[TÓPICO DEDICADO] Sobre dúvidas e compras de smartphones

gente, quao barato da pra pagar e ainda ter um celular descente q va durar alguns anos?

é pra minha tia, acho q ela só usa whatsapp e facebook, tava usando um sasung s7 q passei pra ela.

tem alguma recomendaçao?
Qual orçamento? Eu daria uma olhada no A54 ou M54, A54 vai ter câmeras melhores, som estéreo, IP67 etcetc que talvez sejam úteis ou não, o M54 se esperar e ficar de olho em promos talvez consiga na faixa dos 1300~, vai entregar bateria legal, câmeras ok, tela acho que vai ter boa visibilidade mesmo no sol (mínimo deve ser uns 800~ nits, talvez 1000 como o A54), desempenho ok pra intermediário e bom tempo de suporte de Android/UI

E pra galera que for ler esse thread no futuro, por enquanto pelo menos a maioria das recomendações de celulares mid vai ser A54 e M54 até lançarem outras opções interessantes, pra quem quiser gastar 2000 provavelmente vão ser sugeridos esses 2 e embolsar a grana ou gastar mais e pegar outro aparelho, e pra quem quer gastar 1000 vão sugerir investir um pouco mais nesses 2 kkkkk
 
Boa tarde, smartphone CxB com câmera boa, quais as melhores opções?
Tô pensando no Motorola g60
 
Boa tarde, smartphone CxB com câmera boa, quais as melhores opções?
Tô pensando no Motorola g60
A54 ou M54 bem mais melhor de bom
 
Qual orçamento? Eu daria uma olhada no A54 ou M54, A54 vai ter câmeras melhores, som estéreo, IP67 etcetc que talvez sejam úteis ou não, o M54 se esperar e ficar de olho em promos talvez consiga na faixa dos 1300~, vai entregar bateria legal, câmeras ok, tela acho que vai ter boa visibilidade mesmo no sol (mínimo deve ser uns 800~ nits, talvez 1000 como o A54), desempenho ok pra intermediário e bom tempo de suporte de Android/UI

E pra galera que for ler esse thread no futuro, por enquanto pelo menos a maioria das recomendações de celulares mid vai ser A54 e M54 até lançarem outras opções interessantes, pra quem quiser gastar 2000 provavelmente vão ser sugeridos esses 2 e embolsar a grana ou gastar mais e pegar outro aparelho, e pra quem quer gastar 1000 vão sugerir investir um pouco mais nesses 2 kkkkk
nao tenho um orçamento certo...
mas olhando aqui tanto o a54 qnt o m54 sao otimos, talvez até bons de mais pra minha tia... tela 120hz nao vai servir d nada pra ela, bateria d 6000mah do m54 tbm n precisa, camera nao precisa mais do q o basico.
to olhando aqui o g52 ou a32, acho q vou cair pra essa faixa de até 1000 reais q ja vai ter td q ela precisa.
 
Qual orçamento? Eu daria uma olhada no A54 ou M54, A54 vai ter câmeras melhores, som estéreo, IP67 etcetc que talvez sejam úteis ou não, o M54 se esperar e ficar de olho em promos talvez consiga na faixa dos 1300~, vai entregar bateria legal, câmeras ok, tela acho que vai ter boa visibilidade mesmo no sol (mínimo deve ser uns 800~ nits, talvez 1000 como o A54), desempenho ok pra intermediário e bom tempo de suporte de Android/UI

E pra galera que for ler esse thread no futuro, por enquanto pelo menos a maioria das recomendações de celulares mid vai ser A54 e M54 até lançarem outras opções interessantes, pra quem quiser gastar 2000 provavelmente vão ser sugeridos esses 2 e embolsar a grana ou gastar mais e pegar outro aparelho, e pra quem quer gastar 1000 vão sugerir investir um pouco mais nesses 2 kkkkk

No caso de uma faixa de até um 2500 então, qual seria o melhor celular?
 
nao tenho um orçamento certo...
mas olhando aqui tanto o a54 qnt o m54 sao otimos, talvez até bons de mais pra minha tia... tela 120hz nao vai servir d nada pra ela, bateria d 6000mah do m54 tbm n precisa, camera nao precisa mais do q o basico.
to olhando aqui o g52 ou a32, acho q vou cair pra essa faixa de até 1000 reais q ja vai ter td q ela precisa.
eu pegaria um moto g32

esta 892,00 a vista
mais q isso é desperdicio para o uso dela minha opiniao
 
No caso de uma faixa de até um 2500 então, qual seria o melhor celular?
Tem o Motorola Edge 30, estou com um a cerca de 1 semana e até agora estou achando excelente...
Vale a pena dar uma olhada, 8GB RAM/256GB ROM + Snap 778G + tela OLED 144Hz

Mas tem o S21 FE, com Snap 888, vi por 2.2k no magalu, se não subiu, vale MUITO a pena...
 
Última edição:
qual a outra opçao pra quem nao quer o a54 ou m54 q tem processador exynos,tem outra opçao de cel com snapdagron ?
 
Tem o Motorola Edge 30, estou com um a cerca de 1 semana e até agora estou achando excelente...
Vale a pena dar uma olhada, 8GB RAM/256GB ROM + Snap 778G + tela OLED 144Hz

Mas tem o S21 FE, com Snap 888, vi por 2.2k no magalu, se não subiu, vale MUITO a pena...

21 FE com snap só importado. Manda o link desse aí da magalu
 
No caso de uma faixa de até um 2500 então, qual seria o melhor celular?
Então, essa faixa de preço é complicada porque praticamente não tem opção nacional, considerando o A54/M54 a 1300-1700 por exemplo fica um gap na Samsung desse preço até lá pros 3k onde vai ter a linha S, mas os modelos base (S21/S22) tem autonomia insuficiente pra muita gente e o S21+/S22+ dão mais uma subida de preço que muitas vezes é difícil de justificar o gasto extra vs um bom intermediário, S23 base por enquanto está na faixa dos 4k~, esse pelo menos tem autonomia melhor mas é um salto grande de 2500 pra 4000

Então basicamente de 2000 até uns 3000-3500 acho que seriam alguns aparelhos da Motorola tipo o Edge 30, Edge 30 Neo, Edge 30 Fusion, talvez Edge 20 Pro etc que aí é questionável se vale a pena ou não e também teria o Zenfone 9 (já apareceu por 2,8k-2,9k~) que é um aparelho bem legal no geral, pelo que vejo a galera prefere as câmeras da Samsung (sim, mesmo sendo mais barato), creio eu que Motorola/Asus tenham menos tempo de suporte de software também, o SoC continua sendo intermediário nos Motorola (do 30 Fusion seria um flagship de gen passada) e no Zenfone 9 é o 8+ Gen 1 que é um flagship de gen passada excelente, tem boa autonomia também mas nem todo mundo curte celular compacto

Até 2k eu continuo achando o A54/M54 (depende do user e preço) e até mesmo o S20 FE Snapdragon as melhores opções pra comprar aqui, se for importar aí abre um pouco o leque de opções mas isso tem seus poréns também
 
Última edição:
A esperança era o lançamento do S21 FE com Snap, aí ficaria a opção coerente de intermediário premium mas sem mínima chance disso. Pelo o visto a marca vai é enfiar outro exynos na galera (S23 FE), e nada de cometer um A74 mais ajeitadinho que o A54. Então o gap vai continuar forte, o usuário não tem opção: ou junta/dá um jeito de pegar S23 base ou fica de intermediário comum.

O S23 FE com Exynos se a Samsung não errar nele pode ser que vire opção dentro dessa lacuna atual.
 
A esperança era o lançamento do S21 FE com Snap, aí ficaria a opção coerente de intermediário premium mas sem mínima chance disso. Pelo o visto a marca vai é enfiar outro exynos na galera (S23 FE), e nada de cometer um A74 mais ajeitadinho que o A54. Então o gap vai continuar forte, o usuário não tem opção: ou junta/dá um jeito de pegar S23 base ou fica de intermediário comum.

O S23 FE com Exynos se a Samsung não errar nele pode ser que vire opção dentro dessa lacuna atual.
Acho difícil disso acontecer mas não impossível.... pode ser que ocorra igual o S20FE que começou com exynos e depois apareceu snapdragon, acho que tudo depende, da produção, das vendas.... e a produção do S20 foi no auge da pandemia o que pode ter comprometido os lotes... Em relação S21 FE eu acho que ela deve manter o exynos 2100 porque ainda vende, inclusive eu peguei um com 8GB/256GB o desempenho não é ruim, talvez é até igual o S21 Snap versão korea... em termos de desempenho são equivalentes mas o Snap 888 ainda é um pouco melhor mas não é uma diferença perceptível creio que seja algo máximo 5% então provavelmente se ela resolver lançar a versão S21 FE Snap será naqueles moldes, problema na produção por causa de muita demanda, baixa venda do exynos.... e na versão S22 e S23 há relatos de que lançarão o S23 FE e provavelmente vai vir ou com Exynos 2200 ou Snap Gen 1 e em relação ao S22 FE acho que não devem lançar.
 
Acho difícil disso acontecer mas não impossível.... pode ser que ocorra igual o S20FE que começou com exynos e depois apareceu snapdragon, acho que tudo depende, da produção, das vendas.... e a produção do S20 foi no auge da pandemia o que pode ter comprometido os lotes... Em relação S21 FE eu acho que ela deve manter o exynos 2100 porque ainda vende, inclusive eu peguei um com 8GB/256GB o desempenho não é ruim, talvez é até igual o S21 Snap versão korea... em termos de desempenho são equivalentes mas o Snap 888 ainda é um pouco melhor mas não é uma diferença perceptível creio que seja algo máximo 5% então provavelmente se ela resolver lançar a versão S21 FE Snap será naqueles moldes, problema na produção por causa de muita demanda, baixa venda do exynos.... e na versão S22 e S23 há relatos de que lançarão o S23 FE e provavelmente vai vir ou com Exynos 2200 ou Snap Gen 1 e em relação ao S22 FE acho que não devem lançar.

S22 FE nem comentam mais já deve ser voto vencido. S23 FE virá com exynos mesmo, os rumores apontam apenas isso no momento.

Se eles meterem snapdragon ninguém compra S23 principal, os aparelhos Fan naturalmente já derrubam um pedaço bom da receita dos flagship, é necessário segregar a linha com exynos.

Exynos 2100 não ficou ruim na linha S21 principal, mas no FE o chip sofreu algum tipo de capagem porque não apresenta performance similar à linha principal, e adicionalmente possui o problema de esquentar e não manter o desempenho sob carga alta.
 
Exynos 2100 não ficou ruim na linha S21 principal, mas no FE o chip sofreu algum tipo de capagem porque não apresenta performance similar à linha principal, e adicionalmente possui o problema de esquentar e não manter o desempenho sob carga alta.
Isso é verdade ele foi meio capado para ser um Intermediário Premium+ mas dá para desbloquear o potencial, porém você verá aquecimento e talvez throttling em algumas situações (jogos, apps pesados...) aliás se não fosse esses ajustes pela samsung não haveria a necessidade do S21 ou do lançamento do FE já que é basicamente a mesma configuração só com algumas diferenças, tamanho de tela, melhoria de camera, bateria...
 
Não é SD 888 não

Eu jurava que a versão nacional era Snapdragon kkk, eu nunca pesquisei muito a fundo os FE kk
Mas acho que até a faixa dos 2.2k, dificilmente você irá achar algo muito superior ao S21 FE por um bom preço, visto que o 7788G+ do Edge 30 (que tem praticamente o mesmo preço) segundo os meus testes consegue se igualar a um Snap 860, coisa quer eu acho que o Exynos 2100 já consegue superar...

Isso é verdade ele foi meio capado para ser um Intermediário Premium+ mas dá para desbloquear o potencial, porém você verá aquecimento e talvez throttling em algumas situações (jogos, apps pesados...) aliás se não fosse esses ajustes pela samsung não haveria a necessidade do S21 ou do lançamento do FE já que é basicamente a mesma configuração só com algumas diferenças, tamanho de tela, melhoria de camera, bateria...

Tem uns camaradas meus que possuem FE e realmente, eles dizem que o aparelho fica ligeiramente abaixo em desempenho, mas nunca peguei para testar em mãos... Acho que deve ser uma somatória de fatores que resulta nisso (eu diria que é culpa da menor quantidade de RAM + projeto de dissipação mais simples), ai acaba deixando o SoC manco :confused:
 
Tem uns camaradas meus que possuem FE e realmente, eles dizem que o aparelho fica ligeiramente abaixo em desempenho, mas nunca peguei para testar em mãos... Acho que deve ser uma somatória de fatores que resulta nisso (eu diria que é culpa da menor quantidade de RAM + projeto de dissipação mais simples), ai acaba deixando o SoC manco :confused:
Eu tenho FE e não é problema de RAM pois o modelo que uso é 8GB/256Gb o desempenho um pouco inferior acredito que seja configuração + one ui feita pela fabricante para tornar o cel mais frio e mais voltado para usuário casual. Você consegue extrair o máximo do exynos 2100 porém tem de desabilitar muita coisa, habilitar outras, sacrificando a bateria que já não é das melhores e nesse caso terá um desempenho similar ao S21. Hoje mesmo somente com configuração padrão e 120hz fiz um teste do antutu deu 695.000 e no ranking do app estava em 55 acima do poco F4 (snap 870) na verdade um empate técnico. Se eu aumentasse as opções agressivas do processador e diminuisse o limite de temperatura alvo (thermal throttling) acredito que e teria um empate técnico com o S21 FE snap 888 que faz 710.000 antutu
 
Eu tenho FE e não é problema de RAM pois o modelo que uso é 8GB/256Gb o desempenho um pouco inferior acredito que seja configuração + one ui feita pela fabricante para tornar o cel mais frio e mais voltado para usuário casual. Você consegue extrair o máximo do exynos 2100 porém tem de desabilitar muita coisa, habilitar outras, sacrificando a bateria que já não é das melhores e nesse caso terá um desempenho similar ao S21. Hoje mesmo somente com configuração padrão e 120hz fiz um teste do antutu deu 695.000 e no ranking do app estava em 55 acima do poco F4 (snap 870) na verdade um empate técnico. Se eu aumentasse as opções agressivas do processador e diminuisse o limite de temperatura alvo (thermal throttling) acredito que e teria um empate técnico com o S21 FE snap 888 que faz 710.000 antutu

Meus últimos Exynos foram no A5 2017 (7880) e no S10 (9820) e em AMBOS aparelhos, se fosse executar alguma coisa que exigisse mais do SoC os aparelhos FERVIAM, isso ficava evidente em jogos, principalmente os que colocavam alta cargo sobre o CPU e GPU simultaneamente. Além dos vários problemas com compatibilidade com certos aplicativos, enfim...

Depois disso eu desencanei de Samsung, acho bacana o ecossistema e tudo mais, mas voltei para um Android pouco modificado + Snapdragon para evitar essas firulas. Estou com um Edge 30 agora com Snapdragon 778G+, estou gostando muito da experiência no geral, mesmo tendo saído de um topo de linha para um intermediário premium...

Acho que se a Samsung colocou essa "trava" nos S FE deve ter um motivo plausível, pois mesmo não parecendo, existem circuitos de alimentação par o SoC, para as memórias e etc, além de ser bem custoso fazer um sistema de arrefecimento para um SoC topo de linha pois quando eles estão trabalhando sem limitação, aquecem e consomem bastante, vai ver a Samsung limitou o TDP desses modelos por padrão para evitar problemas de durabilidade de bateria, desgaste do SoC e etc.

Se o usuário não faz uso intenso, passa despercebido, pode ter certeza, pois já tem muita potencia, mesmo trabalhando limitado.

Acho que se eu tiver oportunidade futuramente, eu irei num Google Pixel, pois eu nunca vi alguém dizer nada daqueles aparelhos, seja em fóruns gringos ou nacionais.
 
Tenho um Redmi Note 8t e ele está bem ruinzinho ultimamente. Alguma recomendação até 1700 que possua entrada p2 e mais de 4GB RAM? Achei o M54 bacana, mas meh, odeio e não quero ter que ficar carregando adaptador usb-c toda hora. Gosto dos meus fones com fio.
Se eu achasse o g60 com 6gb pegaria ele, mas só achei a versão com 4 disponível.
 
Última edição:
Tenho um Redmi Note 8t e ele está bem ruinzinho ultimamente. Alguma recomendação até 1700 que possua entrada p2 e mais de 4GB RAM? Achei o M54 bacana, mas meh, odeio e não quero ter que ficar carregando adaptador usb-c toda hora. Gosto dos meus fones com fio.
Se eu achasse o g60 com 6gb pegaria ele, mas só achei a versão com 4 disponível.
Boa opção com p2 é o Redmi Note 10 Pro e G52, G60 é IPS.. o A54 é o "novo S20 FE" rsrs

vou falar por mim, eu também pensava assim sobre fone e demorei pra dar o braço a torcer pra bluetooth mas é um caminho sem volta, você tira o fone da caixinha liga o bluetooth do cel e pronto, depois poem na caixinha e ele já vai carregando, e isso hoje em dia em qualquer fone barato. Lavo louça, banheiro, faço comida, vou trampar, pareio com a tv, tudo tranquilo e sem fio, é até melhor guardar um sem fio na case do que um com fio no meio da mochila. E o bluetooth gasta menos que usar fio (pelo menos com o adaptador)
 
Última edição:
Acho que se eu tiver oportunidade futuramente, eu irei num Google Pixel, pois eu nunca vi alguém dizer nada daqueles aparelhos, seja em fóruns gringos ou nacionais.

Os processadores linha Tensor (google) são nada menos que exynos disfarçados pra aceitar gcam e outras coisas dos snaps tsmc, se estiver alguém me corrija, estudei pouco quando cogitei importar um Pixel do aliexpress.

Quem tem ou teve deve entender melhor sobre os Socs que a google usa nos aparelhos de produção própria.
 
Não abro mão do entrada p2, enquanto a qualidade, autonomia, delay e etc não evoluírem muito, fone Bluetooth vai ser minha segunda opção.

Tanto que fone tws eu nem cogito o uso, e se o fone Bluetooth tiver cabo é uma adição que eu considero muito.
 
  • Curtir
Reações: Noi
Boa opção com p2 é o Redmi Note 10 Pro e G52, G60 é IPS.. o A54 é o "novo S20 FE" rsrs

vou falar por mim, eu também pensava assim sobre fone e demorei pra dar o braço a torcer pra bluetooth mas é um caminho sem volta, você tira o fone da caixinha liga o bluetooth do cel e pronto, depois poem na caixinha e ele já vai carregando, e isso hoje em dia em qualquer fone barato. Lavo louça, banheiro, faço comida, vou trampar, pareio com a tv, tudo tranquilo e sem fio, é até melhor guardar um sem fio na case do que um com fio no meio da mochila. E o bluetooth gasta menos que usar fio (pelo menos com o adaptador)
Estava meio com o pé atrás de pegar outro Xiaomi, mas o Note 10 Pro parece ser a melhor opção CxB. O que acham do G82?

Em relação ao fone, eu possuo um bluetooth que só uso na academia, pois obviamente os fios atrapalham. Em casa, no trabalho e na faculdade, prefiro usar com fio mesmo. Enfim, preferência pessoal, mas como o colega acima disse, é algo que realmente não queria abrir mão.
 
Também gosto dos fones com fio principalmente porque a maioria dos fones chineses de alta definição são cabeados mesmo.

Mas é complicado colocar conexão P2 como primeiro critério, já na maioria dos intermediários não possui mais e se for falar de flagship então já era. Vai ficar limitado a poucas opções e geralmente modelos mais de entrada.

Os adaptadores/cabos e fones com conexão USB Type C hoje podem cobrir essa lacuna em qualquer aparelho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo