Como está o desenvolvimento de Star Citizen 12 anos e US$ 700 milhões depois? Star Citizen ainda não tem previsão de lançamento
12 anos e 700 milhões de dólares depois, Star Citizen ainda não tem previsão de lançamento.
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12 anos e US$ 700 milhões depois, o que está acontecendo com o desenvolvimento do Star Citizen?
Speaking with over a dozen sources about the turbulent development of Star Citizen at Cloud Imperium Games.
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O turbulento desenvolvimento de 12 anos do Star Citizen não é segredo. Uma rápida busca no YouTube ou no Google revelará uma infinidade de problemas que o projeto sofreu desde seu início em 2012. De promessas quebradas a recursos cortados, os patrocinadores aprenderam a abandonar o navio ou se amarrar para a viagem sem destino final à vista. As frustrações estão em alta, e para muitos dos que trabalham no jogo, é um sentimento mútuo.
Em 1º de outubro, as caixas de entrada dos desenvolvedores da Cloud Imperium Games (CIG) foram atingidas por uma nova ordem da Chefe Global de Produção Erin Roberts; aqueles trabalhando em entregas da Citizencon devem trabalhar todos os dias, incluindo fins de semana, até 19 de outubro. A ordem forçou os funcionários a trabalhar 19 dias seguidos por um mínimo de 8 horas por dia até a Citizencon, com TOIL (tempo livre em substituição) sendo oferecido para as horas trabalhadas de sábado e domingo, bem como produtos de café da manhã e almoço sendo oferecidos.
É um mandato que foi rapidamente alterado depois que a equipe levantou questões sobre as legalidades que o cercam. Então, em vez disso, a CIG optou por dar aos funcionários o domingo de folga se eles atingissem o limite mínimo de 56 horas trabalhadas de segunda a sábado - uma mudança que ainda seria ilegal na lei do Reino Unido se os contratos de funcionários da CIG não contivessem um acordo de opt-out do limite semanal de 48 horas. Além da mudança repentina, a Insider Gaming também pediu comentários sobre nosso
relatório original sobre o mandato , o que aparentemente levou a um e-mail enviado por Erin Roberts à equipe para também dar aos funcionários o dia 21 de outubro de folga como um feriado gratuito da empresa. Talvez tenha sido apenas uma coincidência estranha, mas é um gesto que alguns funcionários dizem que provavelmente não teria acontecido se a notícia do mandato não fosse tornada pública.
A maioria dos funcionários viu isso como um curativo para um ferimento de bala, dizendo que a empresa precisa de uma reformulação completa para sobreviver.
Alguns trabalhadores acham que a CIG já passou do ponto sem volta, com seu futuro caminhando para um curso de colisão inevitável devido à sua má gestão e gastos excessivos. Nas últimas semanas, conversei com mais de uma dúzia de funcionários antigos e atuais sobre a situação atual da CIG, o que dá uma breve visão do funcionamento interno da empresa e do possível futuro.
Finanças e gastos sombrios
Em 2022,
de acordo com suas finanças , a empresa gastou US$ 637 milhões em desenvolvimento, com 2020-2022 com média de mais de US$ 106 milhões por ano. Supondo que a empresa continue gastando cerca de US$ 100 milhões por ano, não é preciso ser um matemático para perceber que os US$ 790
milhões arrecadados até agora no momento em que este artigo foi escrito estão à beira de, ou provavelmente já acabaram. É uma suposição sentida por funcionários atuais e antigos da empresa, que dizem que têm experimentado os efeitos de fundos aparentemente decrescentes nos últimos 12 meses.
Finanças da Cloud Imperium Games
No início deste ano, a CIG silenciosamente demitiu cerca de 100-150 funcionários em seus escritórios em Austin e Los Angeles. A empresa esperava que a mudança passasse despercebida porque os funcionários afetados foram instruídos a assinar acordos de confidencialidade, o que os impediu de anunciar sua saída nas redes sociais. Ex-funcionários disseram que aqueles que se recusaram a assinar foram informados de que não receberiam nenhuma forma de indenização.
Sem dúvida, as informações sobre demissões chegaram à internet por causa daqueles que se recusaram a assinar NDAs ou decidiram falar com a imprensa. As informações sobre as demissões eventualmente forçaram a mão da CIG, e a empresa emitiu uma declaração revelando que "um pequeno número de posições foi eliminado" e que ela havia "decidido co-localizar o máximo de desenvolvimento possível".
Os atuais funcionários também sentiram o fardo financeiro, com aumentos salariais congelados e a perspectiva de progressão na carreira aparentemente interrompida, tudo isso enquanto o custo de vida continua a aumentar. Alguns funcionários me dizem que agora estão lutando para sobreviver, levando alguns a contemplar a possibilidade de deixar a empresa e questionar seu futuro na indústria inteiramente.
“Mas pelo menos temos baristas nos servindo café aqui”, brincou um funcionário, referindo-se ao bar de café exagerado que ocupa grande parte do 9º andar do novo prédio em Manchester.
Imagem conceitual da área de café da Cloud Imperium Games em seu escritório em Manchester.
De acordo com fontes que acreditam que o dinheiro dos patrocinadores poderia ser gasto de forma muito mais eficiente, o café é apenas um exemplo dos hábitos de gastos desnecessários da CIG. Gastar dezenas de milhares de libras em móveis personalizados e adereços grandes não é incomum, dizem as fontes, com a gerência justificando seus hábitos de gastos porque está "expandindo os limites do desenvolvimento de jogos". Seu escritório em Manchester, que ainda está em construção em um andar, consiste em painéis de parede personalizados, portas e até mesmo mesas para fazer os funcionários se sentirem como se estivessem vivendo no universo Star Citizen.
Um funcionário descreveu o escritório como "quase uma versão espacial da fábrica de Willy Wonka" que "atende ao gosto em vez da funcionalidade".
Uma imagem do escritório da Cloud Imperium Games em Manchester tirada por /u/Dense-Art-1895
Questões de desenvolvimento
“Empurrando os limites do desenvolvimento de jogos” é uma frase frequentemente usada pela gerência, disseram fontes, que a usam repetidamente para explicar os processos de desenvolvimento de jogos pouco ortodoxos da CIG. Isso inclui racionalizar quase todos os processos do pipeline de desenvolvimento, incluindo criativos para seus processos de ensino sobre como trabalhar no Star Engine da CIG, uma versão fortemente modificada do CryEngine que tem sido a causa de anos de atrasos e resistências. A equipe descreve o motor como Frankenstein, uma mistura de peças com as quais é difícil trabalhar na melhor das hipóteses, não importa quando recursos são adicionados, alterados ou removidos diariamente.
Tanto a equipe atual quanto a antiga dizem que uma das questões fundamentais na CIG é o processo criativo, que verá
o chefão da CIG, Chris Roberts, fazer mudanças que definem o jogo diariamente, o que pode causar semanas de problemas. Roberts é relativamente conhecido dentro e fora da comunidade Star Citizen por ser um perfeccionista nos melhores momentos. Ainda assim, os desenvolvedores sentem que suas constantes mudanças de visão e escopo se tornaram um dos fardos mais significativos para Star Citizen, Squadron 42 e CIG como um estúdio de desenvolvimento.
A equipe diz que isso não é apenas sobre os recursos proeminentes do jogo, mas também sobre os mínimos detalhes.
Eles disseram que decisões que deveriam levar segundos criativamente podem às vezes levar horas, ou até dias, devido à sua microgestão. “Eu realmente estive sentado em reuniões que foram descarriladas por 30 minutos para que a colocação de objetos com os quais os jogadores provavelmente nunca interagiriam pudesse ser discutida em detalhes”, disse um ex-funcionário, “simplesmente não há foco real em terminar o jogo”, eles continuaram.
“Às vezes, os recursos mais básicos podem ser revisados por ele [Roberts] meia dúzia de vezes, para então serem descartados ou alterados na 7ª revisão”, disse outro funcionário. As constantes mudanças no escopo são pioradas por prazos inapropriados, muitos dos funcionários disseram, o que verá meses de trabalho esperados em semanas ou até mesmo dias, o que ainda corre o risco de ser descartado.
Cultura de culto
As constantes mudanças criativas, microgerenciamento, motor mal otimizado e falta de processos de desenvolvimento padrão levaram muitos desenvolvedores experientes a deixar a CIG nos últimos anos, com alguns daqueles com quem conversei preferindo uma forma mais tradicional de desenvolvimento de jogos. A mudança da equipe experiente da CIG sem dúvida teve um efeito cascata em sua cultura, com fontes dizendo que o estúdio agora tem uma das mentalidades de culto mais fortes de toda a indústria.
É o resultado da própria ação da CIG, que verá funcionários experientes substituídos por desenvolvedores mais jovens e baratos, que acharão difícil aprender com funcionários mais experientes porque não há nenhum. Uma fonte continuou dizendo que eles estão cientes de algumas pessoas que foram contratadas simplesmente porque eram fãs do jogo.
“Isso criou um lugar insalubre para trabalhar; você não pode recuar em nada”, disse um desenvolvedor atual. “Eles estão repetindo erros que outras empresas cometeram 20 anos atrás, o que contribui para as deficiências de seus recursos ambiciosos”, disse um ex-desenvolvedor.
A maioria dos funcionários experientes sairá por um motivo ou outro dentro de um ano, o que criou um estúdio onde uma grande parte de sua equipe terá Star Citizen como seu primeiro jogo lançado.
O Futuro do Star Citizen
Ainda não se sabe como a CIG continuará desenvolvendo seus jogos, já que seus fundos aparentemente estão diminuindo, mas o estúdio está buscando ativamente financiamento adicional e ideias para prolongar o desenvolvimento.
No início deste ano, a Microsoft recebeu uma breve apresentação do Squadron 42, a campanha spin-off da CIG de Star Citizen que consiste em cerca de 20 capítulos (níveis) diferentes de vários comprimentos. Entende-se que o plano para o Squadron 42 é lançá-lo o mais rápido possível, com os diretores da empresa esperando que o influxo de dinheiro sustente o desenvolvimento do Star Citizen e ajude a impulsionar o Squadron 42 como uma série multijogo, que verá a história do jogo se estender por vários episódios diferentes. Quanto a quando o Squadron 42 será lançado, eu não gostaria de adivinhar, mas entende-se que o jogo só chegou ao seu estágio de "recurso completo", apesar das alegações do ano passado.
Outras ideias para financiar Star Citizen, incluindo mais naves a preços mais altos, não surpreenderão aqueles familiarizados com o desenvolvimento do jogo. No entanto, uma possível excentricidade é um terceiro jogo em desenvolvimento com tema de fantasia medieval. Fontes disseram que os detalhes do projeto são escassos, mas é um meio para a CIG lançar mais do que apenas um estilo de jogo, disseram. No entanto, se os patrocinadores de Star Citizen querem ou não que seu dinheiro financie um jogo de fantasia é uma questão para outra hora, assim como quanto tempo o jogo levará para ser desenvolvido.
A Cloud Imperium Games deve realizar sua Citizencon anual nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, com os fãs planejando ver uma demonstração do Capítulo 1 do Squadron 42, que foi dito internamente para "colocar nossa comunidade a bordo com o fato de que eles estão chegando muito perto do lançamento completo do Squadron".