Amigo, tudo bem está certo o que diz, mas você está falando de performance em geral, eu estou falando de Slowdown, que não tem nada haver com save ou memória e sim com Placa gráfica e versão Ps3.
Como já falei, mesmo no início do jogo assim que se coloca new game o ps3 já sofre com slowdowns perdendo para Xbox e para PC (claro se o pc tiver os requesitos minimos e estiver rodando adequadamente configurado).
Todos esses problemas que você relatou são verdades, mas o meu foco foi por conta do SLOWDOWN não é só com skyrim que o ps3 sofre com SLOWDOWN em multiplataformas, esse é meu segundo ps3 e nesse agora só compro exclusivos que gosto, mas no outro que tive eu jogava tudo e sempre ele sofria com quedas de frames em vários jogos e no Xbox sempre liso! Mas no Skyrim eu peguei pra ps3 por que o cara não tinha a Pe pra x360 então foi de ps3 mesmo e agora já até acostumei, mas se pudesse voltar pegaria pra pc e ponto pois é a melhor plataforma para joga-lo tendo uma máquina boa.
Hoje chega meu processador e vga novas e já vou instalar no pc e ficando bom, acho que largo a de ps3 e começo a jogar no pc.
Há um pouco de exagero no seu relato.
Sim, é verdade que o PS3 sofre com quedas de frames em muitos jogos, mas isto não se deve apenas a dificuldade de programação no mesmo, e sim pela defasagem natural do hardware, pois há muitos jogos no X360 que o mesma sintoma acontece (de cabeça cito Mafia II, L.A. Noire e Kane & Lynch: Dog Days), se for comparar com o PC então aí o caldo entorna, não a toa a maioria esmagadora dos jogos para consoles são limitados a 30 fps. Aliás, esta diferença em jogos multiplataforma já foi muito mais acentuada, hoje geralmente sai igual para os dois (leia as análises de desempenho da Digital Foundry, Eurogamer), o caso de Skyrim é isolado e pelo que tudo indica a Bethesda já teve problemas semelhantes em Fallout 3, Fallout New Vegas e Oblivion, então tá na cara que a empresa não teve competência para corrigir algo que já tinha lidado.