[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Eita >90 em jogos? Logo no 5700X que é um CPU bem tranquilo, um dos mais frios atualmente. Era algum Noctua 92mm? Por mais que sejam coolers com enorme qualidade, não tem como, a física fala mais alto, a capacidade de dissipação desses coolers low profile de 92mm infelizmente é baixa. Até um torre 120 de baixo custo como um AK400 seguraria bem melhor o 5700X.
Cara, não acho que ele seja tão frio assim não. Mas eu uso esse processador num Mini ITX, então, pode ser por conta disso. Troquei de cooler recentemente e fui de H115i. Nem o NH-L12 Ghost S1 Edition ou o NH-L9a-AM4 tankaram o menino. Os relatos estão nesse tópico:

Muito legal!
Mas me diz uma coisa, você vai usar assim o case todo aberto ou isso é provisório? E esse radiador, não tem espaço pra ele no case?
Pelo que me parece nas fotos, sua GPU tem um radiador. Ele está ocupando o espaço superior do case?
E, cara, você pretende usar qual processador com o AXP90 ? Será que vai dar conta?

Cara, literalmente tudo que você perguntou está escrito no meu post.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for o que ele comentou é o 13600K, também acho que não segura se rodar um programa mais exigente. Pra jogar deve servir, mas mesmo assim chuto que sempre acima dos 85. Posso estar por fora e esse cooler ser muito phoda ou talvez ele vai rodar com um power limit baixo. De qualquer forma tomara que dê bom.

O AXP90-X47 é muito bom (para o tamanho dele), acredito que segure o 13600k em jogos na faixa de uns 70~75ºC, o que tá tranquilo, pois tá longe do limite de temperatura.

Além disso, tenho planos de usar power limit e, se possível, fazer undervolt (parece que tem um método de fazer undervolt na b660i agora).

Bom dia, estava fazendo os devidos upgrade no meu PC e acabei comprando um PC novo... 😪
Tenho um Carbide Series™ SPEC-01 (atual PC) e um CM 690 II advanced guardado.
Minha pergunta é, terei problema se montar o PC novo no CM ?
Eu não ligo pra tampa de transparente, refrigeração esta me primeiro lugar e como o CM 690 é grandão, pensei em usar ele.
porem ele é bem antigo...

Bom dia, estava fazendo os devidos upgrade no meu PC e acabei comprando um PC novo... 😪
Tenho um Carbide Series™ SPEC-01 (atual PC) e um CM 690 II advanced guardado.
Minha pergunta é, terei problema se montar o PC novo no CM ?
Eu não ligo pra tampa de transparente, refrigeração esta me primeiro lugar e como o CM 690 é grandão, pensei em usar ele.
porem ele é bem antigo...
Samuel, defina PC novo, please!
Há alguns pontos importante a serem observados. Não creio que seja o teu caso, porém, se o PC novo for uma máquina pronta de marcas proprietárias, como HP, Dell, por exemplo, há grandes chances de alguma peça, em especial a placa mãe, serem diferentes do padrão de mercado (ATX, MATX, ITX, dentre outras). Valide antes a compatibilidade das peças. Não conheço gabinetes grandes que não aceitem todos os tipos de componentes, mas se a placa mãe for diferentona, não vai conseguir montar sem antes fazer alguma adaptação no gabinete.

Aqui, em casa, por exemplo, tenho um PC HP. A placa mãe desta máquina é toda esquisita, parece uma bolacha quebrada... Não tem como instalar ela de forma alguma em outro case, sem fazer cortes nas chapas e mesmo assim, teria de usar sem o espelho traseiro, já que ela não possui um. Entretanto, ainda podemos instalar SSDs e memórias normalmente nesta placa.

Última edição:
Samuel, defina PC novo, please!
Há alguns pontos importante a serem observados. Não creio que seja o teu caso, porém, se o PC novo for uma máquina pronta de marcas proprietárias, como HP, Dell, por exemplo, há grandes chances de alguma peça, em especial a placa mãe, serem diferentes do padrão de mercado (ATX, MATX, ITX, dentre outras). Valide antes a compatibilidade das peças. Não conheço gabinetes grandes que não aceitem todos os tipos de componentes, mas se a placa mãe for diferentona, não vai conseguir montar sem antes fazer alguma adaptação no gabinete.

Aqui, em casa, por exemplo, tenho um PC HP. A placa mãe desta máquina é toda esquisita, parece uma bolacha quebrada... Não tem como instalar ela de forma alguma em outro case, sem fazer cortes nas chapas e mesmo assim, teria de usar sem o espelho traseiro, já que ela não possui um. Entretanto, ainda podemos instalar SSDs e memórias normalmente nesta placa.
digo PC novo porque no começo eu só queria da um up no que tenho hj e acabei comprando tudo novo, MDB, CPU, GPU, RAM e SSD...
só estou mantendo a FONTE e quero reaproveitar um dos Gabinetes citados, dando preferencia pro CM 690. até fiquei com medo do cabo da fonte não ter comprimento pro CM 690 mas acho que é viagem minha.

digo PC novo porque no começo eu só queria da um up no que tenho hj e acabei comprando tudo novo, MDB, CPU, GPU, RAM e SSD...
só estou mantendo a FONTE e quero reaproveitar um dos Gabinetes citados, dando preferencia pro CM 690. até fiquei com medo do cabo da fonte não ter comprimento pro CM 690 mas acho que é viagem minha.
Neste caso, fique tranquilo. Muito provavelmente vai conseguir reaproveitar as peças. Mas, sobre essa questão dos cabos da fonte, existe uma possibilidade remota de você precisar de extensores, mas são raros os casos em que uma fonte padrão ATX não atenda a um gabinete grande. Normalmente os cabos das fontes nesse padrão são de 60cm ou mais. Faça uma simulação, na hora da montagem. Começe medindo os cabos da fonte, antes de instalar qualquer outra peça.

Atualização: Primeiro Lian Li A4-H2O do mundo com RTX 4090 Liquid X e Noctua U12A Chromax.

Acho que se eu lixar o cooler 2mm dá pra fechar a tampa lateral:

ItGS9KT.jpg

iTlCrJ1.jpg

rMfsFzn.jpg

8JdIeip.jpg

BPr76sq.jpg

XeCXlh7.jpg

5hFZAtB.jpg

Brincadeiras a parte, vai ficar assim só até o meu AXP90-X47 Full Copper chegar.

Atualização: Primeiro Lian Li A4-H2O do mundo com RTX 4090 Liquid X e Noctua U12A Chromax.

ItGS9KT.jpg

iTlCrJ1.jpg

rMfsFzn.jpg

8JdIeip.jpg

BPr76sq.jpg

XeCXlh7.jpg

5hFZAtB.jpg

Brincadeiras a parte, vai ficar assim só até o meu AXP90-X47 Full Copper chegar.
Agora falta colocar do outro lado pra balancear o peso, mais 4 rodinhas, liga os fans no máximo e deixa o bixinho sair rodando pela casa kkkk

Falando sério agora, esse pequeno monstrinho de performance vai ficar top com o AXP90-X47.

Pretende vender o U12A depois?

Última edição:

ItGS9KT.jpg

iTlCrJ1.jpg

rMfsFzn.jpg

8JdIeip.jpg

BPr76sq.jpg

XeCXlh7.jpg

5hFZAtB.jpg

Pior que essa budega deve estar gelando que é uma beleza! E ficou estilosa

Pergunta meio atravessada mas... o 13600k tá empurrando de boas a 4090? Joga em que resolução?
Sempre fui fã da linha i5, mas dessa vez peguei um i7 com medo de gargalar

Pretende vender o U12A depois?

Nada, cooler top demais, pretendo guardar para caso um dia precise hahaha

Pergunta meio atravessada mas... o 13600k tá empurrando de boas a 4090? Joga em que resolução?

Admito que nem tive tempo de jogar nada ainda, rodei só uns benchs e acredito que esteja tudo certo, 4090 batendo 100% de uso e 13600k n chega a 50%.

Nada, cooler top demais, pretendo guardar para caso um dia precise hahaha

Admito que nem tive tempo de jogar nada ainda, rodei só uns benchs e acredito que esteja tudo certo, 4090 batendo 100% de uso e 13600k n chega a 50%.
Maldita internet que cravou o gargalo com o 13600k

Será que cabe no Fractal Ridge?

Será que presta? :bem:
Até que não é ruim!

Algum sabe de algum case entre 10, 12L que nao suporte um tower cooler mas caiba um desses?

No nr200 deve caber, mas aí também são quase 20l e já suporta alguns tower coolers de boas.

Depois de muito tempo no Ryzen, voltei para os Intel. Sai Biostar X370, R5 4650GE, 2x8 Corsair 2666, e entra B760i Snow Dream, i3 12100 e 2x8 3200mhz Asgard. Resto da Configuração permanece a mesma. Agora é garimpar uma vga branca pra combinar tudo :bem:

MnsRV6I.jpg

eTagjzO.jpg

Tq9V6TH.jpg

Até que não é ruim!

Algum sabe de algum case entre 10, 12L que nao suporte um tower cooler mas caiba um desses?

No nr200 deve caber, mas aí também são quase 20l e já suporta alguns tower coolers de boas.

Interessante!
Não conhecia esse tipo de cooler. Só acho que deve atender pouca gente. Quem usa coolers low profile, normalmente não tem espaço sobrando pra colocar algo grande como esse cooler aí.
Mas é interessante!

Interessante!
Não conhecia esse tipo de cooler. Só acho que deve atender pouca gente. Quem usa coolers low profile, normalmente não tem espaço sobrando pra colocar algo grande como esse cooler aí.
Mas é interessante!
Pois é, formato chama a atenção,
mas até agora não encontrei nada que coubesse ele que também ja não coubesse um tower cooler decente.

Então decidi fazer um build super pobretão mini itx pra rodar emulador e coisas do tipo. Consegui uma placa mini itx LGA 1155 no tio Ali pro R$ 180,00 para juntar com i3 2130 e 4gb que resgatei de um PC Positivo que tava encostado aqui em casa. O gabinete é um d19, que iria usar em outro projeto mais parrudo, junto com uma fonte 600w flex atx.

Tudo zuado, a fonte custou mais que o build inteiro. O preço de não comprar uma bomba.

Upgrades futuros: e3 1245v2, mais memória, um GPU mais ou menos. Mas não tenho a menor ideia de qual GPU pegar, pq to limitado a uma menor que 18cm por causa do gabinete. Eu meio que queria pegar uma OEM RX580 8GB pra completar zueira, mas estou aberto a sugestões.

FINALMENTE!

3VutvL1.jpg

Um senhor upgrade em frente ao K39, em specs e em tamanho, totalmente contra o hobby. :limo: E se vocês acham essa FTW3 bonita, é porque não viram ela pessoalmente. PQP, ela é MARAVILHOSA. Construção impecável.

Tava usando essa GT220 só pra dar vídeo, parece um pen drive do lado da 3080

BQN2hr8.jpg

Teoricamente o limite de cooler é 155mm, exatamente a altura do AK400, mas acho que essa conta foi com o painel de mesh, e não com o de vidro. Infelizmente 0 chances de tirar o painel de vidro porque estou apaixonado com a 3080.

8ZW7Ajs.jpg

Agora os ajustes finos:
  • Para caber os conectores de 8 pinos, tive que esquentar eles com um secador para ficarem maleáveis o suficiente para fechar o painel de vidro. Algum dia vou trocar eles por cabos custom.
  • Esse kit de memória RAM foi barato no ali (Asgard Freyr) mas os timings são bem frouxos (CL18 22-22-22-42). Vou arriscar um OC para pelo menos chegar em 3600 com timings melhores.
  • Configurar os fans certinho para ficar o mais silencioso possível.
  • Talvez colocar uns LED RGB pra dar mais FPS branco pra dar uma iluminada legal por dentro.
E por fim, F EVGA

w-G4cghw6o-OZWYw8kc5q2-H6-Bn-Dc-Br3-CVbug-Pg128ix-KI.webp

FINALMENTE!

3VutvL1.jpg

Um senhor upgrade em frente ao K39, em specs e em tamanho, totalmente contra o hobby. :limo: E se vocês acham essa FTW3 bonita, é porque não viram ela pessoalmente. PQP, ela é MARAVILHOSA. Construção impecável.

BQN2hr8.jpg

Teoricamente o limite de cooler é 155mm, exatamente a altura do AK400, mas acho que essa conta foi com o painel de mesh, e não com o de vidro. Infelizmente 0 chances de tirar o painel de vidro porque estou apaixonado com a 3080.

8ZW7Ajs.jpg

Agora os ajustes finos:
  • Para caber os conectores de 8 pinos, tive que esquentar eles com um secador para ficarem maleáveis o suficiente para fechar o painel de vidro. Algum dia vou trocar eles por cabos custom.
  • Esse kit de memória RAM foi barato no ali (Asgard Freyr) mas os timings são bem frouxos (CL18 22-22-22-42). Vou arriscar um OC para pelo menos chegar em 3600 com timings melhores.
  • Talvez colocar uns LED RGB pra dar mais FPS branco pra dar uma iluminada legal por dentro.
E por fim, F EVGA

Eu era fanboy da EVGA :’( Tive inclusive uma FTW3!

Teu PC ficou show mano!

FINALMENTE!

3VutvL1.jpg

BQN2hr8.jpg

8ZW7Ajs.jpg

Agora os ajustes finos:
E por fim, F EVGA

Teu setup ficou incrível!!!! Tenho uma EVGA XC3 Ultra que é uma das poucas 3080 que cabem no ghost!

O mercado de GPU perdeu MUITO com a saída da EVGA!

FINALMENTE!

3VutvL1.jpg

BQN2hr8.jpg

8ZW7Ajs.jpg

Agora os ajustes finos:
E por fim, F EVGA

Essa tua placa-mãe da Asrock é boa?

Essa tua placa-mãe da Asrock é boa?
Então, de todas as MBs que eu tive, essa definitivamente é uma delas

Brincadeiras à parte, eu até gostei dela, visual bem mais sóbrio que o padrão GAMING das outras B550, e está levando o 5800X3D tranquilo. Outro ponto positivo são os 2 headers para case fans, contra 1 da minha antiga B450I Aorus. Depois devo fazer o teste de fogo com tudo no talo pra ter certeza que não tem throttling.

Vocês costumam usar o que de fans (tanto case qto CPU)?

Entrou uma grana aqui e decidi sair do combo 1155 que tá no coolermaster elite 130 e migrar pros AM5 num Pichau HX100.

Hj em dia meu uso principal para o Pc é renderização e com um foco grande em performance e durabilidade e baixa manutenção, então coisas como silêncio e estética tão em segundo plano.

Eu tô realmente pensando em pegar alguns fans da delta no Aliexpress (aqueles de 38mm com rolamento de esfera) que tenham PWM e tentar adaptar num perless assassin se, mas os phantek também estão bem atrativos.

Dito isso não sei o quanto a potência dos fans importa em um case tão pequeno onde existe muito pouco volume de ar pra mover. Daí queria saber a experiência de vcs.

Então, de todas as MBs que eu tive, essa definitivamente é uma delas

Brincadeiras à parte, eu até gostei dela, visual bem mais sóbrio que o padrão GAMING das outras B550, e está levando o 5800X3D tranquilo. Outro ponto positivo são os 2 headers para case fans, contra 1 da minha antiga B450I Aorus. Depois devo fazer o teste de fogo com tudo no talo pra ter certeza que não tem throttling.
Retiro o que disse. Não sei porque, a mobo resolveu colocar um dos headers de fan em 100%; já mudei a configuração na BIOS umas 5x e nada. Vou apelar pro Fan Control mesmo.

Vocês costumam usar o que de fans (tanto case qto CPU)?

Entrou uma grana aqui e decidi sair do combo 1155 que tá no coolermaster elite 130 e migrar pros AM5 num Pichau HX100.

Hj em dia meu uso principal para o Pc é renderização e com um foco grande em performance e durabilidade e baixa manutenção, então coisas como silêncio e estética tão em segundo plano.

Eu tô realmente pensando em pegar alguns fans da delta no Aliexpress (aqueles de 38mm com rolamento de esfera) que tenham PWM e tentar adaptar num perless assassin se, mas os phantek também estão bem atrativos.

Dito isso não sei o quanto a potência dos fans importa em um case tão pequeno onde existe muito pouco volume de ar pra mover. Daí queria saber a experiência de vcs.
Com o tanto de fan que cabe no HX100 eu nem preocuparia. Faria algo mais ou menos dessa forma (lá fora o case chama IM01):

Só tirava o que está sobreposto com o cooler e adicionaria 2 fans slim na parte de baixo. Ficaria com bastante pressão positiva e não vai ficar devendo em nada para um mid tower padrão.

Users who are viewing this thread

Voltar