PC agora completo com a 4080 Super da Rog Strix
![]()
A bomba desse WC é muito lindaDesculpa pelo spam
![]()
![]()
Coloquei o vertical mount da NZXT, eu achei esteticamente beeem mais bonito. Mesmo sem RGB.
A bomba desse WC é muito linda![]()
a unica coisa que nao gostei do haf evo branco e justamente o vidro, custava ser branco tambem ??
a unica coisa que nao gostei do haf evo branco e justamente o vidro, custava ser branco tambem ??
fora isso parabens
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
o que voce fez com o suporta vertical que veio com ele ????
essa ai e o v3 certo ???
e o que veio com ele ????
as fans pretas sao 120mm ??? se sim , cabem 4 fans de 120mm , aqui eu troquei quase todas por fans 140mm hheheheheChegou um dos adaptadores, consegui ligar a F360 da NZXT, agora estou esperando a controladora para colocar o F240 na parte de trás, substituindo esse da Cooler Master
![]()
Cara, como parte do meu hardware é preto, os detalhes serem pretos no vidro até que combinou.
Eu usei o suporte V3. O suporte parece ser beeem forte, eu acho que vai aguentar a 5090, embora eu precise de um cabo pcie 5.0
sobe elas um poucoEssas fans pretas são Noctuas de 140mm e 3000 rpm. Isso aqui corta o dedo.
Cada fan dessa tem 158 CFM kkkk
Qual o máximo de rpm que você usa na prática? E chega a ver alguma diferenca nas temperaturas entre usar elas a 40-50% vs 80-100%?Essas fans pretas são Noctuas de 140mm e 3000 rpm. Isso aqui corta o dedo.
Cada fan dessa tem 158 CFM kkkk
Qual o máximo de rpm que você usa na prática? E chega a ver alguma diferenca nas temperaturas entre usar elas a 40-50% vs 80-100%?
Nos cases e fans que já tive nunca compensou usar rpm muito alto, uso só 3 fans aqui no case e com papo de 50cfm já é mais que suficiente pra refrigerar tudo e entregar tipo >90% do desempenho térmico comparado a rodar a ~100cfm que é +- o que os fans mais fortes que já testei chegam
Qual o máximo de rpm que você usa na prática? E chega a ver alguma diferenca nas temperaturas entre usar elas a 40-50% vs 80-100%?
Nos cases e fans que já tive nunca compensou usar rpm muito alto, uso só 3 fans aqui no case e com papo de 50cfm já é mais que suficiente pra refrigerar tudo e entregar tipo >90% do desempenho térmico comparado a rodar a ~100cfm que é +- o que os fans mais fortes que já testei chegam
Aqui minhas Fans do gabinete (Corsair QX140) podem ir até 2000 RPM, mas ficam entre 450 e 510 RPM em média (velocidade variável "equilibrada") mantendo a temperatura interna no case em 30 graus... a exceção são as ventoinhas do Water Cooler que rodam na média de 1400 RPM (Bomba em 2800 RPM) e mantém o Líquido de Arrefecimento entre 35 e 36 graus. Dessa maneira o sistema corre em total silêncio, sendo necessário aproximar muito o ouvido do gabinete para sentir uma reverberação quase imperceptível que vem das Fans do AIO.
Já fiz o experimento de aumentar as velocidades das Fans, tanto do AIO quando do case, mas os resultados não foram melhores e o ruído aumentou consideravelmente, tornando-se perceptível o barulho das Fans. Aliás, ao subir a velocidade das Fans do AIO para o máximo, a temperatura do Líquido chegou até a aumentar, provando que nem sempre mais velocidade ou fluxo significa menor temperatura.
Curiosidades... Ambiente sem ar-condicionado e a FAN da Fonte AX1600i está indo para 9 anos e meio de vida e nunca ligou, não sei nem se funciona kkkkkk
![]()
Edit: Antes que questionem como posso ter certeza das minhas temperaturas... meu AIO possui "TT" (Sensor Transmissor de Temperatura) no Líquido Refrigerante e cada uma das Fans instaladas no meu sistema também possui seu próprio "TT" nessa linha da Corsair QX. O Sensor é aquele pequeno diodo ali em uma das hastes da parte de trás da FAN (detalhe na foto abaixo).
![]()
Nas minhas análises:Eu chuto que o aumento da velocidade criou um vórtice desnecessário que atrapalhou o airflow.
Mesma coisa aqui praticamente, a diferença entre os fans do case a 300rpm vs 600rpm aqui foi bem significativa na temp dos M2 e da GPU (que fica com fan-stop), a <800rpm o ruído é tão baixo que não dá pra ter certeza se o PC tá ligado mesmo com o ouvido a 10cm do case, e subindo de 600rpm pra uns 1000rpm~ dá mais uma reduzida nos M2/GPU mas pelo pouco que testei daí pra frente não mudou praticamente nada, apesar que preciso testar com mais calma outra hora mas só aí dá pra ver que os diminishing returns vem com força, se eu entupir com 10 fans a 3k rpm possivelmente vai dar +- o mesmo resultado de 3 fans a 1000rpm só que com ruído infinitamente maiorAqui minhas Fans do gabinete (140mm) podem ir até 2000 RPM, mas ficam entre 450 e 510 RPM em média (velocidade variável "equilibrada") mantendo a temperatura interna no case em 30 graus... a exceção são as ventoinhas do Water Cooler que rodam na média de 1400 RPM (Bomba em 2800 RPM) e mantém o Líquido de Arrefecimento entre 35 e 36 graus. Dessa maneira o sistema corre em total silêncio, sendo necessário aproximar muito o ouvido do gabinete para sentir uma reverberação quase imperceptível que vem das Fans do AIO.
Já fiz o experimento de aumentar as velocidades das Fans, tanto do AIO quando do case, mas os resultados não foram melhores e o ruído aumentou consideravelmente, tornando-se perceptível o barulho das Fans. Aliás, ao subir a velocidade das Fans do AIO para o máximo, a temperatura do Líquido chegou até a aumentar, provando que nem sempre mais velocidade ou fluxo significa menor temperatura.
Curiosidades... Ambiente sem ar-condicionado e a FAN da Fonte AX1600i está indo para 9 anos e meio de vida e nunca ligou, não sei nem se funciona kkkkkk![]()
Até o momento só a Waz tá vendendo ainda e só a versão de frame redondo, estoque baixíssimo e menos gente ainda que comprou elas, eu cansei de esperar as de frame quadrado e eles não deram previsão pra receber então acabei pegando 3 da redonda mesmo na BF, saiu uns 260~ cada fan, queria a versão quadrada pelos acessórios extra e ser uma versão mais completa/versátil mas pro meu uso a de frame redondo serve também, 2 na frente de intake e 1 na traseira de exhaustQuando comprei essas Fans, minha intenção original era pegar as novas NOCTUA 140mm G2, mas ainda estavam indisponíveis no Brasil (e acho que ainda está). O investimento foi na mesma pegada ($$$), mas além de não querer esperar, eu sabia que não precisava de uma FAN que soprasse como um tufão