• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

SSDs da China valem a pena?

Pessoal, vale a pena um Asgard AN3? Sou um usuario comum usando SATA xing ling que perde velocidade depois de um tempo.

Meu receio em usar M2 é problemas de aquecimento, vi alguns relatos de ssd queimando e para piorar meu gabinete é mal ventilado para evitar acumulo excessivo de poeira. Mas sempre monito a temperatura interna.
 
Pessoal, vale a pena um Asgard AN3? Sou um usuario comum usando SATA xing ling que perde velocidade depois de um tempo.

Meu receio em usar M2 é problemas de aquecimento, vi alguns relatos de ssd queimando e para piorar meu gabinete é mal ventilado para evitar acumulo excessivo de poeira. Mas sempre monito a temperatura interna.
Aquecimento costuma acontecer somente com gen4. Esse sendo gen3 deve ficar tranquilo. Qualquer coisa basta comprar heatsink pra M.2.
 
Eu acabei arriscando nesse SSD de 1TB dessa do Link .. Parece que ela vem com um dissipador fininho e nos feedback dos compradores e um deles postou o resultado de um teste com o H2testw e a memória do SSD conseguiu manter uns 180MB/s depois que acabou o cache MLC no modelo de 1TB. Pra mim isso por enquanto vai ser o suficiente para guardar os meu jogos..kkkkk Se vai durar ai é como sempre.. uma eterna dúvida. kkk Ela saiu R$176,00 já com o frete e a taxa incluída. Os FDPs dos chineses deram uma subida bruta no valor dos SSD de 1TB e de 2TB e o pior é que além da subida de preço ainda tem a taxa..

https: //pt.aliexpress.com/item/1005005989430858.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.6e90caa4xRSVxO&gatewayAdapt=glo2bra
Chegou hoje o SSD. Ele realmente tem um dissipador de metal e é até bem grossinho, eu chuto que ele deve ter +-0,5mm . Depois eu posto o resultado dos testes... Só lamento de ter perdido a oferta relâmpago que ele teve e que foi vendido por R$115,00 nesse curto período de tempo.

Edit : Esse foi o resultado do teste no notebook do Acer Nitrão 5 . Eu gostei do resultado porque foi bem melhor que o teste que o comprador maluquinho do Aliexpress tinha postado lá nas avaliações do anúncio. Tomara que não estrague rápido..

teste_ssd_china_02.png
 
Última edição:
Na última quinta-feira finalmente chegou o Asgard SATA de 1 tera que peguei dia 17/11, no 11:11 do ali. Chegou 13 dias antes do prazo, bem embalado e funcionando perfeitamente. :joia:

Impressões:

A capacidade de 1 tera é verdadeira. Eu copiei 1 tera de dados duas vezes pro SSD ao fazer um malabarismo pra conseguir transformar um hd de 2 tera de ntfs para ext4.

O SSD tem sensor de temperatura, que não aumentou quase nada durante as duas cópias de 1 tera de dados. A carcaça de metal deve ajudar a não esquentar muito.

O desempenho na cópia de dados não é lá essas coisas. Mas sei que isso é normal em SSDs mais básicos.

Instalei Arch Linux e Janela$ 10 em dual boot no SSD. Eu já tinha o Arch Linux num hd instalado nesse pc (clonei a instalação pro SSD) e o boot está muito mais rápido agora. É a primeira vez que instalo o Janela$ 10 nesse pc, o boot dele ficou mais rápido que o do Arch Linux.

A seguir algumas imagens do produto:

aFlBOjP.jpg

j0Ohhll.jpg

Yny7YJk.jpg

OpbrmGo.jpg


Agora capturas de testes feitos com o SSD vazio, instalado como um dispositivo de armazenamento secundário:

yG9JCEF.png

oudtGdx.png

vDAqBu2.png

L3jOwOy.png


Agora testes com os sistemas rodando no SSD:

ps77Q72.png

UAHmziK.png



Estou satisfeito com o produto, agora espero que seja durável. Só o tempo vai dizer. :isso:
 
Última edição:
Depois vai nos tópicos de linux e explica o malabarismo pra conseguir ficar em EXT
 
Depois vai nos tópicos de linux e explica o malabarismo pra conseguir ficar em EXT
Nada especial. Eu movi 1 tera do hd de 2 tera pro ssd, encolhi a partição de 2 tb do hd pra ficar 1 tera, criei uma partição ext4 de 1 tera no hd, movi o 1 tera do ssd para a partição ext4 do hd, depois movi pro ssd o 1 tera da partição ntfs do hd que tinha encolhido antes, apaguei a partição ntfs do hd e redimensionei a ext4 pra ocupar todo o hd. Aí finalmente movi o 1 tera do ssd para o hd agora todo formatado em ext4. :vish:
 
Pagou quanto nesse SSD? Pelo que vi no app ele junto com os impostos batem quase 600 dinheiros... No mais parabéns pela aquisição
 
Basicamente a menos que você use uma APU, DEVERIA ser compatível. Na prática mesmo só testando, mas o slot em si é compatível com SSD PCIe 3.0 ou Sata, a depender da CPU usada. Já vi uns relatos mas acho que era placa mãe da Asrock, que cagaram alguma coisa na pinagem da placa mãe e tornava incompatível com alguns drives, mas da Asus nunca vi nada parecido
 
Basicamente a menos que você use uma APU, DEVERIA ser compatível. Na prática mesmo só testando, mas o slot em si é compatível com SSD PCIe 3.0 ou Sata, a depender da CPU usada. Já vi uns relatos mas acho que era placa mãe da Asrock, que cagaram alguma coisa na pinagem da placa mãe e tornava incompatível com alguns drives, mas da Asus nunca vi nada parecido
a questão é justamente que eu uso apu, um ryzen 3200g. quais problemas isso pode causar ? se o kingspeck for problema estou entre a gloway e a kingston


 
Última edição:
a questão é justamente que eu uso apu, um ryzen 3200g. quais problemas isso pode causar ? se o kingspeck for problema estou entre a gloway e a kingston


Eu já li umas informações meio conflitantes mas até onde eu entendo, o 3200g tem suporte a SSD NVMe sim. Se vai ser compatível com essas marcas infelizmente não sei dizer, nunca montei máquina com esses pares/combos.

Pela especificação, ele tem 20 pistas PCIe 3.0 disponíveis, 8 pra GPU, 8 pro vídeo integrado e 4 disponíveis (teoricamente pra SSD NVMe). O que eu lembro é que em placa mãe que tem mais de um slot M.2, um acaba desabilitado nessas APUs, mas não é o caso de sua placa mãe
 
a questão é justamente que eu uso apu, um ryzen 3200g. quais problemas isso pode causar ? se o kingspeck for problema estou entre a gloway e a kingston


As APUs de 1ª e 2ª geração (2000G e 3000G) aceitam ssd NVMe!
Tenho um Ryzen 2200G com um ssd WD SN850X rodando em PCIe 3.0 x4 di boa.
 
E finalmente chegou meu Asgard M2 de 500gb que comprei no aliexpress junto com o dissipador de calor da Orico.
Não senti tanta diferença na inicialização do Windows comparado ao Sata que eu usava. Liga em cerca de 15 segundos.
Para navegação sim realmente melhorou.

De resto funciona bem.

Segue os prints:



 
E finalmente chegou meu Asgard M2 de 500gb que comprei no aliexpress junto com o dissipador de calor da Orico.
Não senti tanta diferença na inicialização do Windows comparado ao Sata que eu usava. Liga em cerca de 15 segundos.
Para navegação sim realmente melhorou.

De resto funciona bem.

Segue os prints:




Quando coloquei um Xraydisk M2 aqui senti a mesma coisa, e isso tem haver com a AMD, porque em um intel com fast boot muda bastante.
 
Me responderam hoje mais cedo. Perguntaram se eu posso mandar pra eles trocarem. Vamos ver como isso vai seguir.
Bom, pra quem se interessar, hoje chegou o SSD novo. A timeline foi a seguinte:

- Dia 26/07 deu erro no meu Netac NV7000 2TB, comprado em 08/11/22. Ele estava no PS5. Quando liguei o PS5 nesse dia, ele ligava e já reiniciava, tentava recuperar o SSD e nada. Tirei o SSD e o PS5 ligou normalmente. Coloquei o SSD no adaptador USB que eu tenho pra NVME e nada, Windows não reconhecia. Coloquei na placa e nada também. As vezes ele até era reconhecido quando estava direto na placa, mas ficava somente alguns segundos e já morria.
- Entrei em contato com o suporte da Netac via chat do Ali Express dia 26/07 mesmo. Me responderam dia 27/07, perguntando se eu poderia mandar de volta. Concordei pensando em 2 coisas. A primeira, claro, era trocar o produto defeituoso. A segunda era efetivamente testar a garantia deles e todo o processo (de nada, seus desgraçados 🤣).
- Dia 28/07 eles me mandaram as instruções de envio. Pediram para mandar da forma mais barata e econômica possível, e declarar como 30 bidens.
- Demorei pra enviar pois ainda estava em dúvida se ia mandar mesmo, acabei resolvendo enviar dia 15/08. Embalei conforme instruções, coloquei o número do pedido junto ao SSD e fui nos correios. Mandei da forma mais barata e declarando 30 bidens. Custou 186,70 lules :nps:
- Avisei o suporte da Netac e mandei o código pra eles. Eles agradeceram. Agora começou a espera. Segundo os correios, o prazo era entre 22 e 30 dias úteis. Pois bem.
- Resolvi esperar até outubro, que já dava os 30 dias úteis mais um pouco. Segundo a Netac eles não haviam recebido. Tentei abrir chamado nos correios, entretanto o sistema deles pediu para esperar mais alguns dias. Só consegui abrir chamado nos correios no dia 07/11 (isso mesmo, novembro). Chamado com 30 dias coridos pra responder.
- No dia 23/11 os correios respondem dizendo que o modo selecionado de envio não estava previsto atualização de status no site dos correios (o que eu já sabia, pois eu escolhi a modalidade mais xulé, por orientação da Netac). Entretanto o suporte me mandou também que segundo o sistema deles o produto foi entregue sim para a Netac. Sabem quando? 08/09!
- Já puto, no dia 23/11 mesmo entrei no chat do suporte da Netac e falei pra eles sobre as informações dos correios. Eles pediram desculpa e disseram que houve um erro de logística da parte deles e que realmente eles haviam recebido nessa data de 08/09. Pqp...
- Para seguir com o envio do SSD novo, eles me geraram um produto de 10 centavos de bidens, pra poder gerar a etiqueta. Paguei. Eles pediram algumas confirmações de dados no chat. Confirmei. Dia 27/11 me responderam que iriam mandar em breve.
- Mandaram dia 30/11. Chegou no BR 06/12. Ficou sentado na alfândega em SP até dia 20/12, dia em que foi pra Cajamar. Ficou em Cajamar até 26/12. Ontem foi pro centro de distribuição mais próximo, e hoje foi entregue.

Mandaram um SSD novo, lacrado. Testei e está certinho. Ou seja, a garantia funciona. Mas é foda ter que depender dos correios e do suporte da Netac.

Uma coisa curiosa foi que a Netac enviou os dados para análise da alfândega (processo ao qual acredito que todas as vendas no remessa conforme tem que se submeter) e passou. O produto chegou com símbolo do remessa conforme. E na etiqueta está escrito "Descrição: Taxa Extra Netac", valor de 52 centavos de lules, frete zerado 🤣 Não faço idéia de como isso passou sem dar rolo 🤣
 
Última edição:
Bom, pra quem se interessar, hoje chegou o SSD novo. A timeline foi a seguinte:

- Dia 26/07 deu erro no meu Netac NV7000 2TB, comprado em 08/11/22. Ele estava no PS5. Quando liguei o PS5 nesse dia, ele ligava e já reiniciava, tentava recuperar o SSD e nada. Tirei o SSD e o PS5 ligou normalmente. Coloquei o SSD no adaptador USB que eu tenho pra NVME e nada, Windows não reconhecia. Coloquei na placa e nada também. As vezes ele até era reconhecido quando estava direto na placa, mas ficava somente alguns segundos e já morria.
- Entrei em contato com o suporte da Netac via chat do Ali Express dia 26/07 mesmo. Me responderam dia 27/07, perguntando se eu poderia mandar de volta. Concordei pensando em 2 coisas. A primeira, claro, era trocar o produto defeituoso. A segunda era efetivamente testar a garantia deles e todo o processo (de nada, seus desgraçados 🤣).
- Dia 28/07 eles me mandaram as instruções de envio. Pediram para mandar da forma mais barata e econômica possível, e declarar como 30 bidens.
- Demorei pra enviar pois ainda estava em dúvida se ia mandar mesmo, acabei resolvendo enviar dia 15/08. Embalei conforme instruções, coloquei o número do pedido junto ao SSD e fui nos correios. Mandei da forma mais barata e declarando 30 bidens. Custou 186,70 lules :nps:
- Avisei o suporte da Netac e mandei o código pra eles. Eles agradeceram. Agora começou a espera. Segundo os correios, o prazo era entre 22 e 30 dias úteis. Pois bem.
- Resolvi esperar até outubro, que já dava os 30 dias úteis mais um pouco. Segundo a Netac eles não haviam recebido. Tentei abrir chamado nos correios, entretanto o sistema deles pediu para esperar mais alguns dias. Só consegui abrir chamado nos correios no dia 07/11 (isso mesmo, novembro). Chamado com 30 dias coridos pra responder.
- No dia 23/11 os correios respondem dizendo que o modo selecionado de envio não estava previsto atualização de status no site dos correios (o que eu já sabia, pois eu escolhi a modalidade mais xulé, por orientação da Netac). Entretanto o suporte me mandou também que segundo o sistema deles o produto foi entregue sim para a Netac. Sabem quando? 08/09!
- Já puto, no dia 23/11 mesmo entrei no chat do suporte da Netac e falei pra eles sobre as informações dos correios. Eles pediram desculpa e disseram que houve um erro de logística da parte deles e que realmente eles haviam recebido nessa data de 08/09. Pqp...
- Para seguir com o envio do SSD novo, eles me geraram um produto de 10 centavos de bidens, pra poder gerar a etiqueta. Paguei. Eles pediram algumas confirmações de dados no chat. Confirmei. Dia 27/11 me responderam que iriam mandar em breve.
- Mandaram dia 30/11. Chegou no BR 06/12. Ficou sentado na alfândega em SP até dia 20/12, dia em que foi pra Cajamar. Ficou em Cajamar até 26/12. Ontem foi pro centro de distribuição mais próximo, e hoje foi entregue.

Mandaram um SSD novo, lacrado. Testei e está certinho. Ou seja, a garantia funciona. Mas é foda ter que depender dos correios e do suporte da Netac.

Uma coisa curiosa foi que a Netac enviou os dados para análise da alfândega (processo ao qual acredito que todas as vendas no remessa conforme tem que se submeter) e passou. O produto chegou com símbolo do remessa conforme. E na etiqueta está escrito "Descrição: Taxa Extra Netac", valor de 52 centavos de lules, frete zerado 🤣 Não faço idéia de como isso passou sem dar rolo 🤣
Interessante para sabermos que funciona a garantia deles porém você deu muita sorte pois eles poderiam alegar que não foi entregue e te enrolar...fora o risco de ser taxado de novo ao receber no governo do amor.

Tenho esse mesmo NV7000 2TB e agora dia 2 de janeiro ele completa 1 ano no meu PC...conto que uma hora ou outra vai dar pau então comprei mais 2 sdds de 2tb cada(1 Corsair MP600 e 1 Hiksemi Future)...aproveitei para pegar os 2 naquela época de preço baixo antes do remessa conforme...por exemplo o Hiksemi 2TB saiu por 350 reais...estou usando eles como sdds externos via case nvme porém um dos 2 vai para o PC quando o Netac morrer.
 
Bom, pra quem se interessar, hoje chegou o SSD novo. A timeline foi a seguinte:

- Dia 26/07 deu erro no meu Netac NV7000 2TB, comprado em 08/11/22. Ele estava no PS5. Quando liguei o PS5 nesse dia, ele ligava e já reiniciava, tentava recuperar o SSD e nada. Tirei o SSD e o PS5 ligou normalmente. Coloquei o SSD no adaptador USB que eu tenho pra NVME e nada, Windows não reconhecia. Coloquei na placa e nada também. As vezes ele até era reconhecido quando estava direto na placa, mas ficava somente alguns segundos e já morria.
- Entrei em contato com o suporte da Netac via chat do Ali Express dia 26/07 mesmo. Me responderam dia 27/07, perguntando se eu poderia mandar de volta. Concordei pensando em 2 coisas. A primeira, claro, era trocar o produto defeituoso. A segunda era efetivamente testar a garantia deles e todo o processo (de nada, seus desgraçados 🤣).
- Dia 28/07 eles me mandaram as instruções de envio. Pediram para mandar da forma mais barata e econômica possível, e declarar como 30 bidens.
- Demorei pra enviar pois ainda estava em dúvida se ia mandar mesmo, acabei resolvendo enviar dia 15/08. Embalei conforme instruções, coloquei o número do pedido junto ao SSD e fui nos correios. Mandei da forma mais barata e declarando 30 bidens. Custou 186,70 lules :nps:
- Avisei o suporte da Netac e mandei o código pra eles. Eles agradeceram. Agora começou a espera. Segundo os correios, o prazo era entre 22 e 30 dias úteis. Pois bem.
- Resolvi esperar até outubro, que já dava os 30 dias úteis mais um pouco. Segundo a Netac eles não haviam recebido. Tentei abrir chamado nos correios, entretanto o sistema deles pediu para esperar mais alguns dias. Só consegui abrir chamado nos correios no dia 07/11 (isso mesmo, novembro). Chamado com 30 dias coridos pra responder.
- No dia 23/11 os correios respondem dizendo que o modo selecionado de envio não estava previsto atualização de status no site dos correios (o que eu já sabia, pois eu escolhi a modalidade mais xulé, por orientação da Netac). Entretanto o suporte me mandou também que segundo o sistema deles o produto foi entregue sim para a Netac. Sabem quando? 08/09!
- Já puto, no dia 23/11 mesmo entrei no chat do suporte da Netac e falei pra eles sobre as informações dos correios. Eles pediram desculpa e disseram que houve um erro de logística da parte deles e que realmente eles haviam recebido nessa data de 08/09. Pqp...
- Para seguir com o envio do SSD novo, eles me geraram um produto de 10 centavos de bidens, pra poder gerar a etiqueta. Paguei. Eles pediram algumas confirmações de dados no chat. Confirmei. Dia 27/11 me responderam que iriam mandar em breve.
- Mandaram dia 30/11. Chegou no BR 06/12. Ficou sentado na alfândega em SP até dia 20/12, dia em que foi pra Cajamar. Ficou em Cajamar até 26/12. Ontem foi pro centro de distribuição mais próximo, e hoje foi entregue.

Mandaram um SSD novo, lacrado. Testei e está certinho. Ou seja, a garantia funciona. Mas é foda ter que depender dos correios e do suporte da Netac.

Uma coisa curiosa foi que a Netac enviou os dados para análise da alfândega (processo ao qual acredito que todas as vendas no remessa conforme tem que se submeter) e passou. O produto chegou com símbolo do remessa conforme. E na etiqueta está escrito "Descrição: Taxa Extra Netac", valor de 52 centavos de lules, frete zerado 🤣 Não faço idéia de como isso passou sem dar rolo 🤣
Foi a mesma experiência quando eu solicitei a troca do NV7000 por NV5000. Havia passado uns 15 dias desde que chegou, mas Netac só iniciou o processo de troca quando eu perguntei no chat. Ah e dá pra rastrear em site chinês de rastreio ou até mesmo rastreio que é adotado no aliexpress.
 
Bom, pra quem se interessar, hoje chegou o SSD novo. A timeline foi a seguinte:

- Dia 26/07 deu erro no meu Netac NV7000 2TB, comprado em 08/11/22. Ele estava no PS5. Quando liguei o PS5 nesse dia, ele ligava e já reiniciava, tentava recuperar o SSD e nada. Tirei o SSD e o PS5 ligou normalmente. Coloquei o SSD no adaptador USB que eu tenho pra NVME e nada, Windows não reconhecia. Coloquei na placa e nada também. As vezes ele até era reconhecido quando estava direto na placa, mas ficava somente alguns segundos e já morria.
- Entrei em contato com o suporte da Netac via chat do Ali Express dia 26/07 mesmo. Me responderam dia 27/07, perguntando se eu poderia mandar de volta. Concordei pensando em 2 coisas. A primeira, claro, era trocar o produto defeituoso. A segunda era efetivamente testar a garantia deles e todo o processo (de nada, seus desgraçados 🤣).
- Dia 28/07 eles me mandaram as instruções de envio. Pediram para mandar da forma mais barata e econômica possível, e declarar como 30 bidens.
- Demorei pra enviar pois ainda estava em dúvida se ia mandar mesmo, acabei resolvendo enviar dia 15/08. Embalei conforme instruções, coloquei o número do pedido junto ao SSD e fui nos correios. Mandei da forma mais barata e declarando 30 bidens. Custou 186,70 lules :nps:
- Avisei o suporte da Netac e mandei o código pra eles. Eles agradeceram. Agora começou a espera. Segundo os correios, o prazo era entre 22 e 30 dias úteis. Pois bem.
- Resolvi esperar até outubro, que já dava os 30 dias úteis mais um pouco. Segundo a Netac eles não haviam recebido. Tentei abrir chamado nos correios, entretanto o sistema deles pediu para esperar mais alguns dias. Só consegui abrir chamado nos correios no dia 07/11 (isso mesmo, novembro). Chamado com 30 dias coridos pra responder.
- No dia 23/11 os correios respondem dizendo que o modo selecionado de envio não estava previsto atualização de status no site dos correios (o que eu já sabia, pois eu escolhi a modalidade mais xulé, por orientação da Netac). Entretanto o suporte me mandou também que segundo o sistema deles o produto foi entregue sim para a Netac. Sabem quando? 08/09!
- Já puto, no dia 23/11 mesmo entrei no chat do suporte da Netac e falei pra eles sobre as informações dos correios. Eles pediram desculpa e disseram que houve um erro de logística da parte deles e que realmente eles haviam recebido nessa data de 08/09. Pqp...
- Para seguir com o envio do SSD novo, eles me geraram um produto de 10 centavos de bidens, pra poder gerar a etiqueta. Paguei. Eles pediram algumas confirmações de dados no chat. Confirmei. Dia 27/11 me responderam que iriam mandar em breve.
- Mandaram dia 30/11. Chegou no BR 06/12. Ficou sentado na alfândega em SP até dia 20/12, dia em que foi pra Cajamar. Ficou em Cajamar até 26/12. Ontem foi pro centro de distribuição mais próximo, e hoje foi entregue.

Mandaram um SSD novo, lacrado. Testei e está certinho. Ou seja, a garantia funciona. Mas é foda ter que depender dos correios e do suporte da Netac.

Uma coisa curiosa foi que a Netac enviou os dados para análise da alfândega (processo ao qual acredito que todas as vendas no remessa conforme tem que se submeter) e passou. O produto chegou com símbolo do remessa conforme. E na etiqueta está escrito "Descrição: Taxa Extra Netac", valor de 52 centavos de lules, frete zerado 🤣 Não faço idéia de como isso passou sem dar rolo 🤣
foda do rma no ali e esse preço
dependendo muito do que for nei vale a pena mandar de volta r olha era um m.2 que e minúsculo e leve
qual a capacidade ?
 
foda do rma no ali e esse preço
dependendo muito do que for nei vale a pena mandar de volta r olha era um m.2 que e minúsculo e leve
qual a capacidade ?
2TB
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo