguçada.
Eu tive alguns colegas que migraram tardiamente para TI e o processo mais natural que eu vi acontecendo era voltar pra faculdade, focar em lógica e algum bootcamp de desenvolvimento web(js) e aplicar para estágio.
 
Vi que a igti tem um bootcamp chamado “Programador de software iniciante”, custa 150 bonoros de matricula e sem mensalidade, duracao de 2 meses.

Gostou das aulas que teve ate agora? Me atraiu esse aí, pois sei fazer alguma ou outra coisa em python mas não passa disso…
Tive somente a aula introdutório até o momento. Eu tinha feito um bootcamp de UX deles e não tinha curtido tanto, mas dizem que o forte deles mesmo é TI. Nessa área eles conseguem entregar bem.
 
Ouvi falar que pra UX o do Origamid é uma boa.
Eu acabei fazendo outros cursos mais focados mesmo. Fiz HOW, TERA e Design Circuit. HOW e Tera ganhei bolsa e foi tranquilo, porque é salgado haha
Origamid vejo falando bem dos cursos de Front.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo