[TÓPICO DEDICADO] Samsung Galaxy Note 5

Não entendi, quer melhorar o que está funcionando como deveria?

mas o que está errado, a ram não é pra ficar livre é pra ser usada mesmo. isso de ram é so pra sistemas mal pensados

Desculpem se expressei minha dúvida de forma inadequada. É que há algumas páginas em que um colega do tópico que havia como fazer o sistema consumir menos ramo (foi isso que entendi, se não tiver entendido errado).

Quanto ao WiFi, em um fórum gringo, li que basta desligar e ligar o aparelho para que o WiFi funcione normalmente. Dito e feito!! Funcionou !!

Aproveitando esse post, o que vocês acham daquela capa glossy vendida nos stands da Samsung ?? Será que ela protege o celular de forma eficaz ?? Estou viajando essa semana e não tenho tempo de pegar uma Spigen. Ou viajo com a glossy ou viajo sem nenhuma.
 
Última edição:
Desculpem se expressei minha dúvida de forma inadequada. É que há algumas páginas em que um colega do tópico que havia como fazer o sistema consumir menos ramo (foi isso que entendi, se não tiver entendido errado).
Seguinte:

Primeiramente, Android =/= Windows. O Android trabalha com o máximo possível de aplicativos caregados na memória (= em cache), mas num estado "congelado" (= não gasta bateria!).

Pq é assim? Simples: economia de bateria e rapidez no uso multi-tarefa. Isso serve pro app não precisar ser iniciado do zero quando for chamado (= você abri-lo), ou seja, economiza energia pois o processamento necessário pra "descongelar" um app da memória RAM é bem menor do que para inicia-lo do zero.

A memória do Android é ocupada de 3 formas:

- SISTEMA

- SERVIÇOS (dos apps)

- PROCESSOS em cache (dos apps)

SISTEMA

Não preciso dizer, é a memória que o próprio sistema utiliza pra rodar. Normalemente gira em torno de 400-600mb (mensurável no Android 5.0 em diante), dependendo do que vc está usando. (tem apps que solicitam recursos do sistema, por isso o valor é flutuante).

O SISTEMA tem prioridade máxima na memória, ou seja, se ele precisar de mais espaço na memória, ele vai encerrar processos em cache para pegar o espaço para si. E se não tiver mais nenhum processo pra encerrar, ele vai começar a encerrar os serviços.

3WIlyRu.jpg

(Screenshot 1)​

No Screenshot 1 (acima), nota-se que o SISTEMA está ocupando 638mb da RAM, dos 1.800mb disponíveis.


SERVIÇOS

Vc recebe mensagens do Whatsapp enquanto joga, ou está vendo algo no Chrome. Isto acontece devido à um serviço do Whatsapp que fica rodando o tempo todo em segundo plano, que é responsável por buscar e enviar mensagens. PS: nem todos os apps geram serviços

3WIlyRu.jpg

(screenshot 1)​

Analisando novamente o screenshot 1, abaixo de "Uso de RAM por apps" estão listados os serviços que estão sendo executados no sistema. O valor somado da memória RAM ocupada pelos serviços está logo abaixo de SISTEMA, e é inciado pela porção verde da barrinha. No caso do screenshot 1, os serviços somados estão ocupando 391mb da RAM.

Os SERVIÇOS tem prioridade na RAM sobre os PROCESSOS. Ou seja, antes de um serviço ser fechado, todos os processos precisam ser encerrados antes. Normalemente os serviços só são encerrados caso o SISTEMA precise de mais espaço.


PROCESSOS

O processo de um app é a parte com a qual você interage diretamente, de grosso modo. Por exemplo, enquanto você troca mensagens no WhatApp, você está executando o processo do Whatsapp. Navegando no Chrome? Então está usando o processo do app Chrome.

Conforme explicado no início do post, o Android é feito de forma que fiquem congelados na RAM (= cache) o máximo de processos possível, para agilizar a alterância entre apps e otimizar o uso de energia.

WYEkHlu.jpg

(Screenshot 2)​

No screenshot 2, nota-se que os processos em cache somam 708mb de espaço usado na memória RAM. Todos os apps litados abaixo estão congelados e serão retomados imediatamente se eu abri-los. Este é um cenário ideal, e quanto maior for o cache, melhor.

O cache tem prioridade mínima, ou seja, eles serão encerrados caso o SISTEMA ou SERVIÇOS precisem de mais espaço. E é óbvio que os apps em cache vão variar conforme o tempo, normalmente os últimos apps usados ficam no cache, até que sejam abertos novos apps.


ENTENDENDO O USO DE RAM:

Muitos ficam na dúvida, mas é o seguinte: (no caso, os screenshots são de um Nexus 5, com 2GB (1,8GB disponíveis) de RAM.)

SCREENSHOT 1:

Sistema - 638mb
Serviços - 391mb
Livre - 826mb (Ou seja, CACHE 708mb + 76mb REALMENTE livres))

SCREENSHOT 2:

Em uso: 1GB (SISTEMA + SERVIÇOS)
Em cache: 708mb (apenas cache)
Livre: 76mb (1,8GB - (1GB (sistema) + 708mb (cache))

Sendo assim, a única forma de melhorar a performance de um aparelho no que diz respeito à multi-tarefa e responsividade, é dimiuir o número de serviços rodando. Como dito acima, nem todos os apps geram serviço, apenas aqueles que precisam ficar o tempo todo buscando conteúdo, como mensageiros, apps de e-mail, redes sociais, etc.

Infelizmente, os aparelhos de fabricantes como Samsung, LG, Asus tem uma quantidade enorme de serviços rodando, de fábrica. Enquanto um Nexus 5 vem com 4 serviços rodando (Configurações, com.qualcomm.qcrilmsgtunnel, Serviços do Google, Play Services, pois o restante são apps instalados a parte) um Samsung da vida vem com pelo menos 15. Daí que vem o papo de que Android puro é mais rápido, etc.

EDIT: segue para comparação os serviços do Galaxy S4 mini da minha mãe, rodando Android 4.4.2

iFoXmoH.jpg


zVkyd0p.jpg

Como podem ver, são 15 serviços rodando, fora os apps instalados pelo usuário. Levando-se em conta há vários apps Desativos, que certamente geram serviço, podemos considerar que, o número de serviços ao retirar o aparelho da caixa seria em torno de 23-25.

EDIT 2: Cortesia de um amigo, seguem os dados do Xperia Z3 Compact, rodando a ROM da Vivo, versão 5.0.2

d6y9aLp.jpg


eWIdNVR.jpg

No Sony há 12 serviços, desconsiderando os apps Desativados. Ao retirar da caixa, eu chutaria algo em torno de 15-16, ou seja, uma situação consideravelmente melhor que a da Samsung.


OBSERVAÇÃO

YLYttiH.jpg

Isso serve também pra mostrar que os apps "abertos" naquela tela de multi-tarefa (chamado no Android de "Apps recentes") não necessariamente estão abertos. Só está "aberto" os que aparecerem no screenshot 2.

E, mesmo que estejam em cache, eles estão CONGELADOS, ou seja, não gastam bateria.

Portanto, PAREM de "fechar" os apps recentes obssessivamente, pois o Android vai carrega-los novamente no cache. Vc só vai gastar mais bateria fazendo isso, além de diminuir a velocidade do sistema.


RESUMO

- Quanto mais apps em cache na memória, melhor. Mesmo que sua memória esteja 99% utilizada.

- Quanto mais serviços rodando, menos os apps vão ficar em cache, e pior será a experiência do usuário na questão da multi-tarefa.

- Ficar limpando os apps recentes não traz nenhum benefício, pelo contrário, só vai consumir mais energia e deixar a abertura dos apps mais lenta.​
 
Última edição:
Bela explicacao sobre memoria!!
Uma duvida: Toda vez que coloca um fone de ouvido e aumento o som mais do que um certo limite aparece uma mensagem avisando sobre perda de audição.
tem como desabilitar essa mensagem!
Obrigado!
 
Bela explicacao sobre memoria!!
Uma duvida: Toda vez que coloca um fone de ouvido e aumento o som mais do que um certo limite aparece uma mensagem avisando sobre perda de audição.
tem como desabilitar essa mensagem!
Obrigado!
Isso começou no 5.0, se não estou enganado.

Pelo que já fucei aqui, não tem como desabilitar, apenas em ROMs modificadas.
 
Comprei um note 5 nas casas bahia, 2.545,00 parcelado.

Fiquei com dúvida em relação ao sensor da câmera, tem muita diferença entre os 2 sensores?
 
E ai galera, alguém com root?
Rom modificada? Kernel?


Sei que não vou usar o Samsung Pay, mas fico receoso:
Como sempre acontece com qualquer outro smartphone recente da Samsung, ao passar esse kernel você irá disparar o contador Knox, o que poderá ocasionar no cancelamento da sua garantia. Além disso, ao ter o Knox violado, não será possível usar o serviço Samsung Pay que será estreado em breve pela empresa. Até o momento, não há nenhuma forma de fazer root no Galaxy Note 5 sem causar este problema com o bootloader do aparelho.
Fonte: http://www.tudocelular.com/android/...e-recovery-twro-disponivel-para-o-note-5.html
Abs.:peasant:
 
Tem alguém usando película na parte traseira do celular? Procurei uma de vidro mas não encontrei de jeito nenhum e não gosto de usar capinha. :feelbad:
Se alguém tiver uma ideia de como conseguir uma película de vidro eu agradeço
 
Salve pessoal, viram as specs do S7? Fiquei um pouco desapontado com a falta de funções que achava importantes do Note 4 no Note 5, como bateria substituível e armazenamento externo, considerando a linha de design unificada dos high-ends da Samsung pelo menos o cartão SD deve voltar.

Pouca gente sentiu falta do IR blaster também, que não voltou, mas era minha função favorita no Note 3 que tive, com app de terceiro eu tinha em um dispositivo só controle de tudo da casa. Pena que acho que estou sozinho nessa.

O que acham?
 
Salve pessoal, viram as specs do S7? Fiquei um pouco desapontado com a falta de funções que achava importantes do Note 4 no Note 5, como bateria substituível e armazenamento externo, considerando a linha de design unificada dos high-ends da Samsung pelo menos o cartão SD deve voltar.

Pouca gente sentiu falta do IR blaster também, que não voltou, mas era minha função favorita no Note 3 que tive, com app de terceiro eu tinha em um dispositivo só controle de tudo da casa. Pena que acho que estou sozinho nessa.

O que acham?
Tambem acho que pelo menos o SD deveria voltar. talvez se vier no note 6 eu passo para frente o 5 e pego o 6....será que desvaloriaza muito de preço o note 5 de um ano para outro?
 
Pergunta meio noob para quem não conhece o root.

Estou pensando em rootear meu Note5, mas a duvida é se eu rootear o aparelho vai resetar tudo, vou perder tudo q se encontra já no celular?
 
Salve pessoal, viram as specs do S7? Fiquei um pouco desapontado com a falta de funções que achava importantes do Note 4 no Note 5, como bateria substituível e armazenamento externo, considerando a linha de design unificada dos high-ends da Samsung pelo menos o cartão SD deve voltar.

Pouca gente sentiu falta do IR blaster também, que não voltou, mas era minha função favorita no Note 3 que tive, com app de terceiro eu tinha em um dispositivo só controle de tudo da casa. Pena que acho que estou sozinho nessa.

O que acham?
a unica coisa que sinto falta é do IRDA, eu controlava com ele, 4 ar cond da casa, 2 tVs, um H Theather, um receptor, um blu ray e um cd player. Sem falar que até a tv na casa de minha mana e cunhado eu controlava quando ia nesses lugares.
 
Mancada da SAMSUNG tirar o IRDA dos aparelhos hein...

Pensando em pegar um Note 4 mesmo.
 
Alguém está tendo problemas com o carregamento rápido ??

Comigo só funciona aleatoriamente. Sempre que coloco o carregador, aparece a notificação que o carregamento está sendo por cabo (o modo normal) e demorará cerca de 2h até o carregamento completo. Tenho que desconectar e conectar novamente para ativar o carregamento rápido, que leva cerca de 45min ~ 1h até 100%.
 
Pergunta meio noob para quem não conhece o root.

Estou pensando em rootear meu Note5, mas a duvida é se eu rootear o aparelho vai resetar tudo, vou perder tudo q se encontra já no celular?

Perde nada amigo.
 
Alguém saberia se dá para retirar os ícones (Câmera e Telefone) da tela de bloqueio? Se der, como fazer?
 
Perde nada amigo.
Posso fazer aqui sem medo de que vou perder tudo que está nele então?
Só quero rootear pq quero excluir aqueles apps de fábrica chatos que só consomem o espaço do celular.
 
Posso fazer aqui sem medo de que vou perder tudo que está nele então?
Só quero rootear pq quero excluir aqueles apps de fábrica chatos que só consomem o espaço do celular.

Pode ficar tranquilo que nenhum processo root, perde os dados. Pelo menos os que fiz, nunca tive problema algum.
 
Prezados, tem uma coisa me intrigando.
Toda noite deixo o celular 100% de bateria e desligo as funções Wifi, Dados, GPS e Bluetooth. E limpo os aplicativos abertos.
No outro dia, 7 ou 8 horas depois em stand by o celular consumiu de 30 a 40% da bateria, acontece o mesmo com vocês?

Meu antigo celular(S4) gastava no máximo 10% em stand by em uma madrugada, estou pensando em trocar o Kernel para ver se melhora.

Já analisei na bateria e não aparece nenhum aplicativo como culpado, somente o item "Sistema Android" consumindo 90% do consumo até o momento.
 
Última edição:
Prezados, tem uma coisa me intrigando.
Toda noite deixo o celular 100% de bateria e desligo as funções Wifi, Dados, GPS e Bluetooth. E limpo os aplicativos abertos.
No outro dia, 7 ou 8 horas depois em stand by o celular consumiu de 30 a 40% da bateria, acontece o mesmo com vocês?

Meu antigo celular(S4) gastava no máximo 10% em stand by em uma madrugada, estou pensando em trocar o Kernel para ver se melhora.

Já analisei na bateria e não aparece nenhum aplicativo como culpado, somente o item "Sistema Android" consumindo 90% do consumo até o momento.
 
Experimenta usar o App Doze . Aí vê se vai ter diferença na autonomia. O meu consumo até uns 10% no máximo durante a noite.
 
Última edição:
Já estou usando o Doze, e o gerenciador inteligente do Android.
Mas gostaria é de saber se com vocês acontece a mesma coisa... pois se foi só comigo deve ser algum aplicativo camuflado sugando a bateria mesmo offline.
 
Alguém chegou a fazer seguro para o aparelho? O meu escorregou da minha mão e bateu na mesa. Vi um lascado na tela e gelei. Sorte que foi na película de vidro.
Cotei o seguro total (menos roubo e furto) na https://pitzi.com.br e ficou por 55 mensais. Acham que vale a pena fazer?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo