[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Chico
  • Data de Início Data de Início
Alguém aqui vai experimentar? Se sim, deem um toque pra contar a experiência. Tenho curiosidade, mas não arriscaria num primeiro momento.​

Eu faço dual boot com linux faz tempo aqui. Hj to com o bazzite. Eu vou testar, mas se a valve não resolver o problema pro usuário de nvidia, Linux gaming pra mim ainda vai continuar sendo algo pra tirar onda no desktop e exclusivo pra handhelds com APUs da AMD.

Quem tiver GPU da AMD manda bala que existirão MUITOS jogos aonde a performance será superior no SteamOS do que no Windows. Os drivers da nvidia pra linux ainda estão cagados, a grande maioria dos jogos ainda não valem a pena a troca pra linux.

Meu uso do PC é exatamente como o seu: voltado para jogos singleplayer. Não faço mais nada com ele, então presumo que seria interessante o Steam OS baseado no seu relato. A minha preocupação é se ele inviabilizaria o uso de outros launchers. Os próximos TW e CP, por exemplo, vou comprar direto na GOG, e se esse sistema operacional comprometer essa liberdade acho que parte do apelo se perderá.​
GoG instala e roda normal no SteamOS por outros launchers como o Heroic ou Lutris. Tem jogo antigo do GoG que roda com mais facilidade no SteamOS do que no Windows.

E dual boot é algo bem simples de fazer se você quiser manter o Windows por algum motivo.

Terrível mesmo, não gostaria de estar na sua pele.
Problemas modernos. Ele pode colocar uma IA pra terminar o jogo pra ele. :omfg:

NALfpEp.jpg

Eu não entendo a necessidade, visto que sentei no PC, ou mesmo na TV, aperto 1 botão do controle e pronto, Big picture aberto com a mesma interface do meu steamdeck. Por qual motivo trocaria o OS?
Steam Big Picture é basicamente só um app rodando em primeiro plano, cedo ou tarde vc vai precisar de um teclado/mouse para funções básicas dentro de um jogo

Com o SteamOS é um pouco diferente

Um exemplo inútil para alguns mas muito útil para outros
modo Sleep no SteamOS - Não sei se essa função estaria presente em um versão do SO de mesa, mas no portátil ela existe.

Vc simplesmente aperta 1 botão com um jogo aberto e sua tela desliga, no dia seguinte vc aperta 1 botão e continua exatamente de onde vc parou
(óbvio que em um jogo online vc será expulso da partida)
No win isso não funciona
SteamOs tenta dar uma experiencia de console no sistema de Pc
Para quem for mais entusiasta é uma boa opção, mas existem sim limitações

-----------------------------
Para quem quer ter um Win com visual de SteamOS pode tentar fazer isso

galera tá num hype absurdo pra isso sem motivos.

o sistema da valve é apenas um linux "normal" com o "modo picture". Pra quem não manja ou não está com saco pra aprender a lidar com linux, a experiência vai ser bem ruim, principalmente quem gosta de mods e usuários da nvidia, visto que essas coisas são um pouco mais complexas no linux.

Eu não entendo a necessidade, visto que sentei no PC, ou mesmo na TV, aperto 1 botão do controle e pronto, Big picture aberto com a mesma interface do meu steamdeck. Por qual motivo trocaria o OS?
Não é uma crítica, mas acho que vcs estão confundindo o Steam OS com algo simples como uma distro Linux entrando no modo Big Picture da Steam. O Gamescope que a Valve criou vai muito além disso, fora o fato de que o Big Picture da versão Windows é extremamente limitado comparado com a versão de Steam OS.

Sendo bem direto, exceto em caso da MS lançar uma versão do Windows otimizada para jogos, o combo Wayland + Gamescope no Linux vai ser a melhor opção para desempenho gamer no futuro. Minha animação com a expansão do Steam OS é justamente por conta desse futuro promissor.

Não é uma crítica, mas acho que vcs estão confundindo o Steam OS com algo simples como uma distro Linux entrando no modo Big Picture da Steam. O Gamescope que a Valve criou vai muito além disso, fora o fato de que o Big Picture da versão Windows é extremamente limitado comparado com a versão de Steam OS.

Sendo bem direto, exceto em caso da MS lançar uma versão do Windows otimizada para jogos, o combo Wayland + Gamescope no Linux vai ser a melhor opção para desempenho gamer no futuro. Minha animação com a expansão do Steam OS é justamente por conta desse futuro promissor.
Quem nunca usou o Steam Deck tem esse preconceito de que o Steam OS é só um Linux com um BPM mode colado.

Não poderiam estar mais equivocados.

Além do que você citou, o Steam Deck ainda conta com o sistema de cache precompilado. Já fiz o teste aqui pra ver o quanto esse sistema melhora a fluidez dos jogos e posso dizer que ele faz muita diferença.

Quem quer jogar em linux não está preocupado com a interfacezinha bonitinha do Steam Big Picture.

Sem contar que jogos tendem a rodar melhor no linux. Pega um hardware completinho da AMD somado ao código aberto dos drivers em uma plataforma linux, geralmente os benchmarks em linux passam o carretão no mesmo benchmark de windows.

Eu só não deleto windows hj pq infelizmente não existe um desenvolvimento de drivers da nvidia pra linux, o código não é open source da mesma forma que os drivers na AMD é, nenhum dev quer perder tempo desenvolvendo driver pra linux e a nvidia só finge que se importa lançado drivers todo caga, pior do que a AMD faz no windows.

Steam Big Picture é basicamente só um app rodando em primeiro plano, cedo ou tarde vc vai precisar de um teclado/mouse para funções básicas dentro de um jogo

Com o SteamOS é um pouco diferente

Um exemplo inútil para alguns mas muito útil para outros
modo Sleep no SteamOS - Não sei se essa função estaria presente em um versão do SO de mesa, mas no portátil ela existe.

Vc simplesmente aperta 1 botão com um jogo aberto e sua tela desliga, no dia seguinte vc aperta 1 botão e continua exatamente de onde vc parou
(óbvio que em um jogo online vc será expulso da partida)
No win isso não funciona
SteamOs tenta dar uma experiencia de console no sistema de Pc
Para quem for mais entusiasta é uma boa opção, mas existem sim limitações

-----------------------------
Para quem quer ter um Win com visual de SteamOS pode tentar fazer isso

Não é só usar a steam no big picture? :rolleyes:
Obs: não vi a primeira parte da mensagem só o vídeo. 😅

Interessante esse monitor, nesse estilo só conhecia os da lg baratinho, alguém tem?😅
Alguém sabe se vai sair a legenda de dino Crisis gog e algum mode pra deixar os gráficos melhores?

R$ 1799 | Monitor Samsung Viewfinity S5 34″ WQHD, Ultrawide, 100Hz, 5ms, HDR10, HDMI, DP, FreeSync, Game Mode Preto
Via Promus.top

De graça kkkk
R$ 14 | Suicide Squad: Kill the Justice League - PC
Via Promus.top
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O mod não me animou, mas esse mod pro mod tá foda.

Última edição:
Prime só jogo ruim.
Esse mês não teve leaked?

Cacete jogar no PC tá cada vez mais ENZO, saudades que era só botar pra jogar e ativar o AA e já era
Bom, eu ligo tudo aqui no Ultra sem dó, até porque não sei de absolutamente nada do que significa esse monte de coisas.
Achei pouco ganho... Diferença de ~37% de desempenho.

Geralmente só troco placa de vídeo perto de 100% de diferença pra "sentir" o investimento.

Quando saí da 3060 para 4070 Super levei um susto, mais de 115% de diferença de desempenho.

Então acabei dando sorte.
Foi 770 - 970 - 2070 Super - 4070 Ti.

Terrível mesmo, não gostaria de estar na sua pele.
É difícil mano, não desejo isso pra ninguém.

galera tá num hype absurdo pra isso sem motivos.

Sem motivos?

Porra, em que mundo que ficar preso em um SO da fucking Microsoft é bom? Não é sem motivos... desenvolvimento linux pra foco em jogo é necessário e inclusive é uma plataforma superior pra jogos. Dev não desenvolve jogos pra windows pq é bom, desenvolve pq tem base insalada. Linux como sistema no geral é muito melhor pra jogos.

A contribuição que a valve deu com o desenvolvimento paralelo do Proton junto com a visibilidade que ela vem dando pro desenvolvimento linux fez o SO dar saltos se comparado a como ele andava antigamente.

Sem motivos.... kkkk... falou o que sabe.

Última edição:
Quem quer jogar em linux não está preocupado com a interfacezinha bonitinha do Steam Big Picture.

Sem contar que jogos tendem a rodar melhor no linux. Pega um hardware completinho da AMD somado ao código aberto dos drivers em uma plataforma linux, geralmente os benchmarks em linux passam o carretão no mesmo benchmark de windows.

Eu só não deleto windows hj pq infelizmente não existe um desenvolvimento de drivers da nvidia pra linux, o código não é open source da mesma forma que os drivers na AMD é, nenhum dev quer perder tempo desenvolvendo driver pra linux e a nvidia só finge que se importa lançado drivers todo caga, pior do que a AMD faz no windows.
Rapaz, eu nao sabia que AMD funcionava melhor no Linux, vou pesquisar mais sobre isso.

Eu confesso que oq me mantem no Windows é a pura e simples comodidade e preguiça de aprender a usar um SO novo.

Uso o Windows a 22 anos, entao eu meio q ja faço as coisas no automatico, tudo intuitivo, e quando esqueço alguma coisa, é só buscar rapidinho no google q vc acha como faz, Linux dependendo do caso é um pouco mais complicado.

Sobre drivers e afins, nos ultimos 10 Anos (deve ser mais tempo) usando GPUs da AMD, eu só tive problema com drivers 2 vezes, e mesmo assim foi de boa resolver.

Eu to atualmente com o Ryzen 5600 e to quase 100% decidido a pegar uma RX 6600 da AMD, pode ser q talvez valha a pena testar o Linux.

Certo entao se meu desktop fosse AMD que tem maior suporte no linux, e eu tivesse um dualboot com o steamOS e windows, talvez eu entenderia a real diferença.

Como não consigo comparar essas performances pelos hardwares serem muito diferentes (steamdeck e meu PC no caso) nao percebo a vantagem do steamSO, e também nunca tive contato com linux a não ser no steamdeck mesmo.

Rapaz, eu nao sabia que AMD funcionava melhor no Linux, vou pesquisar mais sobre isso.

Eu confesso que oq me mantem no Windows é a pura e simples comodidade e preguiça de aprender a usar um SO novo.

Uso o Windows a 22 anos, entao eu meio q ja faço as coisas no automatico, tudo intuitivo, e quando esqueço alguma coisa, é só buscar rapidinho no google q vc acha como faz, Linux dependendo do caso é um pouco mais complicado.

Sobre drivers e afins, nos ultimos 10 Anos (deve ser mais tempo) usando GPUs da AMD, eu só tive problema com drivers 2 vezes, e mesmo assim foi de boa resolver.

Eu to atualmente com o Ryzen 5600 e to quase 100% decidido a pegar uma RX 6600 da AMD, pode ser q talvez valha a pena testar o Linux.
É ruim em, mais uma coisa pra ficar mexendo e não jogar, já teve o playnite agora steam os, imagina o tanto que tem mexer pra ficar redondo, vamos ver quando começar sair os testes.

Já que estão discutindo rWindows vou deixar minha queixa tb :morre:
Hoje liguei o PC e tinha aquela maravilhosa tela de "Vamos terminar de configurar" (OOBE pós atualização), pensei "Grandes M, já vão abandonar o W10 daqui a pouco mesmo, deve ter nada", pois bem, eis que umas horas depois reparo o OneDrive rodando adoidado na tray, fui ver e o féladabisca estava querendo subir TODAS as minhas pastas de usuário (Documentos, Imagens, Downloads, e até a fucking Área de Trabalho) pro OneDrive :puto:. Claro que ia encher, então abri as configurações do programa e desabilitei a sincronização dessas pastas DE NOVO (estavam desabilitadas, a atualização meteu o bedelho e mudou), o que acontece? Todos os atalhos do Desktop somem, bem como todos os arquivos e pastas dentro de Documentos, Imagens, etc... :mesa:

20 minutos de pânico depois, descubro que pelo menos não foi tudo apagado, mas o programa do OneDrive resolveu MOVER todo o conteúdo dessas pastas para o diretório OneDrive (%UserProfile%\Documents > %UserProfile%\OneDrive\Documents), o que ia quebrar uma caralhada de coisas como histórico de coisas abertas nos programas, meus inúmeros scripts de conveniência, etc... então lá fui eu mover tudo de volta e torcer pra não quebrar muita coisa depois dessa peripécia da Microsoft no MEU computador :ohgod:

TL;DR Só um desabafo estilo copa10, pode seguir pro próximo post :umad:

Users who are viewing this thread

Voltar