• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Streaming doméstico - Plex, Emby, Jellyfin e outros

Luxw

初音ミク
Registrado

- Streaming Doméstico -

O que é streaming doméstico?


Streaming doméstico é quando o usuário instala em um computador um serviço que possibilita fazer streaming de arquivos de mídia locais diretamente para outros aparelhos na mesma rede (TVs, Smartphones, computadores) ou até mesmo para fora, através da internet.
Normalmente um computador hospeda os arquivos de mídia e servirá como servidor. Enquanto que os que pretendem fazer uso dessa mídia são os clientes que acessam esses arquivos.
Streaming doméstico não é pirataria. É proibido discutir pirataria nesse tópico. Streaming doméstico possibilita usuários que possuem conteúdo original de digitalizar esse conteúdo e distribuir pela rede doméstica.

Soluções de streaming doméstico


Atualmente, existe no mercado diversas soluções para streaming doméstico. Softwares que são instalados no computador que hospeda (servidor) e nos aparelhos reprotudores de mídia que irão consumir (clientes). Iremos discutir nesse tópicos tais soluções.

- DLNA -

dlna-certified-logo.png

DLNA (Digital Living Network Alliance) é uma das formas mais simples e primitivas de compartilhar arquivos de mídia numa rede local. Um servidor que hospeda os arquivos pode configurar no seu sistema operacional para compartilhar os arquivos e qualquer cliente que possui DLNA tem a capacidade de consumir os arquivos através da rede sem nenhuma configuração extra.
O Windows possui suporte nativo para compartilhar mídia através de DLNA, basta configurar através do painel de controle na opção: "Opções de Streaming Mídia".
Com DLNA, o arquivo é diretamente transmitido pela rede para o cliente. O cliente deve ter suporte nativo à DLNA no firmware ou através de algum aplicativo que possa ser instalado em uma SmartTV ou aparelho smartphone. Normalmente, em SmartTVs o suporte é nativo através dos aplicativos de "Vídeo", "Música" e "Fotos'. Uma desvantagem dessa abordagem é que caso o cliente não suporte algum formato, a mídia se torna inacessível nesse cliente.


- PLEX -​

plex-hero-970-80-840x472-0-0.jpg


PLEX é uma das soluções mais populares para criar uma biblioteca de mídia para ser compartilhada local ou remotamente. Com o PLEX é possível configurar um computador na rede com todos os arquivos de mídia, organizar por categorias, e o software se encarrega de buscar as capas, trailers, e outros metadados sobre a mídia que possam estar disponíveis.


Ao contrário de soluções puramente DLNA, com o PLEX caso o cliente não suporte um formato de mídia, através de um outro software ele realiza um processo chamado transcoding - em que a mídia é decodificada e codificada em um formato compatível com o cliente.

Além da capacidade de disponibilizar mídia através da rede, o PLEX também possui conteúdo grátis que pode ser consumido diretamente dos servidores do PLEX.

O PLEX disponibiliza um dashboard web para gerenciar o servidor e a biblioteca, tornando bem fácil e intuitivo configurar a hospedagem da mídia.

O PLEX também possui uma opção paga, o PLEX PASS quer permite aos clientes fazerem download para consumir o conteúdo offline, suporte a transcoding via hardware, entre outros serviços.

Uma das vantagens do PLEX é a vasta quantidade de clientes disponíveis, há apps para Android, iOS, Smart TVs da LG e Samsung, Apple TV, Amazon Fire TV, Roku, Chromecast, nVidia Shield, PS3, PS4, Xbox One e alguns headsets VR. Mais informações em: https://www.plex.tv/apps-devices/.

- emby -​

What-is-Emby.jpg

O emby é bem similar ao PLEX, possui características muito semelhantes, portanto dispensa introdução. O emby também possui uma categoria paga chamada Premiere. Tanto o emby quanto o PLEX são código fechado.

emby também possui clientes para Smart TVs, Android TV, Android, iOS, Roku, Amazon Fire TV entre outros.


- Jellyfin -​

9a35cad8a8798b81c057a54a8b0641ae624cd202c5584b45e7f1c396aad756ca.png

O Jellyfin surgiu como uma alternativa de código aberto ao emby, portanto os dois são bem similares mas a comunidade por trás do Jellyfin trás melhorias constantes ao produto. Por ser código aberto o Jellyfin não possui uma alternativa paga.

O Jellyfin possui clientes para Android, iOS, Chromecast, Fire TV, Android TV, Roku. Apps para Smart TVs da LG com webOS e Samsung com Tizen estão indisponíveis no momento. Saiba mais em: https://jellyfin.org/clients/.


Comparativo (Fev-2022)​

Legenda:
✅ - Suporte completo
〰 - Suporte incompleto (suportado por terceiros)
❌ - Sem suporte

RecursoPLEXPLEX Passembyemby PremiereJellyfin
Navegação de mídia
✅
✅
✅
✅
✅
Instalação de plugins
〰 1​
〰 1​
✅
✅
✅
Suporte ao Chromecast
✅
✅
✅
✅
✅
Coleções de mídia
✅
✅
✅
✅
✅
Codificação por hardware
❌
✅
❌
✅
✅
Biblioteca de música
✅
✅
✅
✅
✅
Mídia doméstica
✅
✅
✅
✅
✅
Podcasts
✅ 2​
✅ 2​
✅ 3​
✅ 3​
✅ 3​
Audiobooks
✅
✅
✅
✅
✅
Ebooks
❌
❌
❌
❌
✅
Upload da camera do smartphone
✅
✅
❌
✅
❌
TV ao vivo / DVR
✅
✅
❌
〰 4​
〰 4​
Sincronização offline
❌
✅
❌
✅
✅
Limitar bitrate
✅
✅
?​
?​
✅
1 - PLEX está desativando o suporte a plugins.
2 - Podcasts são streaming de uma fonte online em vez de serem baixados localmente.
3 - Podcasts não podem ser baixados automaticamente.
4. TV ao vivo requer software adicional.

Comparação mais completa: https://github.com/Protektor-Desura/Archon/wiki/Compare-Media-Servers
 
Uso o plex (sem o plax pass) há anos e sempre gostei muito. Já tentei usar o kodi pra certas coisas, mas não curti muito.

única coisa chata do plex é que precisa ter uma organização de pastas bem específica pra ele poder ler o conteúdo de forma correta.
 
Uso o plex (sem o plax pass) há anos e sempre gostei muito. Já tentei usar o kodi pra certas coisas, mas não curti muito.

única coisa chata do plex é que precisa ter uma organização de pastas bem específica pra ele poder ler o conteúdo de forma correta.
Uso há muitos anos também. Foi quando finalmente consegui assistir animes na TV. Já que normalmente elas não tem suporte as legendas... pelo menos o Plex faz o transcoding pra mim e funciona muito bem.
Mas muitas coisas o Plex deixa a desejar, estive pensando em pegar um nVidia Shield como cliente e configurar um servidor Jellyfin... mas já estou tão acostumado com o ecossitema deles que não tive tempo de experimentar outra coisa ainda.
 
Uso há muitos anos também. Foi quando finalmente consegui assistir animes na TV. Já que normalmente elas não tem suporte as legendas... pelo menos o Plex faz o transcoding pra mim e funciona muito bem.
Mas muitas coisas o Plex deixa a desejar, estive pensando em pegar um nVidia Shield como cliente e configurar um servidor Jellyfin... mas já estou tão acostumado com o ecossitema deles que não tive tempo de experimentar outra coisa ainda.
Lembro que uns anos atrás eu só baixava anime pelo meu atrix 4g (que não tinha 4g), e colocava ele na dock que plugava na tv nos tempos pré-smart TV. Depois do plex ficou bem mais prático e já me acostumei com os poréns dele.
 
Interessante esse comparativo.

Por ele, se vê que o Jellyfin é um excelente cliente. Outro cliente similar, mas pouco conhecido é o Serviio.
 
Uso a versão free do Plex há anos também e só tenho elogios, aplicativo na loja da LG também tá cada vez melhor com as atualizações.
 
Uso o Plex. Recentemente instalei o Emby, porém achei os menus mais feios.
Iria testar o Jellyfin, porém no site deles diz que ainda está "Coming Soon"
 
Usuário de Jellyfin aqui muito satisfeito.

Antes, usava Kodi com base MySQL no servidor aqui de casa para sincronismo da biblioteca entre dispositivos. Aí o cliente Kodi para Android TV começou a ficar muito ruim de usar.

Ainda uso Kodi nas máquinas Windows (com plugin Jellyfin para sincronismo), mas nos Android TV uso o próprio cliente do Jellyfin e está 100%.
 
Faltou o Serviio, que nas minhas experiências, foi o mais simples e funcional de todos.
 
Tenho um Dell Optiplex GX620 (com Pentium 4) e rodo o Serviio e Plex (sem transcode) há bastante tempo.
O Serviio uso para fazer DLNA de desenhos pras crianças, que hoje em dia já não são mais tão crianças. É um app excelente.
 
Uso aqui o MiniDLNA portado para Windows.
Para quem quer algo simples, recomendo.
Uso aqui pra ver filmes na smart(formatos MKV/Mp4) sem problemas de reprodução de videos.
 
Boa tarde.

Eu instalei o Jellyfin recentemente no Chromecast 4 (Google TV) e o player não funcionou. Isso já aconteceu com alguém?

Na verdade eu queria fazer um teste, principalmente com relação à formatação das legendas.

Obrigado!
 
Olá pessoal. tenho usado o PLEX a anos para assistir animes, já testei o Emby e tenho instalado mas pouco testado o Jellyfin (vou testar com mais frequência).
Estou satisfeito com o Plex, porém gostaria de saber se alguém aqui sabe como fazer com que algum destes reconheça o arquivo de vídeo que não tenha extensão (.mp4, mkv..) escrito nele, porque tenho alguns animes de arquivo do google DRIVE em pasta compartilhada que não tem a extensões e por isso nem Plex, Emby, Jellyfin reconhece, o que é uma pena, nestes casos uso o KODI mas não curto muito.
 
Olá pessoal. tenho usado o PLEX a anos para assistir animes, já testei o Emby e tenho instalado mas pouco testado o Jellyfin (vou testar com mais frequência).
Estou satisfeito com o Plex, porém gostaria de saber se alguém aqui sabe como fazer com que algum destes reconheça o arquivo de vídeo que não tenha extensão (.mp4, mkv..) escrito nele, porque tenho alguns animes de arquivo do google DRIVE em pasta compartilhada que não tem a extensões e por isso nem Plex, Emby, Jellyfin reconhece, o que é uma pena, nestes casos uso o KODI mas não curto muito.
Pergunta mais óbvia, mas não teria como vc renomear?
Se não, caso esteja no linux, poderia tentar fazer um symlink pra esses arquivos, onde o symlink tenha a extensão (não sei se dá pra fazer isso no windows).
 
Pessoal, posso soar um pouco (infinitamente) leigo.

Já usei plex quando tinha uma tv 1080p e o fire tv stick. Na época nem "mantinha" meus arquivos. Usava apenas como um meio.

Hj estou com uma Tv Samsung 4k e uma soundbar q600b. Como já tinha alguns blurays "ripados", me frustrei ao descobrir que a tv não reconhecia DTS e nem tocava com o melhor som possível. E que, para tocar o melhor som, precisava de um player externo conectado a soundbar e ela conectada a tv. Acabei conectando o PC a soundbar e passei um tempo tentando lidar com o potplayer até que desisti e acabei migrando pro Kodi. E ao descobrir que conseguia o passtrough que tanto queria e ainda a fluidez dos 24frames, comecei a pesquisar mais sobre. Hoje.

E nisso acabei descobrindo sobre o jellyfin e fiquei entusiasmado. Como quero um Zidoo, vou brincar com o que tenho no momento, que é meu pc conectado na soundbar.

Tentei aqui começar a configurar o kodi pra reconhecer os arquivos e até fez mto bem o trabalho. Porém não reconheceu algumas séries e já vi que alguns filmes em h.264 as pessoas se transformaram em smurfs, tudo com pele azul. Enfim...

Vi já que é jellyfin é bem bom e sem cobrar, como o Plex ou Emby. Mas fiquei na dúvida...
Além de ser novato no kodi, vi que existem 2 addons do Jellyfin pro kodi. O Jellyfin for Kodi e o JellyCon..... Sem falar que posso instalar o Jellyfin diretamente no PC tmb...
Resumindo: Fiquei confuso e estou pedindo por socorro por alguma alma caridosa hahahaha. Qual devo instalar?
 
Última edição:
Vi um vídeo do Tek Syndicate e na descrição tinha esse link
 
Última edição:
Pessoal, posso soar um pouco (infinitamente) leigo.

Já usei plex quando tinha uma tv 1080p e o fire tv stick. Na época nem "mantinha" meus arquivos. Usava apenas como um meio.

Hj estou com uma Tv Samsung 4k e uma soundbar q600b. Como já tinha alguns blurays "ripados", me frustrei ao descobrir que a tv não reconhecia DTS e nem tocava com o melhor som possível. E que, para tocar o melhor som, precisava de um player externo conectado a soundbar e ela conectada a tv. Acabei conectando o PC a soundbar e passei um tempo tentando lidar com o potplayer até que desisti e acabei migrando pro Kodi. E ao descobrir que conseguia o passtrough que tanto queria e ainda a fluidez dos 24frames, comecei a pesquisar mais sobre. Hoje.

E nisso acabei descobrindo sobre o jellyfin e fiquei entusiasmado. Como quero um Zidoo, vou brincar com o que tenho no momento, que é meu pc conectado na soundbar.

Tentei aqui começar a configurar o kodi pra reconhecer os arquivos e até fez mto bem o trabalho. Porém não reconheceu algumas séries e já vi que alguns filmes em h.264 as pessoas se transformaram em smurfs, tudo com pele azul. Enfim...

Vi já que é jellyfin é bem bom e sem cobrar, como o Plex ou Emby. Mas fiquei na dúvida...
Além de ser novato no kodi, vi que existem 2 addons do Jellyfin pro kodi. O Jellyfin for Kodi e o JellyCon..... Sem falar que posso instalar o Jellyfin diretamente no PC tmb...
Resumindo: Fiquei confuso e estou pedindo por socorro por alguma alma caridosa hahahaha. Qual devo instalar?
Eu diria pra experimentar e ver como as coisas andam, eu não tenho experiência no Kodi ou Jellyfin pra te dizer.
Mas sobre as cores incorretas... era um filme com Dolby Vision? Pois tem dois problemas: 1. Samsung não suporta DV e 2. Algumas TVs tem problem em ler os metadados DV do container mkv (por isso alguns filmes estão vindo em mp4 agora).
 
Eu apenas instalei o Jellyfin e segui o tutorial detalhado de um vídeo. Mesmo dedicando um bom tempo sendo generoso nas fontes de metadados, repositórios e plugins,
 
Última edição:
Eu diria pra experimentar e ver como as coisas andam, eu não tenho experiência no Kodi ou Jellyfin pra te dizer.
Mas sobre as cores incorretas... era um filme com Dolby Vision? Pois tem dois problemas: 1. Samsung não suporta DV e 2. Algumas TVs tem problem em ler os metadados DV do container mkv (por isso alguns filmes estão vindo em mp4 agora).
Nem é isso. Os filmes eram apenas HDR na maioria. Mas consegui arrumar mudando o delay da config pra 0seg.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui!

O Jellyfin é meio chatinho, tive que enxugar e renomear muitos arquivos para que conseguisse ler. Mas pós algumas tentativas, toda a biblioteca estava correta.
E posteriormente instalei o Add-on do Jellyfin no Kodi e começou a mostrar tudo certinho.
Agora a interface do kodi que é bem medonha. Vou ter que ir atrás de alguma skin pra amenizar.

Único problema que descobri foi que ao tocar conteúdo h.264, em 1080p mesmo, SDR, as cores estavam trocadas. O azul virama amarelo e a pele das pessoas está azul....
 
Faz uns 3 anos que uso o emby na versão free mesmo, porque é o jellyfin não tem no web os da minha tv LG. E no app do firestick o jellyfin erra muito nas capas dos filmes. Tentei usar o plex antes mas nunca consegui fazer dar certo, na época que tentei não tinha muito conhecimento de redes acho que isso complicou. E também sinto que o plex força muito a pessoa pagar. O emby também, mas dá pra usar de boa sem precisar pagar nada já que eu não uso transcode(hardware) só directplay. O mais chato do emby é que os videos com audio DTS não funciona na LG TV e também não entra em transcode do emby, e aquelas legendas sub/idx também ativam o transcode. Já pensei em ficar convertendo isso mas hoje em dia eu só procuro outro audio/legenda mesmo. Ah outra coisa que eu não gosto do emby é que não tem app nativo pra windows que seja de graça, o que tem é pago e é Windows UWP que eu acho horrível, tem a versão web mas não dá transcode em h265 por causa dos direitos autorais do HEVC.
 
Atualizando:
-Jellyfin é muito bom. Fácil de usar e consigo editar os metadados usando fanart e mto mais. Além de conseguir organizar com facilidade o meu acervo.
-Já vi que em breve teremos Jellyfin para tvs Samsung e outras.
-Kodi syncou perfeitamente com o Jellyfin. Porém, uma série não toca. Só se eu vou até o add-on e só lá que consigo tocar essa série em particular...
- Hj instalei o addon Jellycon. Não entendi mto bem e ainda não mexi nele.

Única parte chata é que a interface do kodi é muito feia e não intuitiva. Se tivesse uma skin própria do Jellyfin seria mto melhor.
 
Pessoal, atualizando aqui.
Resolvi a maioria dos problemas e finalmente to pegando o jeito.

Inicialmente estava enfrentando muitos problemas com o Kodi. De cores mesmo. E após muita pesquisa descobri que era bug do próprio código do Kodi. Então tive que instalar a versão Alpha da versão 20. Aí sim os problemas sumiram. (as vezes voltam, aí tenho que dar stop e play pra corrigir)

Jellyfin é bem fácil e intuitivo e me atendeu super bem. Idealmente, pra quem for usar com o Kodi, deve-se instalar o plugin do kodi no Jellyfin antes de mais nada.

No Kodi, também quebrei bastante a cabeça, muitas tentativas e erros e finalmente consegui ajustar.
- Inicialmente deve-se criar o caminho no kodi para as suas devidas bibliotecas. No file manager mesmo (procure fazer especificamente para 'filmes', 'séries', etc. Em vez de "all" tudo de uma vez).
- Aí sim instalar o addon do Jellyfin e procurar a instalação de caminho manual, como nesse tutorial da própria Jellyfin:
- No processo, também deve-se syncar a biblioteca parte por parte: Filmes, Séries, etc. Em vez de "all". Caso contrario não irá funcionar (foi o que descobri)
Eu não usei mto o jellycon, mas não funcionou mto bem aqui. Pra playback local, no meu caso.

No final instalei a skin Amber no Kodi e to enxugando e configurando a minha maneira. Está ficando bem bacana.

Imagino que o Jellyfin ainda esteja no início de carreira mas imagino que tenha um longo e brilhante caminho pela frente.
 
Eu já faço streamimg de media e audio bem antes destes box android surgirem, na época cheguei a usar o Dune e o Tvix que ainda funcionam e estão guardados, os mais velhos se lembram,

Hoje uso um HTPC (miniPC) no hometheather, para melhor audio e video no projetor e audio 5.1.

O servidor eu uso um NAS Synology que fornece audio e video para todos os dispositivos.

Para audio HI-FI e SACDS uso o JRiver media center conectado a um DAC para audio até 24-bit/192kHz e DSD.

Nas TVs uso o Video Station( DSVideo) que indexa a biblioteca da mesma forma com os apresentados no tópico.

O Synology também tem o Audio Station que indexa a biblioteca de audio e podemos reproduzir em qualquer lugar ou dispositivo.

Também uso o Kodi em Android TV box.

Deixo também uma sugestão para ser adicionada como opção aos apps apresentados, chama-se NOVA Video Player, deixo o link da playstore abaixo


É isso ai pessoal, parabens pelo tópico, muito útil.

Abs
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo