Aproveitando o clima da sale eu queria pedir recomendaçoes pros senhores de joguinhos INDIES. (lembrando q to no BR entao considerem isso na hora de recomendar pq tem uns indies no BR q custam mais q AAA).
to querendo me reconectar com as origens quando jogava Indies bons, como :
FireWatch
Bastion
Limbo
Inside
Deadlight
Papers,Please
The Swapper
Toren
Enfim, queria joguinhos nesse estilo, de preferencia como o Limbo/Inside, que sao jogos mais curtinhos, q vc zera em 3~6 horinhas, pra relaxar mesmo, nada muito complexo.
Jogo de stealth com uma mecânica bem inovadora de interligar os elementos dos mapas. Desligar a luz pra fazer os guardas procurarem interruptor, eletrificar o interruptor pro guarda tomar choque quando tentar usar etc. Uma pena que é horrivelmente curto. Porém, tem Workshop.
Não é curto, mas é uma obra-prima indie, com temática vagamente relacionada ao Dia das Bruxas. Não assusta nem quer assustar, porém se propõe, e consegue, fazer algo que nunca vi nenhum outro videogame fazer: é emocionalmente exaustivo. Ele te deixa morto por dentro.
Joguinhos curtos de exploração com uma pegada metroidvania. Ambos do mesmo autor, que tem mais um ou dois jogos nesse estilo que não estão no Steam.
Jogos tristemente curtos mas extremamente criativos. "Espionagem surreal" é a melhor definição, embora a jogabilidade do 3º seja mais de programação, ao contrário dos outros que são em 1ª pessoa. O 3 primeiros são do mesmo criador.
Parece ser só um jogo de plataforma retrô, mas esconde surpresas. Feito por um brasileiro.
Plataforma bem legalzinho. Feito por brasileiros.
Você tem que cultivar exossistemas em Marte do jeito certo.
Metroidvania que não é curto, mas é outra pérola indie, e é muito mais acessível que La-Mulana. Aliás, acessibilidade é uma das coisas que o desenvolvedor tinha em mente, pois pode ser completado usando-se só o mouse.
Outra pérola indie que não é curta. GTA em estilo 8 bits.
Clone de Zelda: A Link to the Past. O desenvolvedor tem vários bons jogos indie.
Este desenvolvedor é mestre em jogos indie nada curtos nem casuais. Este daqui teve até promo com o TF2.
O exato oposto de jogo curto e relaxante, mas é uma obra-prima indie. O melhor metroidvania que você jogará na vida. Caso queira se arriscar, uma dica essencial: faça anotações (em lápis e papel mesmo) sobre absolutamente tudo de nota. Cada pixel fora do lugar, cada local suspeito, cada coisa que você não pode fazer agora mas suspeita que será relevante no futuro. Este jogo é pra encher caderno fazendo isso. O próprio jogo tem um sisteminha pra anotar algumas dessas coisas, mas francamente, não deveria ter, porque faz o jogador achar que é o bastante pra ele não precisar fazer anotações na vida real. Uma erro colossal. Esses sisteminha só funciona com pouquíssimos dos muito (MUITOS) puzzles e desafios do jogo, é pior do que inútil. Um aviso que faço por experiência própria: se você recorrer a uma guia pra passar de uma parte qualquer, já era a sua exploração, pois não conseguirá mais progredir sem ele.