Recentemente eu fiz um upgrade do PC.
Saiu:
- Intel i7 10700K
- MSI MPG Z490 Gaming Carbon WIFI
- G.Skill TridentZ Neo 32 GB DDR4 3600
- Corsair Hydro H100i RGB Platinum
- Phanteks Vertical GPU Kit
Entrou:
- Intel i9 12900K
- Asus ROG Maximus Z690 Hero
- Kingston Fury Beast 32 GB DDR5 5200
- Corsair iCUE H150i Elite Capellix
- Cooler Master Vertical Kit V2
- 4x Corsair iCUE QL120 RGB
Quando se troca a placa-mãe é um deos nos acuda de trabalho. Todos os cabos tem que ser retirados, cable management tem que ser desfeito... a trabalheira é hard.
Um detalhe que essa foi a primeira placa-mãe que eu comprei desse seguimento high-end e eu fiquei impressionado com a qualidade da caixa em que ela veio, os detalhes e etc..
A abertura da caixa já é diferenciada assim como o seu peso. Essa Z690 é muito pesada em comparação com a Z490 que eu tinha da MSI, parece ser o dobro do peso. Na caixa também veio um chaveiro daora e uma extensão de SSD M2 que também é pesado. Dá para por um total de 3 SSD M2 direto na placa + essa extensão.
Uma das coisas interessantes dessa placa é que você pode ligar e desligar ela direto na placa, tem um botão para isso. E também uma coisa bem interessante é que ela possui um botão que desprende a placa de vídeo do PCIE pois, as vezes, dependendo da placa de vídeo e tal, fica difícil você ir com o dedo lá e soltar a presilha.
Sempre também tive vontade de ter um i9. O processador top de linha da intel.
O máximo que tinha ido era até os i7... porque bla bla i9 é mais voltado ser usado de forma profissional e tal... pra games é mais CxB o i7 e tal... mas queria experimentar ter um i9.
O i9 da 11ª geração foi meme, motivo de piada, mas esse da 12ª é tudo menos isso. O bichinho é bizarro de rápido. Tive uma melhora significativa no BF 2042... um ganho de 20-25 FPS em média. Saindo de um i7 10700K e indo para um i9 12900K.
O Processador é bem quentinho, o Water Cooler vai trabalhar nessa geração.
A caixa dos i9 são diferenciadas, como todos sabem e eu achei esse design da 12ª geração muito bonita (opinião enviesada =P). Na minha opinião fica no mesmo patamar de beleza da 9ª geração.
Um dos motivos para eu pegar a linha K e não a KF é que a placa de video onboard da intel já me salvou. Quando minha querida GTX 780 morreu, o que me salvou foi o onboard. Então nunca subestime a ajuda de uma placa de video onboard pode te dar. Você só vai saber o quão é importante quando precisar.
Agora começa as fiaradas. Para vocês terem uma ideia, são 10 fans no total no gabinete. Cada fan tem 2 cabos (um é para o controle do RGB e o outro é de energia). Tem 3 controladores da Corsair para controlar todo esse RGB e Fans: Commander Pro, Lighting Node Core e Commander Core (veio junto do WC).
O Gabinete tem 2 cabos USB porque possui 4 entradas de USB 3.0 e 1 cabo do RGN. Os 2 streamers da Lian-Li possuem 2 cabos cada, mais 4 cabos...
Uma coisa que eu fiz foi usar uma etiqueta para marcar o que cada cabo é.
Eu não sou profissional no cable management... tem gente que faz disso uma arte... eu fiz o que deu para fazer, mas por causa das etiquetas, fica fácil saber qual cabo está indo em qual entrada.
Aqui é como estava o PC sem a chegada das 4 fans QL120 restantes da Corsair e sem o suporte vertical da Cooler Master, logo a placa estava na horizontal. Eu tirei as 3 Fans ML da Corsair que vierem junto do WC e coloquei as QLs. Mexer no WC é sempre perigoso porque se você não tomar cuidado na hora de parafusar no gabinete, você pode amassar o radiador com a ponta da chave de fenda ao fazer força.
Agora começa a saga do suporte vertical da placa. A primeira foto é o case, já sem a placa de vídeo e com o WC instalado.
Para colocar o suporte vertical, você tem que remover todos os sticks de proteção do gabinete.
O suporte vertical da placa não é só estética. No meu caso (eu fiz testes para comprovar que não era placebo), e a placa de vídeo esquenta menos estando na vertical. As 3 fans de baixo do gabinete sopram ar diretamente no radiador da placa, potencializando a solução de refrigeração. Ela estando na posição normal as 3 fans soprariam nas 3 fans da própria placa.. o resultado é quase nada de melhoria na temperatura nesse caso.
Eu tinha um Phanteks Vertical GPU Kit e troquei por um Cooler Master Vertical Kit V2. Mas por que? Por causa do PCIE. No caso da Phanteks, ele era 3.0 e a sopa de letrinhas da VGA ser PCIE 4.0, o suporte ser PCIE 3.0 e a placa-mãe ser PCIE 5.0 fez com que o PC não desse vídeo. A troca pelo da Cooler Master é que eles já possuem um cabo riser PCIE 4.0 sendo vendido separadamente, então quem comprou o kit antigo deles, agora é só comprar o novo cabo. Então o suporte deles é bom nesse sentido. Imagino que com o lançamento dos cabos PCIE 5.0, eu não vá precisar trocar todo o kit e sim somente o cabo. Quem tinha o kit V1 só precisou comprar o cabo. Esse kit V2 que eu tive que importar da china já veio com o cabo riser 4.0.
A placa ficou extremamente fixada no suporte. Mais que no Phanteks.
A config não está 100% ainda. Não consegui achar memórias da Corsair DDR5 para comprar.
DDR5 esteve muito escassa no final do ano passado/começo desse ano. EU ACHO que 2022 volta a normalizar.
E também as placas-mãe não estão com uma boa estabilidade com relação ao XMP com 4 pents. Eu tinha comprado 64 GB no total de memórias, mas essa combinação em particupar Z690 Hero + 64 GB Kingston Fury 5200 estava causando muito instabilidade no sistema. Telas azuis esporádicas e crashes. Se desligasse o XMP ficava funcionando de boa. Mas entre ter 64 GB a 4000 Mhz e 32 GB a 5200 MHz, era mais jogo pra mim ter menos memórias mas mais rápidas.
Vamos ver se com a normalização de estoques de memórias + amadurecimento das BIOS eu consiga por novamente 64 GB com XMP ligado.
Outra coisa também que eu comprei e não chegou é um cabo feito pelo piratedog_tech. Esse americano é meio famosinho no meio dos entusiastas porque ele, através de seus cabos, consegue fazer com que equipamentos se comuniquem com o iCue e assim você consiga controlá-los pelo iCue onde não existe suporte oficial. Eu comprei 2 cabos com ele, estou esperando chegar. A ideia é controlar a fita de LED do gabinete da Lian-Li e os cabos da Lian-Li (24 pinos e o triplo de 8) pelo iCue.
E essa é a imagem do First Blood (sim, dou nomes as minhas configs quando faço upgrade

, a anterior se chamava Constellation).