[TÓPICO DEDICADO] Steam & Outros - Promoções e Dúvidas - PROIBIDO POLÍTICA!

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eu nunca joguei nada em VR, morro de vontade de ver como é também, mas eu tenho CTZ que isso tipo de coisa iria acontecer comigo tbm.
Essas coisas ai sempre vingam no começo, vira febre, como foi o wii em 2006/2007 que nem se achava pra comprar, como foi o kinect no começo, até mesmo filmes em 3D. No começo a galera se anima, quer saber da novidade e vende, da uns anos depois, todo mundo volta pro jeito comum de jogar/assistir filme (eu mesmo cai já nesse conto comprando wii, kinect, tv 3d e até mesmo do rockband).

problema é que além de ser um modo pouco prático de se usar, a industria também pouco se interessa em investir nessas plataformas (por ter poucos usuários), mesmo o wii que vendeu muito, as third party não queriam desenvolver jogo pra ele pq teriam que fazer uma versão exclusiva toda diferenciada das outras multi-plataforma que eram só um ajuste aqui ou ali, imagina então um acessório caro que nem 1% do público que joga tem.

tenho a maior vontade de experimentar, mas quando vejo o preço do aparelho, a lista de jogos minuscula e me lembro das outras coisas que ficaram encostada aqui, eu já logo breco a vontade.

Caraca VR vem só crescendo desde 2016...

Lista de jogos minúscula? Comparado com os jogos de tela plana sim, é obvio mas hoje se tem jogo de todo tipo pra jogar de todo jeito. Multiplayer, singleplayer, RPG, tiro e etc. Eu basicamente hoje consigo usar todo meu tempo que tempo pra jogar dedicado ao VR sem enjoar, inclusive maior parte do tempo é jogando multiplayer.

VR com o oculus quest cresceu absurdamente, especialmente com o 2.


Hoje é algo muito popular e só está crescendo a cada dia. Não é algo que veio e vai passar... obviamente que vai conquistando seu espaço devagar pois ainda tem muita gente com o pensamento do VR como era anos atrás (do jeito que você descreveu, jogos bestas, poucos jogos e parecia que era algo que iria passar rápido)
E hoje é prático demais jogar em VR, nem de fios conectados ao PC precisa mais.


Só pra se ter idéia, se o crescimento continuar ness ritmo ele vai passar todos os outros seguimento de entretenimento em 2025 segundo dados da PwC's Research and insights

According to PwC’s report, the VR market achieved global revenues of $1.8 billion USD during 2020 which was a 31.7% increase over 2019. Over the next few years, revenue growth is expected to be maintained at around 30%, reaching $6.9 billion by 2025. Uptake has been helped by smaller, lighter VR headsets coming to market at a more consumer-friendly price point, as well as an increase in content of high quality.

Videogames will remain the driving force when it comes to revenue but PwC does expect to see growth in VR video as well. The report found that VR video generated $615 million during 2020, likely to grow to $1.4bn by 2025.

Unsurprisingly, VR adoption and growth will be the largest in the standalone headset market with expectations that it’ll triple by 2025. While this includes both consumer and enterprise, the home PC VR market will also increase just not to the same levels. Mobile VR devices which dominated only a few short years ago will continue to decline as they’re superseded by all-in-one (AIO) headsets.

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nao sei se ja postaram, mas o Nioh 1 ta grayuito na epic (so vi hj q tava)


peguei, apesar de eu ja ter na steam, acho q comprei por uns 30 conto la

@ediT: sei q é um jogo souls like, mas a historia é boa?
 
nao sei se ja postaram, mas o Nioh 1 ta grayuito na epic (so vi hj q tava)


peguei, apesar de eu ja ter na steam, acho q comprei por uns 30 conto la

@ediT: sei q é um jogo souls like, mas a historia é boa?

O jogo é muito bom, história é boa o suficiente pra prender.
 
alguem tem algum codigo de promo da ubisoft? qro pra por no valhalla standart. Tentei na epic pra usar o de 40 pilas, mas nao tinha a opção na compra =/
 
Caraca VR vem só crescendo desde 2016...

Lista de jogos minúscula? Comparado com os jogos de tela plana sim, é obvio mas hoje se tem jogo de todo tipo pra jogar de todo jeito. Multiplayer, singleplayer, RPG, tiro e etc. Eu basicamente hoje consigo usar todo meu tempo que tempo pra jogar dedicado ao VR sem enjoar, inclusive maior parte do tempo é jogando multiplayer.

VR com o oculus quest cresceu absurdamente, especialmente com o 2.


Hoje é algo muito popular e só está crescendo a cada dia. Não é algo que veio e vai passar... obviamente que vai conquistando seu espaço devagar pois ainda tem muita gente com o pensamento do VR como era anos atrás (do jeito que você descreveu, jogos bestas, poucos jogos e parecia que era algo que iria passar rápido)
E hoje é prático demais jogar em VR, nem de fios conectados ao PC precisa mais.


Só pra se ter idéia, se o crescimento continuar ness ritmo ele vai passar todos os outros seguimento de entretenimento em 2025 segundo dados da PwC's Research and insights



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cara, não vejo isso dai nem de perto.
acho que conheço UMA pessoa que tenha o VR, o do ps4, e foi uma das que encostou.
falaram a mesma coisa do futuro ser de jogos como do wii ou kinect, com motion sense, hoje ninguém fala mais disso (a última geração ainda tentou, quando lançou um xbox one vindo com o kinect, eu mesmo comprei meu xone no lançamento, e isso ai ficou como peso de papel e tive que vender por 170 reais depois)
a mesma coisa o vr, a sony falou que seria o futuro, hj em dia ninguém mais fala dele.

no ml, vc vê os anuncios e todo mundo diz que o aparelho ta parado, não tem como, pode até vender, mas é algo que tem pouquissimo uso, os jogos de vr não venderam, a industria voltou pro normal.

você falou que tem muitos jogos de vr, mas qual? qual faz um nome de peso a ponto de virar noticia? só conheço o half life alyx, de resto, qual outra grande produtora investiu num jogo grande exclusivo de vr? Nem mesmo o resident evil village teve compatibilidade, sendo que o re7 foi um dos jogos que mais ficaram famosos no vr.

sinceramente, é um acessório de nicho, já está há anos ai e tirando a valve (que com ctz lançou o half life só pra vender o hardware deles) nenhuma outra grande produtora se atreveu a investir milhões pra lançar um blockbuster exclusivo da plataforma. Gastar essa grana toda pra jogar phasmophobia e pavlov não dá né rsrs

o vr ta pros games como o cinema 3d ta pros filmes: vende uma experiencia ali que pessoal vai querer experimentar de vez em quando, mas a galera heavy user vai continuar consumindo o jeito consolidado mesmo.

mudar toda a forma de jogar é MUITO difícil, o esforço tem que ser muito maior das empresas do que dos consumidores. Eles estão no mesmo dilema do "não consegue emprego pq não tem experiencia e não tem experiencia pq não tem emprego" o vr não se populariza pq não tem jogo grande pra ele, e não tem jogo grande pq nenhuma empresa ta afim de gastar vários milhões pra fazer um jogo pra 1% dos jogadores (e que claramente não terá retorno).

o kinect, wii balance board, ps move etc foram pro mesmo caminho, não tinham jogos grandes, só jogos nichados de fitness, dança, etc que otimizavam a experiencia, acabou sendo um acessório de nicho (quem gosta de just dance por exemplo até hj usa kinect)


pra mim, enquanto não rolar uns jogos no calibre de resident evil, final fantasy, metal gear, last of us, etc não vai fazer valer a pena um investimento desses.
 
cara, não vejo isso dai nem de perto.
acho que conheço UMA pessoa que tenha o VR, o do ps4, e foi uma das que encostou.
falaram a mesma coisa do futuro ser de jogos como do wii ou kinect, com motion sense, hoje ninguém fala mais disso (a última geração ainda tentou, quando lançou um xbox one vindo com o kinect, eu mesmo comprei meu xone no lançamento, e isso ai ficou como peso de papel e tive que vender por 170 reais depois)
a mesma coisa o vr, a sony falou que seria o futuro, hj em dia ninguém mais fala dele.

no ml, vc vê os anuncios e todo mundo diz que o aparelho ta parado, não tem como, pode até vender, mas é algo que tem pouquissimo uso, os jogos de vr não venderam, a industria voltou pro normal.

você falou que tem muitos jogos de vr, mas qual? qual faz um nome de peso a ponto de virar noticia? só conheço o half life alyx, de resto, qual outra grande produtora investiu num jogo grande exclusivo de vr? Nem mesmo o resident evil village teve compatibilidade, sendo que o re7 foi um dos jogos que mais ficaram famosos no vr.

sinceramente, é um acessório de nicho, já está há anos ai e tirando a valve (que com ctz lançou o half life só pra vender o hardware deles) nenhuma outra grande produtora se atreveu a investir milhões pra lançar um blockbuster exclusivo da plataforma.

o vr ta pros games como o cinema 3d ta pros filmes: vende uma experiencia ali que pessoal vai querer experimentar de vez em quando, mas a galera heavy user vai continuar consumindo o jeito consolidado mesmo.

mudar toda a forma de jogar é MUITO difícil, o esforço tem que ser muito maior das empresas do que dos consumidores. Eles estão no mesmo dilema do "não consegue emprego pq não tem experiencia e não tem experiencia pq não tem emprego" o vr não se populariza pq não tem jogo grande pra ele, e não tem jogo grande pq nenhuma empresa ta afim de gastar vários milhões pra fazer um jogo pra 1% dos jogadores (e que claramente não terá retorno).

o kinect, wii balance board, ps move etc foram pro mesmo caminho, não tinham jogos grandes, só jogos nichados de fitness, dança, etc que otimizavam a experiencia, acabou sendo um acessório de nicho (quem gosta de just dance por exemplo até hj usa kinect)


pra mim, enquanto não rolar uns jogos no calibre de resident evil, final fantasy, metal gear, last of us, etc não vai fazer valer a pena um investimento desses.

É que pra você ter experiências boas só se for de grandes empresas?

Cara VR funciona ao redor de experiências que você não consegue jogando no pc normal, você tá querendo blockbusters como se só isso fosse bom. Minha melhor experiência gamer que tive na vida de longe foi poder jogar IL-2 e DCS World, ambos são os melhores simuladores de combate aereo que existem, em VR usando um HOTAS. Bateu em qualquer outra experiência que joguei em qualquer outro jogo no PC ou videogame... e a sensação de ficar impressionando em jogar esses jogos em VR não passa, toda vez que eu jogo eu fico maravilhado e isso já fazem anos que jogos eles.

Você tá subestimando o VR porque não tá vendo jogo das grandes empresas em campo. Falar que a experiência do VR é algo passageiro só prova que você não tem noção do que é o VR hoje em dia. Eu consigo jogar hoje puramente apenas jogos VRs em de todo o genero sem enjoar por horas e viver apenas disso.

"gastar essa grana toda pra jogar pavlov e phasmophobia não dá". Garanto que a imersão e a experiência de jogar esses jogos em vr, especialmente pavlov, se você tivesse a oportunidade de experimentar, mudaria essa sua opinião na hora. Pavlov possui um dos melhores sistemas de armas, se não o melhor, em um jogo de tiro em VR, se você tiver um gunstock na vida real então é quase que atirar com uma arma real, mas sem o recoil.

Você não "Vê" isso porque não tá nesse mundo antenado no que tá acontecendo... mas os dados estão ai, facebook investindo pesado porque, comos osdados mostram, VR está crescendo muito e quando algo cresce e gera dinheiro chama atenção. Tá comparando com outros acessórios que não gerararam nem 10% do que o VR ta gerando hoje.

É aquilo que já disse aqui no tópico, você pode ter noção do que VR é, você pode imaginar como deve ser mas SÓ EXPERIMENTANDO pra ter 100% a sensação do quão foda é, até la vai ficar especulando assim como eu especulava até experimentar. VR do PS4 está bem atrasado comparado ao PC e realmente lá não tem muito o que jogar, sinceramente não dá nem pra comparar os dois diretamente...

VR tem muito o que crescer, muita coisa impede seu crescimento exponencial que vai desde desenvolver um jogo ao redir disso até o preço de ter um acessório extra e ainda requer uma VGA decente. Por isso que tu vê no ML gente dizendo que está parado porque possivelmente a pessoa não tava jogando PCVR e sim o apenas os jogos que rodam direito no Quest.

Te garanto que tem muito jogo no VR que dá uma surra em jogo de empresa grande se contar experiência de usuário + historia + gameplay e etc. Quer um exemplo? LONE ECHO que é feito por uma empresa que apsoto que tu não conhece. Lone ECHO é um jogo de 2017 só pra ter idéia, se quiser uma lista de jogos FODAS que parecem feito pelas grandes empresas que você tá esperando, pode contar comigo que eu te passo.

 
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Eu aqui estou com 36, mas acho que o que mudou mesmo foi "casamento e filhos".

Antigamente eu chegava do trampo as 16h e já era, tinha a noite toda livre, podia jogar das 16h as 2h da matina se quisesse. Ai casei em 03/2020, minha menina nasceu em 08/2020 e minha esposa já tinha uma filha que veio no pacote. Agora eu consigo entrar pra jogar as 23h, às vezes 00h. Ou seja, acabo tendo que selecionar muito bem o que vou ou não jogar, porque se jogar A, não vai dar pra jogar o B e vice-versa.

Cara, isso com idade é normal. Lembro da minha fase Snes, toda sexta-feira ia na locadora e saia com 3-4 jogos de baixo do braço pra zerar até segunda. Não tem 3 jogos bons toda semana, 90% era porcaria e eu curtia TUDO. Com a idade teu nível de exigência muda, não é tudo que empolga. Também certos estilos, mesmo que goste, depois do milésima versão não empolga mais, varia mas a fórmula é a mesma. Era ultra viciado em games de luta nos arcades e hoje nem instalo mais, me contendo vendo uns combos no youtube. Da infância só sobrou a paixão por RPG.

Esse lance de tempo tb te tira vontade de jogar muita coisa, vai pegar jogo longo tipo RPG ou open world, jogar picadinho meia hora fim de noite não dá nem vontade, engrena e já tem que desligar. Já tinha PC pra rodar 4K e mês passado comprei OLED C1 55... a expectativa... "vou jogar até entubar"... a realidade... "95% vendo Bluray UHD e netflix".
 
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É que pra você ter experiências boas só se for de grandes empresas?

Cara VR funciona ao redor de experiências, você tá querendo blockbusters como se só isso fosse bom. Minha melhor experiência gamer que tive na vida de longe foi poder jogar IL-2 e DCS World, ambos são os melhores simuladores de combate aereo que existem, em VR usando um HOTAS. Bateu em qualquer outra experiência que joguei em qualquer outro jogo no PC normal.

Você tá subestimando o VR porque não tá vendo jogo das grandes empresas em campo. Falar que a experiência do VR é algo passageiro só prova que você não tem noção do que é o VR hoje em dia. Eu consigo jogar hoje puramente apenas jogos VRs em de todo o genero sem enjoar por horas e viver apenas disso.

Você não "Vê" isso porque não tá nesse mundo antenado no que tá acontecendo... mas os dados estão ai, facebook investindo pesado porque, comos osdados mostram, VR está crescendo muito e quando algo cresce e gera dinheiro chama atenção.
você distorceu e mudou completamente o foco da conversa.

você primeiramente falou que o VR é o futuro, que VR vai passar o jeito consolidado de jogar os games em alguns anos.
Eu falei que não. Falei que sem os jogos grandes, sem investimento nos jogos, vai continuar sendo algo de nicho, que a febre das vendas por ser novidade é passageira, mas que após isso, se não houver investimentos se torna algo de nicho (como falei do kinect, que virou acessório pra jogo fitnesse e de dança)

em nenhum momento disse que não tenho boas experienciais com jogos menores, eu falei que sem os jogos grandes e blockbusters, não tem apelo midiático e de marketing pra elevar tanto assim as vendas, e citei os exemplos das outras "febres" que sofreram do mesmo mal. Video game é jogo amigo, o playstation é pior em tudo que o xbox, e vende mais pq? pq tem os jogos exclusivos da playstation studios, jogo acaba sendo o principal diferencial, e jogo de peso é o que vende console, acessório, serviço de assinatura, o que for. Todo mês a gente vê a galera aqui no tópico reclamando do humble bundle dando jogo pequeno, desconhecido, que faltam jogos que chamem atenção, e olha que aqui é só a nata tetuda gamer, imagina tu chegar num cara casual, que compra o ps4 pq é o que vende mais e falar "ow compra esse acessório aqui, 5 mil reais, você vai jogar pavlov nele" qual apelo que um titulo que ninguém conhece vai trazer pra venda? Não to falando por mim não, eu jogo todo tipo de jogo, eu falo pelo mercado em si, as empresas querem vender os jogos, se não tem usuário suficiente no vr eles não vão investir, e por outro lado, se não tiver jogo grande no vr, o grande público não vai estar disposto a pagar tão caro numa aposta.

pra mudar isso ai só com um investimento gigantesco mesmo, nível o que a microsoft faz com o gamepass, que faz um serviço absurdamente vantajoso e ta sempre em promoção (e olha que ela ta há anos dando soco em ponta de faca nessa hein, imagina o esforço financeiro que eles tão fazendo pro serviço vingar e transformar essa parte da indústria)


e como falei no começo, eu tenho uma vontade enorme de conhecer o vr, não to subestimando, só acho que você ta posicionando ele de uma forma que não vai acontecer. Ele dificilmente (ou melhor, sem incentivo $$$ nunca será) será um substituto da forma comum que jogamos hoje. Ele ta mais pra agregar uma experiencia diferente (como os cinemas 3d) ou substituir talvez simuladores como aqueles de corrida de fliperama, etc, mas mudar a forma da gente jogar, superar o numero de usuarios dos que jogam normalmente em console, com titulos pequenos assim não irá nunca.

"facebook ta investindo pesado" legal, qual jogo exclusivo eles tão investindo vários milhões desenvolvendo? pq se não tiver fazendo nada que chame a atenção, pode investir pesado igual a google fez no stadia, mas não tinha nenhum jogo de diferencial, não tinha nada que atraisse o público pro produto deles e o investimento pesado ficou lá jogado sem jogadores.
 
você distorceu e mudou completamente o foco da conversa.

você primeiramente falou que o VR é o futuro, que VR vai passar o jeito consolidado de jogar os games em alguns anos.
Eu falei que não. Falei que sem os jogos grandes, sem investimento nos jogos, vai continuar sendo algo de nicho, que a febre das vendas por ser novidade é passageira, mas que após isso, se não houver investimentos se torna algo de nicho (como falei do kinect, que virou acessório pra jogo fitnesse e de dança)

em nenhum momento disse que não tenho boas experienciais com jogos menores, eu falei que sem os jogos grandes e blockbusters, não tem apelo midiático e de marketing pra elevar tanto assim as vendas, e citei os exemplos das outras "febres" que sofreram do mesmo mal. Video game é jogo amigo, o playstation é pior em tudo que o xbox, e vende mais pq? pq tem os jogos exclusivos da playstation studios, jogo acaba sendo o principal diferencial, e jogo de peso é o que vende console, acessório, serviço de assinatura, o que for. Todo mês a gente vê a galera aqui no tópico reclamando do humble bundle dando jogo pequeno, desconhecido, que faltam jogos que chamem atenção, e olha que aqui é só a nata tetuda gamer, imagina tu chegar num cara casual, que compra o ps4 pq é o que vende mais e falar "ow compra esse acessório aqui, 5 mil reais, você vai jogar pavlov nele" qual apelo que um titulo que ninguém conhece vai trazer pra venda? Não to falando por mim não, eu jogo todo tipo de jogo, eu falo pelo mercado em si, as empresas querem vender os jogos, se não tem usuário suficiente no vr eles não vão investir, e por outro lado, se não tiver jogo grande no vr, o grande público não vai estar disposto a pagar tão caro numa aposta.

pra mudar isso ai só com um investimento gigantesco mesmo, nível o que a microsoft faz com o gamepass, que faz um serviço absurdamente vantajoso e ta sempre em promoção (e olha que ela ta há anos dando soco em ponta de faca nessa hein, imagina o esforço financeiro que eles tão fazendo pro serviço vingar e transformar essa parte da indústria)


e como falei no começo, eu tenho uma vontade enorme de conhecer o vr, não to subestimando, só acho que você ta posicionando ele de uma forma que não vai acontecer. Ele dificilmente (ou melhor, sem incentivo $$$ nunca será) será um substituto da forma comum que jogamos hoje. Ele ta mais pra agregar uma experiencia diferente (como os cinemas 3d) ou substituir talvez simuladores como aqueles de corrida de fliperama, etc, mas mudar a forma da gente jogar, superar o numero de usuarios dos que jogam normalmente em console, com titulos pequenos assim não irá nunca.

"facebook ta investindo pesado" legal, qual jogo exclusivo eles tão investindo vários milhões desenvolvendo? pq se não tiver fazendo nada que chame a atenção, pode investir pesado igual a google fez no stadia, mas não tinha nenhum jogo de diferencial, não tinha nada que atraisse o público pro produto deles e o investimento pesado ficou lá jogado sem jogadores.

É que tu nãoleu o artigo, lá fala que VR vai passar as outras formas de entretenimento mas não os jogos de PC, porque na verdade ele faz parte do mesmo grupo, mas VR sozinho passaria todo o resto, inclusive cinema. (que inclusive, como uma tecnologia nova que acabou de sair, vai ser possível ver filmes fotorealistas em angulos diferentes em VR )

Outra coisa que vai dar um boost absurdo no VR é o lançamento do novo PSVR, a sony tem altos planos em cima dele e vai se parecer muito com a experiência do PCVR.

O ponta pé inicial pro VR dominar mercado foi o ano passado e está dando certo. Ano passado vendeu-se mais headsets que todos os anos anteriores juntos, isso despertou as empresas, tem vários projetos em andamento e vários rumores também circulando nos fórum especializados (EA game até experimentou com seu medal of Honor, que só não foi bem aceito porque pesa horrores e com o Squadrons), ovbiamente que desenvolvimento de jogo de empresa grande está começando agora, então vamos ver esse boom que tu tá falando mais pra frente, inclusive que é o que é citado em um dos artigos que mostrei.

Eu editei o post la em cima, mas não é de hoje que a Oculus vem fazendo grandes jogos. Como disse, Lone Echo é uma obra prima que come o bumbum da maioria dos lançamentos dos ultimos anos fácil e isso é um jogo pra VR lançado em 2017, posso te apontar vários jogos com experiências incrívels que vão fazer valer a pena a compra de um VR. Sem contar todos os jogos já no mercado que receberam patch pra suportar VR (Euro truck simulator, american truck simulator, asseto corsa e etc...). Half-Life Alyx então... é um jogo TÃO FEITO pra VR que eu que não consigo imaginar ele sendo jogado com mouse e teclado.

Eu aprensentei vários jogos pros meus amigos, inclusive alguns deles comparam na hora na minha frente o Quest 2 na amazon e pra eles foi um caminho sem volta, assim como pra mim tá sendo, hoje eu já não me vejo deixando o VR de lado, na verdade os jogos de PC normal perderam certa graça.

VR atualmente tem tanta experiência boa e jogos que eu te juro que as vezes eu não sei qual jogo eu vou jogar e fico puto porque não tenho tempo pra me dedicar a todos eles, eu tenho um BACKLOG de jogo VR.

O Ponto que quero chegar é: VR hoje está longe de ser um gasto de dinheiro, o investimento vale muito a pena para toda a experiência que se tem disponível hoje no mercado e queira ou não é o next leve gamer em experiência se você está disposto a gastar.

Mas OBVIAMENTE não é algo obrigatório de se ter e sim como um PLUS, algo pra se possuir e ter um angulo totalmente diferente de experiencia gamer que nenhum console ou pc vai conseguir te passar.

Vou deixar só algumas das experiências boas do VR que você só vai "sentir" jogando-os. (jogos mais voltados pra história, porque por ser foda apenas pela experiência em si posso passar o dia citando jogos)













 
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É que tu nãoleu o artigo, lá fala que VR vai passar as outras formas de intretenimento mas não os jogos de PC, porque na verdade ele faz parte do mesmo grupo, mas VR sozinho passaria todo o resto, inclusive cinema.

O ponta pé inicial pro VR dominar mercado foi o ano passado e está dando certo. Ano passado vendeu-se mais headsets que todos os anos anteriores juntos, isso despertou as empresas, tem vários projetos em andamento e vários rumores também circulando nos fórum especializados (EA game até experimentou com seu medal of Honor, que só não foi bem aceito porque pesa horrores e com o Squadrons), ovbiamente que desenvolvimento de jogo de empresa grande está começando agora, então vamos ver esse boom que tu tá falando mais pra frente, inclusive que é o que é citado em um dos artigos que mostrei.

Eu editei o post la em cima, mas não é de hoje que a Oculus vem fazendo grandes jogos. Como disse, Lone Echo é uma obra prima que come o bumbum da maioria dos lançamentos dos ultimos anos fácil e isso é um jogo pra VR lançado em 2017, posso te apontar vários jogos com experiências incrívels que vão fazer valer a pena a compra de um VR. Sem contar todos os jogos já no mercado que receberam patch pra suportar VR (Euro truck simulator, american truck simulator, asseto corsa e etc...). Half-Life Alyx então... é um jogo TÃO FEITO pra VR que eu que não consigo imaginar ele sendo jogado com mouse e teclado.

Eu aprensentei vários jogos pros meus amigos, inclusive alguns deles comparam na hora na minha frente o Quest 2 na amazon e pra eles foi um caminho sem volta, assim como pra mim tá sendo, hoje eu já não me vejo deixando o VR de lado, na verdade os jogos de PC normal perderam certa graça.

VR atualmente tem tanta experiência boa e jogos que eu te juro que as vezes eu não sei qual jogo eu vou jogar e fico puto porque não tenho tempo pra me dedicar a todos eles, eu tenho um BACKLOG de jogo VR.

Vou deixar só algumas das experiências boas do VR que você só vai "sentir" jogando-os.








então, ele é um acessório que da um upgrade e uma experiencia diferente em várias formas de entretenimento, não que substitua como você havia falado. Nisso eu concordo, total.

sobre ele passar tudo na industria do entretenimento, eu citei outros exemplos, como os filmes em 3d, que muitos apontavam como o futuro, que ia substituir a tv normal (tinha gente até planejando transmitir copa do mundo em 3d pra dar maior imersão) e como acabamos? um avatar (filme meia boca, que só vendeu pela novidade do 3d) que foi sucesso de bilheteria, e depois vários filmes querendo aproveitar pra ganhar o dobro no valor do ingresso, cada vez com efeitos mais preguiçosos (cheguei a ver filme que tinha 2 cenas em 3d o filme todo) até que o público parou a demanda do 3D, ou seja, se produtoras não investirem pesado no vr, o público não vai abraçar ele nem pra filmes.

Sobre você ter uma experiência diferente de tudo com alguns jogos, simuladores de guerra e tal, também concordo, acho que o propósito é justamente dele ser diferente né, de ter uma experiência mais imersiva. Só que é aquele negócio, o headset é caro, o controle é caro, se colocar colete e outras coisas pra deixar ainda mais imersivo vai ficando mais caro, assim também fica fácil, é igual jogo de corrida, eu não curto, mas quem curte, investe num volante, se tiver mais grana num pedal, se tiver ainda mais grana num cockpit, mais um pouco compra logo um carro e tem a experiencia real rsrs. Existem escalas de gastos, quanto mais vc gasta, melhor a experiencia. Nos jogos normais é igual, se tiver grana sobrando, bota a 3090, se tiver mais ainda, bota um telão 144hz, quanto mais dinheiro você coloca, melhor a experiência fica, mas sabemos que o público majoritário, é aquele que opta por um console ou pc médio, que não enche de acessórios caros, e ai ta mais um desafio do vr, que é de baratear bem mais pra se popularizar (claro, que se tratando de tecnologia, é um caminho normal, que a cada geração ele barateie e fique ainda melhor) mas estamos falando de HOJE, e HOJE, eu não vejo nenhuma justificativa de comprar o vr, é muito caro e não tem jogos que estejam a altura desse investimento (vamos ver no futuro, mas é como falei, sem investimento, não irá pra frente)

bem lembrado do medal of honor, tinha esquecido que a EA tentou um exclusivo de grande orçamento pra vr, mas duvido que deva fazer em breve com outro, devido ao fracasso de vendas que foi (aliás como vc bem apontou, a tecnologia ainda é muito primitiva, precisa de uma máquina super potente pra rodar satisfatoriamente, ou seja, mais gastos ainda. Nesse momento é muito pequeno o público que pode arcar com tudo isso)

Mas como falei antes, pra isso vingar, a gente tem que esperar primeiro um grande investimento tanto no hardware quanto nos jogos, senão não vai pra frente mesmo

enfim, minha opinião é essa, eu acho que ele não vai substituir nada na indústria, vem pra agregar uma experiencia diferenciada, não substituir, mas até pra ele ser uma opção legal, diferenciada, ele ainda tem um longo caminho a percorrer no aperfeiçoamento tecnologico pra se tornar um bom CxB, e precisa de investimento de toda a industria do entretenimento.
 
então, ele é um acessório que da um upgrade e uma experiencia diferente em várias formas de entretenimento, não que substitua como você havia falado. Nisso eu concordo, total.

sobre ele passar tudo na industria do entretenimento, eu citei outros exemplos, como os filmes em 3d, que muitos apontavam como o futuro, que ia substituir a tv normal (tinha gente até planejando transmitir copa do mundo em 3d pra dar maior imersão) e como acabamos? um avatar (filme meia boca, que só vendeu pela novidade do 3d) que foi sucesso de bilheteria, e depois vários filmes querendo aproveitar pra ganhar o dobro no valor do ingresso, cada vez com efeitos mais preguiçosos (cheguei a ver filme que tinha 2 cenas em 3d o filme todo) até que o público parou a demanda do 3D, ou seja, se produtoras não investirem pesado no vr, o público não vai abraçar ele nem pra filmes.

Sobre você ter uma experiência diferente de tudo com alguns jogos, simuladores de guerra e tal, também concordo, acho que o propósito é justamente dele ser diferente né, de ter uma experiência mais imersiva. Só que é aquele negócio, o headset é caro, o controle é caro, se colocar colete e outras coisas pra deixar ainda mais imersivo vai ficando mais caro, assim também fica fácil, é igual jogo de corrida, eu não curto, mas quem curte, investe num volante, se tiver mais grana num pedal, se tiver ainda mais grana num cockpit, mais um pouco compra logo um carro e tem a experiencia real rsrs. Existem escalas de gastos, quanto mais vc gasta, melhor a experiencia. Nos jogos normais é igual, se tiver grana sobrando, bota a 3090, se tiver mais ainda, bota um telão 144hz, quanto mais dinheiro você coloca, melhor a experiência fica, mas sabemos que o público majoritário, é aquele que opta por um console ou pc médio, que não enche de acessórios caros, e ai ta mais um desafio do vr, que é de baratear bem mais pra se popularizar (claro, que se tratando de tecnologia, é um caminho normal, que a cada geração ele barateie e fique ainda melhor) mas estamos falando de HOJE, e HOJE, eu não vejo nenhuma justificativa de comprar o vr, é muito caro e não tem jogos que estejam a altura desse investimento (vamos ver no futuro, mas é como falei, sem investimento, não irá pra frente)

bem lembrado do medal of honor, tinha esquecido que a EA tentou um exclusivo de grande orçamento pra vr, mas duvido que deva fazer em breve com outro, devido ao fracasso de vendas que foi (aliás como vc bem apontou, a tecnologia ainda é muito primitiva, precisa de uma máquina super potente pra rodar satisfatoriamente, ou seja, mais gastos ainda. Nesse momento é muito pequeno o público que pode arcar com tudo isso)

Mas como falei antes, pra isso vingar, a gente tem que esperar primeiro um grande investimento tanto no hardware quanto nos jogos, senão não vai pra frente mesmo

enfim, minha opinião é essa, eu acho que ele não vai substituir nada na indústria, vem pra agregar uma experiencia diferenciada, não substituir, mas até pra ele ser uma opção legal, diferenciada, ele ainda tem um longo caminho a percorrer no aperfeiçoamento tecnologico pra se tornar um bom CxB, e precisa de investimento de toda a industria do entretenimento.

Mas ai que está, você está colocando isso a nível Brasil. O facebook tá fazendo de tudo pra baratear o VR, o Quest 2 nos eua custa $299 Dolares. Valve Index custa 900 dolares. Sendo que o Quest 2 fica encostado em specs com o Index. La fora o preço é muito atrativo, não é atua que o QUest 2 vendeu horrores.

Sobre tu falar o quanto mais investir melhor a experiência, concordo, mas como eu havia citado antes, VR é o investimento atual para um Gamer onde vai trazer mais imersão e mais experiências novas em cima do preço gasto comparado a QUALQUER outro acessório de PC. É o melhor Ratio entre Preço:Experiência Gamer

Sobre o mercado é como eu disse, se você acompanhar mais vai ver que o investimento está sendo pesado nessa área, inclusive pela própria sony no seu proximo PSVR2 (sony trazendo novas tecnologias que vão fazer uma puta diferença) e que o boom vai acontecer nos próximos anos(o boom que eu digo onde será normal ter um VR em casa) como os dados apontam.

Mas reforço, VR hoje está longe de ser apenas um acessório pra usar de vez em quando, as aplicações hoje são infinitas, não so pra games, mas pra arte, cinema, trabalho e etc.

E só pra constar, a placa de entrada pro VR hoje em dia é uma 1660... uma 3060 é mais que o suficiente e uma 3090 é desnecessário (ah não ser que tu vá jogar flight simulator no ultra). E agora que o AMD FidelityFX Super Resolution pode ser usado em qualquer jogo SteamVR o ganho de desempenho é alto
 
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Só textão, ainda bem que o assunto não me interessou, podem continuar. :alan:
 
Antes era o papo boomer e agora voltou discussão de VR lol.

Eu queria muito um VR pra jogar meus simuladores de corrida(ACC, AMS2, etc), mas além de caro minha 1070 vai chorar.
 
 
Antes era o papo boomer e agora voltou discussão de VR lol.

Eu queria muito um VR pra jogar meus simuladores de corrida(ACC, AMS2, etc), mas além de caro minha 1070 vai chorar.

pior que roda heim, porque eu mesmo ja joguei esses jogos em uma 2060 no VR e nao dava reprojection, ia liso.
 
Mas ai que está, você está colocando isso a nível Brasil. O facebook tá fazendo de tudo pra baratear o VR, o Quest 2 nos eua custa $299 Dolares. Valve Index custa 900 dolares. Sendo que o Quest 2 fica encostado em specs com o Index. La fora o preço é muito atrativo, não é atua que o QUest 2 vendeu horrores.

Sobre tu falar o quanto mais investir melhor a experiência, concordo, mas como eu havia citado antes, VR é o investimento atual para um Gamer onde vai trazer mais imersão e mais experiências novas em cima do preço gasto comparado a QUALQUER outro acessório de PC. É o melhor Ratio entre Preço:Experiência Gamer

Sobre o mercado é como eu disse, se você acompanhar mais vai ver que o investimento está sendo pesado nessa área, inclusive pela própria sony no seu proximo PSVR2 (sony trazendo novas tecnologias que vão fazer uma puta diferença) e que o boom vai acontecer nos próximos anos(o boom que eu digo onde será normal ter um VR em casa) como os dados apontam.

Mas reforço, VR hoje está longe de ser apenas um acessório pra usar de vez em quando, as aplicações hoje são infinitas, não so pra games, mas pra arte, cinema, trabalho e etc.

E só pra constar, a placa de entrada pro VR hoje em dia é uma 1660... uma 3060 é mais que o suficiente e uma 3090 é desnecessário (ah não ser que tu vá jogar flight simulator no ultra). E agora que o AMD FidelityFX Super Resolution pode ser usado em qualquer jogo SteamVR o ganho de desempenho é alto
cara uma ultima duvida do quest, to quase comprando mas ainda to com um pouco de medo de arrepender kkkkkk... nos videos que vejo a galera jogando, pode ser qualquer game, mas pavlov por exemplo, que eh meu principal interesse pois curto muito CSGO, os graficos parecem tipo muito merda, é isso mesmo?
 
cara uma ultima duvida do quest, to quase comprando mas ainda to com um pouco de medo de arrepender kkkkkk... nos videos que vejo a galera jogando, pode ser qualquer game, mas pavlov por exemplo, que eh meu principal interesse pois curto muito CSGO, os graficos parecem tipo muito merda, é isso mesmo?

Depende, se comparar com os gráficos dos jogos atuais não VR para PC de tela pra tela os gráficos ficam atrás, mas deve se lembrar que, no VR você joga basicamente em 4k pra cima de resolução (devido as telas em cada olho serem de alta resolução) e no VR tu vê tudo em 3D de forma que engana seu cérebro e você acredita que está dentro do jogo.

Resumindo, olhando purametne o jogo em uma tela plana, os gráficos parecem feios (e são) mas no VR com todo o esquema de resolução e enganação do seu cerebro é outra história. o @calves pode também opinar nisso.

Sem falar que o Mirror (que é a tela que mostra o que tu ta vendo no PC) nunca é na resolução do headset e sim bem inferior e não tem como gravar o que está sendo mostrado diretamente na tela do VR em uma tela plana porque existe toda uma distorção da imagem (que é corrigida pelas lentes do VR)

Até jogos que tem gráficos cartunescos conseguem enganar seu cérebro justamente pela qualidade das lentes dos aparelhos de hoje em dia.

Até o trailer do pavlov parece em baixa resolução

 
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Depende, se comparar com os gráficos dos jogos atuais não VR para PC de tela pra tela os gráficos ficam atrás, mas deve se lembrar que, no VR você joga basicamente em 4k pra cima de resolução (devido as telas em cada olho serem de alta resolução) e no VR tu vê tudo em 3D de forma que engana seu cérebro e você acredita que está dentro do jogo.

Resumindo, olhando puramtne o jogo em uma tela plana, os gráficos parecem feios (e são) mas no VR com todo o esquema de resolução e enganação do seu cerebro é outra história. o @calves pode também opinar nisso.

Sem falar que o Mirror (que é a telaque mostra o que tu ta vendo) nunca é na resolução do óculos e sim bem inferior e não tem como gravar o que está sendo mostrado diretamente na tela do VR em uma tela plana porque existe toda uma distorção da imagem (que é corrigida pelas lentes do VR)

Até jogos que tem gráficos cartunescos conseguem enganar seu cérebro justamente pela qualidade das lentes dos aparelhos de hoje em dia.

Até o trailer do pavlov parece em baixa resolução


eu joguei ha uns 3 anos no rift (senao me engano) de um amigo, apesar de toda imersão achei meio zuado na época a resolução e os jogos bem bobos. coisas que sei que melhoraram com ctz. meu medo agora é comprar essa bagaça e nunca mais conseguir ter animo pra terminar meu backlog nos jogos de tela kkkkkkkk, vamo ve, se eu pegar mesmo depois venho compartilhar a experiência. parece que assim como eu, muita gente ai ficou meio afim de pegar um.
 
eu joguei ha uns 3 anos no rift (senao me engano) de um amigo, apesar de toda imersão achei meio zuado na época a resolução e os jogos bem bobos. coisas que sei que melhoraram com ctz. meu medo agora é comprar essa bagaça e nunca mais conseguir ter animo pra terminar meu backlog nos jogos de tela kkkkkkkk, vamo ve, se eu pegar mesmo depois venho compartilhar a experiência. parece que assim como eu, muita gente ai ficou meio afim de pegar um.

Sim, o rift mesmo tem lentes e resolução inferior aos de hoje. Hoje também existem vários metodos pra melhorar imagem, seja ela por supersampling do proprio VR como até pelo STEAMVR que tem suas ferramentas.

O SteamVR foi a melhor coisa que aconteceu... ele suporta plugins, então por exemplo colocar telas dentro dos games (eu asssitia filmes enquanto dirigia no ETS2 fingindo ter uma TV dentro do caminhão) , eu to digitando essa mensagem agora pela interface do steamVR enquanto jogo PavLov
 
pior que roda heim, porque eu mesmo ja joguei esses jogos em uma 2060 no VR e nao dava reprojection, ia liso.
O que é liso? Eu vou querer jogar ACC em pelo menos 90 fps com gráfico aceitável. Nem ferrando que isso vai acontecer com uma 1070. Fora que precisaria de um VR muito bom pra isso.

Seria apenas para multiplayer, então baixo fps prejudicaria demais.
 
O que é liso? Eu vou querer jogar ACC em pelo menos 90 fps com gráfico aceitável. Nem ferrando que isso vai acontecer com uma 1070. Fora que precisaria de um VR muito bom pra isso.

Seria apenas para multiplayer, então baixo fps prejudicaria demais.

Eu joguei a 80 fps no médio mais ou menos. (você pode escolher entre 72, 80 e 90hz)

Quando eu colocava 90 no quest 2 dava reprojection (fps cai pra 45 forçadamente mas fica parecendo 90 fps porque é ua tecnologia que tenta recriar o frame perdido).
O reprojection garante que tu não sinta drop de fps enquanto joga em VR (o que causaria nausea) mas dependendo do jogo pode criar uns artefatos estranhos nos frames extras criados pelo reprojection.
 
Se não me engano o maluco lá que desenvolveu Doom foi desenvolver algo em VR, será que vai lançar outro jogo AAA, que é o que está faltando para mais pessoas resolverem investir. Eu pelo menos que gostaria muito de jogar seria somente o HL Alyx, de resto seria mais curiosidade (tipo um Eurotruck 2), mas nada que encha muito os olhos (e eu uso óculos o que não sei se já foi resolvido nesses ultimos modelos).
 

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