• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

No meu caso perdi a mobo Asus ou era Abit? sei lá era cara pra caramba modelo EATX e ainda danificou a gpu que era AGP pois fechou curto na trilha do AGP, se era para ter um pc montado na parede eu queria algo enorme e que realmente chamasse a atenção dos clientes quando eles viessem trazer seus equipamentos para reparo. Já hoje em dia quanto menor e mais desapercebido mais eu gosto apesar do RGB não ajudar no fator discrição.
 
182mm de pura opressão ITX exceto que essa aqui é mais barata e menor...
 
Boa tarde, amigos, andei um pouco desaparecido do tópico, logo que montei o Metalfish S3 passei um bom tempo testando a plataforma e estou compartilhando as minhas impressões 😄

Ao contrário do que esperava, a montagem foi muito tranquila e a fonte ENP 7660B é bem silenciosa, conforme o colega rlopes havia avisado. A montagem em si ficou assim:

0hub7SI.png


DT2pyzl.png


Em termos de tamanho, sem comentários, achei o form factor fantástico 😄 Porém, existem alguns pontos a serem considerados:

- Utilizei um processador de 65W (4750G) combinado a um Noctua L9A e ficou bem barulhento, o cooler se esforça ao máximo para manter as temperaturas em níveis aceitáveis. Baixar o TDP para 45W ou fazer um undervolt é necessário;

- A VGA é uma RTX 3060 Mini-ITX da Gainward. A ventoinha se esforça para manter uma temperatura próxima aos 73° e por conta disso acaba gerando bastante barulho também;

- O extensor PCI-E 3.0 de fábrica funcionou bem, porém é pouco flexível. Para a montagem é necessário passar o extensor por trás da VGA, e por conta da pouca flexibilidade ele acaba funcionando como uma "mola", empurrando a VGA contra o painel externo (na imagem abaixo é possível entender o que estou descrevendo, tirei a foto quando estava estudando a montagem). Coloquei umas borrachinhas entre a VGA e o painel externo para não impedir o giro das pás da ventoinha.

7XhYJ0Y.png


Eu havia montado esse sistema para ser entregue a uma outra pessoa, ou seja, não seria de uso pessoal meu. Tendo isso em mente, achei pouco prático, pois além do barulho, teria que fazer undervolt na VGA e no processador - não queria entregar um sistema capado, tampouco barulhento. Dessa forma, decidi desmontá-lo e entrega-lo num NR200, que é muito mais amigável.

Algumas considerações:

- Para esse form factor é imperativo usar um processador de 65W ou menos, e de preferência um 6-core no máximo. Acredito que um 5600X seria o teto, mas optar por um 3300X provavelmente seria mais coerente. Colocar um processador mais potente só vai fazer com que você tenha que apelar para um undervolt agressivo - dependendo da agressividade do undervolt, o poder de processamento vai pro espaço, fazendo perder sentido;

- A RTX 3060 Mini-ITX é esquentada. Parece que vão ser anunciadas as RTX 3050 agora em janeiro, particularmente acredito que uma 3050 Mini-ITX pode acabar fazendo mais sentido.

Bom, ficam aí registradas as minhas observações 😄
 
Agora que a Noctua redescobriu o shin pad:


Que nada mais é que um espaçador que afunila o fluxo de ar do cooler impedindo o fan de rebuscar o ar expelido, creio que seja algo essencial para um case como esse tanto no CPU quanto no GPU. Considerando que ele te limita a um cooler de 40mm acho que o melhor que daria para usar seria o Cryorig C7 Cu? nem isso ele tem 47mm de altura...
 
Agora que a Noctua redescobriu o shin pad:


Que nada mais é que um espaçador que afunila o fluxo de ar do cooler impedindo o fan de rebuscar o ar expelido, creio que seja algo essencial para um case como esse tanto no CPU quanto no GPU. Considerando que ele te limita a um cooler de 40mm acho que o melhor que daria para usar seria o Cryorig C7 Cu? nem isso ele tem 47mm de altura...


Show de bola esses pads, @M1Br 😄

Em um form factor como o do Metalfish S3 com certeza faria diferença, pois em load sentia o case esquentar por completo, o que significa que o ar quente estava recirculando por todo o case 🤔 Havia comentado lá atrás que peguei um Velka 3 também, ele chegou e está encostado aqui, esse vai para uma build minha, mas por conta da experiência com o Metalfish preciso estudar quais peças vou colocar nele e esses pads ficarão no meu radar 😄
 
Apenas para constar você não precisa esperar a Noctua lançar o kit de shin pads super caros dela, compre uma folha de borracha macia (pode ser EVA grosso também) de 10 a 30 mm, coloque uma fan de 120mm em cima e marque o corpo da fan e a circunferência interna. Recorte com cuidado perfurando também o local dos parafusos e pronto você terá shin pads de espessuras variadas com baixo custo e se usar esse método na gpu. Tenho certeza que deve ter uma melhora substancial no desempenho dela ou pelo menos diminuir o ruído já esse shin pad iria estabilizar toda a carcaça da gpu.
 
Apenas para constar você não precisa esperar a Noctua lançar o kit de shin pads super caros dela, compre uma folha de borracha macia (pode ser EVA grosso também) de 10 a 30 mm, coloque uma fan de 120mm em cima e marque o corpo da fan e a circunferência interna. Recorte com cuidado perfurando também o local dos parafusos e pronto você terá shin pads de espessuras variadas com baixo custo e se usar esse método na gpu. Tenho certeza que deve ter uma melhora substancial no desempenho dela ou pelo menos diminuir o ruído já esse shin pad iria estabilizar toda a carcaça da gpu.

Eu fico imaginando por qual motivo não tive essa ideia... 😅🤣 E de fato, como você descreveu, serviria também para a GPU e eu não precisaria ter usado as borrachinhas, pois o pad faria as 2 funções, de duto para o ar e para afastar a placa do painel externo 😄
 
As ideias mais simples são frequentemente as mais ignoradas, shin pads, shin plates, grommets e covers são facilmente produzidos com espuma, EVA e borracha simples eu costumo planejar e trabalhar todos os meus pcs (e os dos clientes que se importam) até o parafuso então esses mods se tornaram algo comum para mim.
 
Bom, resolvi dar uma mudada na parte superior do meu case (Pichau HX100) pra melhorar o fluxo de saida de ar. Acabei substituindo a tampa superior, tirei as medidas e mandei cortar numa loja que trabalha com acrilicos. Obstrução 0 agora.

photo-2021-12-14-21-41-40.jpg

Com a parte superior.

photo-2021-12-14-21-41-38.jpg

Sem a parte superior

photo-2021-12-14-21-41-40-2.jpg

Com a nova parte superior.
 
Sou só eu que estou tendo pesadelos com uma tampa superior com um vão aberto? Se você colocar um mesh preto fino não ficaria mais seguro?
Apesar de que sendo muito honesto o fluxo de ar vai ser literalmente o mesmo, entendo o apelo estético e gostei do acabamento black piano mas essa abertura livre me deu arrepios.
 
Sou só eu que estou tendo pesadelos com uma tampa superior com um vão aberto? Se você colocar um mesh preto fino não ficaria mais seguro?
Apesar de que sendo muito honesto o fluxo de ar vai ser literalmente o mesmo, entendo o apelo estético e gostei do acabamento black piano mas essa abertura livre me deu arrepios.
Se fosse in take eu ate me preocuparia, mas sendo exaustor ta tranquilo.
 
Me diz que esse pc fica em cima e no fundo da mesa, sem prateleiras perto e sem crianças na casa que eu durmo tranquilo... Considerando a estética não seria legal fazer também um painel nesse mesmo "molde" para trocar o painel direito? (o que fica atrás da mobo) ficaria com aquele apelo dual color que a Lian Li tanto gosta.
 
Bom, resolvi dar uma mudada na parte superior do meu case (Pichau HX100) pra melhorar o fluxo de saida de ar. Acabei substituindo a tampa superior, tirei as medidas e mandei cortar numa loja que trabalha com acrilicos. Obstrução 0 agora.

photo-2021-12-14-21-41-40.jpg

Com a parte superior.

photo-2021-12-14-21-41-38.jpg

Sem a parte superior

photo-2021-12-14-21-41-40-2.jpg

Com a nova parte superior.
manda foto da lateral pra ver como fez o fluxo de ar ai... vlw!!!!
 
manda foto da lateral pra ver como fez o fluxo de ar ai... vlw!!

Nada demais, duas fans Slim na parte inferior e 2 fat na parte superior, ah, e uma de 80 na traseira.
 
Nada demais, duas fans Slim na parte inferior e 2 fat na parte superior, ah, e uma de 80 na traseira.
Uma dúvida. Tenho a mesma placa-mãe junto com um Ryzen 5 3600. Estou pensando em comprar o HX100, tu sabe se ele aguenta uma fonte Corsair CX650 que não é modular?
 
Uma dúvida. Tenho a mesma placa-mãe junto com um Ryzen 5 3600. Estou pensando em comprar o HX100, tu sabe se ele aguenta uma fonte Corsair CX650 que não é modular?
Sim, o fator limitante pra fonte é a placa de video. como a fonte é grande, nao pode ter uma placa d video longa demais.
 
Sim, o fator limitante pra fonte é a placa de video. como a fonte é grande, nao pode ter uma placa d video longa demais.
Obrigado. Estou usando uma RX550 então é uma placa pequena. Como ficou as tuas temperaturas? No caso tu colocou coolers na lateral direita pra entrada de AR e em cima pra exaustão?
 
Achei estranho ninguém ter comentado ainda:


Um cubinho ainda é um cubo, admito que eles evoluíram muito em relação aos modelos mais velho mas essa fonte... Em contra partida gostei do watercooler achava que só tinha assim o H80i v2 e os custom é bom saber que tem mais um AIO pronto no mercado (embora seja quase impossível de achar/importar).
 
Viram esse Jonsbo aqui?
2021121654794.jpg

A estrutura dele e os painéis ficaram bem interessantes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo