[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
E que eu ainda não consegui comprar uma coisa muito importante: Placa Mãe mini itx.

Se falar que minha GPU não cabe no bichinho por 2 cm. Talvez eu devesse pegar uma makita é cortar um pedaço da miserável. Ou ter comprado o
Sf3243e710d6248e59d074d6165774728S.jpg_640x640Q90.jpg_.webp
Ai minha duvida surgir, compro o hx100 e me conformo. Tento a sorte com o Ali e rezo pra passar, pelo menos passar, taxa a gente vê depois. Ou encontro um unicórnio aqui no Brasil, pq boa sorte achar uma placa mini itx de qualquer modelo por menos de 1k ou encontrar qualquer um, as lojas aqui são alérgicas a mini itx. Eu lembro de criaturas insanas vendendo placa LGA 1150 por essas bandas por 1.5k nos Olx da vida, que vc comprava com menos de R$ 500,00 na época na Ali, mesmo modelo.
Ai é foda... tempos sombrios esses do Ali.

Trocar a VGA além de achar uma mobo seria uma baita quest. Eu acho que neste caso iria optar pelo que a VGA coubesse, aí depende da tua disposição de montar no d19.

7950X + 4090 FE num Meshroom S

Belíssimo gabinete. Fiquei besta com a fonte de alimentação. Essa SX1000 é parruda e bem compacta, pena custar um absurdo. Na Amazon US sem o custo de envio já fica na casa de uns 1800 reais. Com o envio e impostos o preço da fonte vai pra uns R$4200 (só a fonte), com esse valor a pessoa monta um PC inteiro aqui no Brasil. Infelizmente sistema mini ITX está ficando cada vez mais complicado de se montar num preço razoável, por isso que muitos tem optado por algo intermediário como o HX100 com uma placa M-ATX.

Eita ferro... do nada meu bichinho aqui começou a crashar, ele para o sinal do vídeo e joga todas as fans a 100%

PC fica ligado 24horas e umas 2 ou 3 vezes ao dia dá essas zicas independente se está em carga ou parado =/

Ai é foda... tempos sombrios esses do Ali.

Trocar a VGA além de achar uma mobo seria uma baita quest. Eu acho que neste caso iria optar pelo que a VGA coubesse, aí depende da tua disposição de montar no d19.
Talvez seu fizesse um case mod e aumentasse ele um pouco... Mas sei lá, ainda teria que comprar a placa mãe (e processador). Dei muito azar nessa compra.

Salve galera! Achei esse fórum e lembrei que tinha uma conta aqui no Adrenaline, perdi muito conteúdo nesses anos mas na época nem conhecia SFF :confused:

Vou montar uma nova build ITX no XQ69 e tô em busca de uma fonte SFX de no minimo 600w. Lembro de ter visto a SF750 por 800 e poucos uns meses atrás mas não tava planejando a nova build ainda, hoje é a SF600 que tá por 800 e poucos, também tem a V750 mas achei na casa de 1k. Qual a melhor opção hoje no BR? Valeu

Salve galera! Achei esse fórum e lembrei que tinha uma conta aqui no Adrenaline, perdi muito conteúdo nesses anos mas na época nem conhecia SFF :confused:

Vou montar uma nova build ITX no XQ69 e tô em busca de uma fonte SFX de no minimo 600w. Lembro de ter visto a SF750 por 800 e poucos uns meses atrás mas não tava planejando a nova build ainda, hoje é a SF600 que tá por 800 e poucos, também tem a V750 mas achei na casa de 1k. Qual a melhor opção hoje no BR? Valeu
Talvez tentar pegar um openbox? Foda que é vc morre em 1k, pq aqui no Br não tem quase nenhuma sfx genérica pra comprar...

Talvez tentar pegar um openbox? Foda que é vc morre em 1k, pq aqui no Br não tem quase nenhuma sfx genérica pra comprar...
O pessoal aqui tem boas recomendações de fonte SFX do Ali? Vou dar uma procurada aqui no tópico.
Toda pesquisa que faço no Ali aparece umas marcas que não conheço e quase não tem avaliação, eu queria pegar no BR por causa da garantia, que geralment essas marcas conhecidas dão um bom tempo

Szmz-79g-a-placa-m-e-lga-2011-placa-base-2011-v1-v2-suporta-4-ddr3.jpg_Q90.jpg_.webp

Bem, o chinas inventaram uma forma de fazer um Mobo x79 que tem 4 ram shots e tem apenas 19cmx19cm. E preço não ta ruim, pra quem tem um kit x79 como o meu, mas quer aproveitar o máximo da gambiarra antiga num novo. Claro, que tmb existe uma versão Micro-DTX, que é 19cmx17cm, que tem menos slots pra memoria mas tem Sata 3.0.

Edit: Se eu pintar uma hx100 de amarelo posso finger que um C28???

Última edição:
Szmz-79g-a-placa-m-e-lga-2011-placa-base-2011-v1-v2-suporta-4-ddr3.jpg_Q90.jpg_.webp

Bem, o chinas inventaram uma forma de fazer um Mobo x79 que tem 4 ram shots e tem apenas 19cmx19cm. E preço não ta ruim, pra quem tem um kit x79 como o meu, mas quer aproveitar o máximo da gambiarra antiga num novo. Claro, que tmb existe uma versão Micro-DTX, que é 19cmx17cm, que tem menos slots pra memoria mas tem Sata 3.0.
***agora que vi que é micro atx***
queria algo nessa linha sendo mini-itx.

Olha só, tenho um Xeon 2011 sobrando, alguns pentes DDR3 normal, case mini-itx com fonte PICO, porém fica o problema da VGA, já que o Xeon não tem vídeo integrado.
Alguma sugestão ?

Não sei se cabe uma VGA low profile.

Última edição:
Olha só, tenho um Xeon 2011 sobrando, alguns pentes DDR3 normal, case mini-itx com fonte PICO, porém fica o problema da VGA, já que o Xeon não tem vídeo integrado.
Alguma sugestão ?

Não sei se cabe uma VGA low profile.
Primeiro, qual o xeon e segundo qual a case que vc pegou?

Primeiro, qual o xeon e segundo qual a case que vc pegou?
Na realidade, tenho sobrando:

Xeon E5 2620v3 - LGA2011-3
i7 3960X - LGA2011
Xeon E5 X5675 - LGA1366
i5 12400 - LGA1700

Memórias DDR3 diversas e 1 pente DDR4.

O gabinete mini-itx com fonte PICO:

e-w60realan-htpc.jpg

Quando comprei esse gabinete, pensei em montar um PCzinho focado em áudio dedicado com DAC high-end externo, e talvez usar como media player com Kodi ou Plex, mas o projeto ficou parado, acabei focando em outras prioridades.

Sempre que penso em voltar com o projeto, travo na placa-mãe pelo alto custo nacional ou os xingling (R$400~R$700+) e mais o receio de taxas de importação.

Última edição:
Na realidade, tenho sobrando:

Xeon E5 2620v3 - LGA2011-3
i7 3960X - LGA2011
Xeon E5 X5675 - LGA1366
i5 12400 - LGA1700

Memórias DDR3 diversas e 1 pente DDR4.

O gabinete mini-itx com fonte PICO:

e-w60realan-htpc.jpg

Quando comprei esse gabinete, pensei em montar um PCzinho focado em áudio dedicado com DAC high-end externo, e talvez usar como media player com Kodi ou Plex, mas o projeto ficou parado, acabei focando em outras prioridades.

Sempre que penso em voltar com o projeto, travo na placa-mãe pelo alto custo nacional ou os xingling (R$400~R$700+) e mais o receio de taxas de importação.
Eu imagino que esse gabinete é como o M2, basicamente só cabe a placa mãe e nada mais. Então te sobra 12400 (que imagino ser não F, então tem vídeo integrado), uma HUANANZHI B660M seria sua melhor opção por R$ 540,00. Pq sua opções de Mobo pro seu outros CPUs são A) Mini-DTX (19cm x 17cm) por seus 1399/2011 e não cabem nesse gabinete, B) Cursed Jginyue X99i server pro seu x99, C) Nenhuma dela tem integrado e gabinete não cabe nem um placa 1 shot.

E nem to entrando no fato que seus x79 e x99 colocariam fogo na sua PICO só de chegar perto delas.

Se um dia vc quiser fazer um mini pc com um deles, pega um gabinete d21 (versão PRO se vc quiser fontes SFX) ou d26, uma enhanced 7660b (que tem no tio Ali) ou flexguru 500w (tbm no tio ali e amazon). Elas são caras, mas não vão te dar problema, ao contrario de 99% das fonte genéricas flex atx do Ali.

Gostei do case, só acho que essa cor não combinou muito com ele.

Será que a gpu na parte de cima realmente fica mais fria?

Pessoal, boa noite!
Essa semana recebi meu hx100 da Pichau e hoje quando finalmente fui trocar as peças do NR200 para ele, reparei que a cor do hx100 é chumbo, alguém ai mais tem esse hx100 sabe me dizer se tem preto ou se realmente tem duas opções de cores, preto e chumbo?
Depois posto foto.
Valeu.

Pessoal, boa noite!
Essa semana recebi meu hx100 da Pichau e hoje quando finalmente fui trocar as peças do NR200 para ele, reparei que a cor do hx100 é chumbo, alguém ai mais tem esse hx100 sabe me dizer se tem preto ou se realmente tem duas opções de cores, preto e chumbo?
Depois posto foto.
Valeu.

O preto deles é chumbo mesmo.
Tinha comprado ano passado o meu com janela e é cor chumbo mesmo, não deve ter preto.

Gigabyte ja lançou placa mae, gabinete, placa de video nestes moldes a algum tempo já

Neste caso em específico, o projeto foi terrível. os caras esqueceram da refrigeração. Ferrou com tudo!

Mas antes mesmo desta novidade, eu já tinha pensado nessa possibilidade. Sou amante do cable management. :p
O desafio é que não existem órgãos reguladores para padrão de gabinetes (não que eu saiba). Então eles se adaptam ao mercado de placa mãe. O mesmo vale para fabricantes de cabos. Embora estes sim, tenham padrões estabelecidos, produzem apenas o que o mercado de placa mãe e gabinetes exigem. Pra essa ideia vingar, teria de ser estabelecido um padrão obrigatório. Daí os fabricantes de componentes teriam de se rebolar para se adaptar ao mercado. Como não é o caso ainda, o que pode acontecer é uma fabricante fechar parceria com outros fornecedores e montarem um projeto de nicho, que acaba ficando caro de mais e assim, não valendo a pena continuar produzindo.

Última edição:
Você precisa mesmo de um PC mini ITX?
Ainda ontem, um colega meu, que sempre foi amante de PCs full tower me fez o seguinte questionamento:

" Se você não costuma viajar com seu PC pra lugar nenhum, porque você precisa de um equipamento tão pequeno? O que você faz com o espaço que economiza na mesa, tendo um gabinete tão compacto? :confused:

Vou romantizar aqui um pouco de nossa luta.

Essa obsessão por pouca litragem, é deliciosa, mas também machuca. Gente como nós brasileiros, cuja disponibilidade e preço dos componentes é terrível, sofre um pouco mais. E nesta história, tem um agravante do qual não podemos, ou não queremos fugir. Estou falando da performance. Ter uma máquina compacta nem é o maior dos desafios. Além do custo, obviamente, o que muitos de nós não queremos, é abrir mão da performance.

Enfiar uma RTX 40xx num case minúsculo é até possível, em vários cases existentes no mercado, mas na maioria das vezes, super trabalhoso. Da mesma forma, podemos ter um processador top de linha rodando ali na caixa, mas resfriar tudo isso, também não é fácil. Acredito, inclusive, que este seja um dos maiores desafios para os fabricantes de gabinetes. Precisam ser compactos, mas precisam ter um bom suporte para refrigeração.

Estou há alguns meses com o PC da assinatura. Embora satisfeito com o conjunto, ainda me preocupa a questão das temperaturas do processador. Infelizmente, o Ryzen 7 5700X é muito esquentadinho para a refrigeração oferecida. Ele sempre ultrapassa os 80ºC em games pesados. Fora deste cenário, tudo aqui é perfeito. Quero manter a longevidade das peças e por isso, na próxima semana devo instalar um Water Cooler. Espero muito que essa questão seja definitivamente resolvida.

No meio de toda essa peleja, seguimos comprando a briga. Preços altos, taxação e prazos com importação, além de sorte pra não precisar de RMA, são nossos inimigos íntimos nessa luta. Apesar de tudo, parece que muitos de nós adoramos isso. As vezes até esquecemos que essa brincadeira não é barata, muito pelo contrário. Com certeza, muitos aqui investem não apenas dinheiro, mas também, paciência e algum sacrifício de tempo e lazer.

E depois de montar uma máquina mini ITX razoável, é quase impossível encontrar alguém disposto a pagar o preço justo por ela, caso vendê-la seja a intenção. Não é o meu caso, mas vejo anúncios por aí de Mini PCs superando os R$13 mil. Anúncios estes que ficam ativos por vários meses. Então, acaba sendo quase uma obrigação permanecer com a máquina por um tempo. Pensar no quão trabalhosos foi pra montar todo o conjunto, faz a gente se apegar a ele ainda mais.

E parece que existe uma proporção equivalente nesse seguimento. Os mesmos que almejam um PC compacto, também preferem montar o seu próprio. Por isso, não é comum encontrar pessoas dispostas a investir mais de 10K em máquinas prontas, montadas por outras pessoas.

Eu demorei muito pra ter o meu mini ITX, que de mini, não tem muita coisa. O VR3 da Jonsbo, nem é tão pequeno assim. Não é o PC que eu imaginei há 3 anos atrás. Nem sempre as peças que idealizamos no início são facilmente encontradas. Então parece que estas coisas só alimentam a sensação de que isso nunca vai ter fim.

Mas vem cá! Agente precisa mesmo de um PC mini ITX? Vale a pena todo os perrengues que sofremos para ter um?
Conta pra gente quais são suas maiores frustrações e também alegrias com seu brinquedinho caro!

Fique a vontade pra comentar! :p

Última edição:
Ainda ontem, um colega meu, que sempre foi amante de PCs full tower me fez o seguinte questionamento:

" Se você não costuma viajar com seu PC pra lugar nenhum, porque você precisa de um equipamento tão pequeno? O que você faz com o espaço que economiza na mesa, tendo um gabinete tão compacto? :confused:

Essa obsessão por pouca litragem, é deliciosa, mas também machuca. Gente como nós brasileiros, cuja disponibilidade e preço dos componentes é terrível, sofre um pouco mais. E nesta história, tem um agravante do qual não podemos, ou não queremos fugir. Estou falando da performance. Ter uma máquina compacta nem é o maior dos desafios. Além do custo, obviamente, o que muitos de nós não queremos, é abrir mão da performance.

Enfiar uma RTX 40xx num case minúsculo é até possível, em vários cases existentes no mercado, mas na maioria das vezes, super trabalhoso. Da mesma forma, podemos ter um processador top de linha rodando ali na caixa, mas resfriar tudo isso, também não é fácil. Acredito, inclusive, que este seja um dos maiores desafios para os fabricantes de gabinetes. Precisam ser compactos, mas precisam ter um bom suporte para refrigeração.

Estou há alguns meses com o PC da assinatura. Embora satisfeito com o conjunto, ainda me preocupa a questão das temperaturas do processador. Infelizmente, o Ryzen 7 5700X é muito esquentadinho para a refrigeração oferecida. Ele sempre ultrapassa os 80ºC em games pesados. Fora deste cenário, tudo aqui é perfeito. Quero manter a longevidade das peças e por isso, na próxima semana devo instalar um Water Cooler. Espero muito que essa questão seja definitivamente resolvida.

No meio de toda essa peleja, seguimos comprando a briga. Preços altos, taxação e prazos com importação, além de sorte pra não precisar de RMA, são nossos inimigos íntimos nessa luta. Apesar de tudo, parece que muitos de nós adoramos isso. As vezes até esquecemos que essa brincadeira não é barata, muito pelo contrário. Com certeza, muitos aqui investem não apenas dinheiro, mas também, paciência e algum sacrifício de tempo e lazer.

E depois de montar uma máquina mini ITX razoável, é quase impossível encontrar alguém disposto a pagar o preço justo por ela, caso vendê-la seja a intenção. Não é o meu caso, mas vejo anúncios por aí de Mini PCs superando os R$13 mil. Anúncios estes que ficam ativos por vários meses. Então, acaba sendo quase uma obrigação permanecer com a máquina por um tempo. Pensar no quão trabalhosos foi pra montar todo o conjunto, faz a gente se apegar a ele ainda mais.

E parece que existem uma proporção equivalente nesse seguimento. Os mesmos que almejam um PC compacto, também preferem montar o seu próprio. Por isso, não é comum encontrar pessoas dispostas a investir mais de 10K em máquinas prontas, montadas por outras pessoas.

Eu demorei muito pra ter o meu mini ITX, que de mini, não tem muita coisa. O VR3 da Jonsbo, nem é tão pequeno assim. Não é o PC que eu imaginei há 3 anos atrás. Nem sempre as peças que idealizamos no início são facilmente encontradas. Então parece que estas coisas só alimentam a sensação de que isso nunca vai ter fim.

Mas vem cá! Agente precisa mesmo de um PC mini ITX? Vale a pena todo os perrengues que sofremos para ter um?
Conta pra gente quais são suas maiores frustrações e também alegrias com seu brinquedinho caro!

Muito bom e realmente é um caso a se pensar!
No meu caso que por diversas situações me fizeram mudar, até então eu tinha case ATX, era entusiasta, adorava SLI, hoje ninguém lembra. Porém as adversidades da vida me fizeram mudar. Primeiro por necessidade, depois de alguns meses de casado, para sair do aluguel, fomos morar em minha casa que é ribeirinha e em minha cidade, praticamente de 2018 pra cá, as enchentes de final de ano acontecem, pensando nisso, resolvi montar um case itx pra ficar mais fácil, prático e rápido tirar caso a gente fosse pego de surpresa em uma cheia. Diante disso também achava interessante montar um pc minúsculo mas com muita força, adorava e adoro essa ideia, assim fiz, comecei com matx (corsair 280x) tinha antes um fractal matx também que esqueci o nome, montei um itx no nr200 e agora aqui estou com um matx novamente que na minha opinião é um case de tamanho perfeito e te dá opções, sem ficar apertado e sem ficar largo. Hoje não moro em área ribeirinha mais, mas também não tenho vontade nenhuma de colocar um monstrengo sem necessidade em cima da minha mesa. Muito bonito para quem usa toda capacidade de uma mobo atx, mas acho desperdício. Enfim, essa é minha história de quando vim parar nesse mundo compacto. Muito feliz desde ontem com o hx100.

Falando nisso e aproveitando, alguém ai tem o hx100/sama im01 com uma 4070 ti dentro? Queria ver se dá de boa!
Esqueci de mostrar minha caixa nova no atual canto!
CTTvHq1.jpg

Última edição:

E parece que existe uma proporção equivalente nesse seguimento. Os mesmos que almejam um PC compacto, também preferem montar o seu próprio. Por isso, não é comum encontrar pessoas dispostas a investir mais de 10K em máquinas prontas, montadas por outras pessoas.

Caraca filosofada boa mano :pense:

Essa semana mesmo eu estava com problemas no PC e só de pensar em abrir e depois fechar a caixola me deu desanimo e prometi pra mim mesmo que iria mover o hardware pra um case de verdade.
Mas aí teria que mover o case pra baixo da mesa porque acho feio um trombolho, fechei tudo... olhei de longe... e me apaixonei pelo catatau novamente.

Respondendo a sua pergunta: Hoje tenho certeza de que não preciso de um mini e minha vida seria bem mais fácil inclusive com um ATX! Mas o vício e a teimosia de quebrar a cabeça colocando tudo dentro da caixa é um hobby em si.

J5oyDGt.jpg

Caraca filosofada boa mano :pense:

Essa semana mesmo eu estava com problemas no PC e só de pensar em abrir e depois fechar a caixola me deu desanimo e prometi pra mim mesmo que iria mover o hardware pra um case de verdade.
Mas aí teria que mover o case pra baixo da mesa porque acho feio um trombolho, fechei tudo... olhei de longe... e me apaixonei pelo catatau novamente.

Respondendo a sua pergunta: Hoje tenho certeza de que não preciso de um mini e minha vida seria bem mais fácil inclusive com um ATX! Mas o vício e a teimosia de quebrar a cabeça colocando tudo dentro da caixa é um hobby em si.

J5oyDGt.jpg
Legal seu setup!
Detalhe para a mesa. Se for madeira de verdade, deve aguentar um absurdo!
E sim, é desafiador acima de tudo. Conseguir ter um PC dos sonhos dentro de uma caixa pequena aumenta ainda mais o interesse pela briga. Eu acho que até posso trocar de gabinete, mas bem provável que continue no Mini ITX. É tudo tão apaixonante...
A propósito, @CarlitosT , quais suas temperaturas de processador nesse case da foto. Que sistema de resfriamento você está usando aí?

Última edição:

Eu sempre tive trambolho Positivo ou notebook da Acer (teve uma vez que tive um Lenovo, nevermore). Então quando montei meu primeiro PC, queria algo que fosse minimamente adequado pro que eu queria e compacto o suficiente pra não ficar no chão engolindo poeira.

Meu PC atual é um meio termo - relativamente poderoso pra o que paguei, menor pra não parecer um museu moderno na minha modesta mesa.

Infelizmente fiz umas comprar erradas e agora não consigo fazer ele menor se gastar mais do que me sinto confortável. Faz parte, esperar alguma promoção e a grana juntar (além da Machinist voltar a mandar peças pra cá, acho que vou ter que apelar pra Amazon e aguentar as taxas...). Eu realmente queria um gabinete tipo o C28 ou um d26, adoro a ideia de levar meu PC como uma lancheira/maleta por ai.

E uma grana do &%¨&*lho, mas tem gente que troca de Iphone todo ano sem ter grana, e eu troco de PC a cada 5 anos, mais ou menos. Talvez em 2024 eu finalmente termino meu setup.

tem gente que troca de Iphone todo ano sem ter grana, e eu troco de PC a cada 5 ano
Verdade! Nunca tinha pensado nesse detalhe. Mas, felizmente, um Iphone você compra de uma só vez. PC, cada boleto é uma tensão rsrsrs!
E mano, esse C28 é fantástico. Não conhecia. Obrigado pela citação! Lindo de mais. E ele aceita mobo MATX. 😍

Última edição:
Começando nesse mundo e li o relato do @jeffren , quase repensei hahaha
Passou a fase do RGB e agora chegou a do mini itx, vai ser bom demais.

Vocês recomendam algum site mais específico pra achar gabinetes mini itx? Os que busco aqui no BR são meio grandes e tem me inspirado pouco.

Inclusive esse do @CarlitosT é beem legal por ser vertical, qual é o modelo?

Valeu!

Users who are viewing this thread

Voltar