Mais um entrando no Clube
E ae galera, estou planejando montar um xeon pequeno, para servir de "console" e media center, e entre as opções que encontrei para o meu orçamento, gostei dos preços do E5-2650v2, E52640v3 e do E31270v3.
Infelizmente para o E5 v3, não encontrei nenhuma placa mãe x99 itx custo benefício, e é um absurdo o preço da Asrock.
Para o E5 v2, eu encontrei uma placa mãe x79 com a forma no padrão mini DTX, que seria aquele híbrido entre ITX e DTX (17cm x 19cm)
E para o E5 v3, eu encontrei peças mais compatíveis com o formato ITX.
Assim, pensando no E5 v2, para este gabinete do vídeo, se trocarmos a fonte SFX (12 x 10 x 6,5 cm) para uma Flex ITX 1U (17 x 8 x 4 cm), considerando que nos dará uma sobra de 2,5 cm caberia colocar uma placa mãe mini dtx que é exatamente 2cm mais alta que a mini itx?
Uma outra dúvida, desconsiderando a placa de vídeo, qual tem melhor relação de custo benefício entre MB x79 + XEON E5-2650v2 e uma MB H97 (parece rebrand da B85) + E3-2670v3.
Os dois projetos tem um custo muito parecido, mas o e5 tem o dobro de core e thread que o e3, em contrapartida que clock do e3 é algumas centenas de megaghertz maior que o do e5... E em sites de comparativo, alguns mostram favoráveis ao e5 por conta do multithread e outros ao e3 pelo clock mais alto, e no fundo, eu não sei o quanto isso pode influenciar ou se tornar limitante para os jogos da atualidade, se clock ou se thread, então para vocês, qual destes dois processadores se sairiam melhor no dia a dia, com jogos FHD e tarefas básicas de audio e vídeo?
Abraços.