[CLUBE] SFF Cases - Cubos, Thin clients, HTPCs, Minitowers, Lanboxes (Tópico dedicado)

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos miptzi
  • Data de Início Data de Início
Bora lá. Finalmente terminei de montar o Bixim. So falta comprar 2 fans de 140mm pra colocar na parte superior. Tiver que fazer um pequeno MOD no gabinete (tirando os rebites e usando parafusos) pra placa entrar sem depender de remover o cpu cooler.

25596c27-3163-4271-8ed4-4980bc13710c.jpg

Daí ficou assim:
photo-5094031900154112667-y.jpg

E esse é o resultado final
photo-5094031900154112665-y.jpg

photo-5096314907200170778-y.jpg

Resolvi adicionar mais uma Fan, na parte interna na tampa lateral do case como exaustor da lateral da placa de video.

photo-5095934497651796712-y.jpg

Nas fans inferiores e essa lateral adaptei ímas, assim fica prático tirar e colocar.
Screenshot-2023-05-06-224413.png

Considerações da montagem:
1) Esse montagem é do PC1 da assinatura e foi usado o Pichau HX100.
2) A altura do Pearless Assassin 120 fica ruim de usar a tampa de vidro, ela fecha mas causa pressão no cpu cooler. Já a tampa de metal fica belezinha.
3) Possivelmente usarei o pc na horizontal, falta apenas colocar os pézinhos, assim a temperatura fica bem boa e com a adição dessa fan lateral melhorou mais ainda.
Ficou ótimo! fico de cara em como esse case é versátil.
O manejo dos cabos também ficou surpreendentemente bom.
Esse fan lateral é slim? Tava pensando em por um como intake pra jogar um pouco de ar frio nas memórias junto com o cooler da CPU, mas se so couber slim dai nem rola.

Bom dia, tudo certo? Estou querendo migrar para DDR5, entretando estou com uma série de dúvidas. Gostaria de uma ajuda para definir algumas coisas.

Definições:
-Estou querendo migrar pra plataforma AM5, estou com 10k, até no máximo 12k separado para este fim.
-Pretendo comprar uma X670E-I (esta aqui), comprar ou um Ryzen 9 7950x OU um Ryzen 9 7900.
-Se eu pegar o 7950x eu obrigatoriamente troco meu case (Ghost S1).
-Se eu pegar o 7900 eu posso mudar de case ou manter meu Ghost a depender de alguns fatores.
-Se o 7900 for muito quente, eu obrigatoriamente terei de colocar um Watercooler e trocar de case.
-Tenho preferência por manter o meu Ghost S1, pois gosto muito da portabilidade dele.

Questionamentos:
1. A mobo Asus Rog Strix X670E-I é compatível com o Ghost S1?
2. O Ryzen 9 7900 é um processador quente? Ele se manteria ""Frio"" em um Ghost S1 com Air Cooler?
3. Se eu precisar trocar de case, alguma indicação case compacto que suporte um 7950x e futuramente uma 4090? De preferência menor do que 14L, pois ainda quero algo pequeno e transportável.

1. Deve caber sim, esse maluco aqui colocou a X670E-I no Ghost com 2 top hats e montou logo um 7950X3D + 4090 + custom loop

2. A série 7000 não-X é bem tranquila de levar, o 7900 mesmo puxa 86W stock

3. Ai vai depender de quanto trabalho você está disposto a ter, um 7950X + 4090 FE cabe num FormD de 9L, mas tem que trazer a FE da gringa; tem o build do @ricardo.vix no A4-H2O de 11L com a Liquid que ajuda bastante em questão de espaço; Lian Li Q58 tem 14,5L...

Agora, se me permitir dar um pitaco, eu trocaria a X670 pela B650 e com o que sobrou metia um 7800X3D, uma 4070 (talvez uma Ti com gambiarra) Edit: 4070 (tem modelo dessa triplefan Ti, só não achei em estoque) e ficaria com o Ghost mesmo... a qualidade de construção dele é sensacional.

Última edição:
1. Deve caber sim, esse maluco aqui colocou a X670E-I no Ghost com 2 top hats e montou logo um 7950X3D + 4090 + custom loop

2. A série 7000 não-X é bem tranquila de levar, o 7900 mesmo puxa 86W stock

3. Ai vai depender de quanto trabalho você está disposto a ter, um 7950X + 4090 FE cabe num FormD de 9L, mas tem que trazer a FE da gringa; tem o build do @ricardo.vix no A4-H2O de 11L com a Liquid que ajuda bastante em questão de espaço; Lian Li Q58 tem 14,5L...

Agora, se me permitir dar um pitaco, eu trocaria a X670 pela B650 e com o que sobrou metia um 7800X3D, uma 4070 (talvez uma Ti com gambiarra) Edit: 4070Ti e ficaria com o Ghost mesmo... a qualidade de construção dele é sensacional.

Opa, obrigado pelo feedback.
-Eu ia compra a x670e-i da Terabyte, pois não achei nenhuma b650e-i disponível.
-Bom saber que a versão não X dá pra usar com AirCooler.
-Problema: Meu NHL12 ghost edition não é compatível com essa mobo, precisaria importar outro cooler.
-Quanto a GPU, pra mim, não faz muito sentido no momento ir de 3080 para 4070 padrão, rs.

Outra questão. Estava pensando em comprar um FormD T1 + um NZXT X53 Kraken de WC. A X670E-I + 7900 (sem x), 32gb Ram.

Enfim, então fiquei entre:
a)
>Ryzen 9 7900;
>Aircooler (acho que o Thermalright AXP90-X53 Full Black é compativel);
>X670E-I;
>32gb Ram;
>Ghost S1 MK2 (manter);
>Manter a 3080.

e

b)
>Ryzen 9 7900;
>Watercooler NZXT Kraken X53;
>X670E-I;
>32gb Ram;
>FormD T1;
>Manter a 3080.

Qual você acha mais interessante?

Última edição:
-Problema: Meu NHL12 ghost edition não é compatível com essa mobo, precisaria importar outro cooler.
-Quanto a GPU, pra mim, não faz muito sentido no momento ir de 3080 para 4070 padrão, rs.
• Realmente, de 3080 pra 3080 12GB não é upgrade :limo:
• B650E-I por 2800
• O 7800X3D tb é tranquilo, dá pra segurar ele com um Wraith Prism, então só precisa preocupar com o "fitment" mesmo hehe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a)
>Ryzen 9 7900;
>X670E-I;
>32gb Ram;
>Ghost S1 MK2 (manter);
>Manter a 3080.

e

b)
>Ryzen 9 7900;
>X670E-I;
>32gb Ram;
>FormD T1;
>Manter a 3080.

Eu tenderia para o FormD T1 pela maior compatibilidade visto que aparentemente agora GPU high-end é só 3 slots pra cima.

• B650E-I por 2800
• O 7800X3D tb é tranquilo, dá pra segurar ele com um Wraith Prism, então só precisa preocupar com o "fitment" mesmo hehe

Eu tenderia para o FormD T1 pela maior compatibilidade visto que aparentemente agora GPU high-end é só 3 slots pra cima.

Essa loja é confiável?
Quais as diferenças da x670e-i pra b650e-i? Sempre pensei que mobo o ideal era ter a melhor...
E questão de processador, esse aí é melhor que o Ryzen 9 7900?

Questão de fitment de CPU Cooler também pesa. Teria que achar um Bom que caiba no Ghost, porque curto demais esse case hehehehehe.

• B650E-I por 2800

Então, voltando para os Finalmentes:

>Ryzen 9 7900;**
>Aircooler (???)**
>B650E-I;**
>32gb Ram;**
>Ghost S1 MK2 (manter);
>Manter a 3080.

Última edição:
Essa loja é confiável?
Quais as diferenças da x670e-i pra b650e-i? Sempre pensei que mobo o ideal era ter a melhor...
E questão de processador, esse aí é 2k a mais, ui.....

Questão de fitment de CPU Cooler também pesa. Teria que achar um Bom que caiba no Ghost, porque curto demais esse case hehehehehe.

>Ryzen 9 7900;**
>Aircooler (???)**
>B650E-I;**
>32gb Ram;**
>Ghost S1 MK2 (manter);
>Manter a 3080.

Pesquisei alguns relatos sobre essa loja aqui no fórum e muita gente falando que foi tranquilo.

Entre a X670 e a B650, grosso modo: 2x USB4 (40Gbps) na X, 4 portas USB a mais, ventilação ativa para os M.2 e o Strix Hive Dock, que é um "extensor" de algumas funções da placa mãe, como saída 3.5mm (com um DAC bem superior), controle de volume em um potenciômetro, botão Clear CMOS e mais portas USB. Questão de alimentação e PCIE elas são virtualmente idênticas.

A0rJBX9.png

Falando em case pequeno pra 4090... esses dias vi um tal de Acat X Pro no ali e chamou a atenção por ser parecido com o Formd T1 só que um pouco maior.
Diz suportar placas de até 345mm, a minha por exemplo tem 334mm, então uma 4090 caberia sem muitos problemas e ainda mais um rad de 280mm.
Só que o anuncio é meio confuso, não entendi se ele vem com painel mesh alumínio ou metal ou sem vem com TG e também não menciona nada sobre o cabo riser pcie.
O pedestal pra usar na vertical aparentemente não vem e o preço se for taxado (provavelmente será) não sei se compensa muito.

Essa loja é confiável?
E questão de processador, esse aí é melhor que o Ryzen 9 7900?

>Ryzen 9 7900;**
>Aircooler (???)**
>B650E-I;**
>32gb Ram;**
>Ghost S1 MK2 (manter);
>Manter a 3080.

Ryzen 9 7900
Aircooler eu pegaria uma AXP90-X53 Full Copper ou ou AXP90-X53 Full Black (pegar o FULL, que é todo de cobre também) no Aliexpress por uns R$ 300,00~R$ 350,00, caso caiba no ghost.
Placa mãe não sei, n manjo de AM5
32GB ram tá safe, eu pegaria umas 5600mhz da corsair mesmo
Gabinete tá safe, se vc quer continuar no ghost
3080 mesma coisa

Falando em case pequeno pra 4090... esses dias vi um tal de Acat X Pro no ali e chamou a atenção por ser parecido com o Formd T1 só que um pouco maior.
Diz suportar placas de até 345mm, a minha por exemplo tem 334mm, então uma 4090 caberia sem muitos problemas e ainda mais um rad de 280mm.
Só que o anuncio é meio confuso, não entendi se ele vem com painel mesh alumínio ou metal ou sem vem com TG e também não menciona nada sobre o cabo riser pcie.
O pedestal pra usar na vertical aparentemente não vem e o preço se for taxado (provavelmente será) não sei se compensa muito.

2k é de foder ein, melhor pegar um meshroom da vida.

Esperando chegar o SSD para montar um NZXT H1. Devem fazer mais de 15 anos que não tenho um gaming PC, da época das 8600 GT e FX 5200, estou empolgado de voltar.

2RuvfAe.jpg
[

Vai voltar em grande estilo!

Muito top esse projeto!

Eu tenho um NZXT H500 que curto muito. Para mim ele poderia ser um pouco mais curto, coisa de uns 5 a 6cm.
Estou aproveitando umas peças que sobraram aqui, depois de uns upgrades no meu PC e da montagem do PC da minha filha, para montar um PC para minha esposa utilizando um Pichau HX100 Metal, que deve chegar nessa semana.
Depois que montar, posto fotos e minhas impressões com o gabinete.
Comprei no ML da Pichau, por R$ 379 em 10 vezes sem juros e frete grátis.

Ryzen 9 7900
Aircooler eu pegaria uma AXP90-X53 Full Copper ou ou AXP90-X53 Full Black (pegar o FULL, que é todo de cobre também) no Aliexpress por uns R$ 300,00~R$ 350,00, caso caiba no ghost.
3080 mesma coisa

Uns 3k se for taxado, meio sem noção esse preço prá gente aqui no br.

Mas eu meio que desencanei de case na vertical com a minha 4090.
Com a placa virada com as entradas pra cima dá uma diferença de 14 graus a mais no hotspot e 6 na memória. Com as entradas viradas pra baixo deu uma diferença 2 graus na memória e de 6 graus no hotspot.

Hoje eu deitei o nr200 de lado e estou testando a placa na "vertical", a mais tradicional com as entradas para trás, e até agora as temps tem se mantido como na tradicional posição horizontal.

Enquanto eu estiver com essa placa o melhor seria deixar ela nessas posições mais comuns, nada de usar em pé e menos ainda de cabeça pra baixo kkk

Ficou ótimo! fico de cara em como esse case é versátil.
O manejo dos cabos também ficou surpreendentemente bom.
Esse fan lateral é slim? Tava pensando em por um como intake pra jogar um pouco de ar frio nas memórias junto com o cooler da CPU, mas se so couber slim dai nem rola.
Sim sim, é slim!

Ryzen 9 7900
3080 mesma coisa

Pois é. Eu não sei a compatibilidade do AXP90-X53 Full Black (que seria minha opção) com a mobo am5...

Uma opção é um FormD T1 + NZXT Kraken X53 + B650E-I + 32gb Ram + Ryzen 9 7900, que pelos meus cálculos está dando R$ 9.750. (Vendendo meu case + kit mobo cpu ram, daria um saldo de R$ 6.600 +-, já tenho compradores).

Outra opção é Ghost S1 + AXP90 Full black (se compativel com AM5) + B650E-I + 32gb Ram + Ryzen 9 7900, que pelos meus cálculos dá R$ 6.800. (Vendendo meu kit mobo cpu ram, daria um saldo de R$ 5.300 +-).

Impedimento para ficar com o Ghost: Ser MK2 e não saber qual CPU Cooler é compativel.
Impedimento do FormD: Gasto de 1.300 a mais e a patroa perceber que mudei de gabinete de novo heuuhehueuheuhe (acho que alguns de voces me entendem).

Outra questão. Estava pensando em comprar um FormD T1 + um NZXT X53 Kraken de WC. A X670E-I + 7900 (sem x), 32gb Ram.

a)
>Ryzen 9 7900;
>X670E-I;
>32gb Ram;
>Ghost S1 MK2 (manter);
>Manter a 3080.

e

b)
>Ryzen 9 7900;
>X670E-I;
>32gb Ram;
>FormD T1;
>Manter a 3080.

Dica de ouro que eu fui pegar depois: se comprar o Thermalright, esquece esse lixo que eles chamam de backplate e usa o da AMD mesmo, que vem na placa. O deles não segura nada e tende a permitir aperto além da conta, acaba envergando a mobo toda.

Pois é. Eu não sei a compatibilidade do AXP90-X53 Full Black (que seria minha opção) com a mobo am5...

Uma opção é um FormD T1 + NZXT Kraken X53 + B650E-I + 32gb Ram + Ryzen 9 7900, que pelos meus cálculos está dando R$ 9.750. (Vendendo meu case + kit mobo cpu ram, daria um saldo de R$ 6.600 +-, já tenho compradores).

Outra opção é Ghost S1 + AXP90 Full black (se compativel com AM5) + B650E-I + 32gb Ram + Ryzen 9 7900, que pelos meus cálculos dá R$ 6.800. (Vendendo meu kit mobo cpu ram, daria um saldo de R$ 5.300 +-).

Impedimento para ficar com o Ghost: Ser MK2 e não saber qual CPU Cooler é compativel.
Impedimento do FormD: Gasto de 1.300 a mais e a patroa perceber que mudei de gabinete de novo heuuhehueuheuhe (acho que alguns de voces me entendem).
O AXP90 é um cooler com fan de 92mm. Acho BEM difícil ele ser incompatível com alguma mobo.

Achei aqui uma mobo b760i da Intel. É compatível com o NHL12 Ghost.
Então eu precisaria comprar só o CPU e Ram.

Entre as CPUs, melhor um i7 13700 (não k) ou um i5 13600k?
Eles são tankados pelo NHL12 Ghost edition?
Qual melhor cooler da intel para o NHL12?

Última edição:
Uns 3k se for taxado, meio sem noção esse preço prá gente aqui no br.

Mas eu meio que desencanei de case na vertical com a minha 4090.
Com a placa virada com as entradas pra cima dá uma diferença de 14 graus a mais no hotspot e 6 na memória. Com as entradas viradas pra baixo deu uma diferença 2 graus na memória e de 6 graus no hotspot.

Hoje eu deitei o nr200 de lado e estou testando a placa na "vertical", a mais tradicional com as entradas para trás, e até agora as temps tem se mantido como na tradicional posição horizontal.

Enquanto eu estiver com essa placa o melhor seria deixar ela nessas posições mais comuns, nada de usar em pé e menos ainda de cabeça pra baixo kkk
Qual o modelo da tua 4090?

O AXP90 é um cooler com fan de 92mm. Acho BEM difícil ele ser incompatível com alguma mobo.

Tem algumas que ele pega no dissipador do VRM, outras o backplate é incompatível por causa de capacitores, vi alguns casos no Reddit.

Atualização:
Acabei comprando uma Asus Rog Strix B760-i, DDR5 com um Kit de Montagem Noctua LGA 1700.

Resolvi ficar com minha assim:
>i7 13700f ou com vídeo integrado.*
>NHL12 Ghost Edition (com kit de montagem LGA 1700**).
>32gb de ram corsair vengence 5600mhz.*
>B760-i Asus Rog Strix.**
>SF 750w.
>RTX 3080.
>Ghost S1.

*Upgrade.
**Já comprados.

Acredito que não terei problema de temperatura e poderei usufruir do meu Ghost por mais tempo, rs.

Fala pessoal, bãopadaná?
Queria esperar uma pecinha chegar (o cabo pra ligar direto na fonte a vga da moddiy), mas não me aguentei pra mostrar pra vcs.
A 4070Ti chegou essa semana e cara, eu achei que não ia caber.
TmolPCS.jpg

Antes, com o NR200 e a Strix 1080TI
oPjXHck.png

Fala pessoal, bãopadaná?
Queria esperar uma pecinha chegar (o cabo pra ligar direto na fonte a vga da moddiy), mas não me aguentei pra mostrar pra vcs.
A 4070Ti chegou essa semana e cara, eu achei que não ia caber.
TmolPCS.jpg

Antes, com o NR200 e a Strix 1080TI
oPjXHck.png
E essa Edifier marota aí heim!

E essa Edifier marota aí heim!
Menina dos meus ouvidos! Marota demais, ligadinha em um famoso e saudoso dac x6, perfeita. Não sei como os vizinhos ainda não reclamaram, acho que é devido a eu ficar nos quartos dos fundos. kkkk

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar