Você precisa mesmo de um PC mini ITX?
Ainda ontem, um colega meu, que sempre foi amante de PCs full tower me fez o seguinte questionamento:
"
Se você não costuma viajar com seu PC pra lugar nenhum, porque você precisa de um equipamento tão pequeno? O que você faz com o espaço que economiza na mesa, tendo um gabinete tão compacto?
Vou romantizar aqui um pouco de nossa luta.
Essa obsessão por pouca litragem, é deliciosa, mas também machuca. Gente como nós brasileiros, cuja disponibilidade e preço dos componentes é terrível, sofre um pouco mais. E nesta história, tem um agravante do qual não podemos, ou não queremos fugir. Estou falando da performance. Ter uma máquina compacta nem é o maior dos desafios. Além do custo, obviamente, o que muitos de nós não queremos, é abrir mão da performance.
Enfiar uma RTX 40xx num case minúsculo é até possível, em vários cases existentes no mercado, mas na maioria das vezes, super trabalhoso. Da mesma forma, podemos ter um processador top de linha rodando ali na caixa, mas resfriar tudo isso, também não é fácil. Acredito, inclusive, que este seja um dos maiores desafios para os fabricantes de gabinetes. Precisam ser compactos, mas precisam ter um bom suporte para refrigeração.
Estou há alguns meses com o PC da assinatura. Embora satisfeito com o conjunto, ainda me preocupa a questão das temperaturas do processador. Infelizmente, o Ryzen 7 5700X é muito esquentadinho para a refrigeração oferecida. Ele sempre ultrapassa os 80ºC em games pesados. Fora deste cenário, tudo aqui é perfeito. Quero manter a longevidade das peças e por isso, na próxima semana devo instalar um Water Cooler. Espero muito que essa questão seja definitivamente resolvida.
No meio de toda essa peleja, seguimos comprando a briga. Preços altos, taxação e prazos com importação, além de sorte pra não precisar de RMA, são nossos inimigos íntimos nessa luta. Apesar de tudo, parece que muitos de nós adoramos isso. As vezes até esquecemos que essa brincadeira não é barata, muito pelo contrário. Com certeza, muitos aqui investem não apenas dinheiro, mas também, paciência e algum sacrifício de tempo e lazer.
E depois de montar uma máquina mini ITX razoável, é quase impossível encontrar alguém disposto a pagar o preço justo por ela, caso vendê-la seja a intenção. Não é o meu caso, mas vejo anúncios por aí de Mini PCs superando os R$13 mil. Anúncios estes que ficam ativos por vários meses. Então, acaba sendo quase uma obrigação permanecer com a máquina por um tempo. Pensar no quão trabalhosos foi pra montar todo o conjunto, faz a gente se apegar a ele ainda mais.
E parece que existem uma proporção equivalente nesse seguimento. Os mesmos que almejam um PC compacto, também preferem montar o seu próprio. Por isso, não é comum encontrar pessoas dispostas a investir mais de 10K em máquinas prontas, montadas por outras pessoas.
Eu demorei muito pra ter o meu mini ITX, que de mini, não tem muita coisa. O VR3 da Jonsbo, nem é tão pequeno assim. Não é o PC que eu imaginei há 3 anos atrás. Nem sempre as peças que idealizamos no início são facilmente encontradas. Então parece que estas coisas só alimentam a sensação de que isso nunca vai ter fim.
Mas vem cá! Agente precisa mesmo de um PC mini ITX? Vale a pena todo os perrengues que sofremos para ter um?
Conta pra gente quais são suas maiores frustrações e também alegrias com seu brinquedinho caro!
Fique a vontade pra comentar!