Bem pessoal, to upando um char no POF; primeira vez que jogo com Jedi Sage, vi que ele é dps e healer mas to focando na árvore de balance pra dps pois achei que o Sage tem um cooldown muito alto pra cura, é impressão minha ou se eu investisse na árvore de healing ele ficaria tão efetivo quanto um scoundrel ?
Não que o Sage seja ruim, ou mesmo o Commando. Mas no cenário atual do jogo, separando em PvE e PvP:
PvE:
Sages são os reis do AoE. O problema é que pra endgame isso acaba não sendo suficiente. A capacidade de heal dele em área não consegue cobrir o dano causado na raid toda, já que a quantidade de dano tá cada vez mais alta. Além de ficar sem energia em lutas que demoram muito. Meu core roda com 2 sages healers e passou de 2 minutos eles começam a reclamar e ficam dando Noble Sacrifice.
Commandos são os melhores healers single target do jogo. A capacidade de curar de maneira ''grande'' em um pequeno intervalo de tempo é excelente. Quase ninguém usa porque é uma classe meio esquecida e o DPS dele é tão bom que quase ninguém acaba optando por ser healer.
Scoundrels estão quebrados. Não sei quanto tempo vai demorar, mas pós update 2.0 essa classe ficou fora de mão. Tudo o que é preciso fazer é ficar distribuindo Healing Over Time pra todos os lados e pulando pra não se sentir entediado. Tudo isso com a energia cheia. Só não são mais procurados e usados no PvE porque a capacidade de ''burst heal'' deles é meio baixa.
PvP:
Tanto Sages quanto Commandos estão meio que mortos no cenário. Eles já estavam meio de lado com as ranked 8 vs 8 em um jogo de objetivos. Agora com o sumiço das mesmas e o aparecimento das arenas, foi praticamente um caixão. Enquanto o Sage e o Commando tem que ficar andando pra lá e pra cá fugindo dos DPS e perdendo tempo com os casts de heal, quando não são interrompidos, o Scoundrel simplesmente fica paradinho distribuindo HoT e deixando todo mundo de vida cheia, isso sem gastar praticamente nada da energia deles. Sem falar na incrível quantidade de habilidades que ele possui pra ''se manter vivo''. É stun, é flashbang, é vanish, é roll, e a desgraça que mais odeio no jogo, o Dodge, que simplesmente inutiliza um DPS melee por alguns segundos.
Meu irmão é Sage Healer, e um dos melhores que já vi. Ele resolveu se aventurar com o Scoundrel por uns 10, 12 dias. Mas a jogabilidade é completamente tediosa e você acaba sendo só mais um, deixando de usar aquela classe meio ''vocação'' da qual você gosta.
Os Devs já deram algumas indicações de que tentariam dar uma balanceada na sobrevivência/utilidade das outras classes healer em relação ao Scoundrel (que também já disseram que tá sobrando...)
Mas eles também prometeram melhorar o DPS dos Shadows e evitar o ''stackeamento'' de classes em raids/WZs. E simplesmente aumentaram o dano dos shadows em 2% e melhoraram ainda mais Sentinels/Guardians e tiraram da tumba o Powertech/Vanguard, então não espero grandes melhoras.
No momento, todo mundo e a mãe de cada cidadão deve ter um Powertech/Vanguard.
TL, DR: Toda classe é viável, até mesmo alguns usam Scoundrel DPS em WZ e Shadow DPS em Raid Endgame (eu sou um desses). Mas acaba sendo preciso uma capacidade ''estelar'' por parte do jogador e um conhecimento profundo das mecânicas e das outras classes enquanto o cara do outro lado da tela pode estar rolando sua face pelo teclado*.
*Desculpem Sentinels, mas eu vou falar sempre isso