Complementando meu post anterior, seguem dados do
Banco Mundial (os mais recentes, de 2021) e do
Fundo Monetário Internacional (os mais recentes, de 2022) sobre o produto interno bruto (PIB) em paridade de poder de compra (PPC) per capita de alguns países, em
dólares internacionais (Int$ - uma moeda fictícia usada por organizações internacionais para eliminar as diferenças de poder de compra, quando comparando economias nacionais):
PAÍS | BANCO MUNDIAL | FMI |
Estados Unidos | 69,287.5 | 74,817 |
Turquia | 30,737.0 | 35,722 |
Argentina | 23,649.7 | 23,939 |
Brasil | 16,031.1 | 22,754 |
Como vocês podem ver, o Brasil é o país mais pobre (tecnicamente, o país com o menor poder de compra) entre essas quatro economias.
De acordo com o Banco Mundial, os EUA têm um poder de compra 4.32 vezes maior que o do Brasil. E, segundo o FMI, o poder de compra dos americanos é 3.28 vezes maior que dos brasileiros. Em média, então, podemos dizer que o poder de compra deles é 3.8 vezes maior que o nosso.
Um lançamento AAA custa 70 USD nos EUA. Considerando o poder de compra do brasileiro, o mesmo jogo deveria custar mais ou menos 18.5 USD no nosso país - cerca de 95 BRL, na cotação de hoje (dólar comercial).
Só que, como eu disse antes, a taxa de câmbio comum não leva em conta outros fatores, como o poder de compra e padrão de vida da população. Pela
PPC, para comprar 1 USD, deveriam ser necessários 2.52 BRL.
Por essa lógica, um jogo de valor equivalente a 70 USD, nos EUA, deveria custar 47 reais no Brasil.
Querem outra prova disso, sem precisar entrar no mérito de PPC? Basta comparar a renda média entre americanos e brasileiros.
Pelos
dados mais recentes do governo dos EUA (último trimestre de 2022), os americanos receberam um salário semanal de 1085 USD - 4340 USD por mês, em média. Já no Brasil, a renda mensal média do trabalhador, no terceiro trimestre de 2022 (
dados oficiais mais recentes), foi de 2737 BRL.
Um jogo de 70 USD corresponde a 1.62% do salário mensal do americano médio. No Brasil, esses mesmos lançamentos custam pelo menos 350 BRL. 350 reais são 12.78% do salário mensal médio brasileiro - quase oito vezes mais.
Tomando a renda média como base, um jogo de 70 USD deveria custar, proporcionalmente, 45 reais no Brasil (~1.62% de 2737 BRL).
Tenho certeza absoluta que se um lançamento AAA custasse, no máximo, 50 reais, a imensa maioria dos usuários não estaria arriscando perder suas contas (contrariando os termos de serviço) para comprar em outros países. Até porque, pela mesma lógica, os preços seriam menores no Brasil, em comparação com Argentina e Turquia.
Lembrando que esse valor é o pior cenário possível, já que nem toda empresa adotou o preço base de 70 USD (muito menos para jogos de PC), e indies costumam custar a metade, um terço ou até um quarto disso.
Em resumo: preços regionais nunca foram justos, e a nova tabela da Valve (com a justificativa de "corrigir a variação de câmbio"), só serviu para colocar sal na ferida, já que publishers grandes nunca a seguiram - e continuam não seguindo, aumentando os preços acima até mesmo dos novos valores sugeridos.
P.S.: De todos os posts que já escrevi sobre o assunto, esse foi o que mais deu trabalho, em razão das pesquisas, cálculos e tudo o mais. A partir de agora, vou dar um tempo nessa discussão, por já ter esgotado todos os meus argumentos, e também por não enxergar qualquer possibilidade de mudança para essas práticas injustas, abusivas e anticonsumeristas - no curto, médio ou longo prazo. Infelizmente.