[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Essa fonte dá pra usar em gabinete ATX normal?
Será que é fácil vender uma fonte Corsair RM650X com menos de 1 ano de uso (com 9 anos ainda de garantia)?
Provavelmente consegue vender num preço razoável porque subiram de preço né.
E se você comprar a SFX, recomendo comprar extensores para 24pin e CPU.
Geralmente GPU fica perto da fonte e é suficiente.

Essa fonte dá pra usar em gabinete ATX normal?
Será que é fácil vender uma fonte Corsair RM650X com menos de 1 ano de uso (com 9 anos ainda de garantia)?

Dá pra usar sim. A linha SF Platinum vem com uma peça adaptadora pra vc poder parafusar fonte SFX em furações ATX.

A única coisa é que os cabos da fonte são curtos (pois eles são pensados para uso em gabinetes pequenos). Então provavelmente vc terá que comprar cabos extensores para usar em gabinetes maiores.

Se comprar a placa adaptadora sim.

Nem precisa. Na linha Corsair SF Platinum já vem com uma chapa adaptadora para ATX. Já a linha Corsair SF Gold não vem o adaptador.

O cupom tem alguma restrição? Não funciona aqui.

Não que eu saiba, aqui deu pra usar no teste que fiz, mas sei lá, ja tinha a fonte, então nem comprei de novo

Não que eu saiba, aqui deu pra usar no teste que fiz, mas sei lá, ja tinha a fonte, então nem comprei de novo

Na dúvida boletei por R$ 950 na Pichau, se não conseguir botar cupom nesse eu pago o de lá mesmo, mas que tá dando raiva, tá kkkkkkk

Na dúvida boletei por R$ 950 na Pichau, se não conseguir botar cupom nesse eu pago o de lá mesmo, mas que tá dando raiva, tá kkkkkkk

Esse cupom foi expirado, o do EmersonBR5 também... tem que tentar outros!

Agora só falta a cooler master de 850w receber um descontinho!

Nossa, precinho da hora hein, até pensei em pegar e passar minha 450sf, fonte pra toda vida!

Eu nem lembro quando foi a última vez que a loja que explode ficou sem cupons, parece até sacanagem kkkkk. Mas ainda tenho esperanças.

Eu nem lembro quando foi a última vez que a loja que explode ficou sem cupons, parece até sacanagem kkkkk. Mas ainda tenho esperanças.
O problema é acabar e não voltar cupom

O problema é acabar e não voltar cupom

Pois é, eu acompanho alguns camaradas como o PC Facts, e toda semana o cupom dele renova religiosamente, isso há muito tempo mesmo. Tem muito tempo que eu não compro nada, é eu querer que acaba e não volta kkkkk.

Pq diabos a Corsair dá 10 anos de garantia nas fontes Gold e nessa SF750 que é Platinum ela dá apenas 7 anos?

Pq diabos a Corsair dá 10 anos de garantia nas fontes Gold e nessa SF750 que é Platinum ela dá apenas 7 anos?
Fica quase a mesma garantia de uma bronze que tem 5 anos.
Mas a minha sf600 durou nem 2 anos e queimou...

Importante é ter garantia

Fica quase a mesma garantia de uma bronze que tem 5 anos.
Mas a minha sf600 durou nem 2 anos e queimou...

Importante é ter garantia
E como foi o tratamento da Corsair nesse caso da queima da sua fonte?
Além disso, foi possível identificar o motivo da queima?

É por causa do tamanho... todas as SFX tem 7 anos de garantia.

Não importa se é gold ou plat.
Então, será que nesse caso o tamanho influencie na durabilidade?

E como foi o tratamento da Corsair nesse caso da queima da sua fonte?
Além disso, foi possível identificar o motivo da queima?
Não fazem consertos.
Somente testam e devolvem/trocam.
A minha era comprada pela Amazon.es e só me arrependi de ter enviado o cabo de energia.
Mas foi relativamente rápido, mas enviaram uma gold primeiro e tive que devolver e esperar chegar a platinum.
E acho que durou uns 15 dias tudo.

Não... é tudo questão comercial vs empresa que realmente fabrica.

A série SF é fabricada pela GreatWall e acordado foi de 7 anos.
A séria CF é fabricada pela HEC e tem 5 anos.

Varia conforme quem fabrica e não a certificação de efeciencia Plus, pq a mesma fabrica faz a gold e platinum.

Atualmente a SF600 plat e SF750 são as melhores SFX disponíveis, talvez sejam batidas pelas Asus Rog Loki que ainda vai ser lançada...

É por causa do tamanho... todas as SFX tem 7 anos de garantia.

Não importa se é gold ou plat.

Minha humilde opinião; fontes SFX sofrem um stress maior dos que as ATX não só pelo tamanho mas porque geralmente estarão confinadas em cases menores e menos ventiladas.
No caso das SFX da Corsair ainda tem a questão do fan zero RPM onde a fan fica desligada enquanto consumo for menor do que 300W no caso do SF750.

Já vi testes onde o SF750 chegou a 110 graus e mesmo assim a fan continuou desligada porque o consumo estava baixo de 300W.
A SF750 tem sensor de temperatura para controlar a fan mas a Corsair apenas diz que os componentes aguentam até 150 graus mas não divulga qual é a temperatura exata que dispara a fan.

Enfim, querendo ou não componentes elétrico/eletrônicos degradam mais rapidamente quando são submetidas a temperaturas maiores diminuindo a vida útil.

Minha humilde opinião; fontes SFX sofrem um stress maior dos que as ATX não só pelo tamanho mas porque geralmente estarão confinadas em cases menores e menos ventiladas.
No caso das SFX da Corsair ainda tem a questão do fan zero RPM onde a fan fica desligada enquanto consumo for menor do que 300W no caso do SF750.

Já vi testes onde o SF750 chegou a 110 graus e mesmo assim a fan continuou desligada porque o consumo estava baixo de 300W.
A SF750 tem sensor de temperatura para controlar a fan mas a Corsair apenas diz que os componentes aguentam até 150 graus mas não divulga qual é a temperatura exata que dispara a fan.

Enfim, querendo ou não componentes elétrico/eletrônicos degradam mais rapidamente quando são submetidas a temperaturas maiores diminuindo a vida útil.

Acho que houve uma confusão com as unidades de medidas...

Nos testes a SF750 em full load fica em torno dos 53~57°C, se forçar entrega quase 790w, por isso gringo usa e abusa dessa fonte.

E a fonte é semi-passiva então só acima de uma certa temperatura o fan liga.

Sobre 110° deve ser em Fahrenheit (43°C) pq os capacitores eletrolíticos são da famosa Nippon Chemi-Con que aguentam 105°C, depois disso explode.

Tem fonte ai com cap de 85 ou 95°C, de marca obscura... esses sim voce se preocupa com a durabilidade.

Família, alguém tem dicas pra melhorar a ventilação no Pombo HX100? To tendo problemas de throttling no 3600X... Rodei o AIDA64 com o HW Info no Windows, percebi que o CPU bate 80º e a tensão cai de 1.35v pra 0.9v pra reduzir a temperatura, e o PC trava por inteiro... E isso no dia-a-dia tá bem constante (meu uso de processador no trabalho é razoavelmente alto), dando esses picos de 2 em 2 minutos, e ficando quase congelado por uns 30~40 segundos enquanto a temperatura baixa.

Uso Linux, gravei esse vídeo no YouTube rodando FurMark pra GPU + um benchmark de CPU com o CPU-X (é basicamente um CPU-Z do Linux), reparem no uso do processador no gráfico do "Gerenciador de Tarefas" e a temperatura dele no CPU-X.

Como minha mobo só tem um conector pra SYS_FAN, to pensando em pegar 3 fans da PCYes + um hub para fans (links abaixo), colocar 2 fans na parte de cima e trocar a fan do meu watercooler (a atual tem 7 pás e rotação de 1.200RPM, e essas da PCYes têm 11 pás e rotação de 1.800RPM), e virar a fonte para a fan dela ficar virada para a frente do gabinete (hoje tá virada pra dentro). O que acham? Aceito sugestões de todos os tipos...

Fan PCYes: https://produto.mercadolivre.com.br...pinos-black-ate-1800-rpm-gabinete-pc-game-_JM
HUB Deepcool 4 fans: https://produto.mercadolivre.com.br...coolers-3-e-4-pinos-fh-04-para-ate-4-fans-_JM

Valeu!

Salve minha gente! Consegui resolver os problemas de superaquecimento do meu PC (mediante um investimento em fans, pasta térmica e um hub kkk)...

Fui no Mercado Livre e peguei o seguinte "kit":

1x Fan 80mm C3Tech Storm Series F7: https://produto.mercadolivre.com.br...orm-series-black-ate-2200-rpm-gabinete-pc-_JM
1x Hub Deepcool 4 Fans FH-04: https://produto.mercadolivre.com.br...coolers-3-e-4-pinos-fh-04-para-ate-4-fans-_JM
1x Pasta térmica Deepcool Z3: https://produto.mercadolivre.com.br...rocessador-deepcool-z3-prata-ps4-xbox-one-_JM
3x Fan 120mm PCYes Sangue Frio 2: https://produto.mercadolivre.com.br...pinos-black-ate-1800-rpm-gabinete-pc-game-_JM

Chegou no sábado de noite, e montei ontem no PC. A build ficou assim:

xugReWR.jpg

4AVzXhB.jpg

0fnMzJ9.jpg

(O hub ficou bem escondido ali no canto rs)

Além do kit, também segui algumas dicas do pessoal aqui. Troquei o HD 3.5" por um de 2.5" e coloquei ele na frente do gabinete (junto com o SSD 2.5"), troquei a fan do radiador e mudei a direção do ar de EXAUSTOR pra VENTILADOR (puxando pra dentro) e dei uma forçada nas mangueiras do watercooler pra curva ficar abaixo do nível da bomba. Também "tentei" fazer uma organização nos cabos (coisa um pouco impossível kkk), pelo menos pra nenhum deles enroscar em nenhuma fan e não atrapalhar tanto o airflow.

As fans inferior e a do radiador estão como VENTILADOR (puxando pra dentro), e as fans superior e traseira estão como EXAUSTOR (empurrando pra fora), sem falar nas fans da GPU e da fonte que também fazem esse trampo de ventilador (GPU) e exaustor (Fonte), mesmo que o da GPU seja mais "dedicado" à ela e não cause tanto airflow pelo gabinete. Meu airflow ficou assim:

QcRQKzo.jpg

Rodei os testes de novo, tanto de estresse do AIDA64 (estresse total: GPU, CPU, memória, discos, cache...) e monitorando com o HW Monitor, não deu nenhuma queda de tensão, e a temperatura máxima foi 80.3° (assim que parei o teste, em 30 segundos caiu pra 37°, e foi abaixando até parar em 29~30°). No Linux, refiz o mesmo teste que fiz no vídeo (CPU e GPU só), e não passou de 51° de temperatura, sem queda de tensão e/ou de desempenho.

Acho que agora foi!! Aleluia hahaha Queria agradecer todo mundo que comentou e deu ideias. Foi de grande ajuda :D

Acho que houve uma confusão com as unidades de medidas...

Nos testes a SF750 em full load fica em torno dos 53~57°C, se forçar entrega quase 790w, por isso gringo usa e abusa dessa fonte.

E a fonte é semi-passiva então só acima de uma certa temperatura o fan liga.

Sobre 110° deve ser em Fahrenheit (43°C) pq os capacitores eletrolíticos são da famosa Nippon Chemi-Con que aguentam 105°C, depois disso explode.

Tem fonte ai com cap de 85 ou 95°C, de marca obscura... esses sim voce se preocupa com a durabilidade.
É celsius mesmo... foi um teste específico para tentar verificar o sensor de temperatura... só como comparação no SF600 a fan dispara quando atinge 100ºC.

Dá uma olhada no link abaixo as temperaturas feitas com uma câmera térmica com meia carga por 10 minutos sem a fan, atinge 70ºC facilmente.
Inclusive nesse teste o autor coloca como ponto negativo a impossibilidade de desligar o modo semi-passivo porque em algumas situações a fan ajudaria mesmo em baixa carga.

PS: só pra deixar claro que não estou dizendo que as sfx da Corsair são ruins, muito pelo contrário, se eu pudesse pegava um fácil :p

É celsius mesmo... foi um teste específico para tentar verificar o sensor de temperatura... só como comparação no SF600 a fan dispara quando atinge 100ºC.

Dá uma olhada no link abaixo as temperaturas feitas com uma câmera térmica com meia carga por 10 minutos sem a fan, atinge 70ºC facilmente.
Inclusive nesse teste o autor coloca como ponto negativo a impossibilidade de desligar o modo semi-passivo porque em algumas situações a fan ajudaria mesmo em baixa carga.

PS: só pra deixar claro que não estou dizendo que as sfx da Corsair são ruins, muito pelo contrário, se eu pudesse pegava um fácil :p
A prioridade é silêncio.
Aqui acho que a fan das minhas nunca rodaram.

Users who are viewing this thread

Voltar