Contar um pouco da historia aqui pra vocês....
Eu usava um Deepcool Neptwin White, porém como ele é branco, não ornava nada com meu kit todo preto... dai fui pro Cooler box da AMD (wraith prism), cooler lindo, porém extremamente barulhento com desempenho fraco em relação ao meu DeepCool Neptwin... isso me incomodou, o barulho principalmente. Foi quando resolvi fazer um mod, pintar a parte de cima da torre do DeepCool de preto fosco... pintei, tudo ok, ficou legal. Daí na hora de tirar o cooler box, o processador veio junto, não vi na hora pq tava por baixo do cooler, e até consegui tirar a trava de um dos lados, entortou vários pinos, passei quase 3h desentortando isso, com medo de ter estragado o CPU e ter que comprar outro, mas no final deu certo, consegui consertar e funcionou perfeitamente.
Usei 2 fans CM MasterFan sem led, um com PWM e outro sem... já tinha aqui, mas quero comprar 2 Noctua F12 preto pra colocar e melhorar ainda mais.
Segue as fotos:
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por último, um antes e depois:
![]()
Isso acontece direto! Essa pasta do cooler da AMD parece uma cola. Aquele macetinho de ficar tentando girar de um lado pro outro não é suficiente. O que faço aqui é combinar isso com secador de cabelo, mesmo assim demora até a pasta ceder.
Com relação ao cooler box, bem eu não conheço a performance desse DeepCool, mas aqui no meu caso o Wraith Prism surpreendeu. Eu usei no mesmo processador um water cooler, o H100i da Corsair, e a performance do Wraith Prism foi bem parecida. Aqui pra mim no momento está à 39C, mas a média nessas condições é 44C. Minha CPU é o 3800X. Com o H100i, a média era 41C.
Com relação ao nível de ruído, realmente se tiver com loading muito alto, tipo em jogo, é barulhento. Uma coisa que precisei fazer aqui foi customizar o perfil de refrigeracao da minha placa-mae pra melhorar tanto a performance qto o nível de ruído. Primeiro encontrei a máxima rotação com nível de ruído aceitável, que pra mim aqui foi +/- 40% PWM (dá +/- 1500 rpm) e depois configurei fixando nessa rotacao até 55C, só a partir dessa temp. que eu subo o rpm. Com o perfil silent, a rotocao ficava abaixo de 1.000, aí qq subinhha de loading o cooler disparava. Além disso, com rpm muito baixo, a temperatura média ficava aprox. em 50C. E o perfil agressive era o oposto, a rotacao mínima ficava acima de 2.000, aí o nível de ruiído ja é alto...
Só pra um feedback.. o depois do teu ficou bem bacana!