Meu setup aqui é muito parecido com o seu, amigo. Readaptei um mini PC Dell com Core i3 7100T, 8 GB RAM, para ser o meu "NAS". Uso um SSD NVMe de 512 GB para o sistema e um HDD SATA 2,5" (5400 RPM) de 2 TB para dados.Recentemente resolvi cancelar praticamente todos streamings e montar um media server, porém queria tudo de forma "automática".
Dentre as soluções, montei um servidor NAS com um pc que estava encostado com HDD de 1tb mesmo, nele estou usando o open media vault junto com docker compose para subir os serviços pro meu media server.
Iniciei utilizando o plex juntamente com jackett, radarr, sonarr, qbittorrent e overseerr. Em resumo, solicito o filme/série no overseerr (interface bem amigável), ele encaminha a solicitação para o radarr (caso filme) ou sonarr (caso série), o radarr/sonarr envia solicitação e gerencia junto ao qbittorrent para baixar baseado nos indexadores de torrents do jackett. O plex, por fim, atualiza a biblioteca e mostra quando o download estiver pronto. Funcionando bem, apenas solicito pelo overseerr e é incoporado no Plex após algum tempo. O resto é no back do servidor.
Porém, passou alguns dias e tive alguns problemas relacionados com a atualização de metadados (textos, capas, etc...) dentro do Plex, tinha que o fazer manualmente. Também tive problemas em uma TV Samsung mais antiga (sistema tizen) que ficava engasgando e subindo o processamento da CPU do servidor a 100%. O Plex também não permite reprodução por mobile, a não ser que você pague uma "contribuição" de R$24,90.
Nesse momento não é uma alternativa fazer um upgrade de CPU ou trocar a TV, e nem estou afim de pagar um app, então estou migrando ao Jellyfin.
Diferenças:
- Enquanto o plex rodava bem fluído (exceto na TV Samsung), o Jellyfin considero mais travado de um modo geral. Em contrapartida, não há informações externas, que era algo frequente no plex e poluía a biblioteca.
- O Jellyfin tem uma forma mais "burra" de lidar com legendas, não é automático, você deve procurar (vinculando sua conta do opensubtitles.com) e incorporar a cada título baixado. O problema aqui é que só é permitido 20 solicitações por dia, o plex o fazia de forma excelente e aparentemente sem limites. Para contornar a necessidade de procurar a legenda, utilizo o serviço chamado bazarr (mas com o mesmo limite de 20/dia).
- Aqui algo bem específico, a TV Samsung (sistema tizen) não tem em sua loja de aplicativos o Jellyfin, portanto tive que fazer a instalação manual, o que acarreta em ter a TV em modo developer, criar certificados, buildar o app e enviá-lo à TV. Tudo isso consome algumas horas e nervos.
- Fui obrigado a substituir o overseerr pelo jellyseerr. É a mesma coisa, porém o overseerr servia para solicitar mídia para o plex e o jellyseerr serve para solicitar mídia ao jellyfin.
Dado aos fatos, minha intenção é seguir utilizando o Jellyfin como media server, porém quero fazer um upgrade de espaço. Agora configurado, vamos fazer ele trabalhar. Se alguém puder me dar um norte sobre HDD ou SSD.... SSD para mim tem um custo muito alto e pretendo inicialmente ter 10TB de mídia. É realmente necessário SSD? Qual o ganho em longo prazo com uma máquina 24/7? Também vi sobre 5400rpm para NAS, serve? Para dificultar um pouco, minha ideia é ir para as fontes pico 160W, meu consumo hoje é de 80W (placa com processador incorporado), HDD vs SSD no consumo deve pesar nessa conta.
O combo aqui é o seguinte:
- OpenMediaVault com vários containers Docker rodando (Transmission + OpenVPN para torrents, Jellyfin, Radarr, Sonarr, Jackett). Pelo próprio OMV criei vários shares SMB para as mídias.
- VM (KVM + QEMU) OpenWrt rodando nessa máquina, servindo como gateway e firewall para a rede.
- Container Docker AdguardHome como DNS para a rede.
- Container Docker Shinobi como NVR para as 6 câmeras IP internas de casa.
Particularmente, optei pelo OVM em relação ao TrueNAS por ser baseado em Debian, estou mais acostumado. Pelo que li, o fato de o TrueNAS ser baseado em FreeBSD gera uma série de problemas, principalmente no suporte aos chips de rede mais novos (aqui um dos NIC do meu Dell é um Realtek 2,5gbps).
Tudo funciona razoavelmente bem. O HD de 2 TB dá uma taxa de leitura suficiente mesmo para transmissão de arquivos 4K, com alto bitrate. Consigo taxas de leitura da ordem de 108 MB/s copiando via SMB na minha máquina Windows, que é justamente o limite da minha rede gigabit. Portanto, nesse caso eu não ganharia nada trocando por uma armazenamento mais rápido. O problema é que, às vezes, dependendo das gravações dos streams das 6 câmeras e da atividade do torrent no momento, dá umas engasgadas. Fica muito acesso simultâneo de leitura e escrita e o HDD começa a pedir água. Estou seriamente pensando em substituir por um SSD SATA (tem um de 4 TB no Ali por cerca de 280 reais). Mas, se o servidor for só para NAS e não tiver esse monte de serviço rodando e lendo/escrevendo no disco, um HDD bem simples de 5400 RPM seria mais que suficiente.
Como deu para perceber, minha necessidade de espaço é muito menor que a sua. Normalmente eu apago filmes e séries que já vi, não fico acumulando muito. Mesmo assim, se eu quiser expandir a capacidade, esse mini PC tem 4 portas USB 3.0, onde posso espetar HD/SSD externo tranquilamente.
Sobre requisitos de CPU do NAS, sou frontalmente contra transcoding. Hoje uma caixinha Android TV é tão barata e reproduz tudo, que não vale a pena ficar fazendo transcoding. Aqui meu NAS só fornece o arquivo, todos os clientes decodificam sozinhos os arquivos. Em alguns uso o Kodi como cliente (com plugin para integração no Jellyfin) e em outros uso o próprio cliente do Jellyfin para a plataforma (Android e Tizen).
Falando em Tizen, já viu esse script? https://github.com/Georift/install-jellyfin-tizen
Facilita em muito a instalação do cliente Jellyfin em TVs Samsung com Tizen.