[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
A prioridade é silêncio.
Aqui acho que a fan das minhas nunca rodaram.
Vc só vai ver a fan girando em duas situações: o pc consumir mais de 240W ou a fonte esquentar mais de 100ºC.
Eu tenho uma Seasonic TFX que também é semi-passivo e nunca vi a fan funcionando... já fiz o teste do "dedometro" e a bichinha fica bem quente no verão... bem mais do que eu gostaria :(

E ter uma fonte "superdimensionada" (acima da potência necessária para seu sistema) traz alguma vantagem ou desvantagem?

E ter uma fonte "superdimensionada" (acima da potência necessária para seu sistema) traz alguma vantagem ou desvantagem?
Eu sempre comprei placa-mãe e fonte acima do que precisava pro sistema original, vai que pinta uma promoção daquele processador que você não precisa, mas sonha em ter, ou aquela placa de vídeo parruda enfim cabe no seu orçamento…
Além disso, a fonte costuma trabalhar com grande eficiência energética quando opera com um pouco de folga, além de ficar bem mais fria.

Eu sempre comprei placa-mãe e fonte acima do que precisava pro sistema original, vai que pinta uma promoção daquele processador que você não precisa, mas sonha em ter, ou aquela placa de vídeo parruda enfim cabe no seu orçamento…
Além disso, a fonte costuma trabalhar com grande eficiência energética quando opera com um pouco de folga, além de ficar bem mais fria.
Melhor eficiência e principalmente a oportunidade de manter ela por bons anos...
Aqui a minha deve usar nem metade

É celsius mesmo... foi um teste específico para tentar verificar o sensor de temperatura... só como comparação no SF600 a fan dispara quando atinge 100ºC.

Dá uma olhada no link abaixo as temperaturas feitas com uma câmera térmica com meia carga por 10 minutos sem a fan, atinge 70ºC facilmente.
Inclusive nesse teste o autor coloca como ponto negativo a impossibilidade de desligar o modo semi-passivo porque em algumas situações a fan ajudaria mesmo em baixa carga.

PS: só pra deixar claro que não estou dizendo que as sfx da Corsair são ruins, muito pelo contrário, se eu pudesse pegava um fácil :p

Queria ver a fonte dos 100ºC.

Sobre a foto em 70ºC e sem fan, é teste só pra ver se a fonte desmarca por causa de calor.

Queria ver a fonte dos 100ºC.

Sobre a foto em 70ºC e sem fan, é teste só pra ver se a fonte desmarca por causa de calor.
Essa vou ficar devendo... era um review japonês lá atrás em 2018~2019... não consigo mais achar pois estava lá no jonnyguru.com

Coloquei esse teste só pra ilustrar que sem a fan o bichinho esquenta, mesmo em baixa carga e não é exclusividade da SF750.
Tenho uma Seasonic 300W que só dispara a fan se a carga ultrapassar 150W e como o pc consome abaixo disso o danado vive quente.

Não me sinto muito confortável com os modelos semi-passivo porque existe essa pequena zona em que a fonte vai trabalhar bastante quente.
Qual é essa zona? Usando a SF750 como exemplo, seria um pc em que o consumo variasse entre 250W à 300W.
Nessa situação a fan vai estar desligada e a temperatura consideravelmente alta pois o sensor de temperatura geralmente dispara somente quando chegar nos 100ºC.

O curioso é que se o pc consumir mais de 300W não vai sofrer desse problema pois a fan sempre vai estar ligada :D

Pessoal tudo bem?

Desculpe se a duvida não é sobre itx, mas sobre conectar ssd nvme em qual slot!

Preciso conectar um ssd nvme - Samsung (MZ-V8V500B/AM) 980 SSD 500GB - M.2 NVMe, em uma placa
ASUS ROG Strix B660-A Gaming WiFi D4 LGA 1700

Support 3 x M2 slots

Processador

M2_1 (Key M), type, 2242/2260/2280/22110 (support PCIe 4.0 x4 mode)

Chipset B660

M2_2 (Key M), type, 2242/2260/2280/22110 (support PCIe 4.0 x2 mode)

M2_3 (Key M), type, 2242/2260/2280/22110 (support PCIe 4.0 x4 mode)

Saberiam me dizer se tem diferença entre utilizar o slot M2_1 , orientado pelo processador ou M2_3 orientado pelo chipset?

Ao meu ver, ambos funcionariam em seu máximo correto?

Desde já agradeço a atenção

Pessoal, meu forninho começou a apresentar um problema chato e gostaria da ajuda de vocês...

Meu PC a pouco tempo começou a reiniciar do nada, literalmente do nada, no meio de uma corrida do forza, passando anti virus, instalando coisa... Ele simplesmente reinicia.
Pensei ser problema de windows, formatei PC e o problema continuou...

O que será que pode ser isso?
Eu desconfio das memorias ram, fonte, extensor do cabo de força... testei com 2 cabos de força diferentes e a mesma coisa aconteceu...
Ainda não testei muito o cabo direto na fonte conectado...

Pessoal, meu forninho começou a apresentar um problema chato e gostaria da ajuda de vocês...

Meu PC a pouco tempo começou a reiniciar do nada, literalmente do nada, no meio de uma corrida do forza, passando anti virus, instalando coisa... Ele simplesmente reinicia.
Pensei ser problema de windows, formatei PC e o problema continuou...

O que será que pode ser isso?
Eu desconfio das memorias ram, fonte, extensor do cabo de força... testei com 2 cabos de força diferentes e a mesma coisa aconteceu...
Ainda não testei muito o cabo direto na fonte conectado...
Só reinicia? Não dá tela azul nem nenhuma mensagem? Estranho. Formatar era pra ter resolvido.
Vc faz Undervolt na CPU? Já tive um problema parecido aqui e era isso. Desfiz o UV e resolveu.

Só reinicia? Não dá tela azul nem nenhuma mensagem? Estranho. Formatar era pra ter resolvido.
Vc faz Undervolt na CPU? Já tive um problema parecido aqui e era isso. Desfiz o UV e resolveu.

Só se desliga e liga de novo... como se eu desligasse da tomada direto e ligasse de novo, sem tela azul.

Ele desliga sozinho e depois inicia sozinho...

As vezes da loop desliga liga desliga e liga com intervalos de 5 segundos. Bizarro...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só se desliga e liga de novo... como se eu desligasse da tomada direto e ligasse de novo, sem tela azul.

As vezes da loop desliga liga desliga e liga com intervalos de 5 segundos. Bizarro...

Isso começou na casa da minha namorada, em que eu fui ver e vi que o cabo de força deu uma fritada... pensei ue...

Agora no meu ap com um filtro de linha da clamper, de novo, com outro cabo de força... percebi que ele também deu uma fritada...
Fritada no bico que vai na tomada...

Se eu chegar e colocar no terceiro cabo de força que tenho na casa na cidade que trabalho, aí sim eu vou ficar ????

Por esses motivos eu acho que a fonte deu B.O...

Última edição:

Isso começou na casa da minha namorada, em que eu fui ver e vi que o cabo de força deu uma fritada... pensei ue...

Agora no meu ap com um filtro de linha da clamper, de novo, com outro cabo de força... percebi que ele também deu uma fritada...
Fritada no bico que vai na tomada...

Se eu chegar e colocar no terceiro cabo de força que tenho na casa na cidade que trabalho, aí sim eu vou ficar ????

Por esses motivos eu acho que a fonte deu B.O...
tá com curto

tá com curto

Mas é engraçado pq o pc liga as vezes e não dá nada de reiniciar... e cheguei a jogar forza nele por uns 15min de teste e nada...

Mass eu senti um ruído diferente, um "bzzzzz" na fonte e antes ela não tinha esse ruído

Última edição:
Mas é engraçado pq o pc liga as vezes e não dá nada de reiniciar... e cheguei a jogar forza nele por uns 15min de teste e nada...

Mass eu senti um ruído diferente, um "bzzzzz" na fonte e antes ela não tinha esse ruído
Se tiver uma fonte sobrando testa aí... as memórias testa um pente de cada vez e se tiver outras de reserva troca... vai fazendo testes por eliminação.

Se tiver uma fonte sobrando testa aí... as memórias testa um pente de cada vez e se tiver outras de reserva troca... vai fazendo testes por eliminação.
Nao tenho outra fonte... vou rodar o teste de memoria do windows

Vai por mim, pelas características do seu relato É CURTO... ocorre que é um curto intermitente, talvez algum cabo ou terminal que esteja fazendo contato hora sim ou hora não, quando fechar em definitivo terá um show de fogos de artifício. Pode pegar uma fonte emprestada e testar, o problema vai acabar.
Agora que vi que a sua é uma Corsair Platinum, pode acionar o RMA

Vai por mim, pelas características do seu relato É CURTO... ocorre que é um curto intermitente, talvez algum cabo ou terminal que esteja fazendo contato hora sim ou hora não, quando fechar em definitivo terá um show de fogos de artifício. Pode pegar uma fonte emprestada e testar, o problema vai acabar.
Agora que vi que a sua é uma Corsair Platinum, pode acionar o RMA

Bahhh vou acionar o RMA mesmo! Antes que exploda... Tens razão!

Fiz o diagnóstico de memória... nada.

Bem... Queria poder fazer mais alguns testes antes de ficar 30 dias sem fonte, tens algumas dicas ?

Última edição:

Bem... Queria poder fazer mais alguns testes antes de ficar 30 dias sem fonte, tens algumas dicas ?
Poxa amigo, sei que é tenso, mas vc está correndo risco de danificar seu hardware e ainda está em dúvida? Tira logo essa fonte da máquina 🤷🏻‍♂️

Sua fonte você comprou nova ou usada? O número de série dela começa com 19 ou 20 ?

Teve um lote dessa fonte que saiu com problemas, mas foi um lote fabricado entre o Outubro de 2019 e Março de 2020.

Sua fonte você comprou nova ou usada? O número de série dela começa com 19 ou 20 ?

Teve um lote dessa fonte que saiu com problemas, mas foi um lote fabricado entre o Outubro de 2019 e Março de 2020.

Começa com 20... É: 204248.......
Comprei nova na Kabum, acredito que não é a versão com problemas.
Realizei a compra dia 18/07/2021

Poxa amigo, sei que é tenso, mas vc está correndo risco de danificar seu hardware e ainda está em dúvida? Tira logo essa fonte da máquina 🤷🏻‍♂️

Ah... A corsair diz:

Prezado Gabriel

Lembramos que fontes Corsair possuem proteções contra curtos, surtos e sobre tensões para a proteção do seu sistema quando ocorrem anomalias em sua rede elétrica, desta forma verifique a fiação elétrica, tomadas e principalmente o aterramento de sua residência.

O prazo para o rma é o legal, de ate 30 dias uteis após o recebimento do produto em nossa unidade.

Atenciosamente
Suporte Corsair Brasil

Última edição:

Minha recomendação antes de enviar pra RMA seria arranjar outra fonte e testar pra ter certeza de que a culpada é realmente a SF750.
Pô já pensou fazer RMA, esperar um tempão e depois descobrir que o problema era outra coisa :chan:

Minha recomendação antes de enviar pra RMA seria arranjar outra fonte e testar pra ter certeza de que a culpada é realmente a SF750.
Pô já pensou fazer RMA, esperar um tempão e depois descobrir que o problema era outra coisa :chan:

É.... Exatamente o que pensei.

Users who are viewing this thread

Voltar